Jump to content

Tutorial HTPC com XBMCbuntu, Sick Beard e Couch Potato


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Ora bem pessoal...

Em minha casa tenho montada uma rede multimédia com 3 HTPC (todos ION based) em que um deles faz de NAS. Assim tenho um na sala de jogos (este a fazer de NAS), outro na sala de estar e outro no quarto. Todos eles tem o XBMCbuntu instalado.
O HTPC NAS tem instalado para além do XBMCbuntu o Sabnzbd, o Couch Potato e o Sick Beard. E o que fazem estes programas perguntam vocês?

logo.png

Sick Beard is a PVR for newsgroup users (with limited torrent support). It watches for new episodes of your favorite shows and when they are posted it downloads them, sorts and renames them, and optionally generates metadata for them. It currently supports NZBs.org, NZBMatrix, NZBs'R'Us, Bin-Req.com, Womble's Index, any newznab provider, and EZTV.it and retrieves show information from theTVDB.com and TVRage.com.

Features include:

  • automatically retrieves new episode torrent or nzb files
  • can scan your existing library and then download any old seasons or episodes you're missing
  • can watch for better versions and upgrade your existing episodes (to from TV DVD/BluRay for example)
  • XBMC library updates, poster/fanart downloads, and NFO/TBN generation
  • configurable episode renaming
  • sends NZBs directly to SABnzbd, prioritizes and categorizes them properly
  • available for any platform, uses simple HTTP interface
  • can notify XBMC, Growl, or Twitter when new episodes are downloaded
  • specials and double episode support

The program is currently in alpha - any new update might break existing functionality. Use at your own risk!

Sick Beard makes use of the following projects:

Sick Beard should run on any version of Windows and any other OS with Python 2.5+ and Cheetah 2.0.1+ installed. Compiled Win32 builds are posted in the Downloads section, or to run from source you'll need to clone the source from github.

Bugs can be submitted to the Issues page - please include the traceback, .log file + approx. time the error occurred, and as much info about what you were doing when you encountered the error as possible.

logo.png

CouchPotato is an automatic NZB and torrent downloader.
You can keep a "want to watch"-list and it will search for NZBs/torrents of these items every X hours. Once a correct release is found, matching the correct quality, it will send it to SABnzbd or download the .nzb or .torrent to a specified directory.

logo_sabnzbd1.jpg

SABnzbd is an Open Source Binary Newsreader written in Python.

It's totally free, incredibly easy to use, and works practically everywhere.

SABnzbd makes Usenet as simple and streamlined as possible by automating everything we can. All you have to do is add an .nzb. SABnzbd takes over from there, where it will be automatically downloaded, verified, repaired, extracted and filed away with zero human interaction.

Eu uso isto primordialmente com as news internacionais e não tenho tido qualquer problema de mais (mesmo com os DMCA takedowns tenho sacado quase sempre tudo). Contudo na sua última versão o Couch Potato por exemplo já funciona com torrents (TL incluido) e o Sick Beard também já incluí torrents se bem que mais limitado.

Ora com isto instalado desta forma, tenho sempre tudo pronto sem ter qualquer trabalho uma vez que os programas fazem o download, corrigem, descompactam, movem os ficheiros para as pastas certas e no fim ainda me manda um email para o telefone a indicar que a série/filme X já fez download e está pronto a visualizar, juntamente com uma sinopse do filme/série. Para além disso também actualiza automáticamente a lyibrary dos outros 2 HTPCs.


Assim vou colocar aqui dois tutoriais. Um de instalação e outro de configuração de tudo. Para já segue o de instalação. À medida que vão tendo dúvidas podem deixar aqui que tento esclarecer.


Fiz este tutorial uma vez que tive muita gente a pedir via PM. O problema é que eu fazia tudo de cabeça e não tinha nada em "papel". Peço desculpa pela demora a quem me pediu ;)

wink4.gif

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

De referir também que outra coisa que tenho é acesso fora de casa a este HTPC NAS. Imaginem estou no cinema, vejo o trailer de um filme que quero ver depois, pego no telemovel, acedo a xxxxx.dyndnsys.org:5050, meto o user e a pass e estou dentro do Couch Potato a adicionar o filme.

