Jump to content

Tiroteio em escola de Newtown nos EUA


Hyde
 Share

Recommended Posts

Editaste o post 4 minutos depois de eu fazer o meu. Não te podes apoiar em algo que disseste depois de eu te responder. E tu sabes disso wink4.gif

A hora que aparece são 4 minutos depois mas comecei-o a editar antes de postares o teu, como é óbvio e claro. E tu deverias saber disso. wink4.gif

Só tenho pena, que a americanização das mentes já esteja tão entranhada na nossa sociedade. Até alguma falta de pensamento já se nota, alguns até já são incapazes de 1+1.

O principio das armas é o principio das pessoas atrás do volante. As pessoas sentem-se com poder, e o poder faz as pessoas agigantarem-se. Querem continuar cegos e dizer que as leis de armas nos estados unidos não são o grande facilitador deste tipo de ataques...

Este gajo lidava com armas desde puto... treinava tiro... acabou por fazer isto. Digam-me sinceramente... este gajo se não tivesse acesso a armas tinha feito esta merda? Mas claro a culpa é de.... ora bem... se não é de armas... vamos dizer que são dos jogos... tenho 700horas de BF3 jogadas... tenham cuidado quando saírem à rua cool.png

Por favor... não brinquem...

Bom exemplo, esse do volante e do agigantar. Como é que aqui se tem tanta facilidade de tirar a carta de condução após os 18, existe tanta facilidade de comprar/alugar carros, pessoas sem instrução podem comprar cartas de condução online e essas pessoas não se agigantam e se metem num carro a atropelar pessoas a torto e a direito à lá GTA só porque sim?

Porque é que existem leis de limites de velocidade na estrada que não são cumpridos regularmente e terminam em acidentes mortais às centenas ou milhares no nosso País? As leis impediram essas mortes? A culpa é das leis, do carro ou do gajo que se encontra atrás do volante que escolheu ir àquela velocidade? Depois do acidente, o indivíduo foi proibido de votar a conduzir? Não claro...está tudo bem...não são armas de fogo nem é nos USA. Embora tb mate um sem número de inocentes por ano apenas no nosso País...

Porque não estamos todos bêbados e com 32 cirroses no fígado já que o consumo de álcool é permitido no nosso país? A culpa dos acidentes sob efeito do álcool que todos os anos matam centenas no nosso país é de quem? Das leis que permitem o consumo? Do álcool? Ou de quem se encharca e depois vai para o volante? Ah pois... Nestes casos, não vejo NINGUÉM que aqui culpa quase exclusivamente as leis nos USA, culpar as leis do nosso país no que toca a circulação rodoviária. Culpam sim, o condutor 100% das vezes. Mas nestes tiroteios já não culpam o assassino. Onde está a lógica?

Ele é que bebeu, ele é que andou a 200 km/h, ele já pegava em carros desde os 12 que os pais deixavam, meteu-se nas corridas ainda muito novo, tem tanta facilidade de comprar carros novos que nem pensa na segurança dos outros se houver um acidente. /ironia

Quando interessa, a culpa é de quem "puxa o gatilho". Quando não interessa, é do país e das leis. Óbvio. Porque na nossa cultura está sempre tudo bem. smile.png

Não brinquem mesmo...só tenho pena que a anti-americanização das mentes já esteja tão entranhada na nossa sociedade que até alguma falta de pensamento já se nota e as pessoas incapazes de olhar para o que se passa no próprio quintal só criticam o que lá se passa.

Nos USA existem cerca de 270,000,000 armas de fogo e tem uma população 315,000,000 ,estar a comparar isto ,enfim ...

Eu gosto muito da America , mas neste aspecto detesto ...

Pois é NOX, quanto às armas porque não culpar dos maiores fabricantes de armas do planeta...que até são Europeus?

