Jump to content

FUNCHAL A ARDER


albator
 Share

Recommended Posts

Accionado plano de catástrofe devido a incêndios na Madeira

publico.png

O fogo obrigou dezenas de pessoas a sair de casa em São Gonçalo e as chamas são visíveis na cidade do Funchal. Já foi accionado o plano de catástrofe de nível I na região. A estrada para Camacha está coberta de chamas. 1500 bombeiros combatem incêndios em todo o país nesta quarta-feira. Actualização

A situação mais grave era vivida na Madeira, onde arderam várias habitações e alguns palheiros. Duas casas desabitadas foram destruídas num incêndio no concelho de Santa Cruz, que estava ao início da noite em rescaldo. Uma dezena de pessoas da freguesia da Fajã da Ovelha, na Calheta, teve que ser retirada das suas habitações por causa do incêndio que começou na terça-feira e queimou várias habitações desocupadas terça à noite.

Ao fim do dia este fogo e outros ainda não estavam controlados, mas o secretário do Ambiente da Madeira garantia que o pior já tinha passado.

Mas por volta das 22h, o Presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, estava a caminho de São Gonçalo. Quase às 23h a zona industrial Cancela estava a ser evacuada pela Protecção Civil, segundo as televisões.

Estradas cortadas, casas e palheiros queimados, pessoas deslocadas e o Parque Natural da Arrábida atingido pelas chamas. Foi este o cenário dos incêndios esta quarta-feira no país, com a Autoridade Nacional de Protecção Civil a contabilizar 148 ocorrências até ao início da noite, altura em que se mantinham activos 15 fogos. Os dez incêndios mais relevantes eram combatidos às 20h30 por quase 1500 operacionais

No continente, o vento dificultou o combate a vários incêndios, adiantou ao PÚBLICO o comandante operacional nacional, Vaz Pinto, que sublinhou que o número de ignições era inferior ao do dia anterior. Ao fim da tarde, Vaz Pinto mostrava-se preocupado com dois fogos, um em Sabacheira, Tomar, e outro em Catraia, Tavira. “Estamos a enfrentar muitas dificuldades. Temos muitas projeções em zonas habitadas, em baldios e quintais e, por isso, temos que concentrar esforços junto às habitações, o que não nos deixa muita margem de manobra para combater o incêndio”, explicou Joaquim Chambel, comandante distrital de Santarém à Lusa.

Em Tomar, o incêndio obrigou ao corte do IC9, da A13 e da Estrada Nacional 113 nos troços que dão acesso ao concelho. A A1 também esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos ao início da noite por causa de um fogo em Alhandra, Vila Franca de Xira, que feriu um bombeiro.

No Algarve, tentava-se evitar que o fogo atingisse habitações. “O vento está a provocar projecções que criam novos focos de incêndio, o que dificulta o combate”, explicava Vaz Pinto. Ao início da noite o fogo mantinha quatro frentes activas, que estavam a ser combatidas por 203 operacionais, apoiados por 53 veículos. Os quatro meios aéreos que chegaram a apoiar o combate já não podiam operar, como acontecia no resto do país.

No Bairro da Milharada, na Pontinha, em Odivelas, o fogo ameaçou várias casas, armazéns e um posto de combustíveis e obrigou à assistência de três bombeiros e de um outro homem.Foi necessário retirar 11 pessoas das suas habitações por prevenção, mas ao fim da tarde o incêndio entrou em fase de rescaldo. “Não há danos materiais a registar a não ser a área de mato e pinhal que ardeu”, afirmou André Fernandes, segundo comandante distrital de Lisboa, ao PÚBLICO. Três jovens foram detidos pela PSP por suspeitas de terem ateado o fogo.

A ocorrência no Parque Natural da Arrábida foi dominada ao fim da tarde, garantindo Vaz Pinto que as chamas não destruiram nenhuma “área sensível”.

Segundo o último relatório da Autoridade Florestal Nacional, ainda provisório, até 30 de Junho tinham ardido 35 mil hectares de floresta, quase três vezes mais que a média da última década. Para isso contribuiu o facto de se ter registado um número anormal de ocorrências em Fevereiro e Março, meses em que estas chegaram a quintuplicar face à média 2002-2011. Tal repercutiu-se na área ardida, que em Fevereiro foi 12 vez superior à contabilizada o ano passado no mesmo período, e que em Março foi quase dez vezes maior.

Ministro da Administração Interna vem à Madeira

Chega às 10h30

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, chega às 10:30 à Madeira para acompanhar a situação naquela Região disse à Lusa fonte do Governo madeirense.

A deslocação de Miguel Macedo ocorre já depois de ter sido decidido enviar para a Madeira um avião C-130 da Força Aérea com 81 homens para auxiliar as autoridades madeirenses no combate às chamas no incêndio de enormes proporções da freguesia de São Gonçalo, no Funchal.

A força será composta por militares, por um número não identificado de homens do Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro da GNR (GIPS) para além de bombeiros da Força Especial de Bombeiros e ainda bombeiros voluntários.

O avião militar partirá da Base do Montijo nas próximas horas, afirmou fonte do Ministério da Administração Interna.

Na sequência deste incêndio, a Câmara do Funchal ativou o plano municipal de emergência, tendo ainda disponibilizado o espaço dos Viveiros para os desalojados puderem ficar.

Psicólogos, assistentes sociais e funcionários da autarquia estão a ser solicitados para prestar apoio.

