Jump to content

Bitcoin richest


Pablo Empanada
 Share

Recommended Posts

As mais-valias obtidas com a venda de bitcoins ou outras moedas digitais não são tributadas em Portugal, segundo o Ministério das Finanças

O interesse dos investidores pelas moedas digitais está a crescer após a recente euforia em torno da mais valiosa criptomoeda, a bitcoin. E quem quiser investir nestas moedas tem um incentivo em Portugal. É que os lucros obtidos com a sua venda não são taxados em Portugal. A informação é do Ministério das Finanças: "A venda de bitcoins não é tributável em IRS face ao ordenamento fiscal português, designadamente no âmbito da categoria E - capitais - ou G - mais-valias", afirmou ao DN/Dinheiro Vivo fonte oficial do ministério. Apenas há lugar a tributação de mais-valias "quando, pela sua habitualidade, constitua uma atividade profissional ou empresarial do contribuinte, caso em que será tributado na categoria B", adiantou.

Se os lucros resultantes da venda de moedas digitais devem ou não ser declarados às Finanças tem levantado dúvidas junto de investidores e traders destas moedas. Pedro Gaspar é trabalhador por conta de outrem e começou recentemente a minerar, ou seja, a criar, não a bitcoin mas uma outra moeda digital, a monero (existem cerca de 1400). Não declara no seu IRS as mais-valias obtidas com a venda de criptomoedas. "Informei-me com um advogado e em Portugal há um vazio legal", disse.

Mas a situação acaba por não ser clara e o investidor revela algumas preocupações. "Como é que se conclui se se trata de um investimento ou de uma atividade profissional?", questiona. Por isso, tem alguns cuidados nas suas transações. "Quando vendo, prefiro fazer o negócio diretamente com o comprador (peer-to-peer)e receber o pagamento em dinheiro", afirmou.

Ricardo Filipe, por outro lado, vive da compra e venda de bitcoins e opta por declarar os lucros ganhos com essa atividade. "Quero estar precavido para não ter problemas no futuro."

Perante as dúvidas, alguns entusiastas das moedas digitais em Portugal ponderam ter uma base em Malta, país onde a taxa de imposto efetiva para não residentes é de apenas 5%.

Mais claro para as Finanças é a tributação do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) nos bens e serviços comprados com criptomoedas. "De acordo com informação da Autoridade Tributária, os produtos comprados com bitcoins pagam IVA", afirmou a fonte oficial das Finanças.

Segundo um guia online de estabelecimentos em Portugal que aceitam bitcoins como meio de pagamento, existem 39 locais onde é possível pagar com a moeda digital. A grande maioria situa-se na Grande Lisboa. Hostels, lojas de jogos e restaurantes fazem parte dos estabelecimentos que já adotaram a bitcoin e que estão no guia (coinmap.org).

Bitcoin em queda livre

Apesar de haver um frenesim em torno das moedas digitais, sobretudo da bitcoin, esta moeda sofreu um revés nesta semana. Caiu de perto de 20 mil dólares (17 mil euros) no início da semana passada, um valor recorde, para 11 mil dólares (9,3 mil euros) na última sexta-feira, dia 22 de dezembro, segundo dados do Coindesk, um site de câmbios. Para já, pelo menos três corretoras da moeda já suspenderam temporariamente as operações de compra e venda da moeda. Mas a flutuação do preço da bitcoin não é uma novidade para os investidores.

A ascensão do valor desta criptomoeda tem sido fulgurante. No início de 2017 valia cerca de mil dólares. Criou muitos milionários e chamou a atenção dos grandes bancos e dos políticos, que agora a procuram regular.

Segundo Tiago Cardoso, gestor da corretora XTB, nesta altura "o mercado das criptomoedas equivale a 600 mil milhões de dólares (506 mil milhões de euros), sendo a bitcoin apenas 48% desse total. Em fevereiro deste ano este mercado era de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), sendo a bitcoin responsável por mais de 85% desse peso".

A subida desta moeda digital para valores recorde ocorreu depois de terem começado a ser negociados futuros sobre a moeda nos EUA, na CME e CBOE (mercados de futuros norte-americanos). Estas bolsas também suspenderam temporariamente a negociação de alguns contratos de futuros de bitcoin, que permitem apostar no preço em que a moeda estará a negociar num momento no futuro.

Nem por isso deixa de haver curiosidade por parte de investidores portugueses. "A maioria dos clientes pergunta o que é de facto a bitcoin", afirmou José Lagarto, diretor de research da Orey iTrade. Sobre a desvalorização da bitcoin, diz que "ainda é cedo para comentar a evolução deste novo mercado". Mas diz que "envolta em polémicas relativamente à sua legalidade e aceitação por parte dos diversos reguladores, torna-se difícil, senão impossível, poder acrescentar alguma recomendação de investimento".

