Jump to content

Site com videotutores em português de Portugal


JLDR
 Share

Recommended Posts

Estão muito bons os videos!thumbsup.gif

Fica uma ideia que tive que é, em alguns vídeos do youtube tens hotlinks durante o video para outros vídeos, não sei muito bem como se faz isso, mas penso ser útil para interligares matérias.

por exemplo, no video de html que falas do div, o video é um bocado vago porque vais falar nisso depois, mas não no video seguinte, então punhas um hotlink para o video em que aprofundas, assim quem procurar aquilo em especifico clica lá e vai directamente prá continuação.

And keep up the good work, tens jeito thumbup.gif

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo feedback, @nosleep.

Também não sei como se faz isso neste momento, mas vou dar uma vista de olhos, entretanto. Contudo, se for necessário ter uma espécie de "guião" antecipado para depois adicionar isso aos vídeos, vai sem complicado estar a ver tudo de novo :-..

Entretanto, para os interessados (já vi por aqui alguns), o assunto que se segue é PHP. Ainda hoje vão passar a estar disponíveis os primeiros 40 vídeos sobre iniciação ao PHP. ;)

E já agora, para que tudo isto tenho ainda mais interesse, agradecia que fossem subscrevendo o canal no YouTube. Eu vou tentar adicionar essa funcionalidade diretamente no site.

Link to comment
Share on other sites

Não estava minimamente ligado à área da programação e acho que os videos estão muito acessíveis.

Estive a dar uma vista de olhos nos videos do html e do CSS e até estava tentado em arriscar aprender a fazer páginas de internet.

Acham que eu, sem formação na área, consigo???

Por último, resta-me dar os parabéns ao JLDR

Edited by Blu3Rog3rs
Link to comment
Share on other sites

Não estava minimamente ligado à área da programação e acho que os videos estão muito acessíveis.

Estive a dar uma vista de olhos nos videos do html e do CSS e até estava tentado em arriscar aprender a fazer páginas de internet.

Acham que eu, sem formação na área, consigo???

Por último, resta-me dar os parabéns ao JLDR

Sim, se te empenhares consegues.

Link to comment
Share on other sites

Não estava minimamente ligado à área da programação e acho que os videos estão muito acessíveis.

Estive a dar uma vista de olhos nos videos do html e do CSS e até estava tentado em arriscar aprender a fazer páginas de internet.

Acham que eu, sem formação na área, consigo???

É só preciso força de vontade e alguma paciência para ver os vídeos e testar os conhecimentos.

Evidentemente que os vídeos não te vão dar solução para todos os problemas que vais encontrar pelo caminho. Mas penso serem mais do que suficientes para te lançares no estudo sem receios de não conseguir acompanhar a coisa.

Nota que, se pretendes começar a fazer umas brincadeiras interessantes par a Internet, pelo menos o HTML/XHTML e os conhecimentos básicos de CSS são imperativos.

Para o desejo de fazer coisas mais sofisticadas, então terás que estudar HTML (é o básico para começar a fazer qualquer coisa para a Internet), o CSS (pelo menos para o teu texto ter cores e alinhamento smile.png ) e depois aproveitar os vídeos do PHP, que te permitirão ter uma noção do que é criar páginas Web de conteúdo dinâmico. No caso do PHP, é preciso ser menos ambicioso em querer aprender tudo rapidamente. O PHP é, atualmente, uma linguagem muito extensa. requer dedicação e muito estudo.

Espero que os vídeos sirvam para "acelerar" o processo de estudo.

NOTA: Eu também não tenho qualquer formação na área!

Link to comment
Share on other sites

Pois... já vou a meio dos videos do CSS e já vi todos do HTML. :)

Tento, após o video, aplicar na prática o que foi dito lá.

Vamos ver se consigo ou não!!!

O PHP faz o quê especificamente? É fundamental para fazer páginas "atualizadas" ou sem ele consigo fazer páginas "xpto"??

Edited by Blu3Rog3rs
Link to comment
Share on other sites

O PHP é o que te vai buscar, por exemplo, informação à base de dados.

É o que te permite ter logins, utilizadores, etc.

Claro que isso pode ser feito por JS hoje em dia, mas o PHP (ou ASP) são ainda reis e senhores. E penso que vão continuar a ser. :y:

Link to comment
Share on other sites

Pois... já vou a meio dos videos do CSS e já vi todos do HTML. smile.png

Tento, após o video, aplicar na prática o que foi dito lá.

