Jump to content

Companhia aérea estatal sul-africana não aceita pilotos brancos


Revenge
 Share

Recommended Posts

Companhia aérea estatal sul-africana não aceita pilotos brancos

A companhia aérea South African Airways (SAA) anunciou que não admitirá pilotos-cadetes de raça branca para os seus quadros de pessoal, pretendendo com a medida "ajustar a demografia humana da empresa à demografia do país".

O jornal Beeld, que esta sexta-feira noticiou a nova política de admissões da transportadora aérea nacional, relatou o caso de um jovem candidato, detentor de uma licença de piloto comercial, que foi sumariamente rejeitado pela SAA por ser branco.

Na sequência da reportagem, o porta-voz da empresa confirmou ao jornal que, ao abrigo dos novos regulamentos internos, a SAA não admite mais pilotos para treino que sejam de raça branca, considerando a medida no âmbito da política oficial de ação afirmativa e que se destina a "inverter as desigualdades do passado".

"Apenas 15 por cento dos nossos pilotos são não brancos, e nesses incluem-se indianos e mestiços. Os restantes são brancos e 91 por cento do sexo masculino", explicou o porta-voz, Kabelo Ledwaba.

Ledwaba reiterou que a SAA apenas admitirá pilotos, ou pilotos-cadetes, de raça branca, em casos em que não consiga encontrar ou recrutar não-brancos para as tripulações das suas aeronaves.

Reagindo à notícia, a maior força da oposição parlamentar (a Aliança Democrática, AD), considerou "lamentável que a SAA tenha decidido excluir pessoas dos seus programas de treino de pilotos, com base na raça ou género".

"Nenhum sul-africano deveria ser excluído do mercado de trabalho com base na cor da sua pele ou na combinação de cromossomas que por acaso possui", disse a deputada da AD Natasha Michael.

Michael referiu que "a descriminação racial era o conceito do apartheid e não tem lugar na Africa do Sul democrática", afirmando que a Aliança Democrática é inequivocamente contrária à ideia de impor quotas raciais de forma generalizada porque tal atitude é uma forma de descriminação tão grave como o foi o regime do "apartheid".

Também o sindicato Solidariedade criticou severamente a companhia aérea estatal na sequência das notícias vindas esta sexta-feira a lume. O seu secretário-geral, Dirk Henman, ameaçou lançar uma campanha destinada a desviar passageiros da SAA para outras companhias aéreas se a política de admissões não for de imediato abandonada a favor de outra mais justa e equilibrada.

Fdp's de Racistas...

Se fosse ao contrario, já estava tudo de pernas para o ar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

"Apenas 15 por cento dos nossos pilotos são não brancos, e nesses incluem-se indianos e mestiços. Os restantes são brancos e 91 por cento do sexo masculino",

esta parte diz tudo.... ah certas accoes que as pessoas deveriam mais pensar na atitude do que na cor.... para um bom intendedor meia palavra basta!!!! essas politicas funciona em TUDO ! aqui na england ( e em qualquer pais) a percentagem de contratacoes de estranjeiros e controlada (so quando lhes convem)!!! e agora vais me dizer que os ingles sao racistas !? lol

Link to comment
Share on other sites

Esta parte diz tudo.... certas acções que as pessoas deveriam mais pensar na atitude do que na cor.... para um bom entendedor meia palavra basta!!!! Essas políticas funcionam em TUDO ! Aqui em Inglaterra (e em qualquer país) a percentagem de contratações de estrangeiros é controlada (só quando lhes convém)!!! E agora vais me dizer que os ingleses são racistas!? lol

Quanto à notícia, acho ridículo!

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Os Ingleses duma maneira geral são muito racistas sim, mas não em relação a cores, é mesmo em relação a tudo o que não é Inglês, eu diria que é mais conservadorismo que racismo.

Nesse aspecto acho que Portugal ainda é dos países mais tolerantes do mundo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.