Jump to content

Tabaco: Concordas com o Aumento do Preço? És Fumador?


Fox
 Share

És Fumador?  

95 members have voted

  1. 1.

  2. 2.



Recommended Posts

Diz Direcção-Geral de Saúde

Subir preço é principal modo de baixar consumo de tabaco

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) considera que o aumento dos preços dos produtos do tabaco é "a principal estratégia para limitar" o seu consumo e defende a criação de ambientes 100 por cento livres de fumo do tabaco.

Esta posição da DGS consta das orientações programáticas do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, documentos que estiveram em audição pública no mês de Julho.

No documento, que este organismo do Ministério da Saúde colocou no seu site, lê-se que "o aumento dos preços dos produtos do tabaco é a principal estratégia para limitar o consumo de tabaco, em particular entre os jovens e os grupos populacionais com menores recursos".

Os especialistas em saúde pública consideram ainda que o uso de pictogramas (imagens dos efeitos nefastos do tabaco na saúde) "deve fazer parte de uma estratégia global de controlo do tabagismo", uma vez que "aumenta a visibilidade das advertências de saúde, que são mais facilmente recordadas pelos consumidores".

A medida contribui "para que muitos jovens não iniciem o consumo e muitos fumadores reduzam o consumo ou façam tentativas para parar de fumar", além de ser "uma medida sem custos adicionais para os Governos".

As metas deste programa são "reduzir a prevalência do consumo de tabaco (diário ou ocasional) na população com 15 ou mais anos em pelo menos dois por cento até 2016" e "eliminar a exposição ao fumo ambiental do tabaco".

Outra medida para alcançar estas metas passa pela "criação de ambientes 100 por cento livres de fumo do tabaco" que "é a única forma de proteger a saúde contra os efeitos prejudiciais desta exposição".

"Embora os sistemas de ventilação possam eliminar o cheiro e reduzir a concentração de alguns dos poluentes existentes no fumo ambiental do tabaco, não são suficientes para remover a totalidade destes poluentes", lê-se no documento.

Entre as metas operacionais definidas nesta estratégia está ainda a oferta de consultas de apoio intensivo à cessação tabágica em 100 por cento dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde (ULS) até final de 2015.

As autoridades defendem ainda o aconselhamento para a cessação tabágica, com recurso a uma intervenção breve, em pelo menos metade dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) fumadores observados nos últimos três anos

Muito sinceramente, acho que o aumento do preço do tabaco não irá fazer as pessoas dependerem menos dele. É difícil uma pessoa largar um vicio, só porque este fica mais caro.

Acho que medidas para ajudar/prevenir as pessoas de começarem a fumar, ou para quem já é fumador, medidas para incentivar a procura de ajuda, são de louvar. Não me parece que aumentar o seu preço, faz com que a pessoa deixe de ser dependente.

Mas isto é um caso complicado. Tanto tenho amigos que simplesmente deixaram de fumar sem ajudas, porque tiveram força de vontade. Assim como tenho amigos que não o conseguem deixar de fazer.. mesmo procurando ajuda!

Tudo parte da força de vontade da pessoa. E o facto de aumentarem o preço, até pode ajudar a pessoa a ganhar coragem e força de vontade para evitar...

É uma boa questão, desculpem a sinceridade

Edited by Marotinhu
Link to comment
Share on other sites

Acho que o aumentar o preço não vai diminuir o consumo. Trata-se de um vicio!

Se querem manter um vicio, então que paguem por ele.

Mas olha, que as receitas fiscais relativas com o IVA do tabaco diminuíram no 1º semestre deste ano. O que significa que as pessoas estão a fumar menos.

Link to comment
Share on other sites

Claro que aumentar o preço vai diminuir o consumo. Pode ser uma redução insignificante em termos percentuais mas ninguém vai dizer "vou começar a fumar agora que está mais caro". Já o inverso vai acontecer algumas vezes.

Link to comment
Share on other sites

óbvio que não concordo com o aumento, o princípio do imposto e do diferencial prende-se com a sustentabilidade do serviço nacional de saúde e os cuidados presumivelmente maiores a um fumador, há uns tempos lembro-me de ler que actualmente já havia um racio positivo, logo é só chulice

só fuma quem quer, mas também só bebe quem quer por exemplo, vamos meter um imposto de 80%+ nas jolas e no vinho, o princípio é o mesmo...

BTW estou a deixar de fumar, só para não surgirem dúvidas

Link to comment
Share on other sites

talvez, mas é correcto?

