Jump to content

Universidade para engenharia mecânica?


OVRLDD
 Share

Recommended Posts

Desculpem a minha inactividade. Tenho andado um pouco ocupado.

Após ver as vossas opiniões, já vi que a FEUP seria mesmo a indicada. O problema mesmo seria a média, pois não sei se conseguirei lá entrar (tenho média de 15,9), mas estou com esperanças que ainda consiga baixar. O facto de ter também retirado IST da minha mente foi também por Lisboa ser uma cidade muito metropolitana, e eu sou uma pessoa calma e não gosto muito de estar no trânsito, ou "em sardinha" no metro. Mas como já notei que esta possui um prestígio enorme, se calhar vale a pena o sacrificio.

Respondendo ao resto das questões;

Eu moro no Sul, portanto, seja qual a universidade que escolha, estarei sempre distante.

Escolhi Engenharia Mecânica porque tenho interesse em aplicar cálculos em algo útil na vida real (engenharia) e sempre tive um interesse no ambiente e em como certas coisas no dia-a-dia funcionam. Gostaria de fazer algo relacionado com energias renováveis, e sei que eng. mecânica me pode dar isso.

Como tal, após ver o plano de estudos, notei que IST, coimbra e aveiro possuem mestrado em energia e ambiente, enquanto que a FEUP apenas possui para energia térmica. Tendo isto em conta, devia considerar as outras acima da FEUP?

Chegaste a ver o plano de estudos de Gestão e Engenharia Industrial? Um conselho que te dou é que, temos que seguir os nossos gostos e aquilo que nos motiva, mas também é preciso ver se é um curso com futuro. Não estou a dizer que o que tu queres não seja.

Quando o EsCk fala de ingressar logo no mercado de trabalho não assumas isso como fazer os 3 anos e ficar por ali. Além de que isso, só se fores para o ISEP, por exemplo. Na FEUP os 3 anos não são reconhecidos. Das duas uma. Ou fazes os 3+2 anos seguidos ou fazes 3 anos, começas a trabalhar e tiras os restantes 2 à noite.

Mas pronto, vê o que tu queres, pondera bem tudo o que leste aqui, analisa bem os planos de estudos e como é o futuro na área e ignora questões como vida académica ou a cidade onde a faculdade se situa. O ser humano é conhecido pela sua capacidade de se adaptar. Adaptas-te a qualquer lado. Os únicos que não se adaptam aos locais são os jogadores de futebol no Football Manager :-.. O mais importante é o conhecimento que tu vais adquirir, não é o prestigio da faculdade. Esse só interessa para o teu primeiro emprego. Depois disso é a experiência profissional que pesa.

Link to comment
Share on other sites

Universidade para mecânica? Se já mudas-te algum pneu ou meteste gasolina num carro vai à lusófona que te dão 33 equivalências e com 2 exames tens o curso!

Link to comment
Share on other sites

Universidade para mecânica? Se já mudas-te algum pneu ou meteste gasolina num carro vai à lusófona que te dão 33 equivalências e com 2 exames tens o curso!

lol2.gif

lol2.gif

Link to comment
Share on other sites

Desculpem a minha inactividade. Tenho andado um pouco ocupado.

Após ver as vossas opiniões, já vi que a FEUP seria mesmo a indicada. O problema mesmo seria a média, pois não sei se conseguirei lá entrar (tenho média de 15,9), mas estou com esperanças que ainda consiga baixar. O facto de ter também retirado IST da minha mente foi também por Lisboa ser uma cidade muito metropolitana, e eu sou uma pessoa calma e não gosto muito de estar no trânsito, ou "em sardinha" no metro. Mas como já notei que esta possui um prestígio enorme, se calhar vale a pena o sacrificio.

Respondendo ao resto das questões;

Eu moro no Sul, portanto, seja qual a universidade que escolha, estarei sempre distante.

Escolhi Engenharia Mecânica porque tenho interesse em aplicar cálculos em algo útil na vida real (engenharia) e sempre tive um interesse no ambiente e em como certas coisas no dia-a-dia funcionam. Gostaria de fazer algo relacionado com energias renováveis, e sei que eng. mecânica me pode dar isso.

