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Vai ser proibida a venda de álcool a menores de 18 anos


Hyde
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A partir do Verão, a venda de álcool a menores de 18 anos vai ser proibida, bem como o consumo por estes jovens em locais públicos. As alterações à lei do álcool vão ser aprovadas o mais tardar dentro de 15 dias, revelou à Renascença o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa.

Hoje, a venda e o consumo do álcool em locais públicos só é permitida a partir dos 16 anos, mas vai passar a ser a partir dos 18. Outra das alterações à lei para limitar o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens é a proibição da sua venda nas lojas de conveniência e nos postos de venda de gasolina entre a meia-noite e as 8h00.

“Há um problema de segurança associado ao consumo de álcool durante a noite, nomeadamente junto de bombas de gasolina e de outros locais, onde se constituíam aquilo que em linguagem espanhola se chamam os ‘botellons’”, justifica Leal da Costa, acrescentando que há “venda desregrada” de bebidas “a baixos custos”, o que leva os jovens a consumir na rua, sem entrar nos bares, “acabando por se intoxicar com resultados terríveis".

Relacionado com esta matéria está o estudo que o Governo está a fazer sobre os produtos vendidos nas chamadas “smartshops”.

“Temos, acima de tudo, de definir claramente o que pode ser vendido nas lojas, porque estamos a assistir a uma situação de venda de produtos tóxicos, como fertilizantes e outros, com a intenção de terem efeitos psicotrópicos sobre o sistema nervoso central, que são efeitos secundários dessas substâncias, que foram concebidas para, por exemplo, adubar terras e vou ter muita dificuldade em que me convençam que comer ou respirar um adubo possa fazer bem a alguém”, sustenta o secretário de Estado.

Na estrada, os condutores com menos de 25 anos vão passar a estar sujeitos a uma taxa de alcoolemia mais dura.

“Os nossos técnicos estão a estudar com técnicos do MAI [Ministério da Administração Interna] e de outras organizações a possibilidade de baixar a alcoolemia, em particular para os recentemente encartados e para os mais novos, nomeadamente para os condutores até aos 25 anos de idade”, anuncia Leal da Costa.

Em estudo estão também alterações ao código da publicidade. Os anúncios nos cinemas a bebidas alcoólicas podem vir a ser limitados a certos períodos horários, como já acontece na televisão.

@rr

Gosto principalmente da parte em que os condutores com menos de 25 anos estão sujeitos a uma taxa de alcoolemia mais dura porque faz todo o sentido que uma pessoa com mais de 25 anos possa conduzir se beber mais. Quem é que pensa nestas medidas?

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Não?

Não tenho acessos a estatisticas mas quase que diria que a maior parte dos acidentes por excesso de alcool são de faixas etárias onde o exagero está mais instalado. Seja pelas festas, seja pelo estilo de vida boémio etc

Concordo.

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Concordo totalmente.

Assim como temos 3 anos de cartão provisória (independentemente da idade com que se tire a carta), acho correcto que também se coloque uma faixa etária onde o alcool tenha de ser "dominado"

Acreditem que a percentagem de jovens com menos de 25 anos que bebem e conduzem, é enorme (não arrisco nenhum valor, mas acredito que seja de 80% para cima). Não vejo mal nenhum que comecem a apertar ainda mais com os jovens nas estradas. Grande parte dos acidentes que acontecem à noite é simplesmente pelo alcool

Concordo que o alcool não tem idade. Mas tem de se começar por algum lado, e esta medida para os jovens, vai ajudar muitos a pensarem 2 vezes, antes de beberem 1 copo e a seguir meterem mãos ao volante!

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Não?

Não tenho acessos a estatisticas mas quase que diria que a maior parte dos acidentes por excesso de alcool são de faixas etárias onde o exagero está mais instalado. Seja pelas festas, seja pelo estilo de vida boémio etc

Concordo.

Sim porque quem tem esse estilo de vida não rebenta ja com a taxa actual..

