Jump to content

Macaco pede para o libertarem


Pablo Empanada
 Share

Recommended Posts

Coincidência ou não, é o que parece. Talvez esteja a imitar outros comportamentos, talvez tenha visto algo semelhante, talvez tenha consciência que está preso e aquilo ali é uma barreira que se pode abrir.

And that's one of the reasons why ZOOs are not for me. Não gosto mesmo e nunca vou por princípio. Completamente desnecessário hoje em dia e a maior parte dos casos, bastante cruel.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Coincidência ou não, é o que parece. Talvez esteja a imitar outros comportamentos, talvez tenha visto algo semelhante, talvez tenha consciência que está preso e aquilo ali é uma barreira que se pode abrir.

And that's one of the reasons why ZOOs are not for me. Não gosto mesmo e nunca vou por princípio. Completamente desnecessário hoje em dia e a maior parte dos casos, bastante cruel.

há casos e casos, mas não acho cruel.

Muita gente que trabalha em zoos são pessoas que gostam de animais e há muitos zoos que fazem programas de salvamento de espécies em risco.

Esse macaco não está numa jaula de 1 por 1 metro parece estar num viveiro e certamente é muito bem alimentado.

Há quem argumente o facto de os animais estarem ali para entretenimento humano, o que é verdade mas no fundo tb cria empatia e respeito entre humanos e animais.

Edited by hellspinner
Link to comment
Share on other sites

Por isso é que disse, na maior parte dos casos. wink4.gif

Quantos ZOOs existem? Os maiores e com mais condições até acredito que tenham todo esse pessoal, legislação, fiscalização etc. Mas e os restantes? São tantos e tão medíocres...

Mas isso é um assunto, o outro é o "salvamento" de espécies, se é que se pode chamar assim. Exterior vs Cativeiro e outras discussões, até que ponto está mesmo salva? Vive ou sobrevive? Se é para salvar espécies existem instituições para isso, não são os ZOOs que o deviam fazer. Mas claro que já se sabe que é sempre boa publicidade, socialmente é bem visto, chama patrocinadores, chamam mais povo para ver essa espécie em extinção, mais bilheteira etc etc.

Não me interpretes mal, o que é preciso é pessoal que genuinamente goste dos animais e acima de tudo tenha a formação correta para os auxiliar convenientemente. Mas não nos ZOOs...pois isso são 5% de todos os "inquilinos" se tanto. O resto...mesmo alimentados e bem tratados...enfim. :(

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Por isso é que disse, na maior parte dos casos. wink4.gif

Quantos ZOOs existem? Os maiores e com mais condições até acredito que tenham todo esse pessoal, legislação, fiscalização etc. Mas e os restantes? São tantos e tão medíocres...

Mas isso é um assunto, o outro é o "salvamento" de espécies, se é que se pode chamar assim. Exterior vs Cativeiro e outras discussões, até que ponto está mesmo salva? Vive ou sobrevive? Se é para salvar espécies existem instituições para isso, não são os ZOOs que o deviam fazer. Mas claro que já se sabe que é sempre boa publicidade, socialmente é bem visto, chama patrocinadores, chamam mais povo para ver essa espécie em extinção, mais bilheteira etc etc.

Não me interpretes mal, o que é preciso é pessoal que genuinamente goste dos animais e acima de tudo tenha a formação correta para os auxiliar convenientemente. Mas não nos ZOOs...pois isso são 5% de todos os "inquilinos" se tanto. O resto...mesmo alimentados e bem tratados...enfim. sad.png

Comcordo a certo ponto. Por exemplo pelos circos deve haver muito animal mal tratado, nos Zoos acho que não se passa tanto isso pelo menus nos grandes Zoos municipais.

Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Hm.. E ter um hamster numa gaiola ou um cão numa trela? Onde é que traças a linha? Por haver dinheiro envolvido?

Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Hm.. E ter um hamster numa gaiola ou um cão numa trela? Onde é que traças a linha? Por haver dinheiro envolvido?

É uma delas sim. Qual é a dúvida mesmo?

Tb nunca comprei um animal de estimação sequer. Ou eram abandonados, ou apareceram lá em casa esfomeados ou estavam a morrer.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Num Zoo um bicho está preso é verdade, mas em liberdade o que lhe acontece? É perseguido pelos humanos, chacinado pelos humanos, extinto pelos humanos, é preferível estar num Zoo onde pelo menos os humanos que o rodeiam aí só lhe querem bem.