Para mim não, e não há um unico argumento em contrário, o principio do imposto diferenciado por causa dos cuidados adicionais cai por terra quando há produtos semelhantes com critérios diferentes

Link to comment
Share on other sites

Mas alguém com dois dedos de testa acha que o objectivo deste aumento é a diminuição do nº de fumadores?

Tão preocupadinhos que eles estão.

O outro também queria tributar o fast-food por causa dos doenças cardiovasculares.

Isto é só para sacar mais algum ao zé pagode.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não sou fumador e acho que não é o preço que devia ser alterado, devia mesmo ser proibida a venda de tabaco, tal como acontece com outras drogas.

Mas como não há coragem para isso, então que aumentem os impostos sobre o tabaco.

Concordo com o aumento de preço. Fui fumador 13 anos, parei em 2005 quando já fumava 3 maços por dia.

Well done. :y:

Notaste diferenças no dia a dia ?

Link to comment
Share on other sites

Neste momento tenho inveja dos fumadores...

Se fosse fumador, bastava deixar de fumar, para compensar a baixa de salário que vou ter em 2013.

Well done. thumbsup.gif

Notaste diferenças no dia a dia ?

O meu Pai fumava 2 maços, quando deixou de fumar andou 1 ano a cuspir catarro preto de vez em quando, e as diferenças são enormes, segundo ele diz. Tosse acabou, sensação de falta de ar acabou, resistência aumentou... Muita coisa, demasiada diferença.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a medida, apesar de compreender que não o façam porque estão realmente preocupados com saúde. Continua a ser uma medida positiva.

Não querendo fazer disto um topico anti-tabaco vou listar aqui algumas informações úteis sobre o seu consumo:

Chemicals are added for organoleptic purposes and many boost the addictive properties of cigarettes, especially when burned.

One of the chemicals on the list, ammonia, helps convert bound nicotine molecules in tobacco smoke into free nicotine molecules. This process is known as freebasing which enhances the effect of the nicotine on the smoker.[37]

This is the list of 599 additives in cigarettes submitted: One significant issue is that while all these chemical compounds have been approved as additives to food, they were not tested by burning. Burning changes the properties of chemicals. More than 4,000 chemical compounds are created by burning a cigarette

Aprovaram os aditivos todos sem os testarem na forma que iam ser consumidos, faz sentido.

Tobacco-Related Mortality

  • More deaths are caused each year by tobacco use than by all deaths from human immunodeficiency virus (HIV), illegal drug use, alcohol use, motor vehicle injuries, suicides, and murders combined.1,2
  • Smoking cigarettes, pipes, or cigars increases the risk of dying from cancers of the lung, esophagus, larynx, and oral cavity.3,4
  • Smokeless tobacco is a known cause of human cancer.5 In addition, the nicotine in smokeless tobacco may increase the risk for sudden death from a condition where the heart does not beat properly (ventricular arrhythmias) and, as a result, the heart pumps little or no blood to the body's organs.5

Assustador ?


Increased Risk for Death Among Men
  • Men who smoke increase their risk of dying from bronchitis by nearly 10 times, from emphysema by nearly 10 times, and from lung cancer by more than 22 times.3,11
  • Smoking triples middle-aged men's risk of dying from heart disease.11

    Increased Risk for Death Among Women

    • Women who smoke increase their risk of dying from bronchitis by more than 10 times, from emphysema by more than 10 times, and from lung cancer by nearly 12 times.3,11
    • Between 1960 and 1990, deaths from lung cancer among women increased by more than 500%.12
    • Smoking triples middle-aged women's risk of dying from heart disease.11

    Dados do CDC

    Key facts

    [*]Tobacco kills up to half of its users.

    [*]Tobacco kills nearly six million people each year, of whom more than 5 million are users and ex users and more than 600 000 are nonsmokers exposed to second-hand smoke. Unless urgent action is taken, the annual death toll could rise to more than eight million by 2030.

    [*]Incidence of impotence is approximately 85 percent higher in male smokers compared to non-smokers, and is a key factor causing erectile dysfunction

    Quanto às taxas do tabaco:

    Taxes discourage tobacco use

    Tobacco taxes are the most effective way to reduce tobacco use, especially among young people and poor people. A tax increase that increases tobacco prices by 10% decreases tobacco consumption by about 4% in high-income countries and by up to 8% in low- and middle-income countries.

    Dados da World Health Organization.

    Perante estes dados é difícil compreender quem fuma. Estarão realmente consciente dos riscos ou será que entram em negação e pensam que é um risco mínimo que só acontece aos outros ?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.