"Na Finlândia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Suécia e Reino Unido existem 33 das 100 maiores empresas mundiais de armas, que geraram 87,75 mil milhões de euros em vendas, ou 30% do volume global do top 100." by SIPRI

Os maiores compradores de armas no período 2005-2009 foram a China (9%), a Índia (7%), a Coreia do Sul (6%) e os Emirados Árabes Unidos (6%) e a Grécia (4%). Juntos, representam 32% das compras globais. by SIPRI

33 das Top 100 são baseadas na Europa Ocidental (Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça E Reino Unido). Estas companhias geraram US$ 120 bilhões em armas, o que é 30% das vendas das Top 100. by SIPRI

OS USA tb lá estão obviamente, com o seu valor elevado, igual ao Russo (30%, são os dois países com maior percentagem), mas com valores claramente influenciados pelo forte armamento militar e conflitos militares dos últimos anos e não pelo armamento residencial ou urbano. Onde estão os conflitos militares destes países, principalmente os escandinavos? A lucrarem biliões com vendas de armas, onde as usam se não se envolvem em conflitos militares? O quê? Ai é para vender a outros países? Não pode ser... smile.png

Mas claro, os mauzões são os que permitem que se ande com elas, os fabricantes nunca! É como nas drogas pesadas, os culpados seriam os países que facilitam o seu uso, nunca os fabricantes da droga em si. Sem fabricantes o que aconteceria...oh wait...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Há malucos armados em todo o lado, o Brasil por ex está cheio deles, mas na esmagadora maioria, sem levar em conta proporções pais/população/pobreza/corrupção e etc, as armas são usadas entre bandidos e não contra população. (Isso tambem sem levar em conta governos corruptos e sanguinarios, falando a nivel civil)

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

E sabias que não existe nenhum fabricante de armas no TOP 100 mundial que esteja sito na América do Sul ou em África, onde existem grande parte desses governos corruptos e sanguinários de que falas? No entanto, a concentração de armas nessas zonas é, como sabes, enorme. Então de onde é que elas vêm, quem as fabrica? Dá que pensar não dá? wink4.gif

Outra coisa, aqueles números que o Dast colocou atrás de mortes por uso de arma de fogo de certeza que não têm em conta os portes de arma ilegal ou tráfico de armas, conflitos entre gangues com armas ilgeais, assaltos etc etc etc. Logo, não faz sentido estar a atribuir a culpa das leis de porte de arma nesses casos já que foi ilegal, à margem da lei. As compras online de armas tb já sofreram um sério controlo e não é qq zé que as compra. E para comprar legalmente têm que existir licenças etc etc etc.

Mas pronto, fazemos assim: se é assim tão fácil comprar legalmente uma arma lá, porque não viajam até aos states e compram uma? Depois digam coisas.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Ok, a culpa não é das armas segundo os "experts do FnF".

Gostava então que os "experts" me explicassem, se não houvesse acesso tão facilitado a armas de grade militar (foi usada uma assault rifle), como é que ele ia conseguir matar tanta gente como neste massacre com uma faca de cozinha ou com as próprias mãos...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estiveste há pouco tempo nos us ? É que pareces a minha cota quando voltou de lá, não se podia dizer a minima coisa dos americanos que ela defendia logo seja qual for a situação, não sei o que se passa lá com os turistas, mas depois de voltar por um tempo quase que andam por aí fora "Ugh 'murica !"

Quanto às armas nos outros paises, é da culpa das empresas que produzem, dos governos que não impõe quota e dos traficantes que conseguem enviar contentores cheios delas, com ajuda oficiosa dos governos que enchem as caixas do estado, no topo dos culpado : US, UK, França, Suiça. Os paises dos Balcãs também traficam muita arma, mas na maioria são das enormes sobras da união sovietica, traficadas por bandidos e mafias (o que não quer dizer que alguns governos não ganhem nada com isso, claro), só na Rep.Checa descobriram um armazem sovietico refundido com um arsenal de mais de 10.000 AKs em perfeito estado de funcionamento, mais algumas pistolas, granadas e outras cenas fixes.

Isto tudo acaba na mão de governos corruptos, milicias, mafias, gangs e bandidos inc. que usam com sabemos.

