GODfromage Posted October 28, 2022 Share Posted October 28, 2022 Esta deve ser básica mas nao estou a chegar lá Célula A 000000000000000867459 Na célula B quero 867459 Nas 300 e tal entradas que tenho, quero que o excel me devolva apenas os 6 dígitos à direita Link to comment Share on other sites More sharing options...
doctore Posted October 28, 2022 Share Posted October 28, 2022 ^^ Se todas as entradas tiveram os 6 dígitos à direita podes simplesmente fazer =RIGHT(A, 6) Caso possam ter um número aleatório de dígitos, penso que podes sempre converter para numérico usando a função VALUE =VALUE(A) 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revenge Posted December 8, 2022 Share Posted December 8, 2022 On 10/28/2022 at 8:03 PM, GODfromage said: Esta deve ser básica mas nao estou a chegar lá Célula A 000000000000000867459 Na célula B quero 867459 Nas 300 e tal entradas que tenho, quero que o excel me devolva apenas os 6 dígitos à direita Proxima vez, basta perguntar ao ChatGPT e ele resolve o teu problema e ainda te explica como fez 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted December 8, 2022 Share Posted December 8, 2022 O fnf deixa de ser preciso? Apaga isso Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revenge Posted December 8, 2022 Share Posted December 8, 2022 7 minutes ago, GODfromage said: O fnf deixa de ser preciso? Apaga isso Yep, o FNF vai deixar de ser necessário: Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted December 8, 2022 Share Posted December 8, 2022 (edited) Ufa, essa nossa "versão" é muito conas de sabão. Ainda há utilidade para o fnf. Edited December 9, 2022 by GODfromage 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 Como ainda não encontro exactamente o que quero no Google, pode ser que entretanto vocês tenham uma boa sugestão. Criar um calendário "de férias" no Excel. 2 sheets Primeira, listagem de 15 pessoas, uma por linha. Nas colunas criar de forma ordenada os 365 dias de 2023. Até aqui em último recurso faço tudo à unha. Mas agora imaginem que a pessoa X tem férias entre 10 e 17 de Maio. Eu na sheet 1 tenho essas células pintadas. Na sheet 2 basicamente quero uma cópia da estrutura da primeira sheet sobre a qual será lançado o horário diário de cada um, mas cada vez que um desses dias for de férias, ele sobrepõe a informação que estava na outra sheet para aquele dia e não permite edição. Mas se esses dias de férias mudarem, aquelas células na folha 2 voltam a estar livres e passam a bloquear as correspondentes aos novos dias de férias. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HERiTAGE Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 Todas as celulas da segunda folha têm de ter uma condição a aplicar a todas as celulas da primeira folha. Ou if condition baseado na cor da célula (precisa ser em VBA) ou então arranjas maneira de meter 1 e 0 nos dias de férias (numa coluna ao lado, por exemplo) e usas isso para a if condition. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 Se disser que todas as células vazias na sheet 1 são 0, sempre que escrever algo, passarão a ser ≠ 0. Depois devo conseguir criar uma condição na sheet 2 a dizer se célula na sheet 1 for ≠ 0, mostrar célula da sheet 1, caso contrário não fazer nada. Ou estou a falhar em algo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mini0n Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skaazi Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 "abra o Excel e crie uma nova planilha" Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 (edited) Por acaso acho que é a tradução da Microsoft para PT PT. @Mini0n De automação essa sugestão teve zero. Tenho que experimentar no Excel formula bot. Edited January 6, 2023 by GODfromage Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mini0n Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 (edited) 55 minutes ago, GODfromage said: Por acaso acho que é a tradução da Microsoft para PT PT. @Mini0n De automação essa sugestão teve zero. Tenho que experimentar no Excel formula bot. Não perguntaste nada. Não pediste automação. Isto tem limites. Quote Para criar o calendário de férias no Excel, primeiro crie a primeira sheet com a