Jump to content

Computação nas Nuvens e Desktops


ricardao1985
 Share

Recommended Posts

Olá

Minha pergunta é a seguinte: Mesmo com a cloud computing, ainda irá se produzir computadores normais e de alta performace? Ainda poderemos utilizar computadores como conhecemos hoje? (DESKTOPS/NOTEBOOKS) ou Peças de armazenamento e Processamento local (Hds,Vgas,etc...) ? Ou com a cloud irá parar tudo e se fabricará apenas terminais cloud? Se sim, quanto tempo ainda teremos para usar Desktops/notebooks? *Por que minha duvida, é, se daqui a uns 10-15 anos, ainda haverão desktops como conhecemos hoje e notebboks para comercio/Fabricação... Deixa eu te explicar melhor, eu sou um Entusiasta/Case-Moderm. Amo montar minhas proprias maquinas, amo modificar cada peça para ficarem do meu gosto (visual) e estou com essa duvida sobre a cloud substituir os PCs...

Link to comment
Share on other sites

Na minha humilde e leiga opinião, tanto os desktops como os notebooks ou netbooks como os conhecemos têm os dias contados.

Eu tenho dificuldade sequer em começar a enumerar os benefícios da cloud... Eu sei que há muita malta que não gosta da idea de ter tudo num sitio qualquer sabe-se lá onde mas a realidade é... Através da cloud passamos a ser muito mais produtivos, passamos a ter acesso a tudo em todo o lado sem risco de perdemos um documento ou todos os documentos. Mesmo por uma questão de consciência do mundo em que vivemos, já pensaste em todos os cds/dvds/disquetes que utilizamos até à data? Parecendo que não é uma quantidade imensa de lixo que vai deixar de ser necessário e são recursos que podem vir a ser utilizados noutro sitio qualquer. Mais, assumindo que eventualmente não só o armazenamento mas também o processamento é feito na cloud, toda a gente passa a ter acesso a super-processamento em todo o lado. Num mundo ideal, que é aquilo para o que queremos caminhar, toda a gente tem acesso a um super-computador apenas com um ecrã. As possibilidades são imensas.

Portanto para mim pessoalmente, não vejo espaço para computadores como os conhecemos actualmente no futuro. Não sei se será tão brevemente quanto isso, já sei que vai haver quem diga que isso nem daqui a 50 anos, mas eu pessoalmente sou muito optimista nestes assuntos e acho que vai ser mais rápido do que esperamos.

Link to comment
Share on other sites

Na minha humilde e leiga opinião, tanto os desktops como os notebooks ou netbooks como os conhecemos têm os dias contados.

Eu tenho dificuldade sequer em começar a enumerar os benefícios da cloud... Eu sei que há muita malta que não gosta da idea de ter tudo num sitio qualquer sabe-se lá onde mas a realidade é... Através da cloud passamos a ser muito mais produtivos, passamos a ter acesso a tudo em todo o lado sem risco de perdemos um documento ou todos os documentos. Mesmo por uma questão de consciência do mundo em que vivemos, já pensaste em todos os cds/dvds/disquetes que utilizamos até à data? Parecendo que não é uma quantidade imensa de lixo que vai deixar de ser necessário e são recursos que podem vir a ser utilizados noutro sitio qualquer. Mais, assumindo que eventualmente não só o armazenamento mas também o processamento é feito na cloud, toda a gente passa a ter acesso a super-processamento em todo o lado. Num mundo ideal, que é aquilo para o que queremos caminhar, toda a gente tem acesso a um super-computador apenas com um ecrã. As possibilidades são imensas.

Portanto para mim pessoalmente, não vejo espaço para computadores como os conhecemos actualmente no futuro. Não sei se será tão brevemente quanto isso, já sei que vai haver quem diga que isso nem daqui a 50 anos, mas eu pessoalmente sou muito optimista nestes assuntos e acho que vai ser mais rápido do que esperamos.

Opa amigo, bom, como deu pra perceber eu ja nao penso como voce. :)

Mas respeito sua opinião ^^

Bom, quantos anos, vc palpita para os desktops serem completamente substituidos?

Link to comment
Share on other sites

Não sou o Hyde, mas posso responder que é um processo gradual como qualquer outro. Já começou, mas há ainda irão demorar uns bons anos até o paradigma mude.

