Jump to content

adeus HDTV... olá UHDTV...


cyberurbis
 Share

Recommended Posts

Aprovada TV de Ultra-Alta Definição, Super Hi-Vision TV

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) aprovou um novo formato de televisão, a TV de Ultra-Alta Definição (UHDTV).

Com resolução 16 vezes superior ao formato actual, apresenta maior nitidez, promete revolucionar o meio tecnológico e melhorar a experiência visual e auditiva do telespectador.

A notícia avançada pela BBC News dá conta que esta revolucionária tecnologia já foi testada nos jogos olímpicos em Londres, pela emissora estatal japonesa NHK.

Este novo padrão televisivo oferece ao telespectador uma resolução de 7,680 por 4,320 pixels, o equivalente a 32 mega pixeis de uma câmara fotográfica. O telespectador tem a sensação de estar presente no acontecimento, esclareceu a BBC.

A grande revolução assenta na nitidez das imagens vídeo, sendo a mesma 16 vezes superior ao actual formato, Televisão de Alta Definição (HDTV).

Para desenvolver a TV de Ultra-Alta Definição, foram necessários, à OVUM – empresa responsável pelo lançamento, mais de 15 anos de investigação.

A OVUM, de forma a obter estes resultados, no que diz respeito à nitidez das imagens vídeo, desenvolveu três câmaras com resolução superior ao actual formato, que permitem captar uma imagem com uma resolução de 33.177 - 60 pixels. Mais 31.104 pixels do que a TV de Alta Definição.

O Super Hi-Vision Tv permite ao telespectador ter uma experiência visual semelhante ao 3D, sem necessidade de recorrer aos óculos de três dimensões ou seja “a experiência de ver e ouvir é drasticamente aumentada pela Super Hi-Vision”, declarou à BBC o consultor Jonathan Doran.

Doran garantiu ainda, à mesma cadeia de televisão, que o Super Hi-Vison Tv “é um desenvolvimento muito mais significativo do que o 3D”.

in Público

No fundo, o aumento da resolução, é só uma questão de tempo. Tempo para desenvolver redes que aguentem estes fluxos de dados...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Super Hi-Vision Tv permite ao telespectador ter uma experiência visual semelhante ao 3D, sem necessidade de recorrer aos óculos de três dimensões ou seja “a experiência de ver e ouvir é drasticamente aumentada pela Super Hi-Vision”, declarou à BBC o consultor Jonathan Doran.

Ok, um pouco exagerado não?

O belo do marketing que tem existido na área a fazer das suas :P

Link to comment
Share on other sites

O Super Hi-Vision Tv permite ao telespectador ter uma experiência visual semelhante ao 3D, sem necessidade de recorrer aos óculos de três dimensões ou seja “a experiência de ver e ouvir é drasticamente aumentada pela Super Hi-Vision”, declarou à BBC o consultor Jonathan Doran.

Ok, um pouco exagerado não?

O belo do marketing que tem existido na área a fazer das suas harhar.gif

Poderá haver uma pitada de verdade. Dizem que o hobbit gravado a 4k 48fps no cinema é como se tivesse um buraco na tela para um mundo alternativo. Este novo formato tem o dobro, 8k.

Mas ainda são raros os canais a passar HD verdadeiro quanto mais isto.

Link to comment
Share on other sites

Será que é mesmo necessário mais de 1080P numa TV até 50"?

É que a imagem já me parece completamente perfeita, logo não sei se teríamos ganhos reais.

Notar nota-se sempre em filme corrido, mesmo que a diferença não pareça muita analisando imagem a imagem.

Link to comment
Share on other sites

Será que é mesmo necessário mais de 1080P numa TV até 50"?

É que a imagem já me parece completamente perfeita, logo não sei se teríamos ganhos reais.

Notar nota-se sempre em filme corrido, mesmo que a diferença não pareça muita analisando imagem a imagem.