Como tal, após ver o plano de estudos, notei que IST, coimbra e aveiro possuem mestrado em energia e ambiente, enquanto que a FEUP apenas possui para energia térmica. Tendo isto em conta, devia considerar as outras acima da FEUP?

Chegaste a ver o plano de estudos de Gestão e Engenharia Industrial? Um conselho que te dou é que, temos que seguir os nossos gostos e aquilo que nos motiva, mas também é preciso ver se é um curso com futuro. Não estou a dizer que o que tu queres não seja.

Quando o EsCk fala de ingressar logo no mercado de trabalho não assumas isso como fazer os 3 anos e ficar por ali. Além de que isso, só se fores para o ISEP, por exemplo. Na FEUP os 3 anos não são reconhecidos. Das duas uma. Ou fazes os 3+2 anos seguidos ou fazes 3 anos, começas a trabalhar e tiras os restantes 2 à noite.

Mas pronto, vê o que tu queres, pondera bem tudo o que leste aqui, analisa bem os planos de estudos e como é o futuro na área e ignora questões como vida académica ou a cidade onde a faculdade se situa. O ser humano é conhecido pela sua capacidade de se adaptar. Adaptas-te a qualquer lado. Os únicos que não se adaptam aos locais são os jogadores de futebol no Football Manager 14.gif O mais importante é o conhecimento que tu vais adquirir, não é o prestigio da faculdade. Esse só interessa para o teu primeiro emprego. Depois disso é a experiência profissional que pesa.

Sim, cheguei a ver esse curso, e até achei bastante interessante, pois era uma junção de economia, gestão e engenharia. No entanto, não tem atenção nenhuma a energias renováveis, e a sua média de entrada... :X

aahah, é verdade, isso adapta-se a qualquer cidade que seja.

Hoje ao pesquisar, encontrei algo interessante: o MITPortugal. Possui uma secção mesmo denominada "

Sustainable Energy Systems", mas este só se pode encontrar na FEUP, IST e FCTUC. alguém me pode explicar em que consiste exactamente o MITPortugal?

Link to comment
Share on other sites

Desculpem a minha inactividade. Tenho andado um pouco ocupado.

Após ver as vossas opiniões, já vi que a FEUP seria mesmo a indicada. O problema mesmo seria a média, pois não sei se conseguirei lá entrar (tenho média de 15,9), mas estou com esperanças que ainda consiga baixar. O facto de ter também retirado IST da minha mente foi também por Lisboa ser uma cidade muito metropolitana, e eu sou uma pessoa calma e não gosto muito de estar no trânsito, ou "em sardinha" no metro. Mas como já notei que esta possui um prestígio enorme, se calhar vale a pena o sacrificio.

Respondendo ao resto das questões;

Eu moro no Sul, portanto, seja qual a universidade que escolha, estarei sempre distante.

Escolhi Engenharia Mecânica porque tenho interesse em aplicar cálculos em algo útil na vida real (engenharia) e sempre tive um interesse no ambiente e em como certas coisas no dia-a-dia funcionam. Gostaria de fazer algo relacionado com energias renováveis, e sei que eng. mecânica me pode dar isso.

Como tal, após ver o plano de estudos, notei que IST, coimbra e aveiro possuem mestrado em energia e ambiente, enquanto que a FEUP apenas possui para energia térmica. Tendo isto em conta, devia considerar as outras acima da FEUP?

Chegaste a ver o plano de estudos de Gestão e Engenharia Industrial? Um conselho que te dou é que, temos que seguir os nossos gostos e aquilo que nos motiva, mas também é preciso ver se é um curso com futuro. Não estou a dizer que o que tu queres não seja.

Quando o EsCk fala de ingressar logo no mercado de trabalho não assumas isso como fazer os 3 anos e ficar por ali. Além de que isso, só se fores para o ISEP, por exemplo. Na FEUP os 3 anos não são reconhecidos. Das duas uma. Ou fazes os 3+2 anos seguidos ou fazes 3 anos, começas a trabalhar e tiras os restantes 2 à noite.

