Jump to content

Ajuda, Lisboa - Guarda sem portagens.


XUTOS-83
 Share

Recommended Posts

Sim, mas há dezenas de maneiras de fazer esse caminho e a do viamichelin está longe de ser a melhor, o que procuro é alguém que faça esse caminho e saiba a melhor relação qualidade/preço.

O viamichelin vai por castelo branco e demora 8h, para isso ia por coimbra que são umas 6.

Link to comment
Share on other sites

Queres um caminho turistico ou o mais rápido sem portagens ?

Mais rápido, com a melhor relação qualidade preço, por ex qd vou para norte mesmo q vá pela nacional vou sempre na A1 até ao carregado, n compensa minimamente estar a atravessar vila franca. Para a guarda irei ter que fazer partes na A23 mas pelo que sei outras fazem-se bem pelas alternativas.

6h ??! lolol

Por Coimbra devem ser umas 4/4:30 !

Estou a meter os tempos dos cálculos do viamichelin, tanto erra para uma rota como para a outra.

Link to comment
Share on other sites

Eu faço da Margem Sul até Covilhã sem pagar um tusto de portagens. Demoro 4 hs e picos com uma paragem em Ponte Sor para dar o lanche ao puto. Da Covilhã à Guarda tens de ver tu, mas sei que dá para ir pela nacional.

Como estás em Lx, terás de sair em Vila Franca, penso que o tempo não deve ser assim tão diferente.

Se te interessar posso por aqui o itenerário todo.

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Eu faço da Margem Sul até Covilhã sem pagar um tusto de portagens. Demoro 4 hs e picos com uma paragem em Ponte Sor para dar o lanche ao puto. Da Covilhã à Guarda tens de ver tu, mas sei que dá para ir pela nacional.

Como estás em Lx, terás de sair em Vila Franca, penso que o tempo não deve ser assim tão diferente.

Se te interessar posso por aqui o itenerário todo.

Agradecia.

Link to comment
Share on other sites

Pagas a A23 não ?

Não, vou sempre ao lado, excepto 3 troços não pagantes: 1º quando se passa a barragem do fratel e se é obrigado a usar a A23, até sair no Fratel. 2º De Castelo Branco Norte a Alcains, 3º de Fundão até Fundão Sul.

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Pagas a A23 não ?

Há um blog que explica tudo sobre como fazer essa zona sem pagar portagens:

http://dokatano.blogspot.pt/2011/11/como-evitar-as-portagens-na-a23-entre_29.html

Epá IC2 até Coimbra

IP3 direcção Tondela e IP5 andas um beques para trás...

Aí pelo meio, a seguir à barragem da Aguieira, é recomendável apanhar o IC12 para Mangualde. De Mangualde até lá é que não sei, mas também não seria muito guito pela A25...

Link to comment
Share on other sites

Eu faço da Margem Sul até Covilhã sem pagar um tusto de portagens. Demoro 4 hs e picos com uma paragem em Ponte Sor para dar o lanche ao puto. Da Covilhã à Guarda tens de ver tu, mas sei que dá para ir pela nacional.

Como estás em Lx, terás de sair em Vila Franca, penso que o tempo não deve ser assim tão diferente.

Se te interessar posso por aqui o itenerário todo.

Agradecia.

Ok, vou indicar o mais possível o trajecto que faço. Não sei ao certo os nomes das estradas, mas posso depois ajudar-te a descobrir&confirmar. Se tiveres android mete o tmndrive que te ajudará depois no caminho, se escolheres o evitar autoestradas.

Eu saio de Almada mas isso para ti pouco te interessará a menos que mores muito perto da ponte.

Sigo pela A2 até sair no Fogueteiro -> Coina (alternativa ir até Coina na A2 pagas 0,75€ acho).

Coina -> seguir pelo IC32 até ao fim (passa-se a entrada da Vasco da Gama, saida para Alcochete, etc).

Seguir em direcção à recta do cabo que vai para Vila Franca, mas antes de entrar nela, virar no cruzamento do Infantado, logo após o campo de tiro de Alcochete.

Seguir sempre em frente até à Portucale, aí encontra-se uma rotunda, onde se segue em frente, direcção Santo Estevão , Benavente, etc. Esta rotunda dá acesso a Lisboa por Vila Franca, pode dar-te jeito apanhá-la aqui.

