Jump to content

Computação nas Nuvens e Desktops


ricardao1985
 Share

Recommended Posts

(...)E nunca iremos deixar de poder ter as coisas na nossa mão, basta ter um disco externo como já temos nos dias que correm. E certamente que vamos poder continuar a gravar CDs e DVDs.

Não necessariamente, a partir do momento em que o armazenamento e o processamento é feito "nas nuvens", tudo fica armazenado em servidores externos...

Mas certamente teremos a possibilidade de ter armazenamento pessoal.

Já alguém falou na questão da privacidade? Fotos, emails, dados bancários numa cloud? Não me parece assim muito seguro...

Esta é uma das razões pela qual teremos que ter armazenamento pessoal.

Agora uma questão que alguém levantou por aqui: ter de pagar mensalidade para ter o seu espaço na nuvem?? Um gajo já tem de pagar a mensalidade da internet se ainda tiver de pagar para isso... mais uma razão para se poder ter armazenamento pessoal!

Link to comment
Share on other sites

(...)E nunca iremos deixar de poder ter as coisas na nossa mão, basta ter um disco externo como já temos nos dias que correm. E certamente que vamos poder continuar a gravar CDs e DVDs.

Não necessariamente, a partir do momento em que o armazenamento e o processamento é feito "nas nuvens", tudo fica armazenado em servidores externos...

Mas certamente teremos a possibilidade de ter armazenamento pessoal.

Já alguém falou na questão da privacidade? Fotos, emails, dados bancários numa cloud? Não me parece assim muito seguro...

Esta é uma das razões pela qual teremos que ter armazenamento pessoal.

Agora uma questão que alguém levantou por aqui: ter de pagar mensalidade para ter o seu espaço na nuvem?? Um gajo já tem de pagar a mensalidade da internet se ainda tiver de pagar para isso... mais uma razão para se poder ter armazenamento pessoal!

Actualmente já pagas para ter dados externos. Consegue ter uma quantidade pequena, como no Dropbox ou Google Sync de borla. Mas se quiseres grandes quantidades para fazer frente aos Discos Rígidos, pagas bem e não bufas.

Also, para teres um computador na Cloud, também ias ter de pagar uma mensalidade certamente, eles não iam criar servidores para tu usufruíres do hardware deles de borla.

Link to comment
Share on other sites

tou mesmo a ver o pessoal vai todo jogar um game que acaba de sair e o server puff nem mexe

Ya tipo, "estou mesmo a ver o pessoal todo a querer ligar a electricidade numa cidade inteira e a central puff nem mexe".

Eu não sei, devo ser o único a reparar que hoje em 2012 já se fazem coisas mais complicadas, portanto como é que podem dizer com tanta certeza o que é que vai ser impossivel nos próximos 20 ou 50 anos --'

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

De 8 em 8 anos? Dei 160€ pela X360, é o preço de 2 jogos lol

E a qualidade dos gráficos do Gakai se for como o que mostraram, deixa-me ficar com a consola que já tem uns valentes anos.

Sinceramente, não estejas á espera que os servidores deles consigam manter milhares de pessoas a jogar com os gráficos equivalentes a um PC topo de gama. Not gonna happen. A não ser que própria Cloud tivessem um computador dedicado a ti, o que também era impossivel.

Lol, isto fala-se aqui da experiência gaming no pc como se até fosse algo extraordinário... 95% das pessoas que conheço não têm pc topo de gama nem conseguem jogar os jogos mais actuais. Melhor, das pessoas que conheço que jogo, só praí 10% é que são hardcore gamers, o resto não quer saber de gráficos de topo para nada e são mais do que felizes só a jogar jogos em flash.

Pá, eu acho uma visão muito simplória dizer com tanta certeza o que é que não vai acontecer, principalmente tendo em conta aquilo que a história nos ensina.

Link to comment
Share on other sites

tou mesmo a ver o pessoal vai todo jogar um game que acaba de sair e o server puff nem mexe

Ya tipo, "estou mesmo a ver o pessoal todo a querer ligar a electricidade numa cidade inteira e a central puff nem mexe".

Eu não sei, devo ser o único a reparar que hoje em 2012 já se fazem coisas mais complicadas, portanto como é que podem dizer com tanta certeza o que é que vai ser impossivel nos próximos 20 ou 50 anos --'

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

De 8 em 8 anos? Dei 160€ pela X360, é o preço de 2 jogos lol

E a qualidade dos gráficos do Gakai se for como o que mostraram, deixa-me ficar com a consola que já tem uns valentes anos.