Link to comment
Share on other sites

Num Zoo um bicho está preso é verdade, mas em liberdade o que lhe acontece? É perseguido pelos humanos, chacinado pelos humanos, extinto pelos humanos, é preferível estar num Zoo onde pelo menos os humanos que o rodeiam aí só lhe querem bem.

Uma coisa não justifica a outra.

Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Hm.. E ter um hamster numa gaiola ou um cão numa trela? Onde é que traças a linha? Por haver dinheiro envolvido?

É uma delas sim. Qual é a dúvida mesmo?

Tb nunca comprei um animal de estimação sequer. Ou eram abandonados, ou apareceram lá em casa esfomeados ou estavam a morrer.

Olha que estabelecendo o paralelismo entre os animais em vias de extinção que são caçados mesmo em zonas supostamente protegidas das reservas e que são encaminhados quando crias para um ZOO (dos decentes claro) quase que vai dar ao mesmo dos que te aparecem abandonados e com fome à porta de casa.

Os ZOO's (Decentes) fazem um trabalho meritório e claro que os € andam de mãos dadas mas é assim com TUDO não é so com os ZOO.

Hoje em dia fala-se mal por que sim e fala-se mal porque não.. irra..

Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Hm.. E ter um hamster numa gaiola ou um cão numa trela? Onde é que traças a linha? Por haver dinheiro envolvido?

É uma delas sim. Qual é a dúvida mesmo?

Tb nunca comprei um animal de estimação sequer. Ou eram abandonados, ou apareceram lá em casa esfomeados ou estavam a morrer.

Olha que estabelecendo o paralelismo entre os animais em vias de extinção que são caçados mesmo em zonas supostamente protegidas das reservas e que são encaminhados quando crias para um ZOO (dos decentes claro) quase que vai dar ao mesmo dos que te aparecem abandonados e com fome à porta de casa.

Os ZOO's (Decentes) fazem um trabalho meritório e claro que os € andam de mãos dadas mas é assim com TUDO não é so com os ZOO.

Hoje em dia fala-se mal por que sim e fala-se mal porque não.. irra..

Compreendo e respeito a tua posição. Mas compreende e respeita a minha.

Se falo sobre isto, e tenho por princípio há já vários anos, é por conhecer a realidade de muitos ZOOs Couts. Não falo levianamente e se faço questão de defender esta posição é porque me é particularmente pessoal e forte.

Tive o cuidado de referenciar o facto que não são todos iguais mas os bons são uma minoria. Mas isso para aqui não é chamado pois o problema de fundo não é esse. Tratar bem um animal selvagem que lhes faz render o peixe, animal esse que devia estar lá fora e está em cativeiro, para mim nem é positivo nem demonstra compaixão. Há muitas pessoas a trabalhar em ZOOs que verdadeiramente gostam de animais? Há, não tenho dúvidas! Mas mais uma vez, não é isso que está em questão pois o problema principal é eles lá terem ido parar.

Quanto a só irem parar a ZOOs animais abandonados ou feridos...think again. Antes fosse!

Capturados e enjaulados para esse propósito muitas das vezes. Não obrigado!

Quanto a crias irem para ZOOs, não me digas que nunca viste centros de acolhimento e recuperação de animais? Não, eles não cobram dinheiro a entradas para o pessoal os ver, atirar amendoins ou batatas fritas. Não existe dinheiro ganho pelo meio com eles e por causa deles. E permitem visitas diárias a quem quiser saber um pouco mais sobre esta ou aquela espécie que estão a recuperar...sem cobrar dinheiro ou taxas. O objetivo destes centros é reabilitar para voltar a soltar, se o animal estiver apto para isso. Não cobram entradas e muito menos treinam animais para fazerem truques engraçados. Abomino.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Isso dos truques penso que já não existe no de Lisboa. Estou a falar do Elefante que tocava a campainha em troca da moeda. Claro que também podes apelidar de truques todos os espectáculos aquáticos, mas isso já é outra história.

Link to comment
Share on other sites

Nem falo na abominação que são os circos que utilizam animais...

Mas aqui a questão não é se são bem tratados ou mal, pois isso é secundário e posterior.

