Jump to content

Um novo Desktop para o Esck


EsCk
 Share

Recommended Posts

Bom dia comunidade FNF,

Bem, no inicio do próximo ano (ou até antes se o subsidio e as compras de Natal deixarem), vou comprar um desktop novo. O que tenho atualmente já está demasiado limitado ao fim de quase 7 anos.

Espero que me possam ajudar na construção do set-up, com as condições que vou apresentar.

A primeira e mais importante questão como sempre, é o orçamento.. Tenho um teto máximo de 1000 euros. Mais que isso não quero gastar.

Com isto, o objetivo da máquina será para produção 3D, um ou outro jogo, media-center (tenho uma TV ligada a ele) e para navegar na net.

Tenho também como requisito ter um disco SSD. Pelo que já andei a investigar, não sei se me compensa investir em algo mais do que 120GB, por causa do preço a que os discos estão.

No disco SSD irei instalar o sistema operativo e o Master Collection da Adobe, para correr Premiere e After Effects na boa. Max e Maya são outros programas que irei usar, mas não fazem grande uso de cache/disco rígido.

Acho que não preciso de mais discos rígidos, já que posso reciclar 1TB que tenho no meu desktop atual.

Não preciso de monitor, mas vou investir numa caixa nova.

Eu já andei a ver mais ou menos que componentes iria precisar, mas sou bastante leigo no que toca a hardware e sei que há por aqui pelo FNF pessoas bem mais conhecedoras que podem ajudar.

Para processador andei a ver uns i7.. Acho que ser Intel é o melhor e um i5 não me chega para poder de render.. Algo tipo isto: Processador Intel i7 3770 3.4Ghz Core Quad Skt1155 8Mb (isto dos sockets é que não percebo nada)

Motherboard não faço a menor ideia também..

Placa gráfica também estou aberto a sugestões.. Mas não preciso de gama-alta para o 3D.. Tenho aqui no trabalho uma GTS 450 e faz o serviço sem chatices, mas se houver algo melhor e que cabe no orçamento, ótimo (penso que tinha estimado à volta de 150€ para a placa)

Em relação à memória RAM é outra dúvida.. Não sei se hei-de ir para 8GB rápidos ou 12GB.. Se calhar preferia ter mais memória do que ter memória rápida.. mas não sei.

Fonte de alimentação, 600W devem chegar, não?

E consegue-se incluir um bom cooler para o CPU no orçamento?

Fico a aguardar opiniões e desde já agradeço toda a ajuda.

EDIT: Não é meu objetivo fazer em altura alguma overclock.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Para gráfica e dentro desse teu orçamento, é a que tenho:

http://www.fastnewsforum.net/topic/63227-grafica-e-ram-opiniao-dos-noobsexperts-fnfianos/page-2

Asus nVidia GTX550 Ti DC

Andei a estudar o mercado há uns 3 meses aqui com a ajuda do pessoal, penso não haver melhor até aos 140€-150€.

Não te vais arrepender.

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boas, esquece a 550Ti, por esse preço já arranjas a 650Ti que é mais recente. (3 meses já é algum tempo Kinas_... eheh)

Esclarecer as duvidas.

O 1155 é o socket actual da intel no mainstream. Tenta arranjar uma board com o chip Z77 por ex.

Não estou muito a par dos SSD, mas podes ter um pro SO e software de trabalho, e ficas com o teu HDD pro resto do material, que não acedas tanto.

Em relaçao a fonte uma Corsair CX430 chega para esse sistema.

Fazes por ex:

I7 3770k

2x4GB DDR3 1600mhz (mais tarde adicionas mais 8GB por ex.)

Geforce GTX 650TI

Cx430

Ainda te sobra muito orçamento, para uma board e para um SSD. Nem precisas desse orçamento todo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boas, esquece a 550Ti, por esse preço já arranjas a 650Ti que é mais recente. (3 meses já é algum tempo Kinas_... eheh)

Esclarecer as duvidas.