No entanto irão sempre haver pessoas a reticentes à mudança.

Link to comment
Share on other sites

Mas se calhar não demora uma década até começarmos a ver mudanças. Agora, para os PCs "físicos" desaparecerem.. Isso não deve acontecer tão cedo. Simplesmente vamos começar a ter as duas tecnologias a funcionar ao mesmo tempo.

Tal como estamos a ver que os tablets, coisa que tem pouquíssimos anos de vida, já ocupou uma posição importante no mercado, mas se calhar não reduziu assim tanto as vendas de computadores propriamente ditos.

Link to comment
Share on other sites

Não sou o Hyde, mas posso responder que é um processo gradual como qualquer outro. Já começou, mas há ainda irão demorar uns bons anos até o paradigma mude.

No entanto irão sempre haver pessoas a reticentes à mudança.

Pessoas e não só... falo das limitações sócio-económicas que vão impedir de usar a cloud em toda a superfície do planeta.

Haverá sempre desigualdades no acesso à cloud. Não consigo imaginar a cloud em Africa, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Na pior das hipóteses, os computadores como os conhecemos hoje deixam de existir para serem substituídos por terminais de acesso à cloud. Claro que ninguém sabe como será o aspecto ou as specs destes, mas da mesma forma que há portáteis e desktops para todos os tipos de utilizador, o mesmo acontecerá no futuro sem dúvida nenhuma. A cloud é muito bonita e tal mas há aplicações onde ainda não pode ser utilizada de todo.

Link to comment
Share on other sites

Na pior das hipóteses, os computadores como os conhecemos hoje deixam de existir para serem substituídos por terminais de acesso à cloud. Claro que ninguém sabe como será o aspecto ou as specs destes, mas da mesma forma que há portáteis e desktops para todos os tipos de utilizador, o mesmo acontecerá no futuro sem dúvida nenhuma. A cloud é muito bonita e tal mas há aplicações onde ainda não pode ser utilizada de todo.

Por exemplo ?

O maior entrave é sem dúvida a nível comercial e das licenças. Por exemplo, na venda de software tipo Office's, Photoshop's, Autocad's.. O tipo de licenças fornecida terá que mudar e terá que deixar de ser por utilizador. Mas muitas empresas ainda estão bastante reticentes em relação à forma de ganhar dinheiro com isto.

Link to comment
Share on other sites

O exemplo mais claro são os jogos. Por muito boa que seja a tua ligação, há sempre um lag que não podes eliminar se tiveres o jogo a ser processado numa plataforma algures na rede. E se meteres multiplayer ao barulho, ainda pior.

Link to comment
Share on other sites

Tudo isso é muito lindo mas e como é quando não houver internet? (eu sei, é raro, mas as avarias acontecem) Ou se vamos dew férias para um local sem internet?... Quer-me parecer mais é que as duas tecnologias vão manter-se em simultâneo e não necessariamente uma substituir outra. Digo eu...

Link to comment
Share on other sites

Essa questão é um bocado como a electricidade.. Vamos chegar a uma altura na sociedade que se espera que tal como há electricidade em qualquer lado, também deve ter internet.

Link to comment
Share on other sites

Não acho que seja assim tão problemático a nível de jogos, por esse aspecto. Jogos multiplayer faz todo o sentido estar numa cloud.

A meu ver o problema são os outros. Um jogo single player, estar restrito à uma cloud afasta à partida muitos utilizadores, que nem sempre podem ou não querem estar ligados à cloud.

Link to comment
Share on other sites

"Gamers"? Lol. Se ainda tivesses dito industria cinematográfica...

Desculpa mas nem daqui a 100 anos a experiencia de um jogo na clould vai ser igual a correr na tua maquina.

Tens toda a razão.. Eu acho é que te estás a esquecer das consolas. Hoje em dia o PC já não tem o impacto que tinha dentro do gaming.

Agora, produção pesada de VFX, SFX, 3D, Pós-produção, etc.. Aí é que não há mesmo alternativa ao belo rig do desktop.

Link to comment
Share on other sites

"Gamers"? Lol. Se ainda tivesses dito industria cinematográfica...