Acho que notaria mais o aumento do framerate, porque 24fps acho que é pouco. Aumentarem isso para 60fps, para mim era o ideal.

Link to comment
Share on other sites

O The Hobbit tá a ser filmado a 48fps e dizem que aquilo fica um bocado estranho. A exibição normal vai ser a 24fps.

Onde é qe viste isso ? é que não faz qualquer sentido

Faz algum.

Pesquisa por soap opera effect.

Link to comment
Share on other sites

O The Hobbit tá a ser filmado a 48fps e dizem que aquilo fica um bocado estranho. A exibição normal vai ser a 24fps.

Onde é qe viste isso ? é que não faz qualquer sentido

Faz algum.

Pesquisa por soap opera effect.

Esse efeito é totalmente diferente das 48fps. Tirar o Intelligent Frame da minha TV foi uma das primeiras coisas que fiz, tenta fazer uma simulacao mas o que acabar por fazer é dar um efeito de lag/arrastão coisa que as 48fps original nao faz.

O que explica melhor o efeito é os filmes caseiros. Com os 48fps parece isso mesmo um video real e não uma gravacao "falsa" como os filmes até hoje. É uma questão de habituação mas não haja duvidas que o realismo é maior.

Mas onde é que viste que ia ser reproduzido a 24fps no cinema ? Tudo o que li até agora diz que vai ser com os 48fps originais.

Edited by Pablo Empanada
Link to comment
Share on other sites

Os nossos olhos estão habituados a ver filmes a 24fps, por isso é natural acharmos estranho se aparecer com o dobro da framerate.

Mas não tenho duvidas, que após haver habituação à nova framerate, que será muito melhor.

Link to comment
Share on other sites

I agree, é mais uma questão de hábito do que outra coisa.

O mal é que o formato PAL e NTSC prendem-se muitos nesses valores de FPS, e a menos que seja criado um formato de raiz (tipo PAL2), ninguém vai alterar isso definitivamente.

Link to comment
Share on other sites

I agree, é mais uma questão de hábito do que outra coisa.

O mal é que o formato PAL e NTSC prendem-se muitos nesses valores de FPS, e a menos que seja criado um formato de raiz (tipo PAL2), ninguém vai alterar isso definitivamente.

Eu nem sei bem porque escolheram inicialmente 24fps... Porque é uma framerate muito baixa para os nossos olhos.

Talvez tenha sido por limitações de hardware na altura. Mas com o evoluir da tecnologia, já era mais que tempo de aumentar esses valores. Também o fizeram com a resolução.

Link to comment
Share on other sites

Ficou 24fps pois os produtores de filmes da altura chegaram a consenso que esse seria o valor mais baixo que seria "aceitável" para o olho humano. Acima disso seria desperdício de fita.

Se bem me lembro foi devido às limitações da tecnologia da altura, a fita.

Para filmes de acção isto é um must, deixaremos de ver as cenas todas cheias de blurr sem perceber realmente o que se está a passar a la Transformers.

Edited by Pablo Empanada
Link to comment
Share on other sites

E para mim é uma foda porque tenho que renderizar mais frames por cada segundo dry.png

Isso é nos filmes de animação :P

Seja como for, o tempo apenas duplica certo? O que dantes demoravas 1 hora a fazer, passas a demorar 2 horas.

Link to comment
Share on other sites

E para mim é uma foda porque tenho que renderizar mais frames por cada segundo dry.png

Isso é nos filmes de animação harhar.gif

Seja como for, o tempo apenas duplica certo? O que dantes demoravas 1 hora a fazer, passas a demorar 2 horas.

Para renderização é.. Mas duplica o tempo de render do 3D, duplica o tempo de render da pós-produção e duplica o tempo de render da edição..

A animar, não se nota tanto, porque apesar de estarmos a usar mais fps, o tempo real tem que ser o mesmo.. Ou seja, para dar uma cambalhota demoro sempre 1 segundo, independentemente do número de frames que compõem esse segundo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.