O caso dos US é terem um arsenal de guerra legal em casa, que podem comprar sem grandes dificuldades, e quando um adolescente entra na fase de o mundo não presta, ninguem me percebe, quem me dera que toda a gente morresse, e que tem um arsenal à mão e sabe disparar com nivel militar, dá filmes destes.

Eles têm a cultura das armas e dos cowboys, estão mais propicios a ter destes filmes, são humanos como nós, pensam como nós, fazem merda como fazem porque lhes dão oportunidades para isso.

Quando falou se dos black friday e diziam que only in USA, eu estive mais de acordo com o teu ponto de vista, andar à chapada por uma camisola não é só lá, mas andar armado até aos dentes e ser normal, sorry mas é só lá...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ok, a culpa não é das armas segundo os "experts do FnF".

Gostava então que os "experts" me explicassem, se não houvesse acesso tão facilitado a armas de grade militar (foi usada uma assault rifle), como é que ele ia conseguir matar tanta gente como neste massacre com uma faca de cozinha ou com as próprias mãos...

Estás a falar dos experts de um dos lados da discussão ou do outro?

@skaazi, não sabes o que se passa lá com os turistas então tens bom remédio. Nada como ir até lá para veres com os teus olhos. Empiricamente é que se tiram as teimas. Simples. ;)

Essa tua visão do "Eles têm a cultura das armas e dos cowboys" é tão mas tão ultrapassada. Faz tanto sentido como a visão das mulheres Portuguesas terem bigode. Existem algumas? Sim. Mas não são todas e é só em algumas zonas do País. Mas sim, existem muitas armas legais em residências, sei perfeitamente ver isso. Como tb existem muitos colecionadores de armas, veteranos de guerra e caçadores. O Texas e grande parte do interior é rico nisso. As costas e o norte, zero.

Quanto ao só lá é que andam armados até aos dentes e ser normal...desculpa mas não. Tu próprio falaste em alguns países no teu último post onde isso acontece tb.

O que aconteceu esta semana e vai acontecendo regularmente, infelizmente, é uma tragédia muito grande para mim e para todos, como tb o é para eles, tenho a certeza disso.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Ok, a culpa não é das armas segundo os "experts do FnF".

Gostava então que os "experts" me explicassem, se não houvesse acesso tão facilitado a armas de grade militar (foi usada uma assault rifle), como é que ele ia conseguir matar tanta gente como neste massacre com uma faca de cozinha ou com as próprias mãos...

Estás a falar dos experts de um dos lados da discussão ou do outro?

Nao desvies o assunto responde ao moço :p

Link to comment
Share on other sites

Num país onde és criminoso a partir do momento em que nasces e tens de passar a vida toda a provar que és inocente, não estava à espera que percebessem a liberdade que existe nos EUA, um dos poucos países do mundo onde a máxima de que és inocente até prova em contrário realmente funciona na prática...

Mas isto sou eu, que não sei somar 1+1...

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

E sabias que não existe nenhum fabricante de armas no TOP 100 mundial que esteja sito na América do Sul ou em África, onde existem grande parte desses governos corruptos e sanguinários de que falas? No entanto, a concentração de armas nessas zonas é, como sabes, enorme. Então de onde é que elas vêm, quem as fabrica? Dá que pensar não dá? wink4.gif

Outra coisa, aqueles números que o Dast colocou atrás de mortes por uso de arma de fogo de certeza que não têm em conta os portes de arma ilegal ou tráfico de armas, conflitos entre gangues com armas ilgeais, assaltos etc etc etc. Logo, não faz sentido estar a atribuir a culpa das leis de porte de arma nesses casos já que foi ilegal, à margem da lei. As compras online de armas tb já sofreram um sério controlo e não é qq zé que as compra. E para comprar legalmente têm que existir licenças etc etc etc.

Mas pronto, fazemos assim: se é assim tão fácil comprar legalmente uma arma lá, porque não viajam até aos states e compram uma? Depois digam coisas.

