Jump to content

Ajudinha no arranque de um pc


timicoper
 Share

Recommended Posts

Pessoal precisava de alguma alma caridosa entendida nestas matérias de arranque,

um amigo pediu-me para lhe formatar o desktop, quando vou para ligar o pc deparo-me com estes dois ecrãs,

1º aparece este

http://postimage.org/image/nc0s5uehh/

faço esc

http://postimage.org/image/ca1jeeovl/

depois, tanto faz se escolho qualquer uma das opções dos "F"'s (F11, F12 etc), fica neste ecrã parado

http://postimage.org/image/6hzya0ds3/

Alguém me sabe dizer o que é isto? Memórias, disco, gráfica, motherboard?????'

Alguém sabe?

Abraços e obrigado

(Já agora, qual é o servidor que o FNF aceita para por imagens aqui? ou como é que eu faço upload de uma imagem do pc para um tópico?)

Edited by timicoper
Link to comment
Share on other sites

Quantos discos tem o PC do teu amigo?

Isso a mim não me parece qualquer problema com MOBO, GPU ou RAM... parece-me ser apenas uma Bios mal configurada, ou então os Discos estão mal ligados.

sobre as imagens... eu pessoalmente uso o tinypic. fazes o upload, pegas no link directo para a imagem, clicas no pequeno botão para inserir imagens no editor de texto do fórum (é o pequeno quadrado colorido que encontras na mesma barra de ferramentas do Bold e Itálico) e inseres o link que copiaste do tinypic lá wink4.gif

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Parece que algum dos dispositivos que estão na lista de boot do PC está com problemas.

Ele detecta do HDD, logo não deve ser dele, por isso caso a torre tenha um leitor de CD's, pode muito bem ser essa a causa.

Desliga o leitor ou leitores de CD's do power, e tenta fazer boot ao PC.

Edited by JP--
Link to comment
Share on other sites

Se tento ir ao setup para fazer qualquer coisa na BIOS ele fica com um ecrã preto sem nada. O PC só tem um disco.

Vou experimentar desligar o leitor de CD's

OBRIGADO

Parece que algum dos dispositivos que estão na lista de boot do PC está com problemas.

Ele detecta do HDD, logo não deve ser dele, por isso caso a torre tenha um leitor de CD's, pode muito bem ser essa a causa.

Desliga o leitor ou leitores de CD's do power, e tenta fazer boot ao PC.

Tirando o leitor de CD's realmente ele deixa de bloquear no 1º ecrã (OBRIGADO) mas avança para o 2º e não sai de la

Actualização, entretanto já consigo entrar na BIOS, mas acho que isto deve ser mais grave do que aparenta...

Se fica 1 ou 2 min parado sem eu fazer nada ele bloqueia e não da para mexer em nada...

Será mm motherboard?

Edited by timicoper
Link to comment
Share on other sites

Isso parece aquecimento do processador, pela BIOS dá para ver que esse computador teve o seu auge quando o Sporting foi campeão, uma limpeza em condições e massa térmica no CPU devem resolver o problema.

Link to comment
Share on other sites

Update, as configurações da BIOS estavam para high perfomance, mudei para optimal e já consegui chegar ao windows (que também não funcionava bem, tive de entrar em modo de segurança para dar.)

Só mais uma questão, é possível que o firmware seja tão antigo que não dê para arrancar pela pen usb (onde tenho o Windows 7)?

Também já está resolvido!!!

OBRIGADO PELA VOSSA AJUDA!!

Sem querer ser chato, mas já a ser, isto tem XP e eu queria por o 7, mas quando vai fazer o boot da pen diz "erro de leitura, faça ctrl alt del"

tenho de 1º passar para vista??

Edited by timicoper
Link to comment
Share on other sites

Embora consigas meter o Win7 nesse PC, esse P4 com 512mb de RAM já há muito que está a precisar de uma reforma.

De qualquer forma, e caso querias mesmo meter Win7, toma em conta que a performance 3D de jogos tipo CS1.6 e afins vai levar um major impact.

Um XP com uma skin bonitinha não deixa de ser o melhor SO que podes meter ai.

Link to comment
Share on other sites

espero que nao te importes que use o teu topico para meter a minha duvida

aconteceu-me agora precisamente o mesmo,

o pc andava a ficar lento, decidi formatar e ao reiniciar nao arranca tb nao passa da 1º imagem, nem consigo ir à BIOS

ja desliguei a drive de cd's e continua igual, tentei iniciar com o live cd do ubutun, mas nao passa mesmo da 1º imagem

alguma ideia?

Link to comment
Share on other sites

espero que nao te importes que use o teu topico para meter a minha duvida

aconteceu-me agora precisamente o mesmo,

o pc andava a ficar lento, decidi formatar e ao reiniciar nao arranca tb nao passa da 1º imagem, nem consigo ir à BIOS

ja desliguei a drive de cd's e continua igual, tentei iniciar com o live cd do ubutun, mas nao passa mesmo da 1º imagem

alguma ideia?

mas não passa da 1ª imagem, mesmo clicando nas opções (F11 ou outra) que o arranque te sugere?

