Jump to content

Computação nas Nuvens e Desktops


ricardao1985
 Share

Recommended Posts

Mas é impossível, vai haver lag, processamento, bla bla...

E estamos em 2012.

Pois sim. Há 5 anos atrás andava muita gente a navegar a 1 mb na net. Agora têm fibra a 100 mb.

Não se esqueçam que a interação com jogo é qualquer coisa para consumir pacotes de alguns bytes de informação (up, down, left, right and fire 14.gif )

Coisa astronómica LOL.

Vamos ver quanto tempo demorará a termos jogos em vídeostream pagos à mensalidade...

Link to comment
Share on other sites

Não tenhas duvidas, mal esse negocio começar vai ser desde o inicio. Estou para ver se por exemplo a Steam aderisse a isto, por um lado era brutal, dado que para quem tem imensos jogos, pode joga-los a qualquer momento.

Link to comment
Share on other sites

Mas é impossível, vai haver lag, processamento, bla bla...

E estamos em 2012.

Pois sim. Há 5 anos atrás andava muita gente a navegar a 1 mb na net. Agora têm fibra a 100 mb.

Não se esqueçam que a interação com jogo é qualquer coisa para consumir pacotes de alguns bytes de informação (up, down, left, right and fire 14.gif )

Coisa astronómica LOL.

Vamos ver quanto tempo demorará a termos jogos em vídeostream pagos à mensalidade...

Pois mas o problema é a latencia que tem sido descutido atras.

Link to comment
Share on other sites

Isto aqui discute-se, fala-se, opina-se, complica-se, mas o que realmente interessa é: serão os aparelhos necessários para aceder à nuvem baratos????

A questão dos jogos não é importante, quem quiser jogar compre consolas, teremos nós espaço na nuvem para podermos ter tudo o que precisarmos? Convenhamos que a dita cuja tem que ser bem poderosa.

E nunca iremos deixar de poder ter as coisas na nossa mão, basta ter um disco externo como já temos nos dias que correm. E certamente que vamos poder continuar a gravar CDs e DVDs.

Link to comment
Share on other sites

(...)E nunca iremos deixar de poder ter as coisas na nossa mão, basta ter um disco externo como já temos nos dias que correm. E certamente que vamos poder continuar a gravar CDs e DVDs.

Não necessariamente, a partir do momento em que o armazenamento e o processamento é feito "nas nuvens", tudo fica armazenado em servidores externos...

Link to comment
Share on other sites

Mas é impossível, vai haver lag, processamento, bla bla...

E estamos em 2012.

Pois sim. Há 5 anos atrás andava muita gente a navegar a 1 mb na net. Agora têm fibra a 100 mb.

Não se esqueçam que a interação com jogo é qualquer coisa para consumir pacotes de alguns bytes de informação (up, down, left, right and fire 14.gif )

Coisa astronómica LOL.

Vamos ver quanto tempo demorará a termos jogos em vídeostream pagos à mensalidade...

Pois mas o problema é a latencia que tem sido descutido atras.

Mas qual latência? Tu experimentaste o site?

Estive a jogar Need for Speed: The run, 20 segundos depois de carregar em Play Now. E consegui acabar a corrida em 1º lugar, sabendo que é um jogo de carros e tens que ter precisão.

Link to comment
Share on other sites

Mas é impossível, vai haver lag, processamento, bla bla...

E estamos em 2012.

Pois sim. Há 5 anos atrás andava muita gente a navegar a 1 mb na net. Agora têm fibra a 100 mb.

Não se esqueçam que a interação com jogo é qualquer coisa para consumir pacotes de alguns bytes de informação (up, down, left, right and fire 14.gif )

Coisa astronómica LOL.

Vamos ver quanto tempo demorará a termos jogos em vídeostream pagos à mensalidade...

Pois mas o problema é a latencia que tem sido descutido atras.

Mas qual latência? Tu experimentaste o site?

Estive a jogar Need for Speed: The run, 20 segundos depois de carregar em Play Now. E consegui acabar a corrida em 1º lugar, sabendo que é um jogo de carros e tens que ter precisão.