Mas pronto, vê o que tu queres, pondera bem tudo o que leste aqui, analisa bem os planos de estudos e como é o futuro na área e ignora questões como vida académica ou a cidade onde a faculdade se situa. O ser humano é conhecido pela sua capacidade de se adaptar. Adaptas-te a qualquer lado. Os únicos que não se adaptam aos locais são os jogadores de futebol no Football Manager 14.gif O mais importante é o conhecimento que tu vais adquirir, não é o prestigio da faculdade. Esse só interessa para o teu primeiro emprego. Depois disso é a experiência profissional que pesa.

Sim, cheguei a ver esse curso, e até achei bastante interessante, pois era uma junção de economia, gestão e engenharia. No entanto, não tem atenção nenhuma a energias renováveis, e a sua média de entrada... :X

aahah, é verdade, isso adapta-se a qualquer cidade que seja.

Hoje ao pesquisar, encontrei algo interessante: o MITPortugal. Possui uma secção mesmo denominada "

Sustainable Energy Systems", mas este só se pode encontrar na FEUP, IST e FCTUC. alguém me pode explicar em que consiste exactamente o MITPortugal?

No IST a EGI tem Gestão de Energia em que se fala de tudo um pouco !

Acho que estás um pouco confuso... O Mestrado é uma coisa e a licenciatura outra... não tens que ter "bases" para seguir para um mestrado dentro da Engenharia!

Eu tenho Licenciatura e dentro em breve Mestrado em EGI, todos os anos há vários colegas a entrar em Mestrado vindos de outras engenharias, que nem fazem ideia das matérias leccionadas, mas acabam por se safar !

Basicamente, não tens que escolher uma licenciatura já a pensar no Mestrado! Escolhe agora o curso que achares adequado, porque as portas do Mestrado vão continuar abertas ;)

Tenho um amigo de curso que ainda nem tem a licenciatura e está a fazer uma pós-graduação em Energias Renováveis...

Link to comment
Share on other sites

Desculpem a minha inactividade. Tenho andado um pouco ocupado.

Após ver as vossas opiniões, já vi que a FEUP seria mesmo a indicada. O problema mesmo seria a média, pois não sei se conseguirei lá entrar (tenho média de 15,9), mas estou com esperanças que ainda consiga baixar. O facto de ter também retirado IST da minha mente foi também por Lisboa ser uma cidade muito metropolitana, e eu sou uma pessoa calma e não gosto muito de estar no trânsito, ou "em sardinha" no metro. Mas como já notei que esta possui um prestígio enorme, se calhar vale a pena o sacrificio.

Respondendo ao resto das questões;

Eu moro no Sul, portanto, seja qual a universidade que escolha, estarei sempre distante.

Escolhi Engenharia Mecânica porque tenho interesse em aplicar cálculos em algo útil na vida real (engenharia) e sempre tive um interesse no ambiente e em como certas coisas no dia-a-dia funcionam. Gostaria de fazer algo relacionado com energias renováveis, e sei que eng. mecânica me pode dar isso.

Como tal, após ver o plano de estudos, notei que IST, coimbra e aveiro possuem mestrado em energia e ambiente, enquanto que a FEUP apenas possui para energia térmica. Tendo isto em conta, devia considerar as outras acima da FEUP?

Chegaste a ver o plano de estudos de Gestão e Engenharia Industrial? Um conselho que te dou é que, temos que seguir os nossos gostos e aquilo que nos motiva, mas também é preciso ver se é um curso com futuro. Não estou a dizer que o que tu queres não seja.

Quando o EsCk fala de ingressar logo no mercado de trabalho não assumas isso como fazer os 3 anos e ficar por ali. Além de que isso, só se fores para o ISEP, por exemplo. Na FEUP os 3 anos não são reconhecidos. Das duas uma. Ou fazes os 3+2 anos seguidos ou fazes 3 anos, começas a trabalhar e tiras os restantes 2 à noite.