"Quanto às outras criptomoedas que vão surgindo, parece que o maior móbil para a sua subida é mesmo a especulação", considera Paulo Rosa, economista do Banco Carregosa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

22 hours ago, cRaZyzMaN said:

alguém sacou dogecoins aqui à uns anos?

Cheguei a ter alguns quando ainda era crente para andar em faucets e quando as mesmas ainda davam qualquer coisinha... lol. Não vale nenhum, 60 satoshis... Lembro-me quando valia mais que o dobro disto! :) 

Link to comment
Share on other sites

eu tenho algumas, não me recordo é qual a wallet :lol: 

havia um site que dava uns cents, era só registar com outro mail,  era amarelo e verde, acho que era de games, mas faço é ideia do nome do site, nem da wallet


O que usavas qual era? 


 

Link to comment
Share on other sites

Na forum oficial da Invision andam a discutir se devem dar suporte ao Bitcoin(e possivelmente outras) na aplicação Commerce. Lá para o meio, alguém disse isto:

Quote

Yes, but your limited to just BTC.

BTW the fees to send BTC are astronomical right now. I tried to send some coins to someone the other day, the fee for like a $15 transaction was $25. Yes the FEE was more then the item I wanted. The truth is, & in my own analysis right now BTC is not working as a currency, it is must more like a commodity, such as gold/silver is

Coinbase and other Cryptocurrency platforms would be a good choice to because most support other coins. Which allows flexibility in future payment ways.

Neste momento apenas compensa fazer transferências de montante elevado para diluir as fee's?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

19 hours ago, cRaZyzMaN said:

eu tenho algumas, não me recordo é qual a wallet :lol: 

havia um site que dava uns cents, era só registar com outro mail,  era amarelo e verde, acho que era de games, mas faço é ideia do nome do site, nem da wallet


O que usavas qual era? 


 

Wallets nunca online, à data tinha o dogecoin-qt. Quanto as faucets não me lembro e já nem devem existir :lol: 

17 hours ago, Vidolz said:

Em que sitios secretos é que compram peças?

Tou a tentar montar uma rig e não encontro nada em lojas PT...

Uma loja qualquer de informática serve pro básico, coisas mais específicas tipo risers tens na pcdiga (https://www.pcdiga.com/riser-card-1x-16x-usb-pci-e-sata) e recentemente também ouvi falar desta loja especifica de mining em leiria, mas não sei feedback - https://miners.shop/

Na dúvida, desenrasca-te na secção de hardware do bitcointalk.

8 hours ago, Revenge said:

Na forum oficial da Invision andam a discutir se devem dar suporte ao Bitcoin(e possivelmente outras) na aplicação Commerce. Lá para o meio, alguém disse isto:

Neste momento apenas compensa fazer transferências de montante elevado para diluir as fee's?

Compensa não andar em faucets nem ter múltiplos inputs minúsculos, o que é claramente o caso, isso sempre aconteceu, o "problema" é que até há pouco tempo o valor de 1 BTC era tão "irrisório" que casos tão flagrantes... simplesmente não eram tão flagrantes.

A realidade é nem 8 nem 80. Isso é um caso extremo, mas efectivamente a usabilidade do Bitcoin não é a mesma que era quando comecei a usa-lo graças a quem anda constantemente a adiar soluções de scaling e quem anda aí em batalhas campais ridiculas. Isto aliado a uma filosofia de "ah e tal, o Bitcoin não é para ser de borla!" estragou o esquema. Parabéns a malta do Core e a quem os defende com palas nos olhos.

Outro problema é toda a gente ter dito sim senhor à solução imediata (SegWit) e depois ninguém querer implementar as coisas (última vez que vi, nem o Bitcoin Core estava 100% pronto para suportar SegWit! Ridículo). É como já disse nesta thread, por causa de alguns que pensam que isto é para brincar as moedinhas virtuais estamos a levar no pelo e a afastarmo-nos de soluções de scaling on-chain.

Montantes grandes ou pequenos, uso Bitcoin sempre que possível. Ocasionalmente levo é por tabela com as fees dado o congestionamento da rede.

Ora, TL;DR - Bitcoin é utilizável para pagamentos no dia a dia? Sim, mas com grandes condicionantes. Bitcoin é pratico para um average joe começar a usar do pé pra mão? Não, nunca foi, mas ja percorremos um longo caminho nesse sentido e a coisa melhorou muito.