O 1155 é o socket actual da intel no mainstream. Tenta arranjar uma board com o chip Z77 por ex.

Não estou muito a par dos SSD, mas podes ter um pro SO e software de trabalho, e ficas com o teu HDD pro resto do material, que não acedas tanto.

Em relaçao a fonte uma Corsair CX430 chega para esse sistema.

Fazes por ex:

I7 3770k

2x4GB DDR3 1600mhz (mais tarde adicionas mais 8GB por ex.)

Geforce GTX 650TI

Cx430

Ainda te sobra muito orçamento, para uma board e para um SSD. Nem precisas desse orçamento todo

Thanks..

Usei agora as tuas sugestões para construir um set-up, usando o site da Novo-Atalho como referência.. Puxei um pouco mais e ficou-me por 1100€ isto:

AZaDt.jpg

Que tal te parece?

A motherboard é esta: http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=18107

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Essa fonte de 550w... deixa-me a pensar e muito smile.png

Com esse PC, não menos de 700w. Mas claro, depende do uso q lhe vais dar, eu como o desktop é só para jogos, tive uns problemas relativos à fonte. Basicamente qd aquela tralha toda começava a sugar potência por todo o lado o pc desligava-se. O meu pc é parecido ao que "montaste".

A fonte que tenho é uma Nox Hummer 750w, impecável. Aconselho vivamente a meteres mais watts nisso, fazem sempre falta harhar.gif

Edited by kEnZoViSkI
Link to comment
Share on other sites

750W é mesmo necessário..? Eu tinha apontado para 650W.

E o uso poderá não ser muito para jogos, mas em render o PC fica com o CPU a 100% durante parcelas de minutos que pode ir até 5 minutos na boa seguidos a puxar a 100%.

Em relação ao resto, aqueles componentes não têm problemas de incompatibilidade entre eles?

Link to comment
Share on other sites

750W?

Isso com um disco, 600W chega-te e sobra.

Tinha uma GTX260, que gastava bem mais que essa, 4 discos dentro do PC, 3 ventoinhas, decipador enorme da Noctua... 650W... a configuração do EsCk é muito menos puxada.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Boas, esquece a 550Ti, por esse preço já arranjas a 650Ti que é mais recente. (3 meses já é algum tempo Kinas_... eheh)

Esclarecer as duvidas.

O 1155 é o socket actual da intel no mainstream. Tenta arranjar uma board com o chip Z77 por ex.

Não estou muito a par dos SSD, mas podes ter um pro SO e software de trabalho, e ficas com o teu HDD pro resto do material, que não acedas tanto.

Em relaçao a fonte uma Corsair CX430 chega para esse sistema.

Fazes por ex:

I7 3770k

2x4GB DDR3 1600mhz (mais tarde adicionas mais 8GB por ex.)

Geforce GTX 650TI

Cx430

Ainda te sobra muito orçamento, para uma board e para um SSD. Nem precisas desse orçamento todo

Thanks..

Usei agora as tuas sugestões para construir um set-up, usando o site da Novo-Atalho como referência.. Puxei um pouco mais e ficou-me por 1100€ isto:

AZaDt.jpg

Que tal te parece?

A motherboard é esta: http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=18107

O Processador: A versao 3770k é mais cara, mas tem muito potencial de overclocking (se necessitares no futuro) esse nao tem.

Motherboard: Vi uma review recentemente onde aconselham por ex: ASRock Z77 Extreme4 ou Gigabyte GA-Z77X-UD3H

Fonte: Tenho andando a pesquisar por fontes agora (axo que vou necessitar de uma em breve) a cooler master não é de top. Por esse preço, tens nessa loja Corsair e XFX. E também não necessitas de uma fonte tão cara, Tens a Cx430 a 50€ a cx500 a 60€. Sem overclock o consumo desse sistema não é assim tao alto.

Cooler: Se esse CPU nao leva overclock, nao necessitas de um cooler especial, o de origem chega.

Para concluir o raciocinio.