Sinceramente, não estejas á espera que os servidores deles consigam manter milhares de pessoas a jogar com os gráficos equivalentes a um PC topo de gama. Not gonna happen. A não ser que própria Cloud tivessem um computador dedicado a ti, o que também era impossivel.

Lol, isto fala-se aqui da experiência gaming no pc como se até fosse algo extraordinário... 95% das pessoas que conheço não têm pc topo de gama nem conseguem jogar os jogos mais actuais. Melhor, das pessoas que conheço que jogo, só praí 10% é que são hardcore gamers, o resto não quer saber de gráficos de topo para nada e são mais do que felizes só a jogar jogos em flash.

Pá, eu acho uma visão muito simplória dizer com tanta certeza o que é que não vai acontecer, principalmente tendo em conta aquilo que a história nos ensina.

O sistema até pode arrancar, agora dizer que vai ter muita aderencia...

Sinceramente, achas possivel um Servidor, por muito potente que seja, estar a servir umas 10 pessoas a jogar um Crysis 3?

Ou melhor... Possível é claro, mas com os gráficos capados. Que foi o que vi no Gaikai, resolução baixas, graficos no minimo e mesmo assim o jogo não me vinha fluido. Pudera, deviam tar mais algumas pessoas naquele servidor a jogar ao mesmo tempo que eu.

E tu agora respondes... "Mas daqui a 10 anos já vai haver servidores com potencia suficiente para correr 10 jogos ao mesmo tempo."

E eu respondo-te... Daqui a 10 anos as pessoas não estão a jogar Crysis 3, estão a jogar o Cryisys 6 ou 7 que puxa muito mais pelos requisitos de hardware..

Link to comment
Share on other sites

tou mesmo a ver o pessoal vai todo jogar um game que acaba de sair e o server puff nem mexe

Ya tipo, "estou mesmo a ver o pessoal todo a querer ligar a electricidade numa cidade inteira e a central puff nem mexe".

Eu não sei, devo ser o único a reparar que hoje em 2012 já se fazem coisas mais complicadas, portanto como é que podem dizer com tanta certeza o que é que vai ser impossivel nos próximos 20 ou 50 anos --'

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

De 8 em 8 anos? Dei 160€ pela X360, é o preço de 2 jogos lol

E a qualidade dos gráficos do Gakai se for como o que mostraram, deixa-me ficar com a consola que já tem uns valentes anos.

Sinceramente, não estejas á espera que os servidores deles consigam manter milhares de pessoas a jogar com os gráficos equivalentes a um PC topo de gama. Not gonna happen. A não ser que própria Cloud tivessem um computador dedicado a ti, o que também era impossivel.

Lol, isto fala-se aqui da experiência gaming no pc como se até fosse algo extraordinário... 95% das pessoas que conheço não têm pc topo de gama nem conseguem jogar os jogos mais actuais. Melhor, das pessoas que conheço que jogo, só praí 10% é que são hardcore gamers, o resto não quer saber de gráficos de topo para nada e são mais do que felizes só a jogar jogos em flash.

Pá, eu acho uma visão muito simplória dizer com tanta certeza o que é que não vai acontecer, principalmente tendo em conta aquilo que a história nos ensina.

O sistema até pode arrancar, agora dizer que vai ter muita aderencia...

Sinceramente, achas possivel um Servidor, por muito potente que seja, estar a servir umas 10 pessoas a jogar um Crysis 3?

Ou melhor... Possível é claro, mas com os gráficos capados. Que foi o que vi no Gaikai, resolução baixas, graficos no minimo e mesmo assim o jogo não me vinha fluido. Pudera, deviam tar mais algumas pessoas naquele servidor a jogar ao mesmo tempo que eu.

E tu agora respondes... "Mas daqui a 10 anos já vai haver servidores com potencia suficiente para correr 10 jogos ao mesmo tempo."

E eu respondo-te... Daqui a 10 anos as pessoas não estão a jogar Crysis 3, estão a jogar o Cryisys 6 ou 7 que puxa muito mais pelos requisitos de hardware..