Mas pronto, vê o que tu queres, pondera bem tudo o que leste aqui, analisa bem os planos de estudos e como é o futuro na área e ignora questões como vida académica ou a cidade onde a faculdade se situa. O ser humano é conhecido pela sua capacidade de se adaptar. Adaptas-te a qualquer lado. Os únicos que não se adaptam aos locais são os jogadores de futebol no Football Manager 14.gif O mais importante é o conhecimento que tu vais adquirir, não é o prestigio da faculdade. Esse só interessa para o teu primeiro emprego. Depois disso é a experiência profissional que pesa.

Sim, cheguei a ver esse curso, e até achei bastante interessante, pois era uma junção de economia, gestão e engenharia. No entanto, não tem atenção nenhuma a energias renováveis, e a sua média de entrada... :X

aahah, é verdade, isso adapta-se a qualquer cidade que seja.

Hoje ao pesquisar, encontrei algo interessante: o MITPortugal. Possui uma secção mesmo denominada "

Sustainable Energy Systems", mas este só se pode encontrar na FEUP, IST e FCTUC. alguém me pode explicar em que consiste exactamente o MITPortugal?

Se gostas tanto de energias renováveis e coisas relacionadas com energia, porque motivo não vais para Engenharia Electrotécnica no ramo de energia...

A FEUP tem isso e de certeza que as outras faculdades já aqui referidas também têm.

E se depois quiseres segues o tal curso do MIT Portugal...

Edited by Black_Lotus
Link to comment
Share on other sites

E se não estou em erro, o MITPortugal não está directamente ligado a mecânica mas sim a electrónica.... Mas posso estar em erro!!

Coitado do moço que vocês estão para aí a falar de Licenciatura, Mestrado e pós-graduações :lol:

Eu decidi facilmente: Gosto de mecânica (fisica 12º, movimentos, eq forças, etc), tinha que ficar no Porto (regra dos papás XD), concorrer ao que era semelhante (Mecânica e Civil, 1º Feup 2º ISEP) [sim EsCk, faço parte do pessoal que metia sempre FEUP em primeiro :P]. Mas vejo que agora o pessoal olha muito para as médias, e fazem muito bem, que é um risco enorme ficar a morrer na praia.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Epah, agora deixaram-me ainda mais indeciso lol2.gif

Eu também pensava que a engenharia electrotécnica levava a energias renováveis, mas acho que a única área que esta influencia é na energia solar. Caso seja a eólica, não tem muita actuação, penso eu, porque é tudo mecânica. E mesmo na área solar, as componentes dum painel solar são 75% mecânica e 25% eléctrica, portanto penso que engenharia mecânica seja adequado nessas energias, até, por exemplo, na construção de carros solares

E eu estou a pensar logo em mestrados, pois eng. mecânica nas universidades que referi tem logo mestrado integrado. Assim, tenho logo um mestrado assegurado, embora saiba que também posso pedir transferência

Edited by OVRLDD
Link to comment
Share on other sites

Epah, agora deixaram-me ainda mais indeciso lol2.gif

Eu também pensava que a engenharia electrotécnica levava a energias renováveis, mas acho que a única área que esta influencia é na energia solar. Caso seja a eólica, não tem muita actuação, penso eu, porque é tudo mecânica. E mesmo na área solar, as componentes dum painel solar são 75% mecânica e 25% eléctrica, portanto penso que engenharia mecânica seja adequado nessas energias, até, por exemplo, na construção de carros solares

E eu estou a pensar logo em mestrados, pois eng. mecânica nas universidades que referi tem logo mestrado integrado. Assim, tenho logo um mestrado assegurado, embora saiba que também posso pedir transferência

A EE no ramo de energia abrange todo o tipo de energias...sejam solares, eólicas, hídricas.

Agora como é óbvio não são eles que desenham as pás das eólicas, nem decidem de que material são feitas...isso é mecânica.

No entanto são os que dimensionam os parques de eólicas, solares, etc.

Tanto EE como Mecânica são áreas de engenharia muito abrangentes...dentro destes cursos tens muito por onde escolher.