Se pensas em vir a fazer overclock:

Muda o CPU para um 3770K

Altera a fonte para uma XFX ou Corsair, 600 watts

Mantem o esse cooler que escolheste.

Se não pensas em fazer OC:

Mantém o CPU

Altera a fonte na mesma (XFX, corsair), 430w 500w chegam.

Não necessitas do cooler

Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me disso.. não quero fazer overclock.

Vou então mudar a fonte para outra, mas a potência mantinha na mesma nos 550-600W. E vou ver essas motherboards também.

Em relação ao cooler, pelo preço que é, acho que não perco nada em manter-lo, não? São 30€ num universo de 1000.

Link to comment
Share on other sites

Boas, esquece a 550Ti, por esse preço já arranjas a 650Ti que é mais recente. (3 meses já é algum tempo Kinas_... eheh)

Fuuuuu... :-..

Mas devo esclarecer que a 550Ti ficou por 120€ na altura. Agora ainda deve estar mais barata e para o que ele quer dá na boa.

Mas por mais 14€ vai ainda melhor servido com a 650Ti. thumbsup.gif

EsCk, essa 650Ti que colocaste no set-up, é já uma versão Overclocked. Deves encontrar uma standard mais barata se preferires poupar uns trocos.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

EsCk, essa 650Ti que colocaste no set-up, é já uma versão Overclocked. Deves encontrar uma standard mais barata se preferires poupar uns trocos.

Está dentro do orçamento por 130€. Pelo que vi, compensa e é grande bicharoco. Deverá aguentar o que for preciso em termos de jogos. Com sorte até consigo meter a bulir fixe o viewport 2.0 do Maya, mas isso só eu é que devo saber do que estou a falar 14.gif

Precisas de drive de Br?

É já a pensar no futuro.. Como estou numa de ficar legit, prevejo a hipótese de adquirir uns Blu-Rays, filmes ou jogos no futuro. Mas sinceramente, se cortar no orçamento, vai ser aí, sem dúvida.. e meto-lhe uma drive básica de DVD por 20€. No fim, analiso essa questão, que considero um pormenor.

Setup v2:

ScreenShot004.jpg

Continua com 1100€ redondos lol.. Assim sendo, devo cortar na drive de Blu-Ray, para poder gastar o dinheiro que sobra numa placa de rede e de som que não dê chatices.

Já agora, ghost_matrix, esta mobo tem USB 3.0, certo? Anda para ali a ler no site dela mas não vi nada.. presumo que é um dado adquirido, certo?

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Só uma achega aí no SSD. Se puderes dar mais 30€ põe o 840PRO, caso contrario é melhor o 830 (em vez do 840 "Normal"). Isto porque o 840 "Normal" é um 830 com componentes não tão bons, a ideia foi reduzir custos de fabrico para assim aumentar o lucro. Não quero com isto dizer que o 840 é mau, muito pelo contrario, mas pelo mesmo preço na minha opinião, preferia um 830.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mais vale agora uma drive normal então. Depois, até porque vão descendo de preço, mudas isso.

A caixa também não está nada barata.

A caixa, pela minha experiência, vale cada centavo bem investido.. Aquelas bostas de caixas a 25€ tiram-te anos de vida ao PC. Uma boa caixa, com uma boa ventilação como é o caso da que escolhi, ajuda bastante à performance do computador.

EsCk, estava a ler sobre a placa e fica aqui uma nota que te interessa a 100%.

Não sei até que ponto é verdade ou não, acho muito estranho. Mas...não custa nada tirar a limpo.

http://pombal-pombal.olx.pt/vendo-grafica-nvidia-gtx-650-ti-ou-troco-por-uma-da-serie-500-iid-434105402

Fdx, interessa mesmo a 100%. Funcionar bem com o After Effects é essencial. Vou investigar sim. Obrigadão.