Percebo o que estás a dizer mas acho que estás a esquecer-te que a malta que se preocupa com os gráficos é quê... 1 em cada 10? 20? Para além disso,acho que deves ter noção de que provavelmente a diferença por exemplo entre um crysis 6 e 7 provavelmente já nem será perceptivel ao olho humano.

Link to comment
Share on other sites

tou mesmo a ver o pessoal vai todo jogar um game que acaba de sair e o server puff nem mexe

Ya tipo, "estou mesmo a ver o pessoal todo a querer ligar a electricidade numa cidade inteira e a central puff nem mexe".

Eu não sei, devo ser o único a reparar que hoje em 2012 já se fazem coisas mais complicadas, portanto como é que podem dizer com tanta certeza o que é que vai ser impossivel nos próximos 20 ou 50 anos --'

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

De 8 em 8 anos? Dei 160€ pela X360, é o preço de 2 jogos lol

E a qualidade dos gráficos do Gakai se for como o que mostraram, deixa-me ficar com a consola que já tem uns valentes anos.

Sinceramente, não estejas á espera que os servidores deles consigam manter milhares de pessoas a jogar com os gráficos equivalentes a um PC topo de gama. Not gonna happen. A não ser que própria Cloud tivessem um computador dedicado a ti, o que também era impossivel.

Lol, isto fala-se aqui da experiência gaming no pc como se até fosse algo extraordinário... 95% das pessoas que conheço não têm pc topo de gama nem conseguem jogar os jogos mais actuais. Melhor, das pessoas que conheço que jogo, só praí 10% é que são hardcore gamers, o resto não quer saber de gráficos de topo para nada e são mais do que felizes só a jogar jogos em flash.

Pá, eu acho uma visão muito simplória dizer com tanta certeza o que é que não vai acontecer, principalmente tendo em conta aquilo que a história nos ensina.

O sistema até pode arrancar, agora dizer que vai ter muita aderencia...

Sinceramente, achas possivel um Servidor, por muito potente que seja, estar a servir umas 10 pessoas a jogar um Crysis 3?

Ou melhor... Possível é claro, mas com os gráficos capados. Que foi o que vi no Gaikai, resolução baixas, graficos no minimo e mesmo assim o jogo não me vinha fluido. Pudera, deviam tar mais algumas pessoas naquele servidor a jogar ao mesmo tempo que eu.

E tu agora respondes... "Mas daqui a 10 anos já vai haver servidores com potencia suficiente para correr 10 jogos ao mesmo tempo."

E eu respondo-te... Daqui a 10 anos as pessoas não estão a jogar Crysis 3, estão a jogar o Cryisys 6 ou 7 que puxa muito mais pelos requisitos de hardware..

Percebo o que estás a dizer mas acho que estás a esquecer-te que a malta que se preocupa com os gráficos é quê... 1 em cada 10? 20? Para além disso,acho que deves ter noção de que provavelmente a diferença por exemplo entre um crysis 6 e 7 provavelmente já nem será perceptivel ao olho humano.

1 ou 20? Quase toda a gente se preocupa com os gráficos. Por isso é que existe evolução de consolas, por isso é que existe evolução no Hardware dos PC's.

Se as pessoas cagassem para os gráficos, ainda estávamos com a Playstation 1.

É a evolução. Tu jogas algo hoje e curtes muito o jogo. Mas depois aparece um jogo com 10 vezes melhores graficos, e tu já cagas para os jogos actuais e babas-te completamente com os novos.

Link to comment
Share on other sites

Mas certamente teremos a possibilidade de ter armazenamento pessoal.

Como eu disse, não terá de ser necessariamente assim... deverá depender sempre de que software/aplicação estiveres a usar, e se ele apenas pode ser usado online, com armazenamento da informação nos servidores deles, e em que para correres essa informação, precises de estar sempre online...

Esta é uma das razões pela qual teremos que ter armazenamento pessoal.

(...)

Pois, aqui é onde acho que a legislação está atrás do desenvolvimento, e dever-se-ia legislar no sentido de estar explícito que os dados gerados na Europa, seriam apenas e só armazenados na Europa, porque caso contrário, poderão vir a estar sobre legislação de outros países e continentes com legislação mais fraca no que toca à protecção de dados, e aí fica a vida individual dos cidadãos exposta a quem mais quiser "lucrar" com isso...