A minha questão é mais de fundo...o que fazem todos eles ali naquele espaço? Aqueles que foram capturados apenas para ali estar e render cobres a alguém. Entendes?

Hm.. E ter um hamster numa gaiola ou um cão numa trela? Onde é que traças a linha? Por haver dinheiro envolvido?

É uma delas sim. Qual é a dúvida mesmo?

Tb nunca comprei um animal de estimação sequer. Ou eram abandonados, ou apareceram lá em casa esfomeados ou estavam a morrer.

Olha que estabelecendo o paralelismo entre os animais em vias de extinção que são caçados mesmo em zonas supostamente protegidas das reservas e que são encaminhados quando crias para um ZOO (dos decentes claro) quase que vai dar ao mesmo dos que te aparecem abandonados e com fome à porta de casa.

Os ZOO's (Decentes) fazem um trabalho meritório e claro que os € andam de mãos dadas mas é assim com TUDO não é so com os ZOO.

Hoje em dia fala-se mal por que sim e fala-se mal porque não.. irra..

Compreendo e respeito a tua posição. Mas compreende e respeita a minha.

Se falo sobre isto, e tenho por princípio há já vários anos, é por conhecer a realidade de muitos ZOOs Couts. Não falo levianamente e se faço questão de defender esta posição é porque me é particularmente pessoal e forte.

Tive o cuidado de referenciar o facto que não são todos iguais mas os bons são uma minoria. Mas isso para aqui não é chamado pois o problema de fundo não é esse. Tratar bem um animal selvagem que lhes faz render o peixe, animal esse que devia estar lá fora e está em cativeiro, para mim nem é positivo nem demonstra compaixão. Há muitas pessoas a trabalhar em ZOOs que verdadeiramente gostam de animais? Há, não tenho dúvidas! Mas mais uma vez, não é isso que está em questão pois o problema principal é eles lá terem ido parar.

Quanto a só irem parar a ZOOs animais abandonados ou feridos...think again. Antes fosse!

Capturados e enjaulados para esse propósito muitas das vezes. Não obrigado!

Quanto a crias irem para ZOOs, não me digas que nunca viste centros de acolhimento e recuperação de animais? Não, eles não cobram dinheiro a entradas para o pessoal os ver, atirar amendoins ou batatas fritas. Não existe dinheiro ganho pelo meio com eles e por causa deles. E permitem visitas diárias a quem quiser saber um pouco mais sobre esta ou aquela espécie que estão a recuperar...sem cobrar dinheiro ou taxas. O objetivo destes centros é reabilitar para voltar a soltar, se o animal estiver apto para isso. Não cobram entradas e muito menos treinam animais para fazerem truques engraçados. Abomino.

Mas afinal estás contra quê? Aquilo ser negócio e ser por isso que os animais lá estão?

Eu respeito a tua opinião mas a tua fundamentação prende-se com o facto do negócio. Ora o negócio está presente em todos os aspetos do Homem, querias algo diferente para o reino animal? Sofismas com esta idade não vale a pena...

Para além de que, não sei em que percentagem, mas existem verbas especificas canalizadas para as entidades competentes de recuperação/conservação provenientes das receitas dos ZOO.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é claro aquilo contra o qual eu estou contra. Contra o próprio conceito de ZOO, seja ele qual for, gerido por quem quer que seja, bem ou mal.

Lá porque o negócio está presente em todos os aspetos do Homem eu não posso ficar indignado e ter uma posição contra qq tipo de negócio que envolva animais?

Negócios há muitos. Touradas, safaris, venda ilegal de animais exóticos, circos, ZOOs e tantos outros. Há uns mais aceitáveis do que outros?

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Claro que há uns mais aceitaveis que outros.

A questão que há a reter é que os ZOO fazem um importante trabalho na preservação de espécies ameaçadas. São um negócio? Devem ser. Rentável? Dúvido. Despesas imensas.

Podemos aqui estar o dia inteiro e seguramente não gostas mais de animais que eu (nem eu estou a dizer que gosto mais que tu) mas reduzir o papel que um ZOO tem para uma agremiação de amigos do alheio com interesses monetários sem preocupação com a espécie que albergam é no minimo exagerado. (mesmo com a tua ressalva que não são todos iguais)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.