Se não houvesse mercado os países não produziam armas , é negocio puro e simples por muito que discorde com ele , e nos estados unidos é muito mais lucrativo vender armas que fabrica-las , quanto á tua ultima pergunta ,sinceramente não tem lógica nenhuma , claro que sendo estrangeiro não compras armas , agora se tiveres o Green Card custa alguma coisa lol ja deves ter visto mas fica aqui outra vez a facilidade ...

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Editaste o post 4 minutos depois de eu fazer o meu. Não te podes apoiar em algo que disseste depois de eu te responder. E tu sabes disso wink4.gif

A hora que aparece são 4 minutos depois mas comecei-o a editar antes de postares o teu, como é óbvio e claro. E tu deverias saber disso. wink4.gif

Só tenho pena, que a americanização das mentes já esteja tão entranhada na nossa sociedade. Até alguma falta de pensamento já se nota, alguns até já são incapazes de 1+1.

O principio das armas é o principio das pessoas atrás do volante. As pessoas sentem-se com poder, e o poder faz as pessoas agigantarem-se. Querem continuar cegos e dizer que as leis de armas nos estados unidos não são o grande facilitador deste tipo de ataques...

Este gajo lidava com armas desde puto... treinava tiro... acabou por fazer isto. Digam-me sinceramente... este gajo se não tivesse acesso a armas tinha feito esta merda? Mas claro a culpa é de.... ora bem... se não é de armas... vamos dizer que são dos jogos... tenho 700horas de BF3 jogadas... tenham cuidado quando saírem à rua cool.png

Por favor... não brinquem...

Bom exemplo, esse do volante e do agigantar. Como é que aqui se tem tanta facilidade de tirar a carta de condução após os 18, existe tanta facilidade de comprar/alugar carros, pessoas sem instrução podem comprar cartas de condução online e essas pessoas não se agigantam e se metem num carro a atropelar pessoas a torto e a direito à lá GTA só porque sim?

Porque é que existem leis de limites de velocidade na estrada que não são cumpridos regularmente e terminam em acidentes mortais às centenas ou milhares no nosso País? As leis impediram essas mortes? A culpa é das leis, do carro ou do gajo que se encontra atrás do volante que escolheu ir àquela velocidade? Depois do acidente, o indivíduo foi proibido de votar a conduzir? Não claro...está tudo bem...não são armas de fogo nem é nos USA. Embora tb mate um sem número de inocentes por ano apenas no nosso País...

Porque não estamos todos bêbados e com 32 cirroses no fígado já que o consumo de álcool é permitido no nosso país? A culpa dos acidentes sob efeito do álcool que todos os anos matam centenas no nosso país é de quem? Das leis que permitem o consumo? Do álcool? Ou de quem se encharca e depois vai para o volante? Ah pois... Nestes casos, não vejo NINGUÉM que aqui culpa quase exclusivamente as leis nos USA, culpar as leis do nosso país no que toca a circulação rodoviária. Culpam sim, o condutor 100% das vezes. Mas nestes tiroteios já não culpam o assassino. Onde está a lógica?

Ele é que bebeu, ele é que andou a 200 km/h, ele já pegava em carros desde os 12 que os pais deixavam, meteu-se nas corridas ainda muito novo, tem tanta facilidade de comprar carros novos que nem pensa na segurança dos outros se houver um acidente. /ironia

Quando interessa, a culpa é de quem "puxa o gatilho". Quando não interessa, é do país e das leis. Óbvio. Porque na nossa cultura está sempre tudo bem. smile.png

Não brinquem mesmo...só tenho pena que a anti-americanização das mentes já esteja tão entranhada na nossa sociedade que até alguma falta de pensamento já se nota e as pessoas incapazes de olhar para o que se passa no próprio quintal só criticam o que lá se passa.

Oh Kinas desculpa lá, mas não achas que já estás a divagar demais e fugir ao assunto?

