Jump to content

Dúvida Excel


camurso_
 Share

Recommended Posts

^^

Se todas as entradas tiveram os 6 dígitos à direita podes simplesmente fazer

=RIGHT(A, 6)

Caso possam ter um número aleatório de dígitos, penso que podes sempre converter para numérico usando a função VALUE

=VALUE(A)

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
On 10/28/2022 at 8:03 PM, GODfromage said:

Esta deve ser básica mas nao estou a chegar lá

Célula A

000000000000000867459

Na célula B quero 867459

Nas 300 e tal entradas que tenho, quero que o excel me devolva apenas os 6 dígitos à direita

Proxima vez, basta perguntar ao ChatGPT e ele resolve o teu problema e ainda te explica como fez :-..

image.png

  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Como ainda não encontro exactamente o que quero no Google, pode ser que entretanto vocês tenham uma boa sugestão. 

Criar um calendário "de férias" no Excel. 

2 sheets 

Primeira, listagem de 15 pessoas, uma por linha. 

Nas colunas criar de forma ordenada os 365 dias de 2023.

Até aqui em último recurso faço tudo à unha. Mas agora imaginem que a pessoa X tem férias entre 10 e 17 de Maio. Eu na sheet 1 tenho essas células pintadas. 

Na sheet 2 basicamente quero uma cópia da estrutura da primeira sheet sobre a qual será lançado o horário diário de cada um, mas cada vez que um desses dias for de férias, ele sobrepõe a informação que estava na outra sheet para aquele dia e não permite edição. 

 

Mas se esses dias de férias mudarem, aquelas células na folha 2 voltam a estar livres e passam a bloquear as correspondentes aos novos dias de férias. 

Link to comment
Share on other sites

Todas as celulas da segunda folha têm de ter uma condição a aplicar a todas as celulas da primeira folha. 

Ou if condition baseado na cor da célula (precisa ser em VBA) ou então arranjas maneira de meter 1 e 0 nos dias de férias (numa coluna ao lado, por exemplo) e usas isso para a if condition. 

Link to comment
Share on other sites

Se disser que todas as células vazias na sheet 1 são 0, sempre que escrever algo, passarão a ser ≠ 0.

Depois devo conseguir criar uma condição na sheet 2 a dizer se célula na sheet 1 for ≠ 0, mostrar célula da sheet 1, caso contrário não fazer nada.

Ou estou a falhar em algo?

Link to comment
Share on other sites

55 minutes ago, GODfromage said:

Por acaso acho que é a tradução da Microsoft para PT PT. 

@Mini0n

De automação essa sugestão teve zero. 

Tenho que experimentar no Excel formula bot. 

Não perguntaste nada. Não pediste automação. Isto tem limites. :-..

 

 

Quote

Para criar o calendário de férias no Excel, primeiro crie a primeira sheet com a listagem das 15 pessoas e as colunas para os 365 dias do ano. Depois, pinte as células correspondentes aos dias de férias da pessoa X, na linha dela.

 

Na sheet 2, crie uma cópia da estrutura da primeira sheet, com as mesmas 15 linhas e as colunas para os 365 dias do ano. Depois, adicione uma fórmula de verificação de correspondência entre as células da sheet 1 e da sheet 2, para verificar se a célula da sheet 2 corresponde a um dia de férias na sheet 1.

 

A fórmula pode ser algo como: =SE(sheet1!A1=sheet2!A1; "Férias"; "")

 

Essa fórmula verifica se a célula A1 da sheet 1 é igual à célula A1 da sheet 2. Se for igual, ela retorna "Férias" na célula da sheet 2. Se não for igual, ela retorna uma string vazia ("").

 

Você pode ajustar essa fórmula para comparar as células correspondentes em cada linha e coluna, e usar a função CORRESP() para facilitar a comparação das células.

 

Para bloquear as células correspondentes aos dias de férias na sheet 2, basta selecionar essas células e usar a opção "Bloquear células" na guia "Revisão" do Excel.

 

Se os dias de férias mudarem, basta atualizar as células correspondentes na sheet 1 e as células da sheet 2 serão atualizadas automaticamente, com a ajuda da fórmula de verificação de correspondência.

E assim? Fiz a mesma pergunta. Já vejo fórmulas.

 

Quote

Quero automação no excel e a resposta tem de ser em português de Portugal.

Quote

 Para automatizar o processo de criação do calendário de férias no Excel, você pode usar fórmulas e funções para comparar as células correspondentes entre as duas sheets e determinar se uma célula da sheet 2 corresponde a um dia de férias na sheet 1.

Uma forma de fazer isso é usar a função SE(), que verifica se uma condição é verdadeira ou falsa e retorna um resultado específico dependendo do resultado da verificação.

Por exemplo, a fórmula a seguir verifica se a célula A1 da sheet 1 é igual à célula A1 da sheet 2:

=SE(sheet1!A1=sheet2!A1; "Férias"; "")

Se a célula A1 da sheet 1 for igual à célula A1 da sheet 2, a fórmula retorna "Férias" na célula da sheet 2. Se não for igual, ela retorna uma string vazia ("").