Ja experimentei e notei lag com o crysis. Need for speed é um mau exemplo, experimenta antes um fps competitivo.

Link to comment
Share on other sites

Já emiti a minha opinião noutros tópicos. Entendo que a nuvem é o futuro a todos os níveis.

Será uma mudança faseada, mas daqui a uns anos não haverá PCs como conhecemos hoje. Apenas "terminais burros" como existia nas redes antigas.

Mesmo no que respeita à necessidade de processamento em massa (modelação 3D, jogos, etc.), a cloud atual já permite soluções através de videostream numa espécie de acesso remoto a uma máquina instalada algures no planeta. Atualmente, com as redes a serem capazes de debitar megas por segundo, passa a ser possível ter live stream em HD, logo, jogar um jogo em videostream é possível.

www.gaikai.com

Relativamente à falência de empresas, eu diria mais... mudança de conceito de produção. Serão necessários extensos datacenters para alimentar um Mundo completamente na cloud, logo, as empresas vão virar-se para esse campo.

Vantagens da cloud. Nem vale a pena estar a enumerar.

Que vantagens terias tu, por teres um terminal burro em casa, que para funcionar teria de se ligar a um servidor em Cloud? Ao invés de teres um Desktop dedicado?

">

" type="application/x-shockwave-flash" width="580" height="357">

I'll just leave this here

Quero ver o que Revenge diz sobre isto.

Lol... Em que condições foi isso feito? Claro que para uma apresentação, metem o mais bonitinho possível.

Procura no youtube por vídeos de pessoal a jogar Onlive, preferencialmente fps. Vais encontrar muitos, que dizem que a jogabilidade simplesmente não funciona.

Link to comment
Share on other sites

O JLDR já te deixou o link do Gaikai.

Experimenta e analisa, tendo em conta que estás em 2012, o que poderá ser em 2017.

Sabendo que em 2007 não tinhas net a metade da velocidade que tens agora, e sabendo também que a evolução é exponencial, calcula como vai ser isto em 2017.

Sem contar com "breakthrougs".

Link to comment
Share on other sites

Que vantagens terias tu, por teres um terminal burro em casa, que para funcionar teria de se ligar a um servidor em Cloud? Ao invés de teres um Desktop dedicado?

- Não ter necessidade de estar constantemente a modificar peças no meu terminal, só porque determinado programa requer mais recursos;

- Ter acesso todas as aplicações sem correr o risco de instalar merda no meu computador, ter que o formatar por causa do lixo acomulado com as merdas que se instalam;

- Ter acesso exatamente aos mesmos programas que tenho "em casa", em qualquer terminal burro e em qualquer parte do mundo;

- Não ter que me preocupar em fazer atualizações a software. Isso é feito diretamente nos hosts e imediatamente todos os clients ficam com a versão mais recente do programa;

- Data storage, mas isso já existe aos montes;

- Muito mais fiabilidade no trabalho em equipa, porque todos podem usar a mesma versão do software. Aliás, é fantástico estar no Google Docs, por exemplo, a escrever um documento a 4... LOL, Já fiz a experiência na escola e cada utilizador fica com um cursor completamente independente a trabalhar em simultâneo no mesmo documento.

...

...

Isto na vertente do utilizador, cuja principal desvantagem é o facto de teres à partida, que pagar pelos serviços e a questão da pirataria ficar extremamente limitada (para não dizer impossível).

Agora, do lado do programador, que é a parte que me interessa de um modo mais particular, são todas as vantagens possíveis e imaginárias, exceptuando a necessidade de teres que ter acesso à Internet. Tudo o resto são vantagens para quem produz software: atualização do software, a não necessidade de estar a dar suporte técnico a info-excluídos que não sabem instalar uma .Net Framework ou um SQL Server CE, por exemplo, a vantagem de saber que o software vai correr em qualquer máquina independentemente do seu sistema operativo ser Microfodes ou Macimbroche, Android ou outra merda qualquer.