Link to comment
Share on other sites

Disparos à queima-roupa com arma semi-automática mataram crianças

As vítimas do atirador que, esta sexta-feira, matou 27 pessoas numa escola primária de Newtown, EUA, já foram identificadas e as suas identidades reveladas. As 20 crianças que morreram no ataque tinham entre cinco e seis anos. Uma mulher sobreviveu ao tiroteio.

Morreram oito rapazes, doze raparigas e seis mulheres. Foi este o terrível resultado do ataque perpretado por Adam Lanza. Segundo as autoridades norte-americanas, todas as vítimas mortais foram baleadas por mais do que uma vez.

As mulheres tinham entre 27 e 52 anos de idade. Duas delas, a diretora e a psicóloga da escola, morreram ao tentar derrubar o atirador.

Segundo o New York Times, Adam Lanz forçou a entrada na escola e começou a disparar, atingindo as suas vítimas primeiro à distância, e depois à queima-roupa, usando uma espingarda semi-automática. Algumas das vítimas foram baleadas onze vezes, com munições especialmente criadas para infligir grandes danos.

As autópsias foram feitas por quatro médicos. "Foi provavelmente o pior que eu vi ou que a minha equipa alguma vez viu", declarou o líder da equipa legista que realizou os exames.

Faltam ainda fazer as autópsias ao autor do crime e à sua mãe, que morreu às mãos do filho, antes de este se dirigir à escola onde era professora para matar outras 26 pessoas.

A polícia declarou também que o relato que será feito pela mulher que sobreviveu ao tiroteio vai ser peça essencial para perceber melhor o que aconteceu dentro da escola.

Sabe-se já que outros professores conseguiram controlar o pânico e proteger os seus alunos. Uma professora fez com que escapassem através de uma das janelas da escola. Outra escondeu um grupo dentro de uma sala isolada termicamente até que o perigo passasse. A bibliotecária da escola contou também que conseguiu esconder alguns dos alunos dentro de uma sala de armazenamento, bloqueando a porta com um armário.

Jornal de Notícias

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Isto de culpar as armas também outra questão. Com o capitalismo há grandes diferenças socio-económicas na população, e o que é que impede um gang das zonas mais pobres a fazer um massacre em zonas ricas? Este sistema dos EUA é tudo o que não se devia ser. Para não falar da negligência do estado em relação a cidadãos sem seguro de saúde e muitas outras.

Link to comment
Share on other sites

Num país onde és criminoso a partir do momento em que nasces e tens de passar a vida toda a provar que és inocente, não estava à espera que percebessem a liberdade que existe nos EUA, um dos poucos países do mundo onde a máxima de que és inocente até prova em contrário realmente funciona na prática...

Mas isto sou eu, que não sei somar 1+1...

Pois, não existe lá prisão preventiva, são todos livres até serem formalmente acusados. Para não falar da prisão cautelar, onde quem tem dinheiro pode sair da prisa e quem não tem vai para o matadouro.

Link to comment
Share on other sites

@DAGC - não, acho que são situações bastante comparáveis no seu núcleo. Podes responder se quiseres.

@system e Lancer - E o que e que isso resolve? Ele usou uma semi-automática como as armas de caça são. As armas de caça são proibidas lá? Nem cá são! Não iria acontecer na mesma com aquele indivíduo que se passa da cabeça e vai para uma escola primária disparar, se fosse ao armário do pai sacar uma caçadeira ou espingarda de caça? Ia!

@NOX - "Se não houvesse mercado os países não produziam armas , é negocio puro e simples por muito que discorde com ele"

Ah, então havendo mercado e sendo um negócio, pronto...nada a fazer. Muito bem, e ilibam-se assim os fabricantes das ferramentas que são usadas para matar estas pessoas? Simplesmente lavam as mãos disso? É assim tão fácil? Eles vendem as armas legalmente aos países que as compram legalmente. Nesses países eles vendem às pessoas legalmente e com credenciais específicas para tal. Os fabricantes não sabem que as armas vão ser usadas para estes fins, como os retalhistas tb não sabem. No fim, quem sabe é quem puxa o gatilho.