Link to comment
Share on other sites

Update, as configurações da BIOS estavam para high perfomance, mudei para optimal e já consegui chegar ao windows (que também não funcionava bem, tive de entrar em modo de segurança para dar.)

Só mais uma questão, é possível que o firmware seja tão antigo que não dê para arrancar pela pen usb (onde tenho o Windows 7)?

Também já está resolvido!!!

OBRIGADO PELA VOSSA AJUDA!!

Sem querer ser chato, mas já a ser, isto tem XP e eu queria por o 7, mas quando vai fazer o boot da pen diz "erro de leitura, faça ctrl alt del"

tenho de 1º passar para vista??

Isso da pen tens de usar o Plop Linux ( gravar a imagem para CD) para arrancares a pen por usb. É o que eu faço com o meu P4 3,2ghz com 2GB de ram.

Essa coisa com apenas 512MB vai ficar lento no W7. Eu só tinha 1GB e aumentar para 2GB notei uma diferença brutal.

LiveCD 82 MB ploplinux-4.2.2.iso

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Bem, já funciona, já liga... que foi mesmo a única coisa q consegui fazer.

Tentar instalar pelo Windows não dá, o 7 não deixa pq isto tá no XP SP1 e o vista quando começa a instalar bloqueia.

Pelo boot Windows 7 dá erro e o vista também.

Seguindo o vosso conselho e tentando instalar o XP também não dá, bloqueia...

Parece que ele vai ter de se contentar com o que tem ou então comprar uns componentes novos para a máquina.

Obrigado a todos pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

espero que nao te importes que use o teu topico para meter a minha duvida

aconteceu-me agora precisamente o mesmo,

o pc andava a ficar lento, decidi formatar e ao reiniciar nao arranca tb nao passa da 1º imagem, nem consigo ir à BIOS

ja desliguei a drive de cd's e continua igual, tentei iniciar com o live cd do ubutun, mas nao passa mesmo da 1º imagem

alguma ideia?

mas não passa da 1ª imagem, mesmo clicando nas opções (F11 ou outra) que o arranque te sugere?

não dá mesmo nada, aparece so a imagem onde detecta o hdd e a drive dvd e mais nada

ja carreguei em todas as teclas F's e no del (para ir a BIOS) e nao passa nada

ps: foi ao formatar no primeiro arranque que ficou assim, sebem que o pc ja vinha a ficar lento em certas situações, nao sei se algum componente a ir à vida

Edited by Jotha
Link to comment
Share on other sites

espero que nao te importes que use o teu topico para meter a minha duvida

aconteceu-me agora precisamente o mesmo,

o pc andava a ficar lento, decidi formatar e ao reiniciar nao arranca tb nao passa da 1º imagem, nem consigo ir à BIOS

ja desliguei a drive de cd's e continua igual, tentei iniciar com o live cd do ubutun, mas nao passa mesmo da 1º imagem

alguma ideia?

mas não passa da 1ª imagem, mesmo clicando nas opções (F11 ou outra) que o arranque te sugere?

não dá mesmo nada, aparece so a imagem onde detecta o hdd e a drive dvd e mais nada

ja carreguei em todas as teclas F's e no del (para ir a BIOS) e nao passa nada

ps: foi ao formatar no primeiro arranque que ficou assim, sebem que o pc ja vinha a ficar lento em certas situações, nao sei se algum componente a ir à vida

Tentaste fazer reset à BIOS?

Link to comment
Share on other sites

^^thnks ;)

de computadores nao percebo muito, mas vou pesquisar para ver como se faz isso

edit: vi que existe duas hipoteses de fazer reset:

1 - Alterar a posição do Jumper para reset do Bios.

2 - Remover a bateria Bios durante alguns minutos.

nao vi nenhum jumper por isso só tirei a bateria estou agora a aguardar uns minutos

mais de 10min com a bateria fora e nada está na mesma

Edited by Jotha
Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do que aconteceu com o timicoper, no teu caso pode ser o HDD a não responder como deve ser, e a BIOS perde-se no arranque porque está à espera dessa resposta.

O ideal seria testar com um live CD ou live USB de uma distro linux ou mesmo do Hiren's Boot CD para veres se as coisas correm bem sem o HDD ligado.

Link to comment
Share on other sites

Caso seja um PC antigo, o HDD poderá estar ligado por um flat cabble ATA (aquele cinzento de 40pins). Esses cabos são propícios a maus contactos, ou seja, testa com outro cabo que tenhas por ai.

Caso contrário, e se não há overclocks nem nada do género à mistura, vais mesmo precisar de um outro HDD ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.