Jump to content

Futuro do FNF


Revenge
 Share

Recommended Posts

Boas,

Em Março deste ano perdemos temporariamente o acesso ao FNF devido a problemas no servidor. Na altura para resolver a situação aumentaram-nos os limites que temos partilhado no servidor, mas foi o primeiro indicio que um servidor partilhado já não é suficiente para nós.

Acontece que há umas semanas atrás, fomos avisados que o Fastnewsforum continua a gastar a maioria dos recursos do Servidor partilhado, e que simplesmente estamos a roubar os recursos a outros sites, o que não traz vantagens para ninguém, nem para nós, nem para a Visual-Fusion.

A solução tem de passar por um servidor dedicado.

A Visual Fusion deu-nos até final de Agosto para arranjarmos uma solução. Mesmo se pretendermos mudar para outra empresa, foram amáveis ao afirmarem que nos prestam todo o auxilio necessário para a migração ser bem efectuada.

Falando em preços. Na próprio Visual Fusion, o servidor que mais se adequa a nós custa 370€ anuais. Tem outro mais em conta que não sabemos até que ponto poderá aguentar devido a ter apenas 512Mb de Ram, custa 210€ anuais.

O nosso FNF actualmente consome uma media de 400Mb de Ram com picos que variam entre 600 e os 900Mb.

Uma das soluções em que pensamos, foi a de colocar o Adsense. Esteve activo durante 2 semanas, até que recebemos um email da Google a indicar que o nosso site é propenso a cliques inválidos e como tal não permitem que o Adsense possa continuar por cá.

Era uma enorme solução, pois em 2 semanas já tínhamos 60€. Dinheiro esse que nos foi retirado como é óbvio.

Estamos a tentar agora o Bidvertiser, mas não sabemos até que ponto isto será uma boa solução e parece-me estar a colocar o forum mais lento.

Até agora sempre foi o Staff que suportou o custo da licença e domínio, mas um servidor dedicado já é algo pesado para quem está cá por gosto sem qualquer intenção de receber algo em troca.

O que vos pedimos são ideias que nos ajudem a contornar a situação. Há uns tempos o Esck sugeriu a ideia de se angariar doações para uma conta Paypal. É uma ideia valida, recebemos algumas doações, o staff mete o resto que falte(desde que não fosse quase a sua totalidade), e fazemos isso uma vez por ano.

Mas estamos abertos a outro tipo de soluções ou ideias.

Se souberem de alguma empresa que coloque um banner no topo da pagina, com a contrapartida de pagar os custos do Servidor, também era uma ideia que nos agradava.

Para já a única certeza que temos, é que se não fizermos algo, em Setembro o FNF não existirá. Gostamos demasiado do FNF para deixar isso acontecer.

Ficamos à espera de ideias.

Link to comment
Share on other sites

Opah por mim a cena das doações até era na boa, eu certamente faria uma contribuiçãozinha (modesta que os bolsos tb não andam cheios)

Epah eu apenas tenho algumas perguntas para fazer visto ser ignorante no assunto e aproveitava e ficava com umas luzes do que irá acontecer

Opah o Rev e esse servidor, tanto o 370 como o 210€ aguenta com o FNF?

Que vantagens traz um servidor dedicado em relação a um partilhado?

Há outras opções de serviços de alojamento?

Link to comment
Share on other sites

Opah por mim a cena das doações até era na boa, eu certamente faria uma contribuiçãozinha (modesta que os bolsos tb não andam cheios)

Epah eu apenas tenho algumas perguntas para fazer visto ser ignorante no assunto e aproveitava e ficava com umas luzes do que irá acontecer

Opah o Rev e esse servidor, tanto o 370 como o 210€ aguenta com o FNF?

Que vantagens traz um servidor dedicado em relação a um partilhado?

Há outras opções de serviços de alojamento?

Pelo que percebi, um servidor dedicado é só para nós mesmo, o que tendo em conta o nosso tamanho já começamos a precisar. A questão da RAM prende-se com a rapidez ou não do forum. Imaginem um dia com muitos acessos e nós num servidor com 512 megas. Basicamente o fórum ou estará super lento ou então down.

Link to comment
Share on other sites

O ideal era arranjar alguma empresa que em função da PUB em banner pagasse o servidor.

A ideia inicial dos Ads nem era esta pois na altura nao se colocava, para ser sincero e na sequência de um post que o Esck fez, a ideia até era usar os Ads para angariar dinheiro para as despesas correntes e com 1 ano pela frente, angariar o máximo possível para se fazer um grande metting para comemorar os 10 anos de FNF.