O que as pessoas fazem com essas ferramentas é da única responsabilidade das mesmas. Se se quer atribuir outra culpa além delas, esta não deve parar no país que permite o uso de armas legalmente e com números de série atribuídos, mas tb é da responsabilidade de quem as produz e vende pois sabe perfeitamente como as coisas funcionam lá. É uma cadeia e estão países Europeus a lucrar com essa cultura americana, doa a quem doer.

Olha, tb há mercado nuclear hoje em dia. Sendo assim, não há mal nenhum haver fabricantes. Afinal de contas é um negócio puro e simples, por muito que se discorde dele... /ironia

Quanto ao Bowling for Columbine, vi e fiquei chocado como é óbvio. E sabes o que foi feito depois disso para corrigir parte do problema? O vosso problema, não me dirijo só a ti, é conhecerem a realidade e a cultura de lá pelo que vos chega a este lado do Atlântico. E é uma realidade tão diferente que até dói. O sofá e as interwbz não chegam.

Sabem que existem estados que passam leis específicas e independentes não sabem pessoal? Com governadores, assembleias e demais completamente independentes. Além de outras problemáticas e diferenças. Pensam que é um governo central como aqui? Pensam que é um processo que está finalizado de um dia para o outro? Isso nem aqui é...vê-se bem o que custa a lei a ser cumprida em Barrancos e somos um país de governo central, pequeno que quer fazer cumprir uma lei numa ínfima parte do país que tem uma forte componente cultural e histórica e embora a cometer uma ilegalidade, não há resolução possível e o governo não consegue impor a lei! Wake up call... rolleyes.gif

O vosso mal, mais uma vez desculpem que vos diga, é acharem que é tudo muito fácil e simples! Acham que é simples identificarem um problema e resolverem-no de um dia para o outro, num país de 315 milhões de habitantes ou num de 500 milhões ou num de 11 milhões, como é a fazerem-no nas vossas casas quando um cano rebenta no WC. E isso vê-se perfeitamente nos posts do FNF acerca da política e do nosso próprio país. Newsflash: é um bocado mais complicado do que isso...

Daí eu estar com este texto todo e todos vocês já me rotularam de pró-americano quando na realidade, e já o escrevi atrás, abomino estas facilidades de comprar armas. Mas no fim de contas, não consigo atribuir a culpa maioritariamente a isso. Culpo sim e sempre culparei quem puxa o gatilho. Como culpo quem conduz bêbado ou a grande velocidade e não culpo o carro ou o álcool. Como culpo o fumador e não o cigarro. Etc etc etc Por algum motivo somos seres humanos (e)racionais.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Da mesma forma que o outro chines esfaqueou 22 crianças.

Apenas 2 dessas 22 é que ficaram em estado grave e as condições do ataque foram bastante diferentes...

Nos estados unidos morreu muita gente num ataque feito com uma arma militar a uma escola com segurança.

Link to comment
Share on other sites

@Kinas_

Eu reconheço um individuo como sendo justamente individual, cada um é como é, seja qual for a parte do mundo, e a nossa personalidade é moldada pelo ambiente que nos rodeia, são individuos como nós mas com outro ambiente lhes moldando a personalidade, o que não impede cada um deles de ser diferente e muitos são 5*, não preciso de ir lá para o ver e saber, da mesma maneira que vejo que alguns também têm uma mentalidade propicia à cultura das armas, o que pode dar nestas situações muito mais facilmente.

On the move :

Até està a passar agora mesmo.

Eles não são melhores nem piores, são diferentes, com facilidades para situações destas, não são os unicos no mundo a ter pancadas incomprehensiveis, mas têm muitas com armas de fogo e não são a brincar.

