Jump to content

MaKey MaKey


Mini0n
 Share

Recommended Posts

MaKey MaKey: tudo pode ser uma tecla

Já (quase) todos brincámos com LEGO ou marcas brancas de peças quase iguais a LEGO. Nem todos, eu incluído para grande pena minha, brincaram com o que foi apelidado do LEGO para geeks, o littleBits. Mas se o primeiro passo para construir/inventar com peças que posteriormente conseguem executar funções foi dado, este é um extra.

hiyOa.jpg

Falamos do MaKey MaKey, uma nova categoria de gadget que podemos combinar com (quase) tudo e obter um controlo que também consegue reagir à interacção humana e não só. O slogan deles é “Make anything into a key“, isto em português seria “Fazer de qualquer coisa uma tecla“.

Porquê tecla? Porque na prática esta pequena placa onde agarramos os “alligator clips” replica uma parte das teclas de um comum teclado, desde as setas de direcção à tecla de espaço, passando pelas letras e afins.

dUtE8.jpg

Os inventores desta pequena maravilha, Jay Silver e Eric Rosenbaum, afirmam que pode ser utilizada com qualquer tipo de material desde que este consiga passar uma pequena quantidade de corrente: desde produtos alimentares a grafite de lápis, plasticina ou água, realmente (quase) qualquer coisa serve para interagir.

O princípio de utilização é tão simples que até crianças conseguem utilizar. Ainda que baseado em Arduino não é preciso saber de programação para usar e tirar partido do MaKey MaKey. Claro que saber um pouco sobre Arduino vai permitir outro tipo de interacção.

O projecto está a 34 horas (desde a última vez que vi) de ser financiado pelo KickStarter e já tem 21 vezes mais fundos que o pedido originalmente! Parece que será realmente algo interessante de usar.

E quanto é que isto pode custar? Apenas 35 dólares! O preço é bastante apelativo e pode ser usado em Macs, Pcs e afins com um sistema operativo relativamente recente, tipo Windows XP.

Vejam algumas das ideias que podemos realizar com esta pequena placa:

E se (quase) usei muitas vezes a palavra quase, é porque está já aí à porta a primeira remessa de placas MaKey MaKey, com entrega marcada para Agosto.

http://www.makeymakey.com/

No kickstarter pediram $25,000, receberam $566,910...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.