O problema foi-nos colocado nos últimos dias e com um prazo relativamente curto, pois até agora a Visual Fusion nao nos cobrava nada, era uma parceria, só tínhamos o custo da board e do domínio, coisa para 100€ ano que o staff pagava.

Agora o problema tem de ser resolvido, ou por doações que nos ajudem a minimizar a despesa, ou alternativas que saibam para o efeito.

Certo é que alguma coisa tem de ser feita, e relativamente depressa, com o prejuízo de o FNF como o conhecemos nao existir em Setembro.

Acresce que temos todo o interesse em manter o FNF na VF, já cá estamos, as coisas correm bem, nao temos que nos preocupar com mais nada, se mudarmos temos que encontrar um serviço, mudar o servidor e configurar o mesmo, e todos os custos inerentes a isso... Estamos abertos a soluções.

B)

Link to comment
Share on other sites

Opah por mim a cena das doações até era na boa, eu certamente faria uma contribuiçãozinha (modesta que os bolsos tb não andam cheios)

Epah eu apenas tenho algumas perguntas para fazer visto ser ignorante no assunto e aproveitava e ficava com umas luzes do que irá acontecer

Opah o Rev e esse servidor, tanto o 370 como o 210€ aguenta com o FNF?

Que vantagens traz um servidor dedicado em relação a um partilhado?

Há outras opções de serviços de alojamento?

Um servidor partilhado, tem vários sites alojados. Um servidor dedicado tem apenas o nosso site, basicamente todos os recursos estão ao nosso dispor.

Muitas vezes o forum fica lento e não é problemas de bandwith, porque temos que chegue e sobre. É mesmo o CPU a bater nos 100% e a memoria Ram no pico(Já eu vi isso varias vezes nas estatiscas dos recursos). E isso ao acontecer, ainda estamos a lixar os outros sites que estão alojados no mesmo servidor que nós.

Precisamos mesmo de um servidor dedicado ao FNF.

Link to comment
Share on other sites

o melhor é sistema de doações e se ultrapassar a fasquia do necessário para o servidor pode se sempre usar o remanescente para os futuros meetings.

Edited by nephrops
Link to comment
Share on other sites

o melhor é sistema de doações e se ultrapassar a fasquia do necessário para o servidor pode se sempre usar para os futuros meetings.

Ou mandar fazer uma t-shirts FNF biggrin.png

x2

Link to comment
Share on other sites

Já agora Rev... não estou muito por dentro aqui do IPB, no entanto, não há módulos ou coisas que são usadas que se possa desactivar de modo a poupar queries?

A nível de cache do servidor e board está tudo configurado ao máximo?

Link to comment
Share on other sites

Já agora Rev... não estou muito por dentro aqui do IPB, no entanto, não há módulos ou coisas que são usadas que se possa desactivar de modo a poupar queries?

A nível de cache do servidor e board está tudo configurado ao máximo?

Existe, mas todas as features que não se usa, já estão desligadas.

Link to comment
Share on other sites

Doações +1

No entanto não concordo muito com um aviso permanente e a letras garrafais, etc para que a malta vá fazendo as doações. Eu ando aqui porque gosto e se estiver constantemente a ser lembrado que devo contribuir (mesmo que não me importe de o fazer), torna-se chato.

Acho que a coisa devia ser dividida em campanhas que seriam feitas por trimestres. Aí sim, a coisa seria em força, quase como que um acontecimento no fórum que motivasse o pessoal a fazer os donativos e não uma coisa que está ali sempre e que a malta se vai esquecendo...

Link to comment
Share on other sites

Doações +1

No entanto não concordo muito com um aviso permanente e a letras garrafais, etc para que a malta vá fazendo as doações. Eu ando aqui porque gosto e se estiver constantemente a ser lembrado que devo contribuir (mesmo que não me importe de o fazer), torna-se chato.

Acho que a coisa devia ser dividida em campanhas que seriam feitas por trimestres. Aí sim, a coisa seria em força, quase como que um acontecimento no fórum que motivasse o pessoal a fazer os donativos e não uma coisa que está ali sempre e que a malta se vai esquecendo...

O ideal seria, cerca de 2 meses antes de cada renovação anual, criava-se o topico sobre a doação, e quem quisesse ajudar, podia fazer. Quando o dinheiro tivesse sido doado, fechava-se o topico, e voltaríamos à carga passado 1 ano.

Até se poderia por ventura criar uma Tag para quem fez doação, mesmo que tivesse sido apenas 1€. Tag apenas, sem qualquer beneficio a nivel de funcionalidades no forum.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.