Se a Europa tivesse a mesma politica de armas que os US eu acredito plenamente que estariamos na mesma situação.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@skaazi - Sabes homem, o que me custa mais é ler aqui o que o pessoal escreve com tanto desdém e anti-americanismo à mistura, como se um complexo de inferioridade relativamente aos USA tivessem e gostam de apontar com armas e canhões o que está mal por lá como se falhas monumentais se tratassem. Mas essas mesmas pessoas não se apercebem que se tivessem nascido lá, com toda a cultura e sociedade que o país tem, seriam exatamente iguais ao que agora abominam e criticam e não iriam entender o ponto de vista estrangeiro que os criticaria.

Isso é que mais me custa. Seja sobre americanos, árabes, muçulmanos, franceses ou esquimós. Mas pode ser que um dia estas pessoas abram os olhos.

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Kinas, estás a usar algo genérico e ambíguo, para trocar as voltas à conversa...

Eu tb posso começa aqui com conversas do género... o que mais me custa é ver tanta gente a sofrer neste mundo, e nós aqui a discutir algo que não vai a lado nenhum em vez de fazer algo útil...

Mas se leres bem o que escreveste, quem é que está a generalizar uma cultura inteira agora?

"se tivessem nascido lá, com toda a cultura e sociedade que o país tem, seriam exatamente iguais ao que agora abominam e criticam"

Link to comment
Share on other sites

Mas essas mesmas pessoas não se apercebem que se tivessem nascido lá, com toda a cultura e sociedade que o país tem, seriam exatamente iguais ao que agora abominam e criticam e não iriam entender o ponto de vista estrangeiro que os criticaria.

Óbvio, todos nós somos o que o processo de socialização faz de nós, mas todo o "anti americanismo" que falas é recíproco, ou seja, para eles o nosso sistema, a nossa sociedade é incompreensível para eles, acho graça alguém ter falado aqui nos turistas que lá vão, já não me lembro se foste tu ou outro user, um primo meu esteve lá há pouco tempo e confirmou-me todos os esteriotipos que temos em relação a eles: extremamente ignorantes no toca ao mundo que os rodeia, uns beatos do pior, hipocrisia ao máximo, acham que a Europa é um antro de comunas, são racistas, a apologia da arma é um estilo de vida, etc, etc.

Claro que se nós fossemos Americanos seriamos assim, mas não sendo temos o direito de "não gostar" deles como eles "não gostam" de nós, apenas em termos de modelo de sociedade obviamente, é um país riquissimo, desenvolvidissimo, pessoalmente não conseguiria viver sem muita coisa que vem de lá.

Agora eles têm a mania. Sem dúvida. Mas como em qualquer sociedade o modelo deles "torra" a mioleira a muita gente, a intolerância em realção a quem é diferente, acho graça quando se fala em racismo em Portugal, comparado com os EUA em Portugal o que há sem dúvida é tolerância em relação a quem é diferente.

Hoje estamos aqui a discutir este massacre amanhã vamos estar a discutir outro igual e depois mais outro e mais outro.

Porque malucos há em todo o lado, toda a pressão social, o incitamento constante à violência contra quem é diferente, a propagação da pobreza pela maioria, as injustiças, etc, tudo isso vai continuar a fazer que de vez em quando alguém se passe da marmita, e convenhamos que quando esse alguém tem acesso livre e indiscriminado a armas... acho que seria bem diferente caso não tivesse, mas isso sou eu...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

acho graça quando se fala em racismo em Portugal, comparado com os EUA em Portugal o que há sem dúvida é tolerância em relação a quem é diferente.

Por acaso reparei que profundamente, o país ainda tem a fronteira do Portugal de D.Afonso Henriques com o Portugal dos mouros, embora funcione como um só aquela fronteira ainda existe, dá para verificar em bom numero de conversas, de comentarios e de mistura social.

Não dizendo que são todos iguais, porque sei que não são, mas no norte há muito mais racismo e xenofobismo, se calhar é inveja de não terem participado na expansão de cultura pelos mouros, se calhar é pura ignoriancia e maldade, não consegui descobrir, mas que lá está é indeniavel.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.