Só uma achega aí no SSD. Se puderes dar mais 30€ põe o 840PRO, caso contrario é melhor o 830 (em vez do 840 "Normal"). Isto porque o 840 "Normal" é um 830 com componentes não tão bons, a ideia foi reduzir custos de fabrico para assim aumentar o lucro. Não quero com isto dizer que o 840 é mau, muito pelo contrario, mas pelo mesmo preço na minha opinião, preferia um 830.

Sim, por 30€ vou seguir a sugestão. Obrigado.

EsCk, estava a ler sobre a placa e fica aqui uma nota que te interessa a 100%.

Não sei até que ponto é verdade ou não, acho muito estranho. Mas...não custa nada tirar a limpo.

http://pombal-pombal.olx.pt/vendo-grafica-nvidia-gtx-650-ti-ou-troco-por-uma-da-serie-500-iid-434105402

Ok, pelo que investiguei rapidamente, é uma coisa que se corrige adicionando o nome da placa gráfica a um ficheiro que lista as placas suportadas pelo novo motor de render que o AE CS6 usa.

De qualquer das formas, para não usar este "mod", parece que vou ter que ir para uma 580 ou 680, que essas sim, já constam na lista das placas suportadas pelo CS6.

Link to comment
Share on other sites

Eu cá não acho lá muito boa ideia estes tópicos...
Para questões pontuais, tudo bem, não vejo inconveniente.. Pode ser alguém à procura de alguma info em específico e tal, mas para isto? Não.
Já existem muitos sites como o Zwame mais apropriados para isto. Para quê criar no FNF um tópico que vai morrer quando o comprares?
O FNF pode ser um fórum generalista, mas vá... não exageremos a trazer coisas destas para aqui.
É a minha opinião.

game-set-match-tennis-tshirt_design.png

Edited by Archie
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Move, troll. Algum dia foi bem metida dry.png Uma merda é arranjar tacho, outra é pedir ajuda para construir um computador.

Continuando, set-up v3:

ScreenShot006.jpg

Está por 1109€. A gráfica vai mesmo ser aquela (depois uso um mod para o After Effects não se queixar).. As que o CS6 suporta são raras e extremamente caras.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me disso.. não quero fazer overclock.

Vou então mudar a fonte para outra, mas a potência mantinha na mesma nos 550-600W. E vou ver essas motherboards também.

Em relação ao cooler, pelo preço que é, acho que não perco nada em manter-lo, não? São 30€ num universo de 1000.

Mas isso tu é que sabes. A board tem o 3.0.

A grafica que escolheste é uma GTX 650, não é a 650TI. Acaba por ser inferior a 550TI que é mais barata. No entanto se precisas dos 2GB de memoria grafica, vai para essa.

O sistema que estas a construir nao consome assim tanta energia quanto isso. Para teres uma ideia em carga maxima deve consumir cerca de 220w.

Edited by ghost_matrix
Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me disso.. não quero fazer overclock.

Vou então mudar a fonte para outra, mas a potência mantinha na mesma nos 550-600W. E vou ver essas motherboards também.

Em relação ao cooler, pelo preço que é, acho que não perco nada em manter-lo, não? São 30€ num universo de 1000.

Mas isso tu é que sabes. A board tem o 3.0.

A grafica que escolheste é uma GTX 650, não é a 650TI. Acaba por ser inferior a 550TI que é mais barata. No entanto se precisas dos 2GB de memoria grafica, vai para essa.

O sistema que estas a construir nao consome assim tanta energia quanto isso. Para teres uma ideia em carga maxima deve consumir cerca de 220w.

Thanks, nem tinha reparado.. Já corrigi a placa.. Está no post acima do teu, o ultimo set-up. É a Gigabyte que falaste thumbsup.gif

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Ya lol.. Tenho que ver com mais atenção a questão da placa gráfica. Se for para a 650 normal é a 130€.. a Ti salta para os 170€. Se calhar não compensa a diferença de preço. Vejo isso quando for pedir orçamentos a algumas casas.

Mas de resto, RAM e isso, está tudo porreiro?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.