Jump to content

Duvida memoria RAM


XenonXT
 Share

Recommended Posts

Boas, estou a pensar a fazer um upgrade ao meu PC na parte de memoria ram, de momento tem 4GB, mas quero acrescentar 8GB ou mesmo 16GB(neste caso retirar as que tenho actuamente), a minha duvida é a seguinte, a RAM que tenho é a Gskill Ripjaws DDR3-16000 2x2 (p/ chipset P55) e a memorias novas que tive a ver e que poderam ser são Gskill Ripjaws X DDR3-14900 2x4 (p/ chipset P67,Z68,Z77) ou Gskill Ripjaws DDR3-1600MHz 2x8GB (p/ chipset P67,Z68,Z77);

- Duvida Nº1;

Ha problema em usar a Gskill Ripjaws DDR3-16000 2x2 (p/ chipset P55) + Gskill Ripjaws X DDR3-14900 2x4 (p/ chipset P67,Z68,Z77), pergunto isto porque são para chipsets diferentes, e para chipset da MB que tenho.

-Duvida Nº2

Ha problema em usar Gskill Ripjaws DDR3-1600MHz 2x8GB (p/ chipset P67,Z68,Z77) na minha MB. Nesta situação tinha de retirar as mais antigas visto a MB so dar a até 16GB.

O que quero saber mesmo é se existe incompatibilidades no sistema em ambas as confuguraçoes por causa da diferença de chipsets entre RAM-RAM ou RAM-MB.

Configuração de PC actual;

MB - Gigabyte GA-P55A-UD3

CPU - I5 750 2.66GHz 8MB skt1156

GPU - Asus EAH5770 CuCore7/2DI/1GD5/A 1GB DDR5

PSU - Nox Urano II 630w

Links das RAM's novas.

8GB - http://www.gskill.com/products.php?index=355

16GB - http://www.pcdiga.com/2/3446/Gskill-Ripjaws-DDR3-1600MHz-2x8GB-F3-12800CL10D-16GBXL?marca=213

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente é a primeira vez que vejo memorias ram DDR3 apenas para certos chipsets.

E acho que se seguires as voltagens e os timmings recomendados do P55 não deve haver problema.

Eu não tenho a certeza que seja proprio para determinado chipset, apenas vi isso no site da marca, deduzi que isso assim fosse.

Link to comment
Share on other sites

Qual é a finalidade do PC? É que duvido que notes a diferença de 8GB para 16GB na grande maioria das aplicaçoes

Uso regular, jogos e afins... apenas falo em 16GB pelo preço que está, porque tou com ideias de comprar 8GB, alias inicialmente era +4GB, visto ja ter 4GB, mas como a diferença de preço de 4GB para 8GB é pouca ou nenhuma, deixei de olhar para as de 4GB e olhar apenas para 8GB para cima.

Mas o que devo fazer é 4GB(actuais)+8GB(novos), daí ter colocado a minha duvida(1).

Link to comment
Share on other sites

Mas o que devo fazer é 4GB(actuais)+8GB(novos), daí ter colocado a minha duvida(1).

Isso de teres 12GB de ram não segue a "boa política" das rams, nomeadamente quando se trata de boars com dual-channel (não estive a ver se é o caso).

Preferencialmente, ou optas por adicionar +4GB e ficas mais que servido para um uso normal do PC (desde que tenhas o sistema operativo a 64-bit), caso contrário é um desperdício.

Na minha óptica, só se justifica colocar 16GB de ram se desejares usar várias máquinas virtuais em simultâneo. Aqui em casa é o prato do dia para testar software a funcionar em redes virtuais, por isso é que os meus 4GB são curtos, porque tenho que andar a criar, máquinas virtuais com 512MB de ram que se arrastam que se fartam.

Estou a amealhar para investir numa board, processador i5, 16 GB de ram e disco SSD, mas a coisa fica perto dos 600€. :(

Link to comment
Share on other sites

Mas o que devo fazer é 4GB(actuais)+8GB(novos), daí ter colocado a minha duvida(1).

Isso de teres 12GB de ram não segue a "boa política" das rams, nomeadamente quando se trata de boars com dual-channel (não estive a ver se é o caso).

Preferencialmente, ou optas por adicionar +4GB e ficas mais que servido para um uso normal do PC (desde que tenhas o sistema operativo a 64-bit), caso contrário é um desperdício.

Na minha óptica, só se justifica colocar 16GB de ram se desejares usar várias máquinas virtuais em simultâneo. Aqui em casa é o prato do dia para testar software a funcionar em redes virtuais, por isso é que os meus 4GB são curtos, porque tenho que andar a criar, máquinas virtuais com 512MB de ram que se arrastam que se fartam.

Estou a amealhar para investir numa board, processador i5, 16 GB de ram e disco SSD, mas a coisa fica perto dos 600€. sad.png

Eu tava apenas para meter +4GB, mas a diferença de preço é tao pouca, para n dizer nenhuma, tou a optar por meter +8GB.

Daí tara a fazer pesquisas e perguntas para encontrar a melhor solução.

O 16GB realmente é muito, mas os preços sao convidativos a volta de 100€.

Sim W7 64bit.

Mas tou a ver que para um melhor funcionamente ou meto 8GB apenas(2x4GB, ram nova e retiro as antigas) ou meto os tais demasiados 16GB

Edited by XenonXT
Link to comment
Share on other sites

Convém que nesse upgrade tenhas em atenção a memória que compras. Se pretendes comprar +4GB de ram, convém que tenhas em atenção as latências das memórias, porque se forem diferentes das que tens atualmente, pode dar problemas.

Com o preço a que a memória está, é preferível deitar fora os 4GB que tens atualmente e comprar os 8GB.

IMO

Link to comment
Share on other sites

Convém que nesse upgrade tenhas em atenção a memória que compras. Se pretendes comprar +4GB de ram, convém que tenhas em atenção as latências das memórias, porque se forem diferentes das que tens atualmente, pode dar problemas.

Com o preço a que a memória está, é preferível deitar fora os 4GB que tens atualmente e comprar os 8GB.

IMO

Possivelmente é o que vou fazer, ficara mais estavel e menos propicio a problemas.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.