Jump to content
Sign in to follow this  
loki

EUA investigam relação entre cinco mortes e consumo de bebida energética Monster

Recommended Posts

monster-energy-drink-008.jpg

Saúde

EUA investigam relação entre cinco mortes e consumo de bebida energética Monster

Os Estados Unidos estão a investigar a eventual relação entre o consumo de bebidas energéticas da marca Monster e a morte de cinco pessoas nos últimos três anos.

O processo foi desencadeado na sequência de uma queixa por parte da família de uma menina de 14 anos de Maryland contra a empresa que comercializa as bebidas, avança o diário espanhol El País na sua edição online.

A rapariga morreu em Dezembro de 2011 depois de ter bebido duas latas de 709 mililitros de Monster em menos de 24 horas e a família acredita que as elevadas doses de cafeína ingeridas podem ter sido a causa da morte, já que a autópsia diz “arritmia cardíaca provocada por intoxicação de cafeína”. Uma lata desta bebida equivale a 14 latas de 350 mililitros de Coca-Cola.

As bebidas em causa podem ter cerca de 240 miligramas de cafeína por cada 709 mililitros, ou seja, o equivalente a três chávenas de café. A Food and Drug Administration, organismo que regula o sector dos medicamentos e dos alimentos nos Estados Unidos, decidiu por isso investigar os riscos do consumo deste tipo de bebidas e prometeu divulgá-los logo que seja possível.

Este tipo de bebidas são muito consumidas entre os norte-americanos e, apesar do esforço para promover uma alimentação saudável, a verdade é que a quota de mercado continua a crescer. Apesar disso, o Governo do país não exige que os fabricantes revelem na embalagem a quantidade exacta de cafeína que cada bebida contém.

A cafeína, apesar de ser uma substância aditiva, em geral não apresenta riscos para a saúde, desde que o consumo seja moderado. Mas níveis altos de cafeína (normalmente a partir de cinco cafés) podem aumentar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, causando palpitações, insónia, tremores, irritabilidade, ansiedade ou cansaço. Se a bebida for misturada com álcool, então o risco de complicações cardíacas ainda acresce mais.

Nos últimos meses os meios de comunicação dos Estados Unidos têm dado conta de supostas intenções por parte da Coca-Cola de comprar a Monster. A informação nunca foi confirmada, mas depois de ser anunciada uma investigação às bebidas as acções da marca caíram 14%.

Em Portugal, em 2011, a Associação de Defesa do Consumidor (Deco) alertou num artigo para a denúncia feita por um grupo de pais de Almada que detectaram alterações no comportamento dos seus filhos após o consumo de bebidas da marca Monster. Em Portugal as latas têm 500 mililitros e são vendidas em três versões: Khaos, Energy e Low carb. A última inclui 145 mg de cafeína por embalagem e as duas primeiras 160 miligramas.

“Os estudos sugerem ainda que o consumo elevado durante a gravidez está associado a atrasos no crescimento do feto e aumento do risco de aborto espontâneo”, informa a Deco, que defende que as embalagens deveriam ser mais claras nos alertas de contra-indicações. Aliás, a designação bebida energética nem está contemplada na lei. No entanto, a designação é geralmente atribuída a bebidas com elevados teores de cafeína e outras substâncias, como taurina e glucoronolactona, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais.

Público

outra fonte guardian.co.uk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estas cenas são cíclicas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estas cenas são cíclicas.

Estou a ver que ainda és um jovem.

Sim... jovem há mais tempo do que tu... :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estas cenas são cíclicas.

Estou a ver que ainda és um jovem.

Sim... jovem há mais tempo do que tu... :P

Tb ouviste a mixordia? :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

E cada vez mais a venda aumenta.

Se antigamente a referência eram as latas de red-bull e marcas brancas semelhantes, agora estas começaram a aparecer em dose industrial. As red bull cresceram e as monster + burn estão em tamanho xxl.

Para muitos miúdos é o acompanhamento dos bolos ao lanche. LOL Tenho pena dos profs que os aturam completamente alterados. LOL

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.