Como já te disseram, vê os planos de estudos de diferentes faculdades:

- Mecânica

- EE

Edited by Black_Lotus
Link to comment
Share on other sites

o gajo da minha banda também quer eng. mecânica e vai para aveiro, ele teve a pesquisar e a nível de saidas e condições é o melhor em Portugal. Foi o que ele me disse.

Link to comment
Share on other sites

Epah, agora deixaram-me ainda mais indeciso lol2.gif

Eu também pensava que a engenharia electrotécnica levava a energias renováveis, mas acho que a única área que esta influencia é na energia solar. Caso seja a eólica, não tem muita actuação, penso eu, porque é tudo mecânica. E mesmo na área solar, as componentes dum painel solar são 75% mecânica e 25% eléctrica, portanto penso que engenharia mecânica seja adequado nessas energias, até, por exemplo, na construção de carros solares

E eu estou a pensar logo em mestrados, pois eng. mecânica nas universidades que referi tem logo mestrado integrado. Assim, tenho logo um mestrado assegurado, embora saiba que também posso pedir transferência

Oh moço.... Andas com as ideias todas trocadas :lol: Pensa em tirar mecânica geral, não estejas já direccionado para essas coisas, e digo-te por 2 razões:

- Mercado português

- Mecânica geral tens dezenas de saídas, mesmo dentro do ramo de energias/ energias renováveis.

E mesmo componente electrónica não é mau pensado porque grande parte dos problemas na energia é como a "guardar" e está a haver uma grande necessidade na área das energias renováveis em melhorar esse factor.

Mas acho que daqui a 15 dias vou tentar a lusófona.... assim tiro o mestrado em 3 tempos e com a faculdade fechada XD

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

o gajo da minha banda também quer eng. mecânica e vai para aveiro, ele teve a pesquisar e a nível de saidas e condições é o melhor em Portugal. Foi o que ele me disse.

Os dados estatísticos que suportam isso já foram aí colocados. ;)

Agora cada um que faça o que quiser.

Link to comment
Share on other sites

Na UA em termos de instalações não há pai, podem correr e saltar, coitada da FEUP comparada com a UA. Sobre os profs, a ideia que tenho é que é que na globalidade, os da FEUP são melhores/têm mais nome.

Sobre saídas, já não posso falar para além de onde andei (electrónica e telecomunicações) e aí, pelo menos na minha altura, era garantidinho, aliás, as grandes empresas davam preferência a formados na UA, então a PT queria toda a gente, lol. Andei lá 2 anos, depois vim para o Porto pois apesar de preferir Aveiro, no meu caso o "financiador" (aka papá 14.gif) teve uma conversa aqui com o artista e perguntou-lhe como era, uma vez que ficava mais barato estar numa privada no Porto do que na UA em Aveiro.

Sobre mecânica desconheço por completo.

Tenho dito. sleep.png

cool.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Kinas........... Isto é de 2012!!!

:-..

Mas entendi o post de informação quanto à UA ;)

Isso depende de faculdade para faculdade... mas penso que no geral querem é mamar dinheiro dos alunos e alguns pouco querem ensinar

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Portugal tem três das 100 melhores “jovens” universidades do mundo

A Universidade de Aveiro é a instituição portuguesa mais bem posicionada no tabela da revista britânica Times Higher Education.

7aKCOLL.jpg A Universidade de Aveiro está no lugar 66

As universidades de Aveiro, Minho e Nova de Lisboa estão entre as 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos. Um dos mais respeitados rankings internacionais, publicado ao início da noite desta quarta-feira, coloca pela primeira vez três representantes nacionais entre a elite da investigação e ensino a nível mundial.