Vamos ver se consigo ou não!!!

O PHP faz o quê especificamente? É fundamental para fazer páginas "atualizadas" ou sem ele consigo fazer páginas "xpto"??

Sabendo HTML e CSS, consegues fazer um site todo xpto. A única diferença é o que o pessoal te foi respondendo atrás. Ainda assim, se pretendes criar um site para servir de portfólio do teu trabalho, etc. HTML e CSS é mais do que suficiente, porque tu podes atualizar a informação a qualquer altura, bastando para isso alterar o conteúdo das páginas HTML. Dessa forma até vais consolidando os conhecimentos.

Quando estiveres à-vontade nessas áreas, aí sim, estarás mais preparado para avançar para vôos mais altos. HTML é uma linguagem "markup" - funciona simplesmente com umas tags que abrem e fecham e contêm dentro de si informação que é apresentada no browser. PHP ou outra linguagem de programação web para criação da páginas dinâmicas, já exige, pelo menos, que domines conhecimentos de programação básicos, como por exemplo, a sintaxe do C.

Isso é, de certa forma, apresentado nos vídeos do PHP - Iniciação. Mas aí a aprendizagem, para quem não tem bases de programação, será um pouco mais "demorada".

Mas vai em frente.

Link to comment
Share on other sites

JLDR,

admiro a tua dedicação e paciência. O site está muito bom e a informação deste tipo é preciosa, para quem não conhece as tecnologias envolvidas, apesar de conhecer os paradigmas usados. Tenho uma pergunta/sugestão:

Para quando um pdf com o material dos vídeos, tipo um resumo da informação?

Pergunto isso porque gosto de aprender coisas novas enquanto estou sentado na retrete. Neste momento, por acaso, ando a ler um livro sobre programação em UnrealScript e queria aprender o fundamental do PHP antes de ir para a versão 7 do Java. Se tivesse um "livrinho" com tudo condensado era o ideal, em vez de andar com "tijolos" para trás e para a frente, onde metade do que está escrito já sei...

Link to comment
Share on other sites

Para quando um pdf com o material dos vídeos, tipo um resumo da informação?

É uma ideia, sim senhor. Se bem entendi seria uma espécie de resumo (resumidinho) do material disponibilizado no site, que servisse de síntese aos vídeos.

Neste momento ainda estou a tentar "encontrar o meu tempo", uma vez que o ano letivo começou agora e não tenho tido a disponibilidade que gostaria. Ainda assim, a flexibilidade do meu horário na escola vai permitir-me, em determinadas ocasiões, "entreter-me" a fazer uma coisa dessas.

Um dia destes ainda me convidam para escrever um livro, quem sabe?! :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

era mesmo isso que me referia.

Não precisava de ser um livro, apenas um resumo (sem ser demasiado detalhado) dos aspectos mais importantes da framework.

Pá, tens de concordar comigo que, se sabes/entendes algoritmia, na maior parte das linguagens procedimentais é como as línguas. Não precisas de entender a gramática, apenas o que cada palavra quer dizer... É tudo quase igual...

Link to comment
Share on other sites

... isso, contudo, à parte da própria forma como funciona a linguagem, não ao nível da sintaxe, mas ao nível dos seus próprios fundamentos.

Criar código para uma página web não é propriamente a mesma coisa que criar código para uma aplicação desktop, e por sua vez também não é a mesma coisa que criar uma aplicação para smartphone, por exemplo.

Mas percebi a ideia.

Link to comment
Share on other sites

toda a gente sabe o que é um if. Pode é haver sintaxes diferentes, mas o conceito está lá. Não estou a falar de html/css propriamente, pois não são, na minha opinião, linguagens de programação.

Mas um if em php é 99% igual ao if do java, 99% do C# e 70% do PL-SQL, por exemplo, né?

Claro que criar uma aplicação para desktop é completamente diferente de criar uma página web dinâmica, que usem os mesmos controlos...

Mas tu percebeste ;)

Uma coisa "não-para-dummies". :-..

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

O PHP é fundamental para fazer páginas dinâmicas. Podes fazer o site mais bonito do mundo, mas se não for funcional de nada servirá.

O PHP é o que te vai buscar, por exemplo, informação à base de dados.

É o que te permite ter logins, utilizadores, etc.