Desculpa mas nem daqui a 100 anos a experiencia de um jogo na clould vai ser igual a correr na tua maquina.

Porquê?

Link to comment
Share on other sites

Em media quantos computador estão ligados em todo o mundo ao mesmo tempo?

Quantos computadores seriam necessários estar ligados na Cloud para fornecer tanta gente ao mesmo tempo, e darem a mesma performance que temos actualmente ao trabalhar no nosso desktop?

Link to comment
Share on other sites

Lag.

Lag lol... o lag era um "problema" há 10 anos atrás, cada vez menos e no entanto achas que a experiência daqui a 100 anos não vai ser boa por causa do lag? lol...

Em media quantos computador estão ligados em todo o mundo ao mesmo tempo?

Quantos computadores seriam necessários estar ligados na Cloud para fornecer tanta gente ao mesmo tempo, e darem a mesma performance que temos actualmente ao trabalhar no nosso desktop?

A questão é, hoje em dia tens computadores pessoais com uma capacidade de processamento quê.. 10 vezes, 20 vezes superiores à que tinhas há 10 anos atrás? A tendência é para que tudo evolua cada vez mais depressa, se nos últimos 10 anos a capacidade de processamento tiver aumentado 10 vezes, o mais provável é que daqui a 10 anos tenha aumentado 30 ou 40 vezes, é nesse cenário que se pode começar a equacionar uma realidade inteiramente na cloud.

Link to comment
Share on other sites

Lag.

Lag lol... o lag era um "problema" há 10 anos atrás, cada vez menos e no entanto achas que a experiência daqui a 100 anos não vai ser boa por causa do lag? lol...

Não é bem assim, a jogares algo que não está no teu computador notas.

Não é a mesma coisa que jogares CS, pois ai tu carregas numa tecla no teclado e ele envia a informação para o teu CPU, e é este que faz a personagem mover. Depois apenas manda e recebe as restantes variaveis pela rede para saber onde estão os outros jogadores. E mesmo assim, existe Lag à grande nesse tipo de jogos.

Agora imagina um jogo que está totalmente a correr num computador em rede a 500Km de distancia...

Tu carregas na tecla w, e ele vai enviar essa informação pela rede, o cpu lá vai processar e só depois o personagem reage ao que carregaste. Ora isso tem muito mais latencia do que se enviares essa informação para o teu próprio cpu.

A questão é, hoje em dia tens computadores pessoais com uma capacidade de processamento quê.. 10 vezes, 20 vezes superiores à que tinhas há 10 anos atrás? A tendência é para que tudo evolua cada vez mais depressa, se nos últimos 10 anos a capacidade de processamento tiver aumentado 10 vezes, o mais provável é que daqui a 10 anos tenha aumentado 30 ou 40 vezes, é nesse cenário que se pode começar a equacionar uma realidade inteiramente na cloud.

Vai dar ao mesmo.

Se daqui a 10 anos, os computadores têm 30 vezes mais potencia, então eu quero ter uma experiência 30 vezes melhor que a que tenho actualmente.

Então volto a perguntar, daqui a 10 anos, quantos computadores em Cloud serão necessários para suportarem toda a gente ligada à cloud a quererem uma performance 30 vezes superior à actual?

É que se for para ter uma performance bastante pior do que um desktop, então não obrigado...

Link to comment
Share on other sites

Vocês sabem que a evolução é exponencial, certo?

Certo. O que tentava explicar, é por muito que se queira, nunca se irá ter a mesma performance em Cloud do que num Desktop dedicado.

E o ser homano quer ter sempre a melhor experiencia e performance possivel.

Por isso é que quando sai um Gadget exactamente igual ao anterior, mas com um Cpu o dobro mais potente, o pessoal toca a trocar.

Já agora, aquele sistema de jogos online(Onlive), deve ter sido alto barrete. Ainda cheguei a experimentar, mas a experiência foi tão má(a maioria das vezes nem dava), que não vejo ponta por onde lhe pegar.

Link to comment
Share on other sites

Oh Revenge não estamos em 2001.

Vai jogar Quake Live que é um FPS totalmente no browser e depois dá a tua opinião.

Edit: Afinal parece que tens que fazer um pequeno download. Não me lembrava disto.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.