Das três, a Universidade de Aveiro é a melhor representante nacional neste top 100, surgindo na 66ª posição, a mesma que ocupava há um ano. Uma das novidades no ranking da revista britânica Times Higher Education (THE) é a inclusão da Universidade do Minho, que entra directamente para a posição 85. A Universidade Nova de Lisboa é a terceira representantes nacional, em 92º Esta instituição foi uma das afectadas pela entrada de novas instituições na lista e desce do 85º posto ocupado há um ano.
O top 100 Under 50 elenca as melhores universidades do mundo nascidas depois de 1963. A lista é elaborada pela THE, que é autora de vários rankings do ensino superior, incluindo o THE World University Ranking, um dos mais respeitados internacionalmente. Portugal é um dos seis países que não surgem no top 200 do World University Rankings, mas que tem representantes no lista das 100 Under 50. Os outros são Espanha, Itália, Grécia, Irão e Arábia Saudita.
Este ranking baseia-se numa lista de 13 indicadores que também são usados na lista principal da THE, mas emprega uma metodologia “recalibrada” para captar melhor as características de instituições jovens. Em lugar de avaliar a história e tradição académica, o ranking das universidades com menos de 50 anos tenta dar uma “visão prospectiva do ensino superior”, sustenta o responsável da Times.
Com três universidades incluídas, Portugal é o décimo país com melhores resultados entre os 28 que constam na lista. A maioria das instituições representadas é do Reino Unido, com 18 universidades, seguindo-se a Austrália (13) e os Estados Unidos (8). Todavia, os lugares cimeiros da tabela da Times Higher Education não incluem nenhum representante de nenhum destes países. A lista continua a ter as mesmas duas instituições nos primeiros lugares, sendo liderada pela Pohang University of Science and Technology, da Coreia do Sul, seguida da École Polytechnique Fédérale of Lausanne, da Suíça. No terceiro posto está outra universidade coreana, a Korea Advanced Institute of Science and Technology , que era a quinta classificada há um ano.

Mais uma.
Atualmente, cada vez deixa menos dúvidas. Para quem está a pensar inscrever-se no ensino superior para o ano, tem aqui muita info oficial nos posts que pode ajudar a tirar dúvidas e/ou fazer escolhas.
Edited by Kinas_
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...

Identifiquei-me tanto com o DG.

Somos da mesma terra e tb andei na FEUP em Civil, mas acabei por mudar para o ISEP no final do 1º ano literalmente pelos mesmos motivos que ele disse.

Mais, o mercado para Engenheiros Civis atualmente está uma porcaria (estão engenheiros civis do Técnico recem-mestres a ganhar 850 euros), por isso vou só fazer os 3 anos (bacharel/licenciatura) no ISEP (só porque os meus pais não aceitam a ideia de fazer gap year para ver se arranjava outra área de interesse com mais saída), vou tentar entrar no mercado de trabalho com inscrição na Ordem e ver como estão as coisas.

Acho que não compensa o esforço e horas mal-durmidas, transtorno de ansiedade e burn-outs para depois sair a ganhar mal e porcamente...

Se estiver uma porcaria, desisto de civil e faço mestrado em gestão de empresas (tenho um negócio de família para crescer e tornar-me um dia como o Jerónimo Martins ou o Belmiro Azevedo ou as Kardashians) ou vou para maquinista da CP/piloto de avião.

Não me identifico com as outras Engenharias (nunca tive paixão por eletricidade/robótica/programação/construir carros, avões, comboios, prefiro conduzi-los... é a única engenharia que gosto basicamente por uma área em específico: transportes e vias de comunicação).

Só não concordo com algumas coisas que ele disse, há lá stores que literalmente têm a mania, só para saberes, a secção de matemática do DEC da FEUP decidiu este ano mudar a estrutura dos testes de Álgebra e AM2 e por incrível que pareça, só nos disseram dessa estrutura no dia anterior a esse mesmo teste e sabem que mais? Puseram escolha múltipla... Isto é só para verem como nos querem fazer a vida negra lá... E também stores que se recusam a dar a parte teórica de um exame (Topografia), ou seja, não termos guia das perguntas nem de nada...

NOTA: Entrei em Civil quer na FEUP quer no ISEP, a média está a 12-13 nos dois lados com média de 187, agora imaginem...

PS: Desculpem o enterranço, mas teve que ser

Edited by Pepper456
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.