Jump to content

SPSS: Dúvida no programa!


Fox
 Share

Recommended Posts

Malta, alguém daqui teve SPSS no seu curso universitário ou sabe trabalhar bem com ele?

Estou com umas dúvidas em relação á aplicação do SPSS.

Quando é que usamos a lei binomial e a lei de poisson no programa? Quais as diferenças?

Depois, quando é que utilizamos o CDF.Binom, CDF.Normal, CDF.Poisson ou o PDF.Binom, PDF.Normal e PDF.Poisson ?

Edited by Marotinhu
Link to comment
Share on other sites

Eu usei isso para fazer um trabalho mas já não ma lembra de nada...

Isso não é de estatística?

Eu logo dou uma vista de olhos e digo-te. Lembro de usar sempre a cdf por qualquer coisa da continuidade. Para saberes se tens que usar a binomial ou normal tens de saber que critérios tens à disposição.

Link to comment
Share on other sites

Eu usei isso para fazer um trabalho mas já não ma lembra de nada...

Isso não é de estatística?

Eu logo dou uma vista de olhos e digo-te. Lembro de usar sempre a cdf por qualquer coisa da continuidade. Para saberes se tens que usar a binomial ou normal tens de saber que critérios tens à disposição.

É bioestatistica.

A cena é que tendo o caso estatistico (população ou outra coisa qualquer), primeiro tenho de avaliar se é a lei normal, poisson ou binomial. Não sei como identificar cada uma delas.

Tenho aqui escrito, mas não sei se está bem: Binomial: Sabemos o nº em concreto de população a estudar.

A binomial ou Poisson são leis discretas, pelo que percebi.

Depois, tenho aqui: PDF usar quando = (só num ponto)

E o CDF usar em situações menor ou igual (acumulativas)

Isto está certo? :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que me lembro sim. Só que os critérios tipo o lambda para o poisson e o n para a normal não é lembro de como se obtém. Sei que era pelas médias e desvio padrões.

Se puderes ver isso eu agradeço.

O lambda não falámos disso.

Apenas fiz questões relacionadas com o Cdf, Pdf e o Inv (inverso). TIpo para calcular cenas nas populações a estudar que "Seja de apenas uma", "Seja pelo menos 1" "seja zero" .. cenas básicas, mas que não consegui perceber quando uso o Cdf ou Pdf :\

Link to comment
Share on other sites

Pois lamento desiludir-vos mas bioestatistica foi daquelas cadeiras do curso que ainda hoje estou a tentar perceber como passei sorcerer.gif

A única coisa que me lembro é que o meu prof dessa cadeira só nos deu tipo 1 ou 2 aulas sobre SPSS porque dizia que era uma coisa que não interessava nada para o nosso curso (ciências farmacêuticas).

I guess he was right :D

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que há um manual disso que nos era recomendado no ISCTE, não me lembro do nome nem da editora, no entanto sei que a Celta Editora tem livros disso, o site está marado não sei se a editora acabou, se te der jeito passar pela biblioteca do ISCTE de certeza que te safas.

Link to comment
Share on other sites

Estou às voltas nisto, e ainda não consegui perceber quando é

Lei Binomial, Lei Poisson e Lei Normal

Serei assim tão burro?

facepalm.gif

Se não falaste do lambda provavelmente não terás que usar a Distribuição de Poisson. Esta é tipicamente usada quando queres contar o número de ocorrências de um determinado acontecimento num período de tempo específico.

A Binomial utilizas quando queres contar o número de casos de sucesso em n provas de Bernoulli entre si.

A Normal utilizas se conheceres a média e o Desvio Padrão porque a partir desses dados consegues calcular as probabilidades que quiseres. Atenção que nunca usei o SPSS na vida e tudo o que sei disto vem de fazer cálculos à pata. Tens de analisar bem o problema e identificar qual das distribuições tens de usar.

Link to comment
Share on other sites

Estou às voltas nisto, e ainda não consegui perceber quando é

Lei Binomial, Lei Poisson e Lei Normal

Serei assim tão burro?

facepalm.gif

Se não falaste do lambda provavelmente não terás que usar a Distribuição de Poisson. Esta é tipicamente usada quando queres contar o número de ocorrências de um determinado acontecimento num período de tempo específico.

A Binomial utilizas quando queres contar o número de casos de sucesso em n provas de Bernoulli entre si.

A Normal utilizas se conheceres a média e o Desvio Padrão porque a partir desses dados consegues calcular as probabilidades que quiseres. Atenção que nunca usei o SPSS na vida e tudo o que sei disto vem de fazer cálculos à pata. Tens de analisar bem o problema e identificar qual das distribuições tens de usar.

Fantástico Figos. Obrigadão :y:

Dos exercicios que tenho aqui da Normal, todos dão a média e o Desvio Padrão thumbsup.gif bate certinho!

E agora estive aqui a analisar o SPSS e achei uma coisa engraçada.

Na Lei de Poisson, tanto na CDF (acumulativa) como na PDF (só num ponto), a fórmula é a seguinte: PDF/CDF.Poisson (quantidade, média)

Ou seja, se no enunciado me derem a média, posso usar a Poisson, se não me derem a média, nem o desvio padrão, será Binomial (o SPSS que dou é tudo básico)

Será que posso pensar assim?

Edited by Marotinhu
Link to comment
Share on other sites

Pois lamento desiludir-vos mas bioestatistica foi daquelas cadeiras do curso que ainda hoje estou a tentar perceber como passei sorcerer.gif

A única coisa que me lembro é que o meu prof dessa cadeira só nos deu tipo 1 ou 2 aulas sobre SPSS porque dizia que era uma coisa que não interessava nada para o nosso curso (ciências farmacêuticas).

I guess he was right biggrin.png

qft !

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.