Link to comment
Share on other sites

Nunca se vai ter 10 pessoas a jogar Crysis 21 num único servidor. Existem, tal como alguém aqui já disse e bem, serviços de balanceamento de carga que te permitem passar as aplicações/instâncias quando o servidor estiver acima de um threshold defindo para outros servidores sem sequer nos apercebermos disso.

A cloud da Amazon, EC2, tem já um serviço desses que é o "Elastic Load Balancing".

Penso que nesta altura o ponto forte da cloud é no host de aplicações web por causa do custo de hospedagem ser muito flexível, à medida das necessidades.

Quer seja o Azure quer seja o EC2 a implementação de projectos assentes em serviços na Cloud permite libertar as empresas de todos os custos com a infraestrutura, servidores, refrigeração, electricidade, manutenção, entre outros. permite localizar estrategicamente os serviços consoante a localização geográfica dos seus utilizadores obtendo-se desta maneira uma rede de conectividade acessível e de baixa latência. Os serviços de balanceamento de carga permitem distribuir de forma transparente o tráfego fornecendo à aplicação uma maior disponibilidade e tolerância a falhas. permite o dimensionamento da capacidade à medida que as necessidades computacionais mudam, facilitando a escalabilidade da aplicação. Esta pode expandir-se ou reduzir-se de forma automática, consoante as necessidades, possibilitando um plano de pagamento que tem por base a capacidade computacional utilizada por hora, sem compromissos a longo prazo transformando o que normalmente são custos elevados fixos em custos variáveis menores.

Acho que as vantagens da cloud são inegáveis nesta óptica, agora se dão ou não para jogos.....para já diria que não, mas não punha essa hipótese totalmente de lado no futuro.

Edited by devil001
Link to comment
Share on other sites

Nunca se vai ter 10 pessoas a jogar Crysis 21 num único servidor. Existem, tal como alguém aqui já disse e bem, serviços de balanceamento de carga que te permitem passar as aplicações/instâncias quando o servidor estiver acima de um threshold defindo para outros servidores sem sequer nos apercebermos disso.

A cloud da Amazon, EC2, tem já um serviço desses que é o "Elastic Load Balancing".

Penso que nesta altura o ponto forte da cloud é no host de aplicações web por causa do custo de hospedagem ser muito flexível, à medida das necessidades.

Quer seja o Azure quer seja o EC2 a implementação de projectos assentes em serviços na Cloud permite libertar as empresas de todos os custos com a infraestrutura, servidores, refrigeração, electricidade, manutenção, entre outros. permite localizar estrategicamente os serviços consoante a localização geográfica dos seus utilizadores obtendo-se desta maneira uma rede de conectividade acessível e de baixa latência. Os serviços de balanceamento de carga permitem distribuir de forma transparente o tráfego fornecendo à aplicação uma maior disponibilidade e tolerância a falhas. permite o dimensionamento da capacidade à medida que as necessidades computacionais mudam, facilitando a escalabilidade da aplicação. Esta pode expandir-se ou reduzir-se de forma automática, consoante as necessidades, possibilitando um plano de pagamento que tem por base a capacidade computacional utilizada por hora, sem compromissos a longo prazo transformando o que normalmente são custos elevados fixos em custos variáveis menores.

Acho que as vantagens da cloud são inegáveis nesta óptica, agora se dão ou não para jogos.....para já diria que não, mas não punha essa hipótese totalmente de lado no futuro.

Imagina que issp era mesmo o futuro, e toda a gente jogava jogos dessa maneira. irias ter sempre varias pessoas a jogar no mesmo servidor porque era impossivel eles terem um servidor dedicado para cada jogador. Para isso mais valia cada pessoa ter o seu proprio computador lol

Para mim, as vantagem são completamente comidas pelas desvantagens. tens sempre mais performance num computador que está completamente dedicado a ti, não o estas a partilhar com ninguém. Não estás dependente da ligação da net, não estas dependente do lag, e se quiseres copiar algo para um disco, com USB 3.0 é uma questão de poucos segundos.

Link to comment
Share on other sites

Sim, mas eu não disse que o futuro dos videojogos passariam pela cloud, pelo menos para já.