It's the future. Do you wanna come, or do you wanna stay? ;)

Link to comment
Share on other sites

O JLDR já te deixou o link do Gaikai.

Experimenta e analisa, tendo em conta que estás em 2012, o que poderá ser em 2017.

Sabendo que em 2007 não tinhas net a metade da velocidade que tens agora, e sabendo também que a evolução é exponencial, calcula como vai ser isto em 2017.

Sem contar com "breakthrougs".

E continua-se a bater na velocidade.. até 10 megas ou menos chegam, não é preciso ter 1000Mb/s, o problem seria o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Que vantagens terias tu, por teres um terminal burro em casa, que para funcionar teria de se ligar a um servidor em Cloud? Ao invés de teres um Desktop dedicado?

- Não ter necessidade de estar constantemente a modificar peças no meu terminal, só porque determinado programa requer mais recursos;

- Ter acesso todas as aplicações sem correr o risco de instalar merda no meu computador, ter que o formatar por causa do lixo acomulado com as merdas que se instalam;

- Ter acesso exatamente aos mesmos programas que tenho "em casa", em qualquer terminal burro e em qualquer parte do mundo;

- Não ter que me preocupar em fazer atualizações a software. Isso é feito diretamente nos hosts e imediatamente todos os clients ficam com a versão mais recente do programa;

- Data storage, mas isso já existe aos montes;

- Muito mais fiabilidade no trabalho em equipa, porque todos podem usar a mesma versão do software. Aliás, é fantástico estar no Google Docs, por exemplo, a escrever um documento a 4... LOL, Já fiz a experiência na escola e cada utilizador fica com um cursor completamente independente a trabalhar em simultâneo no mesmo documento.

...

...

Isto na vertente do utilizador, cuja principal desvantagem é o facto de teres à partida, que pagar pelos serviços e a questão da pirataria ficar extremamente limitada (para não dizer impossível).

Agora, do lado do programador, que é a parte que me interessa de um modo mais particular, são todas as vantagens possíveis e imaginárias, exceptuando a necessidade de teres que ter acesso à Internet. Tudo o resto são vantagens para quem produz software: atualização do software, a não necessidade de estar a dar suporte técnico a info-excluídos que não sabem instalar uma .Net Framework ou um SQL Server CE, por exemplo, a vantagem de saber que o software vai correr em qualquer máquina independentemente do seu sistema operativo ser Microfodes ou Macimbroche, Android ou outra merda qualquer.

It's the future. Do you wanna come, or do you wanna stay? wink4.gif

- Que mensalidade vais ter de pagar para ter acesso a um computador teu na Cloud? Não imagino uma mensalidade muito barata para um PC teu lá, logo será que compensa entre comprares um compuador ou não? De que te adianta teres sempre o computador que está na cloud sempre actualizado ao maximo, se depois o estás a partilhar com dezenas de pessoas ao mesmo tempo, fazendo com que a performance do mesmo se degrade e não deve ser pouco?

-Webapps... Se isso evoluir, tens acesso ás tuas Apps em qualquer parte do mundo, sem precisares de teres o teu computador na Cloud.

- Dá cá uma trabalheira fazer updates a Software dos diabos. Ainda para mais quando hoje em dia, quase todos os software fazem update por eles. E se estás a falar de updates ao Windows e/ou office... Imagino que mesmo se tiveres um computador na Cloud, vais pagar na mesma a licença do Windows, Office etc etc... Porque a Microsoft não trabalha de borla. Logo se sai em Office 2015, tu tens se pagares a licença dele, senão ficas com o 2012.

-Data Storage... Concerteza consegues ter mais espaço no teu bolso, do que irás ter na Cloud.

-Google Docs... Lá está, Web App. Exactamente o que eu penso que irá fazer parte do futuro. Não precisas de ter nenhum computador na Cloud, para trabalhares em equipa com o Google Docs.

nem vou nomear as vantagens de um desktop, ou tablet, ou portátil dedicado, porque nunca mais se saia daqui.