listagem das 15 pessoas e as colunas para os 365 dias do ano. Depois, pinte as células correspondentes aos dias de férias da pessoa X, na linha dela. Na sheet 2, crie uma cópia da estrutura da primeira sheet, com as mesmas 15 linhas e as colunas para os 365 dias do ano. Depois, adicione uma fórmula de verificação de correspondência entre as células da sheet 1 e da sheet 2, para verificar se a célula da sheet 2 corresponde a um dia de férias na sheet 1. A fórmula pode ser algo como: =SE(sheet1!A1=sheet2!A1; "Férias"; "") Essa fórmula verifica se a célula A1 da sheet 1 é igual à célula A1 da sheet 2. Se for igual, ela retorna "Férias" na célula da sheet 2. Se não for igual, ela retorna uma string vazia (""). Você pode ajustar essa fórmula para comparar as células correspondentes em cada linha e coluna, e usar a função CORRESP() para facilitar a comparação das células. Para bloquear as células correspondentes aos dias de férias na sheet 2, basta selecionar essas células e usar a opção "Bloquear células" na guia "Revisão" do Excel. Se os dias de férias mudarem, basta atualizar as células correspondentes na sheet 1 e as células da sheet 2 serão atualizadas automaticamente, com a ajuda da fórmula de verificação de correspondência. E assim? Fiz a mesma pergunta. Já vejo fórmulas. Quote Quero automação no excel e a resposta tem de ser em português de Portugal. Quote Para automatizar o processo de criação do calendário de férias no Excel, você pode usar fórmulas e funções para comparar as células correspondentes entre as duas sheets e determinar se uma célula da sheet 2 corresponde a um dia de férias na sheet 1. Uma forma de fazer isso é usar a função SE(), que verifica se uma condição é verdadeira ou falsa e retorna um resultado específico dependendo do resultado da verificação. Por exemplo, a fórmula a seguir verifica se a célula A1 da sheet 1 é igual à célula A1 da sheet 2: =SE(sheet1!A1=sheet2!A1; "Férias"; "") Se a célula A1 da sheet 1 for igual à célula A1 da sheet 2, a fórmula retorna "Férias" na célula da sheet 2. Se não for igual, ela retorna uma string vazia (""). Para aplicar essa fórmula a todas as células da sheet 2, basta arrastar ou copiar a fórmula para as demais células. É importante lembrar de usar o sinal de exclamação (!) para indicar o nome das sheets e o símbolo de "igual" (=) para comparar as células. Depois de adicionar a fórmula, basta selecionar as células correspondentes aos dias de férias na sheet 2 e usar a opção "Bloquear células" na guia "Revisão" do Excel para impedir que essas células sejam editadas. Se os dias de férias mudarem, basta atualizar as células correspondentes na sheet 1 e as células da sheet 2 serão atualizadas automaticamente, com a ajuda da fórmula de verificação de correspondência. Edited January 6, 2023 by Mini0n 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HERiTAGE Posted January 6, 2023 Share Posted January 6, 2023 2 hours ago, GODfromage said: Se disser que todas as células vazias na sheet 1 são 0, sempre que escrever algo, passarão a ser ≠ 0. Depois devo conseguir criar uma condição na sheet 2 a dizer se célula na sheet 1 for ≠ 0, mostrar célula da sheet 1, caso contrário não fazer nada. Ou estou a falhar em algo? Acho q sim. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Perks Posted January 10, 2023 Share Posted January 10, 2023 On 1/6/2023 at 6:09 PM, GODfromage said: ele sobrepõe a informação que estava na outra sheet para aquele dia e não permite edição só vi agora, mas não devo ter epercebido a questão podes fazer data validation com fórmula do estilo fiz um igual da coluna D à coluna A depois um data validation se na coluna esquerda for numero permite numero se não for numero não permite não era isto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted January 10, 2023 Share Posted January 10, 2023 Nao preciso de mensagem de erro. Usando esse teu exemplo, eu preciso que ele em D3 mostre "férias", deixando as outras abertas a escrita. Se o "férias" mudar, ele passa a deixar D3 aberta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted January 28, 2023 Share Posted January 28, 2023 O office 365 não devia incluir a versão mais actualizada do excel já que se trata duma anuidade? Como raio em vídeos com dicas pela net, aparecem funções que não existem no meu? Tipo, eu para inserir check boxes tenho que activar a aba de developer e aquilo nem formatado na célula fica, mas depois há vídeos onde o Excel tem essa opção na aba do inserir e fica direitinho. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jr_cardoso Posted January 28, 2023 Share Posted January 28, 2023 o 365 até terá mais eventualmente. por norma é tão simples como ir ativar o módulo que permite isso mesmo. há muitos que não aparecem por default ativados. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 Meus "excel bot" antes de ser cool, sheet 1 tem uma lista de tarefas possíveis de serem realizadas Na sheet 2 preciso que apareçam automaticamente as tarefas escolhidas na sheet 1, para ser só fazer print e aquilo sair automaticamente. Sugestões? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mini0n Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 Consegues elaborar? Assim de repente lembrei-me do PROCV mas não deve ser isso que queres. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 Sheet 1 Coluna 1 Tarefa A Tarefa B Tarefa C Tareda D Na coluna 2 coloco um X (ou uma checkbox para ser accionada). Automaticamente essa tarefa passa a aparecer na Sheet 2. Imagina que seleciono a tarefa B e C. Carregas na Sheet 2 e apenas te aparece a Tarefa B Tarefa C Vou a print, e a set print área definida é essa (ou apenas as linhas com as tarefas escolhidas), ou então toda a folha da sheet 2, mas de forma a que saia numa página. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Skywriter Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 (edited) Que eu tenha conhecimento, isso não deve dar para fazer só com formulas. Podes experimentar usar uma tabela pivot mas não se vai dar o resultado que queres e não vai ser automatico. Edited February 21, 2023 by Skywriter Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mini0n Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 Para resolver esse problema, você pode utilizar a função "FILTRO" do Excel na sheet 2 para exibir apenas as tarefas que possuem um "X" na coluna B da sheet 1. Aqui está um passo a passo para fazer isso: Na sheet 1, crie a lista de tarefas na coluna A, e coloque um "X" na coluna B para as tarefas que você deseja exibir na sheet 2. Na sheet 2, selecione a célula A1, onde a lista de tarefas filtradas será exibida. Digite a seguinte fórmula na célula A1: =FILTRO(Sheet1!A:A,Sheet1!B:B="X") Essa fórmula usa a função "FILTRO" para filtrar a lista de tarefas da sheet 1, exibindo apenas as tarefas que possuem um "X" na coluna B. Pressione Enter para aplicar a fórmula. A lista de tarefas filtradas deve ser exibida na sheet 2. Opcionalmente, você pode formatar a lista de tarefas na sheet 2 para torná-la mais legível ou adicionar outras informações relacionadas às tarefas, se necessário. Dessa forma, sempre que você colocar um "X" na coluna B de uma tarefa na sheet 1, ela será exibida automaticamente na lista de tarefas filtradas na sheet 2. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Perks Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 1 hour ago, GODfromage said: Sheet 1 Coluna 1 Tarefa A Tarefa B Tarefa C Tareda D Na coluna 2 coloco um X (ou uma checkbox para ser accionada). Automaticamente essa tarefa passa a aparecer na Sheet 2. Imagina que seleciono a tarefa B e C. Carregas na Sheet 2 e apenas te aparece a Tarefa B Tarefa C Vou a print, e a set print área definida é essa (ou apenas as linhas com as tarefas escolhidas), ou então toda a folha da sheet 2, mas de forma a que saia numa página. Filter(range; range condição="x") 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted February 21, 2023 Share Posted February 21, 2023 Aproveitando a leva, matriz A B C D 1 H90 H90 2 F89 F89 3 N90 H90 4 J90 J90 Procuro um teste para ele verificar se em cada coluna existe pelo menos uma célula com H90 e outra com N90. Caso positivo ok, caso contrário KO. Tenho IF(And(Search("H90";{A1,A4});{SEARCH("N90";{A1,A4})) Mas devolve erro de valor. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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