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que não é automaticamente necessário o sabnzbd, se o grabber preferido tiver uma opção de por a sacar automaticamente os nzbs que aparecem numa determinada pasta como é com o NewsLeecher, diz se ao CP para meter os nzbs que recuperou na tal pasta e o NL saca sozinho também.

Era só a dica para quem já tem um grabber preferido e não quer passar para ou usar tambem o sabnzbd (que não deixa de ser um bom grabber)

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

É assim... funcionar no Rasp funciona tudo se for instalado da forma que está no tutorial. Agora tens é que te preparar para tempos de utilização de pares e descompactação de filmes HD 1080 p por exemplo grandes. Se no meu ION mais fraco demora cerca de 15 minutos a correcção e 10/12 a descompactação de um 1080p, num Rpy atira para mais 2/3 vezes.



A ver se neste fim de semana faço o tutorial de como configurar tudo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Vamos lá recuperar este tópico... :P

É só porque agora estou também metido nestes automatismos e tenho andado estes últimos dias a configurar as cenas todas e este conjunto de 3 aplicações é TOP!

Para quem usa isto, principalmente o Sick Beard, encontrei um fork (SickRage) do mesmo que na minha opinião é aquilo que o original deveria ser. Inclui muito melhor suporte para torrents para quem os usa, saca legendas automaticamente (e procura por elas periodicamente caso não existam assim que um episódio tiver sido sacado) e envia notificações através do PushBullet. Algo que eu comecei a usar no CouchPotato e fiquei desiludido quando vi que o Sick Beard não tinha esta opção, apenas outros sistemas de notificações para Android que não era os mais desejáveis por não serem grátis ou terem limitações. O PushBullet não só é grátis como não tem limites.

Este tópico nunca teve grande adesão... Há assim tão pouca gente a usar estas cenas por aqui? Eu acho estas aplicações mesmo boas e até já contribui com código para o CouchPotato, por exemplo. Estou agora a ponderar fazer um plugin para o SickRage para suportar algum site de legendas Português. A ver vamos o que o tempo permite...

Link to comment
Share on other sites

Estou a ver que em Setembro vou ter de convidar o Punk a ir beber um Chivas Regal a minha casa para configurar isto tudo e me dizer como tenho de fazer para deixar de ser MEO.

Link to comment
Share on other sites

Estou a ver que em Setembro vou ter de convidar o Punk a ir beber um Chivas Regal a minha casa para configurar isto tudo e me dizer como tenho de fazer para deixar de ser MEO.

sem stress.
Link to comment
Share on other sites

O único prob disto é que obriga a ter o HTPC sempre ligado.

Será que existe algo que permite ligar o aparelho automaticamente durante a noite, esses programas faziam a pesquisa, sacavam o que tinham a sacar e depois voltava a desligar?

Link to comment
Share on other sites

@naz concordo. Estes programas são espectaculares. Tenho tudo automatizado. Procura, saca, corrige, descompactar, actualiza a library do meu NAS servidor, saca as legendas e manda SMS para o telemóvel a dizer que o filme/série XPTO esta pronto para ver.

O único prob disto é que obriga a ter o HTPC sempre ligado.

Será que existe algo que permite ligar o aparelho automaticamente durante a noite, esses programas faziam a pesquisa, sacavam o que tinham a sacar e depois voltava a desligar?

desde quando é que obriga?
Link to comment
Share on other sites

E sempre que ligas o sistema, ele procura se existem novas releases e saca as mesmas, presumo eu.

Se fores desligar, ele avisa se está a sacar algo, ou tens tu de verificar primeiro?

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o meu a ligar duas horas por noite.

Como fazes para ele ligar? Era isso que queria saber ;)

Procura na BIOS, se a tua não tiver essa opção tenho quase a certeza que podes programar um evento no Task manager

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o meu a ligar duas horas por noite.

Como fazes para ele ligar? Era isso que queria saber ;)

Manda um wol via tasker, assim sem teres de programar nada resolves facilmente e se quiseres ligar manualmente também o fazes quando quiseres sem teres de ter acesso físico ao computador ;)
Link to comment
Share on other sites

Tenho aquilo ligado por wireless, dessa forma o wol não funciona.

Já tive isso a funcionar e bem, quando estava ligado por cabo de rede. Mas agora se o fizer tenho que andar com cabos pelo meio da sala e não me apetece.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.