As vantagens reais da cloud, a meu ver, passam actualmente e cada vez mais pelo hosting. Imagina por exemplo o site da TAP, que pode eventualmente estar sujeito a picos sazonais de acesso. Para evitar problemas de acesso e outros contratam um serviço robusto (caro) de alojamento que responde e bem durante os picos de acesso, mas fora desses picos estas a pagar poder de processamento/rede que não esta a ser usado. A cloud permite-te transformar estes custos fixos elevados em custos menores onde só pagas a capacidade computacional utilizada e essa redução de custos pode ser significativa.

Link to comment
Share on other sites

Não me levem a mal mas têm que ver um pouco para além do que têm a frente da cara.

Não vou mandar bitaites sobre o que vai ou não existir daqui a 20 anos, mas sou só eu que vejo o formato "processador" a ser ultrapassado por algo mais dinâmico e independente?

Vejo o facto de ter unidades de processamento espalhadas pela casa a fazerem coisas desorganizadamente entre elas e a consumirem tantos recursos como algo que não tem grande futuro?

Cloud computing? Porque não? Esperam ter que estar dependentes dos vossos dados terem que ser "processados" de um destino ao outro (Internet por ex) milhares de vezes durante muito mais tempo? Eu cá não.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Estão a apostar no Cloud Space e nas Web Apps. Algo que eu acho que tem enormes vantagens.

Pelo menos que eu tenha reparado, não vi grande coisa de Cloud Computers, ou lá como se dará o nome, para termos um computador virtual na Cloud.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Estão a apostar no Cloud Space e nas Web Apps. Algo que eu acho que tem enormes vantagens.

Pelo menos que eu tenha reparado, não vi grande coisa de Cloud Computers, ou lá como se dará o nome, para termos um computador virtual na Cloud.

VMWare

Microsoft Windows Azure

Oracle Cloud

Bluelock

Citrix

Joyent

Verizon / Terremark

SalesForce

Só para elencar algumas.

Link to comment
Share on other sites

Estava mais a falar de empresas que usam realmente esses serviços ao invés de computadores próprios.

E já agora, posso estar enganado, mas o Windows Azure não é uma plataforma para Web Apps?

Link to comment
Share on other sites

Isso já não é feito há bastante tempo?

Em vez de andar com servidores de desenvolvimento atrás usamos por exemplo o vSphere do VMware para acedermos a máquinas virtualizadas e trabalhar nelas a partir dos nossos terminais simples?

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Sigilo profissional?

Eles provavelmente até nem se importariam de terem o conceito de cloud implementado na estrutura da empresa, mas desde que o armazenamento fosse num local fiável para a empresa, e não com o armazenamento de dados sensíveis, trabalhados "na cloud", e localizados num qualquer lugar remoto, sem qualquer "controlo sobre o acesso a esses mesmos dados"...

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Sigilo profissional?

Eles provavelmente até nem se importariam de terem o conceito de cloud implementado na estrutura da empresa, mas desde que o armazenamento fosse num local fiável para a empresa, e não com o armazenamento de dados sensíveis, trabalhados "na cloud", e localizados num qualquer lugar remoto, sem qualquer "controlo sobre o acesso a esses mesmos dados"...

Os dados estarem alojados na cloud ou num data center qualquer algures vai dar ao mesmo, não deixa de ser um local remoto...são muito poucas as empresas que dispõem de data centers próprios.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Sigilo profissional?

Eles provavelmente até nem se importariam de terem o conceito de cloud implementado na estrutura da empresa, mas desde que o armazenamento fosse num local fiável para a empresa, e não com o armazenamento de dados sensíveis, trabalhados "na cloud", e localizados num qualquer lugar remoto, sem qualquer "controlo sobre o acesso a esses mesmos dados"...

Os dados estarem alojados na cloud ou num data center qualquer algures vai dar ao mesmo, não deixa de ser um local remoto...são muito poucas as empresas que dispõem de data centers próprios.

e achas mesmo que grandes empresas, que trabalham com dados sensíveis, ou que temem espionagem comercial, querem mesmo guardar os dados num lugar inacessível e desconhecido, e em que o acesso aos mesmos nunca é 100% controlado?

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

A pergunta que se impõe é: Porque é que a maior parte das grandes empresas ligadas à tecnologia estão a apostar na nuvem. Será do guaraná?

Sigilo profissional?

Eles provavelmente até nem se importariam de terem o conceito de cloud implementado na estrutura da empresa, mas desde que o armazenamento fosse num local fiável para a empresa, e não com o armazenamento de dados sensíveis, trabalhados "na cloud", e localizados num qualquer lugar remoto, sem qualquer "controlo sobre o acesso a esses mesmos dados"...