Claro que isso pode ser feito por JS hoje em dia, mas o PHP (ou ASP) são ainda reis e senhores. E penso que vão continuar a ser. thumbsup.gif

Pois, ou seja, obrigatóriamente, para ter uma página "completa" e funcional, tenho que aprender PHP....

Hummm... ou seja, de uma vez só, tenho que aprender 3 lingagens diferentes!!! Não vai ser fácil! sad.png

Pois... já vou a meio dos videos do CSS e já vi todos do HTML. smile.png

Tento, após o video, aplicar na prática o que foi dito lá.

Vamos ver se consigo ou não!!!

O PHP faz o quê especificamente? É fundamental para fazer páginas "atualizadas" ou sem ele consigo fazer páginas "xpto"??

Sabendo HTML e CSS, consegues fazer um site todo xpto. A única diferença é o que o pessoal te foi respondendo atrás. Ainda assim, se pretendes criar um site para servir de portfólio do teu trabalho, etc. HTML e CSS é mais do que suficiente, porque tu podes atualizar a informação a qualquer altura, bastando para isso alterar o conteúdo das páginas HTML. Dessa forma até vais consolidando os conhecimentos.

Quando estiveres à-vontade nessas áreas, aí sim, estarás mais preparado para avançar para vôos mais altos. HTML é uma linguagem "markup" - funciona simplesmente com umas tags que abrem e fecham e contêm dentro de si informação que é apresentada no browser. PHP ou outra linguagem de programação web para criação da páginas dinâmicas, já exige, pelo menos, que domines conhecimentos de programação básicos, como por exemplo, a sintaxe do C.

Isso é, de certa forma, apresentado nos vídeos do PHP - Iniciação. Mas aí a aprendizagem, para quem não tem bases de programação, será um pouco mais "demorada".

Mas vai em frente.

Para quando um pdf com o material dos vídeos, tipo um resumo da informação?

É uma ideia, sim senhor. Se bem entendi seria uma espécie de resumo (resumidinho) do material disponibilizado no site, que servisse de síntese aos vídeos.

Neste momento ainda estou a tentar "encontrar o meu tempo", uma vez que o ano letivo começou agora e não tenho tido a disponibilidade que gostaria. Ainda assim, a flexibilidade do meu horário na escola vai permitir-me, em determinadas ocasiões, "entreter-me" a fazer uma coisa dessas.

Um dia destes ainda me convidam para escrever um livro, quem sabe?! lol2.giflol2.gif

Sem dúvida que um resumo daquilo que é dito nos videos era porreiro. Eu, após ver todos os videos, estava a pensar dar uma vista de olhos neles todos novamente para passsar para uma folha word todos os "comandos" e as suas funções. Assim, era tipo uma cábula para eu consultar e me auxiliar no processo da criação das páginas!!!

Edited by Blu3Rog3rs
Link to comment
Share on other sites

Se queres uma página que não varie muito, html só basta-te. Tens é que a mudar manualmente.

Se queres uma página que já buscar qualquer tipo de informação que tens armazenada numa BD, tens que usar já uma tecnologia que envolva páginas dinâmicas. Aí, tens muitas opções: PHP, Java, .NET, Ruby, etc... Claro que esta segunda opção obriga-te a saber a 1ª e algo mais.

Link to comment
Share on other sites

Relativamente à construção de uma página de internet, HTML e CSS é suficiente. Só não te oferece o mesmo grau de "maleabilidade" que é possível obter com o PHP ou outra linguagem para conteúdo dinâmico. Se pretendes construir inicialmente uma página que apenas apresenta informação, umas fotografias e pouco mais, HTML e CSS é mais que suficiente.

Se queres que os visitantes preencham formulários ou algo mais complexo, então já vais necessitar de uma linguagem como o PHP.

Relativamente ao "compêndio" resumido, vocês podem sempre consultar os sites de referência:

http://www.w3schools.com/ - HTML, CSS, entre outras. Tudo muito resumido e sem detalhes mais aprofundados.

http://www.php.net/manual/pt_BR/ - Manual interativo oficial do PHP em PT-BR. Onde podem encontrar tudo sobre PHP. O problema aqui é perderem-se facilmente a saltar de um lado para o outro e não ter a noção do que aprender primeiro para avançar na aprendizagem do PHP.

Link to comment
Share on other sites

Bah, manual interactivo...

Depois de ler cada capítulo, como é que limpo o rabo? Ao tablet/leitor de pdfs que já disse que queria comprar, não só, mas também para usar como leitor deste tipo de material?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.