Link to comment
Share on other sites

O JLDR já te deixou o link do Gaikai.

Experimenta e analisa, tendo em conta que estás em 2012, o que poderá ser em 2017.

Sabendo que em 2007 não tinhas net a metade da velocidade que tens agora, e sabendo também que a evolução é exponencial, calcula como vai ser isto em 2017.

Sem contar com "breakthrougs".

Ora bem.

experimentei o Mass Effect 3 pois joguei à pouco na X360.

Para começar, logo no inicio do jogo vemos um ponteiro do rato que podemos mexer. Logo ai pus-me a fazer testes a mexer com o ponteiro, e o que é certo é que noto e bem o lag do ponteiro do rato.

Em 2º lugar, não sei se será por o jogo estar em baixa resolução, mas os graficos estão bastantes piores do que na versão X360. E estamos a falar de uma consola com bastantes anos. A versão PC dedicado está bastante superior à das consolas, esta do Gakai está muitos furos abaixo.

Em 3º lugar, mesmo com graficos abaixo do esperado, o jogo não é fluido. Não falo do Lag, falo mesmo da fluidez do jogo, vi bastantes breaks.

Resumidamente... Uma merda, pelo menos para já lol

Link to comment
Share on other sites

E quem disse que eu quero ter um computador na nuvem?!

Eu quero é tirar partido da nuvem.

(...)Dá cá uma trabalheira fazer updates a Software dos diabos(...)

LOL. Vem trabalhar 1 semana para a minha escola...

Oh Rev. Tu estás a fazer a tua análise enquanto utilizador que gosta de explorar a máquina, ter uns jogos eventualmente, fazer uns programas, etc. Mas tu não és um utilizador normal. O utilizador normal nem um antivirus sabe configurar.

Se me perguntares se eu gosto de ter o meu PC em casa com acesso a toda a pirataria que aqui tenho... claro que gosto.

O problema é que, a partir do momento em que a cloud passar a ser uma realidade mais generalizada, não vais ter a pirataria no teu computador, simplesmente porque ela não é disponibilizada para venda. Fica alojada na nuvem.

Não se trata aqui de gostar mais ou gostar menos. Trata-se de estar preparado para a revolução.

Link to comment
Share on other sites

E quem disse que eu quero ter um computador na nuvem?!

Eu quero é tirar partido da nuvem.

(...)Dá cá uma trabalheira fazer updates a Software dos diabos(...)

LOL. Vem trabalhar 1 semana para a minha escola...

Oh Rev. Tu estás a fazer a tua análise enquanto utilizador que gosta de explorar a máquina, ter uns jogos eventualmente, fazer uns programas, etc. Mas tu não és um utilizador normal. O utilizador normal nem um antivirus sabe configurar.

Se me perguntares se eu gosto de ter o meu PC em casa com acesso a toda a pirataria que aqui tenho... claro que gosto.

O problema é que, a partir do momento em que a cloud passar a ser uma realidade mais generalizada, não vais ter a pirataria no teu computador, simplesmente porque ela não é disponibilizada para venda. Fica alojada na nuvem.

Não se trata aqui de gostar mais ou gostar menos. Trata-se de estar preparado para a revolução.

Eu concordo contigo quando dizes que o futuro da Cloud passa pelas Webapps.

Por exemplo, existe o Google Docs que é um grande exemplo. Tenho acesso aos meus documentos em qualquer parte do mundo, basta-me um computador, um smartphones, um tablet... etc etc... isso para mim é o futuro. Termos as nossas aplicações na Cloud.

Mas embora o Google Docs seja uma Web App, é o teu computador que a processa na mesma, e isso para mim é algo essencial. Tens o teu computador dedicado, a trabalhar na tua Web App. E aqui não existe problemas de updates, pois a Web App é actualizada automaticamente.

O que não concordo minimamente, e espero que o futuro não se transforme nisso, é tu teres uma caixa que não vale esterco, que a uncia coisa que faz é ligar a um computador na Cloud, onde estas a partilhar esse computador com dezenas de pessoas. Pagas uma mensalidade por algo que não é teu... Por algo que a performance está a ser divida por muitos, e por algo que vais ter sempre a lag inerente etc etc

Isso para mim não é evoluir, é exactamente o oposto.

