Jump to content

Dúvida Excel


camurso_
 Share

Recommended Posts

O erro na sua fórmula pode estar ocorrendo porque você está usando a função "SEARCH" para buscar o valor em uma matriz. A função "SEARCH" só pode ser usada para buscar um valor em uma única célula. Para buscar um valor em uma matriz, você pode usar a função "MATCH" combinada com a função "ISNUMBER".

Aqui está uma fórmula que você pode usar para verificar se em cada coluna existe pelo menos uma célula com "H90" e outra com "N90":

=IF(AND(ISNUMBER(MATCH("H90",A1:D4,0)),ISNUMBER(MATCH("N90",A1:D4,0))),"ok","ko")

Esta fórmula utiliza a função "MATCH" para buscar "H90" e "N90" em todas as células da matriz A1:D4. A função "ISNUMBER" retorna "VERDADEIRO" se o valor for encontrado na matriz, e "FALSO" caso contrário. A função "AND" retorna "VERDADEIRO" se ambas as condições forem atendidas, ou "FALSO" caso contrário.

Se a fórmula encontrar pelo menos uma célula com "H90" e outra com "N90" em colunas diferentes, ela retornará "ok". Caso contrário, ela retornará "ko".

 

Link to comment
Share on other sites

Julgo que essa fórmula não faz o que ele pede,a menos que tenha percebido mal

 

Se tu queres em cada coluna ele faça isso, por exemplo na coluna A

=IF(AND(COUNTIFS(A1:A4;"H90")>0; COUNTIFS(A1:A4;"N90")>0); "ok"; "ko")

 

Essa fórmula vai devolver ok se encontrar por exemplo o valor na coluna A e na coluna D

Julgo eu que não era o que ele pretendia, mas estou a falar de cabeça sem testar porque estou no telemóvel

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

nao estou a chegar la e nao consigo encontrar um prompt correto no chatgpt para me fazer entender, basicamente pretendia uma formula para um autofill automatico...

A B
1 W
1  
1  
1  
3 Q
3  
3  
3  
8 F
8  
8  
8  
5 L
5  
5  
5  

 para isto:

A B
1 W
1 W
1 W
1 W
3 Q
3 Q
3 Q
3 Q
8 F
8 F
8 F
8 F
5 L
5 L
5 L
5 L

sem ser preciso fazer tudo a mao, seja com botao autofill ou drag do canto inferior da celula, uma cena estupidamente basica que nao consigo descobrir lol

Link to comment
Share on other sites

se em cada letra carregares no canto inferiro direito no + pequenino ele faz o fill para baixo desse valor até á proxima letra, mas não sei se é isso que querias lol

se queres que cada numero corresponda a cada letra especifica numa tabela correspodencia, um =index(letra na tabela;match(celula esquerda;numero na tabela;0))

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutes ago, Perks said:

se em cada letra carregares no canto inferiro direito no + pequenino ele faz o fill para baixo desse valor até á proxima letra, mas não sei se é isso que querias lol

sim, é isso que quero, mas sem fazer a mao lol "sem ser preciso fazer tudo a mao, seja com botao autofill ou drag do canto inferior da celula" ;)

a cena é que recebo um report semanal em que preciso de adicionar uma coluna com os managers, isso consigo fazer bastante simplesmente com power automate, so preciso adicionar uma coluna vazia com header especifico e lhe fazer populate pelo flow:

6yVyNBr.png

so que esse animal so faz populate a primeira celula...

sXOhroB.png

o chatgpt deu uma formula que nao faz bem o que pretendia ao principio, que era correr a formula numa tabela que ja tem os dados mas pronto, tive de dar um jeito para adaptar ao meu uso:

=IF(D2=D1,E1,"")

So tenho de aplicar a formula antes de correr o flow, mas whatever tanto faz e ate acaba por ser mais pratico no fundo.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Questão: 

Tenho uma tabela em que uma das colunas é por exemplo "nº de participantes no evento X" e depois preenchida com uma data de números tipo: 

1

4

15

2

Esta coluna está formatada como texto e portanto se eu fizer um SUM no fim, aquilo dá o resultado "4" (conta o nº de células que seleccionei) em vez de dar "22". E o meu problema é que se eu seleccionar a coluna (seja só os as células que quero ou a coluna inteira) e formatar como "numero", o excel não assume verdadeiramente isso. Só eu fazendo duplo click em todas as celulas uma a uma como se as fosse editar e carregar ENTER é que ele verdadeiramente assume como número e dá o somatório no fim...

Dá para dar a volta a isto? Tenho centenas de celulas que preciso actualizar...  

Link to comment
Share on other sites

uma vez tive um filme +- parecido e preferi copiar o conteudo da worksheet e fazer paste numa nova só com os valores, mas o gpt disse que:

Quote

Excel: Convert Text to Number

Default (GPT-3.5)
User
Tenho uma tabela em que uma das colunas é por exemplo "nº de participantes no evento X" e depois preenchida com uma data de números tipo: 1 4 15 2 Esta coluna está formatada como texto e portanto se eu fizer um SUM no fim, aquilo dá o resultado "4" (conta o nº de células que seleccionei) em vez de dar "22". E o meu problema é que se eu seleccionar a coluna (seja só os as células que quero ou a coluna inteira) e formatar como "numero", o excel não assume verdadeiramente isso. Só eu fazendo duplo click em todas as celulas uma a uma como se as fosse editar e carregar ENTER é que ele verdadeiramente assume como número e dá o somatório no fim... Dá para dar a volta a isto? Tenho centenas de celulas que preciso actualizar...
ChatGPT

Sim, você pode resolver esse problema utilizando a função "Substituir" no Excel. Siga os passos abaixo:

  1. Selecione a coluna que contém os números formatados como texto.
  2. Vá para a guia "Página Inicial" no Excel.
  3. Clique no botão "Localizar e Selecionar" (geralmente representado por binóculos ou uma lupa) e escolha "Substituir" ou utilize o atalho "Ctrl + H".
  4. Na janela "Substituir", digite um número qualquer no campo "Localizar".
  5. Digite o mesmo número no campo "Substituir por".
  6. Clique no botão "Substituir tudo".