Seguir sempre em frente em direcção a Couço(N119 e N251 acho).

Passando Couço, seguir em direcção a Montargil (ver no mapa um atalho que evita ir a Mora).

Montargil -> Ponte Sor (N2)

Ponte Sor -> Fratel, usando a N244, N118 e o IP2. Após fazeres o IP2 e passar a Barragem do Fratel entra-se na A23. Fazem-se cerca de 10Km e sai-se no Fratel, sem pagar nada.

Aqui é um pouco mais dificil de explicar, mas a partir daí é sempre seguir as placas que dizem Castelo Branco e evitar tudo o que seja entradas na A23. Ao principio apanham-se umas nacionais, mas depois é um IP qualquer mas não sei ao certo. Anda-se sempre ao lado da autoestrada.

Ao chegar a Castelo Branco, não sair logo na zona industrial nem Castelo branco Sul, seguindo sempre ao lado de CB até Castelo Branco Norte. Daqui a Alcains pode-se ir pela nacional ou pela A23 que também não se paga.

Em Alcains, não virar para o centro e seguir na direcção de Lardosa -> Soalheira / Alpedrinha / Fundao.

Na entrada do Fundão, na 1ª grande rotunda, virar à direita e entrar na A23 até se chegar a Fundão Norte,evita/se atravessar o Fundao. Sair da A23 em Fundão Norte, apanha-se a zona industrial. Seguir na direcção Covilhã (penso que N18). Seguir semrpe nesta estrada até à Guarda (acho).

Se eu demoro 4hs até ao Fundão parando em Ponte Sor (cerca de 15~30 minutos), tu também o deves fazer, isto a andar devagar. Só que do Fundão à Guarda é melhor contares com mais uma hora à vontade.

Se pensares em optar por este caminho, estuda o mapa e coloca depois as questões que tiveres.

NOTA: Ficou muito parecido com o sketch dos GF? lol2.gif

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Muito bom! Neste tópico está exactamente o caminho que descrevi. Como normalmente fico no Fundão, a dica de entrar em Castelo Novo para passar Alpedrinha e Fundão não conhecia. Esta é de valor e poupam-se uns 15 minutos para quem quer seguir em frente, como é o caso.

Do Fundão à Guarda, pela nacional não é meia hora, nem pensar. Essa informação não é correcta. Será certamente mais perto de 1 hora, confia. Se falam em portagem de 3 € e picos para esse troço, olha que se calhar é de valor.

Link to comment
Share on other sites

O pior é que como nunca passei por ai para mim isso é um bocado chinês, sou claramente um gajo do sul... 14.gif

Bem sem ver ainda mapas, a minha ideia é ir pelo teu caminho e voltar por Coimbra, fico a conhecer os dois e aproveito para ir cravar uma imperial a um alfacinha que emigrou para lá.

Link to comment
Share on other sites

Já fiz o meu road book com as indicações que estão aqui e de pessoal conhecido se for bem sucedido depois partilho tempo/custo.

A volta vai ser em modo passeio passando por Seia, Penacova, Coimbra.

Mais uma vez obrigado a todos.

Link to comment
Share on other sites

Já fiz o meu road book com as indicações que estão aqui e de pessoal conhecido se for bem sucedido depois partilho tempo/custo.

A volta vai ser em modo passeio passando por Seia, Penacova, Coimbra.

Mais uma vez obrigado a todos.

Se fosse do algarve ate la sabia dizer-te porque como sou de la ja perdi as contas as vezes que la fui, mas de lisboa e que ja nao conheço nada xD

Link to comment
Share on other sites

Já fiz o meu road book com as indicações que estão aqui e de pessoal conhecido se for bem sucedido depois partilho tempo/custo.

A volta vai ser em modo passeio passando por Seia, Penacova, Coimbra.

Mais uma vez obrigado a todos.

Tens duas hipóteses para ir de Penacova a Coimbra:

1 - Pela Serra do Buçaco(Muita curva, alguma paisagem).

2 - Uma estrada ao longo do Mondego simplesmente divinal, cheia de vegetação e sempre com o rio ao lado.

Da Guarda a Seia, recomendava-te um itenerário pela Serra da Estrela e Serra do Açor, mas aqui já estou a puxar a brasa à minha sardinha que ainda este ano andei por lá( de carro e de bicicleta :P )

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.