Jump to content

Powerline - conselhos precisam-se.....


Prince
 Share

Recommended Posts

Boas...

Tenho o pc da casa no escritorio que fica no primeiro andar (com o material todo..filmes series musica, etc)

Tenho o htpc ligado a tv na sala de estar no res do chao.

Tenho a zon e o wireless no andar de cima funciona para o que preciso, o problema esta na sala... O htpc pega sinal fraco, dai tenha pensado no powerline.

Que marcas aconselham (até 80€) e se para 720p e 1080p funciona em condições (parto do principio que para avis de bitraite normal deve funcionar bem).

Fiquem!

Edited by Prince
Link to comment
Share on other sites

Boas...

Tenho o pc da casa no escritorio que fica no primeiro andar (com o material todo..filmes series musica, etc)

Tenho o htpc ligado a tv na sala de estar no res do chao.

Tenho a zon e o wireless no andar de cima funciona para o que preciso, o problema esta na sala... O htpc pega sinal fraco, dai tenha pensado no powerline.

Que marcas aconselham (até 80€) e se para 720p e 1080p funciona em condições (parto do principio que para avis de bitraite normal deve funcionar bem).

Fiquem!

uso a marca devolo e não tenho razões de queixa. relativamente a velocidades é superior a wireless portanto não te preocupes que dá bem paro o que queres.

Atenção que em vivendas, que pelo que percebi é o teu caso, as instações eléctricas podem ser independentes entre andares se for esse o teu caso esquece powerline

Link to comment
Share on other sites

Eu por outro lado tenho aqui encostado a powerline, talvez seja da instalação da minha casa mas tenho montes de problemas

Só ainda não vendi aquilo porque vou mudar de casa e quero testar na nova casa, daqui a um mês dou a minha sentença

Usei duas ou três vezes para stream de filmes mas não se aguentou

Link to comment
Share on other sites

Tem atenção á radiação que emite essa tecnologia.

Se procurares um bocadinho vês que a instalação electrica em tua casa fica transformada numa antena emissora de radiação.

Eu estava a pensar utilizar essa tecnologia em vez do wireless para tentar reduzir a quandidade de radiação a que estou exposto, mas fiquei um bocado chocado com o que li.nuke.gif

Neste momento tenho apenas wireless em casa.

Link to comment
Share on other sites

Nao pensaste em passar um cabo RJ45 do piso de cima à sala? São pequenos e flexíveis, se souberes por onde o meter, até pode ser mais simples que utilizares essa tecnologia.

Eu tinha um par de PLCs a funcionar só por causa da preguiça de os gajos meterem 1 cabo, mas tinha 2 problemas:

1- estava ligado a uma tripla com router, ONT e o PLC

2- era para fazer ligação para a cozinha (4m com 2 paredes pelo meio).

Resultado: sinal a cair de leste a leste... Devia ser interferência com todo o tipo de equipamentos.

Vê se não será mais facil passar um cabo, e ficas com uma ligação bem melhor ;)

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Atenção que em vivendas, que pelo que percebi é o teu caso, as instações eléctricas podem ser independentes entre andares se for esse o teu caso esquece powerline

O único problema é caso tenhas contador trifásico.

Link to comment
Share on other sites

Atenção que em vivendas, que pelo que percebi é o teu caso, as instações eléctricas podem ser independentes entre andares se for esse o teu caso esquece powerline

O único problema é caso tenhas contador trifásico.

Contador trifasico ou quadro?

Link to comment
Share on other sites

Quadro, pois podes ter um contador trifásico e usar apenas uma fase :)

Não quer dizer que não funciona com trifásico.

Se estiveres a usar o powerline em tomadas na mesma fase não deverás ter problemas. Só tens problemas se quiseres usar em tomadas de fases diferentes .

Link to comment
Share on other sites

Eu por outro lado tenho aqui encostado a powerline, talvez seja da instalação da minha casa mas tenho montes de problemas

Só ainda não vendi aquilo porque vou mudar de casa e quero testar na nova casa, daqui a um mês dou a minha sentença

Usei duas ou três vezes para stream de filmes mas não se aguentou

Uso cá em casa entre o R/C que é onde está o router e o escritório que tenho na Cave.

O que fiz foi usar 2 tomadas sem mais nada ligado, são quase independentes, sendo que fiz uma puxada com uma extensão para ter isto mesmo na cave uma vez que só lá tinha uma tomada e depois com uma régua de 5 onde ligo os equipamentos. Funciona na perfeição, tenho inclusive net a uma velocidade considerável (consigo fazer DL a 40 ou 50Mb na boa (com estes condicionalismos) tendo uma suposta ligação de 100 (que na melhor das hipóteses em dia com os astros todos alinhados bate os 90, não mais do que isso)), tendo presente que nem são de marca XPTO (os meus são da Belkin).

testa lá isso quando fores para a tua nova casa pois podes bem ter cablagem antiga e te estar a dar uma ideia completamente errada da realidade. wink4.gif

Atenção que em vivendas, que pelo que percebi é o teu caso, as instações eléctricas podem ser independentes entre andares se for esse o teu caso esquece powerline

O único problema é caso tenhas contador trifásico.

