Jump to content

Tornado no Algarve faz oito feridos e provoca destruição


loki
 Share

Recommended Posts

ng2227175.jpg

Tornado no Algarve faz oito feridos e provoca destruição

(Em atualização) Um tornado provocou, esta sexta-feira, destruição no Algarve, afetando principalmente a zona de Silves, Lagoa e Carvoeiro. Há relatos de árvores caídas, telhados arrancados e carros arrastados pela estrada. De momento, confirmam-se oito feridos - dois com alguma gravidade - que foram conduzidos aos hospitais de Portimão e Faro.

"Tenho metade da cidade destruída. Há pessoas dentro das caravanas dos parques de campismo", disse o comandante dos Bombeiros de Silves, Luís Simões.

O tornado foi sentido cerca das 13.40 horas.

Luís Simões confirmou que há, pelo menos, oito feridos, dois dos quais com alguma gravidade, que foram conduzidos aos hospitais de Portimão e Faro.

Segundo revelou, há um cenário de destruição por toda a cidade. Até o próprio quartel dos bombeiros não escapou à destruição e alguns veículos foram afetados. Mesmo assim, a corporação está a acudir aos pedidos de ajuda na cidade, auxiliados por outras corporações, como as de Lagoa, Messines, Vila do Bispo, Albufeira e Lagos.

Fonte da Câmara de Lagoa disse à Lusa que há telhas de habitações e árvores arrancadas e carros arrastados pela estrada.

Segundo a mesma fonte, os ventos causaram estragos sobretudo nas zonas sul e oeste da cidade que ainda estão a ser apurados. Na estrada nacional 125, junto à entrada para Lagoa, há árvores, placas de trânsito e 'outdoors' publicitários derrubados, além de telhados danificados.

Em Albufeira, o mau tempo causou inundações na via pública, alagando casas e lojas da cidade, mas a situação já está regularizada.

João Verde, adjunto de operações do Comando Nacional da Proteção Civil, afirmou que foi já "acionado um reforço de meios a partir dos distritos de Évora e Beja" para ajudar nas operações de socorro que estão a ser realizadas nas áreas atingidas. Encontra-se também a operar no local, segundo o responsável, "um helicóptero para fazer o reconhecimento da área afetada e foram acionadas as Comissões Municipais de Proteção Civil de Silves e Lagoa".

Um morador de Lagoa disse ainda à Lusa que os ventos fortes causaram um pequeno incêndio numa igreja em Carvoeiro e o corte de estradas devido ao derrube de postes de alta tensão entre Lagoa e Silves, o que gerou alguns acidentes de viação e muita confusão no trânsito.

Automóveis danificados, postes elétricos, árvores e estruturas móveis arrancados ou telhados destruídos foram estragos já identificados pelas equipas de socorro que estão na zona afetada e que incluem operacionais da GNR, do INEM e dos bombeiros.

Realojar pessoas sem casa

Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Lagoa, disse ao JN que há muitas pessoas que ficaram desalojadas devido à destruição causada nas suas casas.

"Os ventos fortes arrancaram telhados e janelas das casas. Há apartamentos e casas de duas frentes em que os ventos arancaram as janelas dos dois lados e levaram coisas do interior", informou.

"A destruição é de tal forma que, da rua, vê-se o interior das casas que ficaram com as frontarias desfeitas", revelou.

Segundo Francisco Martins, a Santa Casa da Misericórdia já recebeu três desalojados. "Há muitas pessoas que encontram abrigo em casa de familiares, mas também há unidades hoteleiras que estão a receber desalojados", referiu.

O autarca, que afirma nunca ter visto um fenómeno idêntico, a não ser na televisão, nos EUA, confirmou a existência de oito feridos avançada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Este é um concelho que se consegue mobilizar em momentos de aflição. Portanto, ninguém vai ficar desprotegido", garantiu.

Se tem imagens do mau tempo no Algarve, envie para [email protected].

Jornal de Notícias

vídeo do tornado

dsc09275s.jpg

dsc09276h.jpg

DSCN5773.jpg

silvesparquedaspiscinas.jpg

fotografia0239.jpg

dsc00725vx.jpg

263579_555618127798379_850919314_n.jpg

29377545624420107843414.jpg

37845652940681042181417.jpg

43070252942913041958288.jpg

57910252942911375291716.jpg

12699425309264191057115.jpg

21915101513237352560987.jpg

30688110151323735531098.jpg

55031010151323735851098.jpg

25997210151309100210569.jpg

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Momento épico da RTP informação.

Jornalista - "Agora em directo ao telefone um habitante de silves para dar testemunho dos estragos.

Senhora Ana Maria, foi muito atingida?"

momento de silêncio e ouve-se uma voz de homem muito baixo.

" pode falar senhor ana "

a jornalista repete a pergunta, a mulher responde:

"não tivemos danos nenhuns, porque não vivemos em silves" :lol:

Jornalista: "Mas consegue ver estragos?"

Mulher: "Sim, porque fui levar a criança ao infantário e vimos muitas coisas destruídas."

Link to comment
Share on other sites

O Instituto de Meteorologia não o apanhou nos radares?

Eles tinham avisado, todo o país em alerta amarelo... mas assim que isto aconteceu, pouco tempo depois o sul passou a alerta laranja.

É certo que o tempo às vezes prega algumas partidas... mas visto assim parece um bocado fail para eles.

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

As condições em portugal não costumam ser favoráveis a coisas daquela dimensão e já alguém viu imagens do mesmo tornado em terra?

Pode não ter a mesma dimensão e os "pequenos" têm força para deixar aquele rasto de estragos, mas numa zona mais pequena.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos 13 pessoas hospitalizadas devido a tornado no Algarve

Dezanove pessoas estão a receber apoio psicológico. Cerca de 200 habitações ficaram danificadas.

A passagem de um tornado pelos concelhos de Lagoa, Silves e Portimão, no Algarve, obrigou à hospitalização de 13 pessoas. As fontes hospitalares contactadas pela Renascença não confirmam a existência de feridos graves, referindo apenas que os níveis de gravidade são diferentes.

Em Portimão, estão hospitalizadas 10 pessoas, que apresentam ferimentos ligeiros. Em Faro, há três pessoas hospitalizadas e, aqui, o hospital não confirma se há alguém em estado grave - diz apenas que há feridos que requerem mais cuidados.

Segundo o INEM, 19 pessoas estão a receber apoio psicológico e cerca de 200 habitações ficaram danificadas. Há ainda registo de muitas árvores caídas, telhados arrancados e carros danificados. A linha ferroviária do Algarve está com a circulação interrompida em São Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Em Alvor, concelho de Portimão, e segundo relatos de moradores, o telhado de uma escola primária voou e as crianças foram evacuadas para um centro comunitário. O cemitério está destruído, várias cadeiras e mesas de esplanadas foram levadas pelo vento.

O tornado afectou primeiro a localidade de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, seguiu para o centro da localidade, onde arrancou a cobertura da bancada central do estádio de futebol, e para o concelho vizinho de Silves. Cerca de 220 agentes da Protecção Civil, bombeiros, GNR e INEM estão no terreno a desenvolver as acções de socorro.

http://rr.sapo.pt/in...id=25&did=85490

tornadoalgarve1.jpg

tornadoalgarve2.jpg

tornadoalgarve3.jpg

tornadoalgarve4.jpg

tornadoalgarve8.jpg

tornadoalgarve6.jpg

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.