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Então mas venda de alcool a menores de 18 anos não era já proibida?????

Claro que na prática vai continuar a ser vendido à mesma mas pronto...

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Não?

Não tenho acessos a estatisticas mas quase que diria que a maior parte dos acidentes por excesso de alcool são de faixas etárias onde o exagero está mais instalado. Seja pelas festas, seja pelo estilo de vida boémio etc

Concordo.

Mas vai ser assim também para os brancos? Ou só os da herança?

Trending Kubrick since Lloret del Mar

:trollface:

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A ver se não sou mal entendido, eu concordo com uma taxa de alcoolemia mais dura.. apenas não só para alguns mas para todos. Acredito que até aos 25 anos seja uma faixa mais problemática, mas se o objectivo é acabar com TODOS os acidentes na estrada, a medida deveria ser aplicada a todos. Daqui a meia dúzia de meses vou ter 25 anos, vai mudar assim tanta coisa para mim? Duvido muito.

Quanto à probição de bebidas alcoólicas a menores de 18 acho uma parvoice. Vão continuar a consumi-las, quem vende legalmente f*de-se, quem vende ilegalmente sai a ganhar. Os problemas da ingestão de bebidas alcoólicas dos 16 aos 18 tem quase tudo a ver com a edução dada pelos pais.

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Não tem sentido nenhum....

Os recordistas

O caso remonta a Abril de 2006, quando Francisco S., de 51 anos, natural de Barcelos, foi detido pela Brigada de Trânsito (BT) na EN 308, em Carvoeiro, Viana do Castelo. O condutor guiava sob efeito do álcool, com uma taxa de alcoolemia recorde no distrito de Viana – 4,04 gramas de álcool/litro de sangue – e mais de oito vezes acima do permitido por lei. O barcelense, que ficou sujeito a termo de identidade e residência, alegou que se tratava de um erro do aparelho, por apenas ter bebido dois “Martinis” e dois copos de vinho. A BT de Viana do Castelo rejeita liminarmente tal explicação, “por nunca se ter verificado um erro tão acentuado com o alcoolímetro”. O caso prossegue nos tribunais de Viana.

O recordista nacional da taxa de alcoolemia é Nuno Leocádio, que registou no alcoolímetro uns impressionantes 4,97 g/l. Estes dados causam ainda mais espanto se atendermos ao facto de o livro de Medicina Legal e Toxicologia sustentar que com 4 g/l qualquer ser humano tem de se encontrar, invariavelmente, em coma alcoólico. A taxa máxima permitida pela legislação portuguesa é de 0,49 g/l, sendo que uma quantidade de 0,50 a 0,80 g/l é considerada uma infracção grave e de 0,81 a 1,19 g/l uma infracção muito grave. Acima de 1,2 g/l é considerado crime, o que implica a detenção do condutor e a posterior apresentação perante um juiz de Instrução Criminal.

Homem de 57 anos é reincidente. Em regra, a taxa "corresponde a situação de coma".

Conduzia com 4,20 gramas de álcool no sangue quando colidiu com um veículo que estava estacionado na berma da Rua 25 de Abril, na Lousã, domingo à noite. O homem de 57 anos já é reincidente neste tipo de crime, informou fonte da GNR, adiantando que o indivíduo estava consciente mas muito embriagado: "Vinha a fazer uma condução sinuosa." Apenas se registaram danos materiais no automóvel que sofreu o embate.

Com essas medidas das idades nao se resolve nada apenas se opta por esconde-lo.

Isto é como aumentar os preço dos bilhetes de jovens de X idade para diminuir os disturbios em transportes públicos.

Quanto à venda só a partir dos 18 anos parece-me bem.

Edited by ash
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Já que se fala nisto.. a probição de tabaco a menores de 18 anos desde de 2008 também tem sido muito eficaz. Acho que não há dia nenhum que não veja malta com bem menos de 18 anos a fumar e não estou a falar de meia dúzia de putos de 16/17 anos.