Contador trifasico ou quadro?

quadro. Atenção que não é o bastidor, pois eu tenho 1 independente na cave e consigo na boa, só se forem quadros separados, coisa que não acredito que tenhas em tua casa (significava quase que tinhas fases diferentes, mas por norma em habitações recentes já não acontece, só se for uma instalação já muita antiga). Mas é questão de testares, se quiseres empresto-te os meus e levas para veres se dá ou não. :y:

cool.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boas...

ora vamos cá fazer um ponto da situação:

Efetivamente gostaria mais de passar um cabo RJ45 entre o escritório e a sala.....em linha "reta" até não é muito (+/-5 metros).

O problema é que o cabo não da para passar em linha "reta". Tem que sair do escritório, descer as escadas, passar o Hall da entrada, entrar na sala.....o que não é fácil....

Radiação....já li sobre isso....mas entre wi-fi, wireless, telemóveis, micro-ondas, televisões, postes de alta tensão....venha o diabo e escolha.....

Repartidor de Wireless: hum.....tenho para aqui um router da cisco parado......será que dava para fazer alguma coisa e como fazer?

Instalação elétrica: agora aqui esta uma boa questão....a casa já tem uns 34 anos.....antes de mais vou tentar ver se o escritório e a sala estão na mesma fase....

agradeço os comentáriosthumbup.gif

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Boas...

ora vamos cá fazer um ponto da situação:

Efetivamente gostaria mais de passar um cabo RJ45 entre o escritório e a sala.....em linha "reta" até não é muito (+/-5 metros).

O problema é que o cabo não da para passar em linha "reta". Tem que sair do escritório, descer as escadas, passar o Hall da entrada, entrar na sala.....o que não é fácil....

(...)

Fiquem!

Nem mesmo usando as calhas dos cabos coaxiais de TV consegues passar entre o quarto e o escritório? O problema é saber onde vai parar cada cabo, mas é uma possibilidade que podes usar, não tens que andar às voltas pelas paredes só com 1 cabo ;)

Acho que pelo preço, tecnologia e qualidade, ia na mesma para o cabo apesar do trabalhão que poderia dar :lol:

Já agora, tenho 2 parados e nunca os vendi não sei porquê... Mas pode ser que façam jeito para algo um dia destes.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Boas...

ora vamos cá fazer um ponto da situação:

Efetivamente gostaria mais de passar um cabo RJ45 entre o escritório e a sala.....em linha "reta" até não é muito (+/-5 metros).

O problema é que o cabo não da para passar em linha "reta". Tem que sair do escritório, descer as escadas, passar o Hall da entrada, entrar na sala.....o que não é fácil....

Radiação....já li sobre isso....mas entre wi-fi, wireless, telemóveis, micro-ondas, televisões, postes de alta tensão....venha o diabo e escolha.....

Repartidor de Wireless: hum.....tenho para aqui um router da cisco parado......será que dava para fazer alguma coisa e como fazer?

Instalação elétrica: agora aqui esta uma boa questão....a casa já tem uns 34 anos.....antes de mais vou tentar ver se o escritório e a sala estão na mesma fase....

agradeço os comentáriosthumbup.gif

Fiquem!

tenho para ai uns 30metros entre a TV e o router e não tenho qq probs.

Podes ter ate 100metros em cat5e e cat6

According to the ANSI/TIA/EIA standard for category 5e copper cable (TIA/EIA 568-5-A[5]), the maximum length for a cable segment is 100 meters (328 feet). If longer runs are required, the use of active hardware such as a repeater, or a switch, is necessary.[6][7] The specifications for 10BASE-T networking specify a 100 metre length between active devices.[8] This allows for 90 metres of fixed cabling, two connectors and two patch leads of 5 metres, one at each end.
Link to comment
Share on other sites

Então é assim. Em minha casa tenho 3 computadores ligados por Powerline (3 HTPC com XBMC). Um deles está ligado por cabo ao router e faz de NAS (com sickbeard e couchpotato), depois tenho um no meu quarto e outro na minha segunda sala. Estes dois ultimos vão buscar por powerline os ficheiros ao NAS. Faço stream de full hd 1080p sem qq problema. As velocidades andam à volta dos 30/40 megas.

Agora isto depende da instalação electrica da casa, pq tenho um amigo meu que nem um mega tinha.

Os meus são da TP LInk, custaram 45 euros o par e cada um tem uma tomada.

Quando a isso da radiotividade e powerline, alguém pode desenvolver um bocado. É que agora fiquei um bocado assustado pq tanto quanto sei no meu quadro tenho la um disjuntor trifásico...

Link to comment
Share on other sites

Pergunta....

os aparelhos podem ser ligados em extensões de tomadas, ou pelo menos em uma extensão de tomada? ou tem que ficar ambos ligados diretamente a tomada principal?

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

E como e que sei se o quadro e trifasico ?

Ok expliquei-me mal.

O problema é se tiveres quadro e contador trifasico.

Normalmente ou tens quadro e contador trifasico OU quadro e contador monofasico.

Se o teu contador é monofasico, o quadro pode estar preparada para futuramente meteres contador trifasico. No entanto nunca terás problema pois tens electricidade em toda a casa com a mesma fase, também terás com a powerline.

Quando a isso da radiotividade e powerline, alguém pode desenvolver um bocado. É que agora fiquei um bocado assustado pq tanto quanto sei no meu quadro tenho la um disjuntor trifásico...

Não é bem esse tipo de radiação :) É a electromagnética ;) e também não tem nada a ver com o trifásico ou monofásico.

Vou tentar procurar outra vez a documentação que andei a ler e postar aqui para quem quiser ler.

Edited by Ovelha Negra
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.