Os dados estarem alojados na cloud ou num data center qualquer algures vai dar ao mesmo, não deixa de ser um local remoto...são muito poucas as empresas que dispõem de data centers próprios.

e achas mesmo que grandes empresas, que trabalham com dados sensíveis, ou que temem espionagem comercial, querem mesmo guardar os dados num lugar inacessível e desconhecido, e em que o acesso aos mesmos nunca é 100% controlado?

Claro que para dados sensíveis a questão não se aplica. E o facto de grandes empresas estarem a apostar na Cloud não quer dizer que metam lá tudo e mais alguma coisa. Mas provavelmente conseguem deslocar grande parte dos dados.

Link to comment
Share on other sites

Claro que para dados sensíveis a questão não se aplica. E o facto de grandes empresas estarem a apostar na Cloud não quer dizer que metam lá tudo e mais alguma coisa. Mas provavelmente conseguem deslocar grande parte dos dados.

Pois... é o que eu digo. Está a falhar legislação nessa matéria, e corremos o risco de ter dados armazenados em países com leis completamente diferentes no acesso e tratamento de dados, pessoais ou não...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

não consigo sequer descrever o que senti ao ler isto e a pensar na minha situação, damn...

How Apple and Amazon Security Flaws Led to My Epic Hacking

In the space of one hour, my entire digital life was destroyed. First my Google account was taken over, then deleted. Next my Twitter account was compromised, and used as a platform to broadcast racist and homophobic messages. And worst of all, my AppleID account was broken into, and my hackers used it to remotely erase all of the data on my iPhone, iPad, and MacBook.

In many ways, this was all my fault. My accounts were daisy-chained together. Getting into Amazon let my hackers get into my Apple ID account, which helped them get into Gmail, which gave them access to Twitter. Had I used two-factor authentication for my Google account, it’s possible that none of this would have happened, because their ultimate goal was always to take over my Twitter account and wreak havoc. Lulz.

Had I been regularly backing up the data on my MacBook, I wouldn’t have had to worry about losing more than a year’s worth of photos, covering the entire lifespan of my daughter, or documents and e-mails that I had stored in no other location.

Those security lapses are my fault, and I deeply, deeply regret them.

But what happened to me exposes vital security flaws in several customer service systems, most notably Apple’s and Amazon’s. Apple tech support gave the hackers access to my iCloud account. Amazon tech support gave them the ability to see a piece of information — a partial credit card number — that Apple used to release information. In short, the very four digits that Amazon considers unimportant enough to display in the clear on the web are precisely the same ones that Apple considers secure enough to perform identity verification. The disconnect exposes flaws in data management policies endemic to the entire technology industry, and points to a looming nightmare as we enter the era of cloud computing and connected devices.

This isn’t just my problem. Since Friday, Aug. 3, when hackers broke into my accounts, I’ve heard from other users who were compromised in the same way, at least one of whom was targeted by the same group.

Moreover, if your computers aren’t already cloud-connected devices, they will be soon. Apple is working hard to get all of its customers to use iCloud. Google’s entire operating system is cloud-based. And Windows 8, the most cloud-centric operating system yet, will hit desktops by the tens of millions in the coming year. My experience leads me to believe that cloud-based systems need fundamentally different security measures. Password-based security mechanisms — which can be cracked, reset, and socially engineered — no longer suffice in the era of cloud computing.

I realized something was wrong at about 5 p.m. on Friday. I was playing with my daughter when my iPhone suddenly powered down. I was expecting a call, so I went to plug it back in.

It then rebooted to the setup screen. This was irritating, but I wasn’t concerned. I assumed it was a software glitch. And, my phone automatically backs up every night. I just assumed it would be a pain in the ass, and nothing more. I entered my iCloud login to restore, and it wasn’t accepted. Again, I was irritated, but not alarmed.

I went to connect the iPhone to my computer and restore from that backup — which I had just happened to do the other day. When I opened my laptop, an iCal message popped up telling me that my Gmail account information was wrong. Then the screen went gray, and asked for a four-digit PIN.

I didn’t have a four-digit PIN.