Link to comment
Share on other sites

Components:  Type Price  
EVGA SuperNOVA G2 1300 1300W ATX 2.3 PSU 305  
ASRock H81 PRO BTC R2.0 LGA Motherboard 77.79  
Intel Celeron G1840 CPU 39.9  
Kingston HyperX Fury 4GB 1333MHz DDR3 Memory 35.21  
SanDisk SSD PLUS 120GB Disk 56.85  
PCI-E 1x to 16x Extender Rise Card PCI.E Risers 27.96  
       
       
GPU Options:   Price Total
Sapphire Radeon RX 470 4GB Mining Edition   262.9 2120.11
Asus ROG Strix Radeon RX 570 4GB   259.9 2102.11
MSI Radeon RX 570 ARMOR 4G OC   249.9 2042.11

 

Tenho isto de momento, falta-me escolher qual a GPU.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, undertech said:

 

Outro problema é toda a gente ter dito sim senhor à solução imediata (SegWit) e depois ninguém querer implementar as coisas (última vez que vi, nem o Bitcoin Core estava 100% pronto para suportar SegWit! Ridículo). É como já disse nesta thread, por causa de alguns que pensam que isto é para brincar as moedinhas virtuais estamos a levar no pelo e a afastarmo-nos de soluções de scaling on-chain.

O Bitcoin Core creio que já suporta o SegWit, o que lhe falta e acho que vai sair no próximo patch é a interface para poder usar o SegWit. De qualquer forma tens a wallet Electrum que já tem implementado (entre outras). O problema está é em muitas exchanges não terem logo implementado SegWit. O coinbase por exemplo só para 2018 (lol..)

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, squallx said:

O Bitcoin Core creio que já suporta o SegWit, o que lhe falta e acho que vai sair no próximo patch é a interface para poder usar o SegWit. De qualquer forma tens a wallet Electrum que já tem implementado (entre outras). O problema está é em muitas exchanges não terem logo implementado SegWit. O coinbase por exemplo só para 2018 (lol..)

Ou seja, os gajos que disseram que outra opção que não o SegWit era inseguro porque não foi devidamente testada lançaram um "produto" incompleto. Isso, para mim, não é nada mais nada menos que uma brutal dualidade de critérios. Já estamos há 2/3 revisões do Core à espera que o mesmo tenha SegWit a funcionar em pleno. Eu e tu se calhar conseguimos ir lá buscar endereços SegWit, mas e quem não tem conhecimento para tal? Quem quer só abrir a carteira e usar? Não está no GUI! Compreendo que haja coisas mais importantes que alterações visuais, mas caramba, depois do conflito que houve e do enorme push deles para adopção em massa do SegWit que raio de exemplo é que estão a dar? Para mim isto é ridículo e roça o idiótico. Mas é só a minha opinião. Como diz o link do reddit que postaste, are you part of the solution? Sou, mas infelizmente quem quer que eu seja não me deu ferramentas prontas out of the box para tal.

Link to comment
Share on other sites

@jr_cardoso É verdade o que se diz naquela thread do reddit sobre o ActivoBank? Ou não confirmas nem desmentes? :-..

A última vez que transferi do NB para o Coinbase e do Coinbase para o NB não tive problemas, foi prai há 2 semanas. Mas podem estar a começar a apertar com isto banco a banco...

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Nazgulled said:

@jr_cardoso É verdade o que se diz naquela thread do reddit sobre o ActivoBank? Ou não confirmas nem desmentes? :-..

A última vez que transferi do NB para o Coinbase e do Coinbase para o NB não tive problemas, foi prai há 2 semanas. Mas podem estar a começar a apertar com isto banco a banco...

o que dizem?

Link to comment
Share on other sites

46 minutes ago, cRaZyzMaN said:

o que dizem?

Quote

A merda do ActivoBank também já me bloqueou transferências por este motivo, mas nem tiveram a dignidade de o admitir. Simplesmente inventam outra merda qualquer e fazem dos clientes parvos. Já para não falar nas contas que fecharam mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, [Black_Lotus] said:

Já transferi do Kraken para o AB 2 vezes sem problemas.
No entanto já foi em Novembro...se calhar agora andam atrás.
No entanto, não sei atrás de quê porque isto que eu saiba para já não é ilegal...

Aquele tópico em particular refere-se ao problema contrário, transferir do AB para a Coinbase/Kraken. Também conheço pessoas que o fizeram com sucesso, mas outros estão-se a queixar, a questão é, se estão realmente a começar a apertar com isto...

Ilegal ou não, o banco é um serviço que tu aceitas usar segundo os termos deles. Se eles querem bloquear isto, por qualquer razão, fazem-no.

Link to comment
Share on other sites

59 minutes ago, Vidolz said:

É bem feita.

Com tanto sítio melhor vão usar o CoinBase...

Primeiro, o exemplo é Coinbase, mas é uma questão de tempo até bloquearem os outros todos se estão efectivamente a fazer isto. Segundo, qual é que é melhor que o Coinbase? É que para qualquer um que possas nomear, eu arranjo-te uma série de tópicos a dizer porque que esses também não prestam.

Isto é como as operadoras. São todas uma merda e todas têm os seus problemas, uns apenas têm mais sorte que outros numa determinada operadora.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.