616938_494952590530775_1994977988_o.jpg

1.jpg

Edited by albator
Link to comment
Share on other sites

(...) Havia de arder lá no meio.

facepalm.gif

Portanto, deixa ver se eu percebo: investimento em obras públicas, e um elevado número de funcionários do estado, criando uma dívida super-excessivo a qual ameaça depois não pagar, levando, se for caso disso, ao pedido de independência da região, apenas é bom, se for tiver sido patrocinado pela esquerda...

Quando são medidas de "crescimento e emprego", mas na Madeira, aí o fdp já merece morrer no fogo...

Coerência.

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

E, mais uma vez, numa altura de incêndios grandes os Franz Fredinand vêm cá.

Fds, nunca tinha pensado nisso :shut:

Tenho muitos amigos Madeirenses. Nem sei como eles estão.. Só soube disto hoje :(

Link to comment
Share on other sites

Eu digo... Fogo posto! Agora descobrir onde e como, vai ser difícil!

Acho estranho não haver 1 único meio aéreo disponível!! E já nós estamos a ter ajuda dos espanhóis para os lados de Tavira!

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Muito triste isto, é sinceramente um dos meus sítios favoritos em Portugal, é uma ilha linda, as pessoas são 5 estrelas, a floresta Laurissilva é brutal

para quem lá esteve há uns 20 anos atrás e voltei lá há 2 anos a evolução daquilo é impressionante

Agora quanto aos incêndios, desculpa lá Punk mas ninguém me tira da ideia que isto foi o outro a queimar as faturas :-..

Link to comment
Share on other sites

(...) Havia de arder lá no meio.

facepalm.gif

Portanto, deixa ver se eu percebo: investimento em obras públicas, e um elevado número de funcionários do estado, criando uma dívida super-excessivo a qual ameaça depois não pagar, levando, se for caso disso, ao pedido de independência da região, apenas é bom, se for tiver sido patrocinado pela esquerda...

Quando são medidas de "crescimento e emprego", mas na Madeira, aí o fdp já merece morrer no fogo...

Coerência.

????????????????????

Tu não podes ser trabalhador. Se és trabalhador a interpretar dessa forma o que outros dizem, valha-te deus.

uma coisa é defender obras publicas ponderadas, com analise de risco e perspectivas de valorizaçao futura, outra é alcatroar a madeira toda, 40 tuneis, autoestradas a ligar lugarejos.

como é obvio é um ditadorzeco de direita, tão à imagem do fascismo em voga no partido que apoia.

Acho que a geografia não permite a actuação de helicópteros ou permite mas seriam ineficazes, pelo menos foi o que o Miguel Macedo disse.

LLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL

Desde quando é que um meio que permite lançar água é ineficaz graças à geografia?!!! Memso que seja menos eficaz do que noutros locais ainda era bastante MAIS EFICAZ do que nao ter NENHUM!

Miguel acedo diz aquilo que é obvio, algo para desculpar o seu amigo laranjinha.

Link to comment
Share on other sites

(...) Havia de arder lá no meio.

facepalm.gif

Portanto, deixa ver se eu percebo: investimento em obras públicas, e um elevado número de funcionários do estado, criando uma dívida super-excessivo a qual ameaça depois não pagar, levando, se for caso disso, ao pedido de independência da região, apenas é bom, se for tiver sido patrocinado pela esquerda...

Quando são medidas de "crescimento e emprego", mas na Madeira, aí o fdp já merece morrer no fogo...

Coerência.

????????????????????

Tu não podes ser trabalhador. Se és trabalhador a interpretar dessa forma o que outros dizem, valha-te deus.

uma coisa é defender obras publicas ponderadas, com analise de risco e perspectivas de valorizaçao futura, outra é alcatroar a madeira toda, 40 tuneis, autoestradas a ligar lugarejos.

como é obvio é um ditadorzeco de direita, tão à imagem do fascismo em voga no partido que apoia.

Acho que a geografia não permite a actuação de helicópteros ou permite mas seriam ineficazes, pelo menos foi o que o Miguel Macedo disse.

LLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL

Desde quando é que um meio que permite lançar água é ineficaz graças à geografia?!!! Memso que seja menos eficaz do que noutros locais ainda era bastante MAIS EFICAZ do que nao ter NENHUM!

Miguel acedo diz aquilo que é obvio, algo para desculpar o seu amigo laranjinha.

Vamos acabar por discutir de política lol2.gif

E essa desculpa dos meios não servem.... grande peta! Não dá helis, usem aviões! Fechem o aeroporto por 4horas, e apagam os fogos em 2h na boa!...

Também me veio à cabeça que estes fogos foi mais uma "forma" de ter recursos monetários...

O que me dá mesmo pena é Tavira e VRSA :/ E é pena esta porcaria acontecer repetidamente de x em x anos e não se tomam meios nem formas de combater!

Mesmo que comprassem aviões permanentes, há países à volta que caso Portugal não precisasse, precisariam outros, alugando os aparelhos!

A factura da ajuda da Espanha vai ser novamente grande.... Espertos são eles.

EDIT: Já agora, sou eu o único a achar absurdo o "Coloquem um Like pelo trabalho de todos os bombeiros no combate aos fogos" no facebook? Não seria ligeiramente mais inteligente fazer um pedido de ajuda por mobilização de pessoas para ajudar os bombeiros? Ou somos só um povo que se mobiliza para fazer manif's?

E sim sei que é perigoso ir combate a fogos e isso, mas para vigia e fazer rescaldo, é já uma ajuda.

Cumpz

Edited by £lf £y£s
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.