Dessa forma, o Excel irá substituir todos os números pelo mesmo número, mas na formatação correta, permitindo que sejam reconhecidos como valores numéricos. Após isso, você poderá fazer o somatório corretamente.

Lembre-se de fazer uma cópia do arquivo original antes de fazer esse processo, para garantir que tudo corra como o esperado e não haja perda de dados.

User
e se eu tiver 237 numeros diferentes?
ChatGPT

Se você tiver 237 números diferentes, o processo manual de substituir cada número pode se tornar trabalhoso. Nesse caso, você pode tentar usar uma fórmula para converter os números formatados como texto em valores numéricos de uma só vez. Vamos usar a função "VALOR" para isso.

Supondo que seus números estejam na coluna A, você pode fazer o seguinte:

  1. Insira uma coluna em branco (por exemplo, a coluna B) ao lado dos números que precisam ser convertidos.
  2. Na primeira célula da coluna B (B1), insira a fórmula: =VALOR(A1) e pressione Enter. Isso converterá o conteúdo da célula A1 em um valor numérico na célula B1.
  3. Arraste a alça de preenchimento (o pequeno quadrado no canto inferior direito da célula B1) para baixo para preencher as demais células da coluna B com a fórmula.
  4. A coluna B agora deve conter os números convertidos em formato numérico.
  5. Selecione a coluna B e copie (CTRL + C) os valores convertidos.
  6. Cole (CTRL + V) os valores de volta na coluna A, substituindo os números originais em formato de texto pelos valores numéricos convertidos.

Agora, a coluna A deve conter os números em formato numérico e você poderá realizar o somatório corretamente.

Lembre-se de fazer um backup do arquivo original antes de executar qualquer alteração para evitar perda de dados.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

Questão: 

Tenho uma tabela em que uma das colunas é por exemplo "nº de participantes no evento X" e depois preenchida com uma data de números tipo: 

1

4

15

2

Esta coluna está formatada como texto e portanto se eu fizer um SUM no fim, aquilo dá o resultado "4" (conta o nº de células que seleccionei) em vez de dar "22". E o meu problema é que se eu seleccionar a coluna (seja só os as células que quero ou a coluna inteira) e formatar como "numero", o excel não assume verdadeiramente isso. Só eu fazendo duplo click em todas as celulas uma a uma como se as fosse editar e carregar ENTER é que ele verdadeiramente assume como número e dá o somatório no fim...

Dá para dar a volta a isto? Tenho centenas de celulas que preciso actualizar...  

Duas opções:

a) Normalmente, depois de alterar o formato da coluna para "Number", a célula fica com um pequeno triângulo no canto superior esquerdo. Nestes casos podes simplesmente selecionar as células com os números (no caso da imagem em baixo C2:C8) e vais reparar que na primeira célula (C2) o vais ter a possibilidade de clickar no simbolo com a exclamação que permite converter para Numérico. O importante aqui é que esta opção só aparece disponível na primeira célula. Se tiveres uma lista grande de números, tens que selecionar o range completo e depois fazer scroll para o início do range.

b) Depois de alterares o formato da coluna para "Number" vais a Data -> Text to Columns -> Delimited -> Next -> Next -> General -> Finish. Não precisas de alterar nenhuma das opções. O que isto vai fazer é substituir a coluna onde tens os números "como texto"

image.png.7d63c528cc6850fbfa376dbd976fb3de.png

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutes ago, MotorBreath said:

ou então era só seleccionar as celulas e ir á opção onde diz number e tem a percentagem em cima.

lá irá estar a dizer em que formato estão as celulas e é só mudar para number

Isso foi o que eu escrevi que fiz mas não estava a gerar qualquer alteração na célula propriamente dita. Daí a pergunta..

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Preciso de criar uma folha para gestão do calendário de férias de 11 pessoas. 

Basicamente, que apresente um calendário. 

Que cada pessoa aceda e identifique as células referentes aos seus dias de férias, com uma cor diferente das outras. 

Aceito sugestões de como fazer isto de forma atractiva

Link to comment
Share on other sites

assim de cabeça de rajada, conditional formatting e usares a opção de formula com o nome de cada pessoa (ou um numero) e uma cor associada.

crias a tabela do teu calendario xpto verinaice e quando a pessoa mete o nome ou o numero associado, a(s) celula(s) passa(m) automaticamente para essa cor.

https://www.calendarpedia.com/2024-calendar-excel-templates.html

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, GODfromage said:

Preciso de criar uma folha para gestão do calendário de férias de 11 pessoas. 

Basicamente, que apresente um calendário. 

Que cada pessoa aceda e identifique as células referentes aos seus dias de férias, com uma cor diferente das outras. 

Aceito sugestões de como fazer isto de forma atractiva

Google Calendar não?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.