Já as Web Apps, das melhores evoluções que poderá acontecer e é o caminho certo a seguir thumbsup.gif

Link to comment
Share on other sites

O JLDR já te deixou o link do Gaikai.

Experimenta e analisa, tendo em conta que estás em 2012, o que poderá ser em 2017.

Sabendo que em 2007 não tinhas net a metade da velocidade que tens agora, e sabendo também que a evolução é exponencial, calcula como vai ser isto em 2017.

Sem contar com "breakthrougs".

Ora bem.

experimentei o Mass Effect 3 pois joguei à pouco na X360.

Para começar, logo no inicio do jogo vemos um ponteiro do rato que podemos mexer. Logo ai pus-me a fazer testes a mexer com o ponteiro, e o que é certo é que noto e bem o lag do ponteiro do rato.

Em 2º lugar, não sei se será por o jogo estar em baixa resolução, mas os graficos estão bastantes piores do que na versão X360. E estamos a falar de uma consola com bastantes anos. A versão PC dedicado está bastante superior à das consolas, esta do Gakai está muitos furos abaixo.

Em 3º lugar, mesmo com graficos abaixo do esperado, o jogo não é fluido. Não falo do Lag, falo mesmo da fluidez do jogo, vi bastantes breaks.

Resumidamente... Uma merda, pelo menos para já lol

Só por curiosidade, fui experimentar o MassEffect3 e não vi lag nenhum do rato, muito menos no jogo. Mas pronto. Querias que uma plataforma quase experimental como é o Gaikai já estivesse a bombar estilo Ferrari na estrada. :)

Daqui a 1 ou 2 anos voltas ao Gaikai ou a outra coisa semelhante e experimentas uma nova demo nessa altura e vais dizer para os teus botões: "Ora fds! Gostava de jogar isto, mas não tenho máquina suficiente. Tenho que comprar mais uma gráfica... " LOLOL

Link to comment
Share on other sites

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

Link to comment
Share on other sites

- Não ter necessidade de estar constantemente a modificar peças no meu terminal, só porque determinado programa requer mais recursos;

- Ter acesso todas as aplicações sem correr o risco de instalar merda no meu computador, ter que o formatar por causa do lixo acomulado com as merdas que se instalam;

- Ter acesso exatamente aos mesmos programas que tenho "em casa", em qualquer terminal burro e em qualquer parte do mundo;

- Não ter que me preocupar em fazer atualizações a software. Isso é feito diretamente nos hosts e imediatamente todos os clients ficam com a versão mais recente do programa;

- Data storage, mas isso já existe aos montes;

- Muito mais fiabilidade no trabalho em equipa, porque todos podem usar a mesma versão do software. Aliás, é fantástico estar no Google Docs, por exemplo, a escrever um documento a 4... LOL, Já fiz a experiência na escola e cada utilizador fica com um cursor completamente independente a trabalhar em simultâneo no mesmo documento.

No more fun then? :(

It's the future. Do you wanna come, or do you wanna stay? wink4.gif

Please let me stay...

Pronto, não tenho mais nada a acrescentar a este tópico... :-..

Link to comment
Share on other sites

Não preciso, tenho uma consola e os jogos nunca pedem para actualizar o hardware da mesma wink4.gif

Nunca pedem até sair uma nova geração e teres que comprar uma nova consola.

De 8 em 8 anos? Dei 160€ pela X360, é o preço de 2 jogos lol

E a qualidade dos gráficos do Gakai se for como o que mostraram, deixa-me ficar com a consola que já tem uns valentes anos.

Sinceramente, não estejas á espera que os servidores deles consigam manter milhares de pessoas a jogar com os gráficos equivalentes a um PC topo de gama. Not gonna happen. A não ser que própria Cloud tivessem um computador dedicado a ti, o que também era impossivel.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.