Para aplicar essa fórmula a todas as células da sheet 2, basta arrastar ou copiar a fórmula para as demais células. É importante lembrar de usar o sinal de exclamação (!) para indicar o nome das sheets e o símbolo de "igual" (=) para comparar as células.

Depois de adicionar a fórmula, basta selecionar as células correspondentes aos dias de férias na sheet 2 e usar a opção "Bloquear células" na guia "Revisão" do Excel para impedir que essas células sejam editadas. Se os dias de férias mudarem, basta atualizar as células correspondentes na sheet 1 e as células da sheet 2 serão atualizadas automaticamente, com a ajuda da fórmula de verificação de correspondência.

 

Edited by Mini0n
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, GODfromage said:

Se disser que todas as células vazias na sheet 1 são 0, sempre que escrever algo, passarão a ser ≠ 0.

Depois devo conseguir criar uma condição na sheet 2 a dizer se célula na sheet 1 for ≠ 0, mostrar célula da sheet 1, caso contrário não fazer nada.

Ou estou a falhar em algo?

Acho q sim. 

Link to comment
Share on other sites

On 1/6/2023 at 6:09 PM, GODfromage said:

ele sobrepõe a informação que estava na outra sheet para aquele dia e não permite edição

só vi agora, mas não devo ter epercebido a questão

podes fazer data validation com fórmula

 

do estilo

fiz um igual da coluna D à coluna A

 

depois um data validation se na coluna esquerda for numero permite numero

ye9pEjq.png

 

se não for numero não permite

Rc0NfEM.png

 

 

não era isto?

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

O office 365 não devia incluir a versão mais actualizada do excel já que se trata duma anuidade? 

Como raio em vídeos com dicas pela net, aparecem funções que não existem no meu? 

Tipo, eu para inserir check boxes tenho que activar a aba de developer e aquilo nem formatado na célula fica, mas depois há vídeos onde o Excel tem essa opção na aba do inserir e fica direitinho. 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Sheet 1

 

Coluna 1

Tarefa A

Tarefa B

Tarefa C

Tareda D

 

Na coluna 2 coloco um X (ou uma checkbox para ser accionada).

Automaticamente essa tarefa passa a aparecer na Sheet 2. Imagina que seleciono a tarefa B e C. Carregas na Sheet 2 e apenas te aparece a

Tarefa B

Tarefa C

 

Vou a print, e a set print área definida é essa (ou apenas as linhas com as tarefas escolhidas), ou então toda a folha da sheet 2, mas de forma a que saia numa página.

Link to comment
Share on other sites

Para resolver esse problema, você pode utilizar a função "FILTRO" do Excel na sheet 2 para exibir apenas as tarefas que possuem um "X" na coluna B da sheet 1.

Aqui está um passo a passo para fazer isso:

Na sheet 1, crie a lista de tarefas na coluna A, e coloque um "X" na coluna B para as tarefas que você deseja exibir na sheet 2.

Na sheet 2, selecione a célula A1, onde a lista de tarefas filtradas será exibida.

Digite a seguinte fórmula na célula A1:

=FILTRO(Sheet1!A:A,Sheet1!B:B="X")

Essa fórmula usa a função "FILTRO" para filtrar a lista de tarefas da sheet 1, exibindo apenas as tarefas que possuem um "X" na coluna B.

Pressione Enter para aplicar a fórmula. A lista de tarefas filtradas deve ser exibida na sheet 2.

Opcionalmente, você pode formatar a lista de tarefas na sheet 2 para torná-la mais legível ou adicionar outras informações relacionadas às tarefas, se necessário.

Dessa forma, sempre que você colocar um "X" na coluna B de uma tarefa na sheet 1, ela será exibida automaticamente na lista de tarefas filtradas na sheet 2.

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

1 hour ago, GODfromage said:

Sheet 1

 

Coluna 1

Tarefa A

Tarefa B

Tarefa C

Tareda D

 

Na coluna 2 coloco um X (ou uma checkbox para ser accionada).

Automaticamente essa tarefa passa a aparecer na Sheet 2. Imagina que seleciono a tarefa B e C. Carregas na Sheet 2 e apenas te aparece a

Tarefa B

Tarefa C

 

Vou a print, e a set print área definida é essa (ou apenas as linhas com as tarefas escolhidas), ou então toda a folha da sheet 2, mas de forma a que saia numa página.

Filter(range; range condição="x")

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aproveitando a leva,

matriz

      A           B         C       D

1    H90     H90

2    F89     F89

3   N90     H90

4   J90      J90

 

Procuro um teste para ele verificar se em cada coluna existe pelo menos uma célula com H90 e outra com N90. Caso positivo ok, caso contrário KO.

Tenho IF(And(Search("H90";{A1,A4});{SEARCH("N90";{A1,A4}))

Mas devolve erro de valor.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.