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LOL. Taxa mais dura não faz sentido nenhum. como ja alguem disse, um condutor com 0,4 e picos não é o problema...

Ja se sabe que a maior causa dos acidentes é o mau estado e planeamento vergonhoso das nossas estradas mas como isso custa dinheiro atira-se o problema para a bebida e sempre se encaixa mais uns cobres.

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LOL. Taxa mais dura não faz sentido nenhum. como ja alguem disse, um condutor com 0,4 e picos não é o problema...

Ja se sabe que a maior causa dos acidentes é o mau estado e planeamento vergonhoso das nossas estradas mas como isso custa dinheiro atira-se o problema para a bebida e sempre se encaixa mais uns cobres.

Tipo... e então? Queres o quê? O que está feito está feito e se não há dinheiro não podes esperar milagres. Por outro lado, os acidentes por causa de o alcool são uma realidade também, só porque há um problema maior não se deve contornar o mais pequeno.

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LOL. Taxa mais dura não faz sentido nenhum. como ja alguem disse, um condutor com 0,4 e picos não é o problema...

Ja se sabe que a maior causa dos acidentes é o mau estado e planeamento vergonhoso das nossas estradas mas como isso custa dinheiro atira-se o problema para a bebida e sempre se encaixa mais uns cobres.

Seriously? a maior causa dos acidentes é o mau estado das estradas?

Poupa-me :facepalm:

A maior causa de acidentes em Portugal sempre foi e continua a ser o excesso de velocidade.

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LOL. Taxa mais dura não faz sentido nenhum. como ja alguem disse, um condutor com 0,4 e picos não é o problema...

Ja se sabe que a maior causa dos acidentes é o mau estado e planeamento vergonhoso das nossas estradas mas como isso custa dinheiro atira-se o problema para a bebida e sempre se encaixa mais uns cobres.

Seriously? a maior causa dos acidentes é o mau estado das estradas?

Poupa-me facepalm.gif

A maior causa de acidentes em Portugal sempre foi e continua a ser o excesso de velocidade.

Uh sim ? Há tempos tavam a rescutir um relatorio da sinistralizacao em portugal na televisão e foi isso que apuraram, estradas em muito mas condições e perigosas. Tambem basta a ires um pouco mais acima que o assinalado para considerarem excesso de velocidade.

Edited by Pablo Empanada
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LOL. Taxa mais dura não faz sentido nenhum. como ja alguem disse, um condutor com 0,4 e picos não é o problema...

Ja se sabe que a maior causa dos acidentes é o mau estado e planeamento vergonhoso das nossas estradas mas como isso custa dinheiro atira-se o problema para a bebida e sempre se encaixa mais uns cobres.

Seriously? a maior causa dos acidentes é o mau estado das estradas?

Poupa-me facepalm.gif

A maior causa de acidentes em Portugal sempre foi e continua a ser o excesso de velocidade.

Uh sim ? Há tempos tavam a rescutir um relatorio da sinistralizacao em portugal na televisão e foi isso que apuraram, estradas em muito mas condições e perigosas. Tambem basta a ires um pouco mais acima que o assinalado para considerarem excesso de velocidade.

Impossível. Duvido mesmo muito que o mau estado das estradas seja responsável por mais mortes que o Alcool. Nem sequer falo no excesso de velocidade porque isso é mesmo impossível, da última vez que olhei para os valores, este era responsável por qualquer coisa como 30% de todos os acidentes em portugal. Além de que, tal como tu dizes duvido que muitas dessas estradas consideradas "perigosas" sejam mortíferas caso os limites de velocidade, caução e bom-senso sejam controlados.

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Claro que o mau estado das estradas não mata mais que o alcool, até porque as estradas são cada vez melhores e os próprios carros cada vez mais seguros, alcool e velocidade a mais é que provocam acidentes.

A questão de diferenciar idades também não acho que faça sentido, devem ser todos penalizados da mesma forma.

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