Jump to content

Política Espanhola


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Quote

O Sistema de Emergências Médicas do governo catalão anunciou ter atendido 38 pessoas na sequência da acção da Polícia Nacional e da Guardia Civil para impedir o referendo à independência da Catalunha, a maioria por tonturas, ansiedade ou contusões.

Dos 38 assistidos, 35 têm prognóstico de feridos ligeiros e os outros três sofreram lesões de vários tipos. Nove dos feridos tiveram de ser transferidos para uma unidade de saúde para receber assistência médica.

Segundo a agência Efe,  várias pessoas ficaram feridas após uma acção da polícia anti-motim da Guardia Civil quando tentavam entrar na sala de exposições de Sant Carles de la Ràpita (Tarragona). O repórter da agência espanhola contou que uma ambulância chegou ao lugar para assistir vários feridos e alguns manifestantes tinham sangue no rosto.

Também um fotógrafo da Associated Press testemunhou várias pessoas feridas durante confrontos com a polícia junto à escola Rius i Taule, em Barcelona.

Os catalães apoiantes da independência da região estão a tentar votar num referendo suspenso no início do mês pelo Tribunal Constitucional espanhol e as autoridades de Madrid a tentar impedir a realização da consulta popular com milhares de agentes da Polícia Nacional e Guardia Civil na rua.

Centenas de eleitores, na maioria pró-independência, começaram ainda de madrugada a formar filas em frente às escolas onde foram instaladas assembleias de voto - ocupadas há dois dias por populares que queriam garantir a votação de hoje - para evitar que estes locais fossem fechados pela polícia.

Os Mossos d'Esquadra (polícia catalã) fecharam dezenas de colégios eleitorais em toda a Catalunha, embora em alguns locais se tenham limitado a registar a concentração popular e saído sob aplausos da população.

Já a Polícia Nacional e a Guardia Civil protagonizaram momentos de tensão ao tentar impedir o referendo, tendo mesmo ocupado o pavilhão desportivo da escola em Girona onde deveria votar o líder da Generalitat, Carles Puigdemont, e detido vários manifestantes.

Os opositores à independência, que os estudos de opinião indicam serem maioritários, não participaram na campanha eleitoral nem irão votar, para não darem credibilidade a uma consulta que o Estado espanhol considera ser ilegal.

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu no início de setembro, como medida cautelar, todas as leis regionais aprovadas pelo Parlamento e pelo Governo da Catalunha que davam cobertura legal ao referendo de autodeterminação convocado para hoje.

Os partidos separatistas têm uma maioria de deputados no parlamento regional da Catalunha desde setembro de 2015, o que lhes deu a força necessária, em 2016, para declararem que iriam organizar este ano um referendo sobre a independência, mesmo sem o acordo de Madrid.

in http://www.sabado.pt/mundo/detalhe/as-imagens-da-violencia-na-catalunha

 

 

Link to comment
Share on other sites

Apesar de toda a repressão e violência típica dum estado ditatorial parece que o referendo se está mesmo a realizar, mas o mais certo é apenas votarem os partidários do sim, visto os outros não quererem legitimar um referendo ilegal, ou seja a adesão será baixa.

É pena, o facto de num estado democrático se reprimir uma consulta popular já é mau que chegue, ainda mandar pessoas para o hospital enfim...

O governo central cometeu vários disparates nesta situação, até porque todos os estudos e opinião dão a maioria como sendo contra a independência, aqui só tinham de deixar o referendo acontecer e o não ganhar, depois indicavam judicialmente os responsáveis. 

Seria tudo tão mais fácil. 

Link to comment
Share on other sites

Espanha vai implodir. 

A seguir são os Bascos. Tantos anos a ETA andou a matar e agora os Catalães conseguem a independência? 

Vamos ver. Quero ver o dia de amanhã. O pós referendo. Como é que Madrid vai gerir as coisas. 

Link to comment
Share on other sites

Se esta merda tivesse a acontecer num país fora da Europa já todos os países e a UE tinham mandado larachas. O silêncio que os países europeus estão a ter é assustador. 

Nenhum deputado europeu ter falado disto é assustador. Será que quando houve consultas a outros povos eram sempre constitucionais? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais quero dizer que(embora não seja Espanhol), sou contra esta tentativa de independência da Catalunha. Isto se fosse mesmo para a frente ia ser uma bela festa no futuro da Europa. Bastava fazer um referendo e toca a desmembrar os Paises.

No entanto, não deixa de ser engraçado que em 2008 quando o Kosovo quis independência da Jugoslávia, algo até similar a este caso, tantos os EUA como a UE foram a favor da mesma. Ou seja, quando é os outros apoiam unilateralmente se lhes servir os interesses, quando é na própria casa, é o que é.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem vindos ao mundo moderno. Se houvesse petróleo ou afins, estava tudo a favor. Não havendo interesses, fecha tudo os olhos.

Nem sequer me interessa o que os gajos querem. Só o único a achar o abuso de violência policial um bocado ridículo, ali no segundo vídeo? Há algo que justifique aquilo?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não serás o único mas pensar assim é estúpido.

Aquilo é inconstitucional, logo ilegal

A Policia está ali para fazer cumprir a lei.

À base da força, obviamente. Violência, entenda-se.

Quem não quisesse ser "vítima" (ou fazer-se) de violência só tinha mais é que não estar ali.

Simples.

Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Mini0n said:

Portanto se um dia estiveres a circular numa localidade a 60 (é ilegal) a polícia pode fazer cumprir a lei à base da força. Portanto se levares no focinho, comes e calas. É isso?

Seriously? Queres mesmo usar essa comparação? Ficas já a falar sozinho... <_<

10 minutes ago, DG said:

Primeiro és mandado parar, se não parares só tens é de levar no focinho. 

Ora... se há coisa que os desobedientes não se podem queixar é que foram mais do que avisados!...

Link to comment
Share on other sites

Mas está na lei que se um cidadão não fizer imediatamente o que o polícia quer (ali naquele caso deduzo que seja proibido estar naquele edifício), pode usar-se e abusar-se da violência?

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Spark said:

Estás enganado. Não é o que a policia quer, é o que o Governo quer. Os tais que mandam.

Mas está na lei que se um cidadão não fizer imediatamente o que o Governo quer (ali naquele caso deduzo que seja proibido estar naquele edifício), pode usar-se e abusar-se da violência?

Link to comment
Share on other sites

29 minutes ago, Spark said:

Aquilo é inconstitucional, logo ilegal

A Policia está ali para fazer cumprir a lei.

À base da força, obviamente. Violência, entenda-se.

Quem não quisesse ser "vítima" (ou fazer-se) de violência só tinha mais é que não estar ali.

Simples.

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.