By now, I knew something was very, very wrong. For the first time it occurred to me that I was being hacked. Unsure of exactly what was happening, I unplugged my router and cable modem, turned off the Mac Mini we use as an entertainment center, grabbed my wife’s phone, and called AppleCare, the company’s tech support service, and spoke with a rep for the next hour and a half.

It wasn’t the first call they had had that day about my account. In fact, I later found out that a call had been placed just a little more than a half an hour before my own. But the Apple rep didn’t bother to tell me about the first call concerning my account, despite the 90 minutes I spent on the phone with tech support. Nor would Apple tech support ever tell me about the first call voluntarily — it only shared this information after I asked about it. And I only knew about the first call because a hacker told me he had made the call himself.

At 4:33 p.m., according to Apple’s tech support records, someone called AppleCare claiming to be me. Apple says the caller reported that he couldn’t get into his .Me e-mail — which, of course was my .Me e-mail.

In response, Apple issued a temporary password. It did this despite the caller’s inability to answer security questions I had set up. And it did this after the hacker supplied only two pieces of information that anyone with an internet connection and a phone can discover.

At 4:50 p.m., a password reset confirmation arrived in my inbox. I don’t really use my .Me e-mail, and rarely check it. But even if I did, I might not have noticed the message because the hackers immediately sent it to the trash. They then were able to follow the link in that e-mail to permanently reset my AppleID password.

At 4:52 p.m., a Gmail password recovery e-mail arrived in my .Me mailbox. Two minutes later, another e-mail arrived notifying me that my Google account password had changed.

At 5:02 p.m., they reset my Twitter password. At 5:00 they used iCloud’s “Find My” tool to remotely wipe my iPhone. At 5:01 they remotely wiped my iPad. At 5:05 they remotely wiped my MacBook. Around this same time, they deleted my Google account. At 5:10, I placed the call to AppleCare. At 5:12 the attackers posted a message to my account on Twitter taking credit for the hack.

By wiping my MacBook and deleting my Google account, they now not only had the ability to control my account, but were able to prevent me from regaining access. And crazily, in ways that I don’t and never will understand, those deletions were just collateral damage. My MacBook data — including those irreplaceable pictures of my family, of my child’s first year and relatives who have now passed from this life — weren’t the target. Nor were the eight years of messages in my Gmail account. The target was always Twitter. My MacBook data was torched simply to prevent me from getting back in.

Lulz.

I spent an hour and a half talking to AppleCare. One of the reasons it took me so long to get anything resolved with Apple during my initial phone call was because I couldn’t answer the security questions it had on file for me. It turned out there’s a good reason for that. Perhaps an hour or so into the call, the Apple representative on the line said “Mr. Herman, I….”

“Wait. What did you call me?”

“Mr. Herman?”

“My name is Honan.”

Apple had been looking at the wrong account all along. Because of that, I couldn’t answer my security questions. And because of that, it asked me an alternate set of questions that it said would let tech support let me into my .Me account: a billing address and the last four digits of my credit card. (Of course, when I gave them those, it was no use, because tech support had misheard my last name.)

It turns out, a billing address and the last four digits of a credit card number are the only two pieces of information anyone needs to get into your iCloud account. Once supplied, Apple will issue a temporary password, and that password grants access to iCloud.

Apple tech support confirmed to me twice over the weekend that all you need to access someone’s AppleID is the associated e-mail address, a credit card number, the billing address, and the last four digits of a credit card on file. I was very clear about this. During my second tech support call to AppleCare, the representative confirmed this to me. “That’s really all you have to have to verify something with us,” he said.

We talked to Apple directly about its security policy, and company spokesperson Natalie Kerris told Wired, “Apple takes customer privacy seriously and requires multiple forms of verification before resetting an Apple ID password. In this particular case, the customer’s data was compromised by a person who had acquired personal information about the customer. In addition, we found that our own internal policies were not followed completely. We are reviewing all of our processes for resetting account passwords to ensure our customers’ data is protected.”

On Monday, Wired tried to verify the hackers’ access technique by performing it on a different account. We were successful. This means, ultimately, all you need in addition to someone’s e-mail address are those two easily acquired pieces of information: a billing address and the last four digits of a credit card on file. Here’s the story of how the hackers got them.

http://www.wired.com...-honan-hacking/

aqui está um problema grave de falta de uniformização

Os 4 digitos do cartão que a amazon considera sem importância, são os mesmos que permitem recuperar a password na apple see_stars.gif

BTW "two step authentication" :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.