Jump to content

Sobreaquecimento Portatil HP (típico...)


Elf Eyes
 Share

Recommended Posts

Pessoal, mais uma daquelas dúvidas/perguntas parvas que ninguém se lembra de perguntar.

Tenho um portátil HP dv6-3190sp no qual tem andado a trabalhar à volta dos 70 a 80 graus (atinge em 10min sem qualquer render ou video a correr). Ainda está dentro da garantia (até Dezembro), mas como me encontro na Holanda e preciso dele todos os dias, não tenho tempo nem possibilidade de o mandar para lá. Dúvida:

1- Mandando para a garantia e voltar a receber, de certo que terá o mesmo problema ou outros devido ao sobreaquecimento que já levou? Tipo soldas e outros componentes?

2- Se levar o portátil ao limite das suas capacidades térmicas :lol: aumento a probabilidade de não receber o mesmo na garantia. O que quero dizer é, torna-se de "arranjo improvável"?

3- Faz algum sentido a placa de som começar a dar o "berro" (do tipo a dar a musica em slow motion) por sobreaquecimento dos processadores (a partir dos 96graus que começa a suceder isso)?

Parte das vezes é sobreaquecimento por processamento, outras mesmo estando parado, a temperatura sobe em flecha!

Ideias, ajudas são bem aceites :)

PS: já deixo a entrada da ventoinha sem qualquer obstrução de forma a ter o máximo de refrigeração possível (pousando metade do portatil na mesa :lol:) e mesmo assim não desce dos 70graus.

Thks, Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mais uma daquelas dúvidas/perguntas parvas que ninguém se lembra de perguntar.

Tenho um portátil HP dv6-3190sp no qual tem andado a trabalhar à volta dos 70 a 80 graus (atinge em 10min sem qualquer render ou video a correr). Ainda está dentro da garantia (até Dezembro), mas como me encontro na Holanda e preciso dele todos os dias, não tenho tempo nem possibilidade de o mandar para lá. Dúvida:

1- Mandando para a garantia e voltar a receber, de certo que terá o mesmo problema ou outros devido ao sobreaquecimento que já levou? Tipo soldas e outros componentes?

2- Se levar o portátil ao limite das suas capacidades térmicas lol2.gif aumento a probabilidade de não receber o mesmo na garantia. O que quero dizer é, torna-se de "arranjo improvável"?

3- Faz algum sentido a placa de som começar a dar o "berro" (do tipo a dar a musica em slow motion) por sobreaquecimento dos processadores (a partir dos 96graus que começa a suceder isso)?

Parte das vezes é sobreaquecimento por processamento, outras mesmo estando parado, a temperatura sobe em flecha!

Ideias, ajudas são bem aceites smile.png

PS: já deixo a entrada da ventoinha sem qualquer obstrução de forma a ter o máximo de refrigeração possível (pousando metade do portatil na mesa lol2.gif) e mesmo assim não desce dos 70graus.

Thks, Cumpz

3- A placa de som é onboard, sendo o som processado pelo o CPU, se o CPU tem problemas, afecta o som também.

A HP deve ter garantia internacional, deves poder entregar isso em qualquer centro HP, que é o mais recomendavel. Quando o entregares retira o disco rigido

Link to comment
Share on other sites

Eu também sofro disso no meu Acer. Se não queres estar a perdê-lo para troca uma solução intermédia seria comprares daqueles cooling mats. Não resolve o problema de vez, mas ajuda nos sintomas.

Link to comment
Share on other sites

Se entrares na Bios, tens as voltagens desbloqueadas?

Se tiveres, vai descendo até ao mínimo possivel em que o teu portátil continue estável.

O HP da Ana ambém atingia os 90º muito rapidamente, e a jogar ia logo aos 100º e reiniciava.

Fiz-lhe um Undervolt, e agora vai aos 70º nas mesmas condições que antes ia aos 100. Continua a ser quente, mas pelo menos já não dá problemas.

Já eu tive sorte com os meus HP de casa e da empresa, nenhum deles aquece. Então no meu de casa, ele já não aquecia, fiz-lhe undervolt na mesma, e parece que tá sempre frio lol2.gif

Link to comment
Share on other sites

Se entrares na Bios, tens as voltagens desbloqueadas?

Se tiveres, vai descendo até ao mínimo possivel em que o teu portátil continue estável.

O HP da Ana ambém atingia os 90º muito rapidamente, e a jogar ia logo aos 100º e reiniciava.

Fiz-lhe um Undervolt, e agora vai aos 70º nas mesmas condições que antes ia aos 100. Continua a ser quente, mas pelo menos já não dá problemas.

Já eu tive sorte com os meus HP de casa e da empresa, nenhum deles aquece. Então no meu de casa, ele já não aquecia, fiz-lhe undervolt na mesma, e parece que tá sempre frio lol2.gif

Ja tentei a cena do undervolt... mandei-te PM na altura :lol:

- @Rev Estão bloqueadas as voltagens, ou seja... petas! O grande problema é o aquecimento CPU e GPU sair pelo mesmo buraco! -.-"

Agora está aos 70, com a saída desobstruída, mas só som. Se aparece video, tipo o youtube, sobe para os 80/85

- @Just.Me Limpar a ventoinha... tenho que o desmontar. Se o desmonto, lá pode ir a garantia cu catano. Mas ja peguei num Vaio com 4 anos, que nunca tinha sido limpo e num local com bastante pó, e estava limpinho. Penso que não seja problema de cotão (e tenho muito cuidado com isso).

- @Ivocell, investir num cooler é uma solução temporaria para mim. Nao faz sentido um portatil estar à temperatura que até um ovo coze!

- @Ghost, o problema é não ter comigo qualquer comprovativo de compra, e como volto a Portugal daqui a 2 meses, acho que prefiro esperar. O que estou a tentar saber agora é "O que fazer até lá." see_stars.gif Se dar cabo dele até as soldas caput, se... aguentar até ir à garantia.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

O meu HP também aquecia bastante, quando a minha bateria deu o berro comprei uma que faz com que o portatil fique um pouco elevado na parte de trás. Ficou 5 estrelas!

Link to comment
Share on other sites

1º: quando dizes "típico" estás a referir-te ao teu portátil em particular? É que o pessoal tem a mania de dizer que os HP aquecem muito, etc, porque acontecia, principalmente, nos que saíram há 1 e 2 anos, mas agora não é assim. (Sim, estou a defender a HP porque sou vendedor dessa marca e tenho 1 dv6-6190sp e estou bastante satisfeito)

2º: Já experimentaste contactar a HP para ver se na Holanda o vão buscar a tua casa e o levam para reparar? Em Portugal fazem isso e, penso que mesmo tendo sido comprado cá e estares a viver na Holanda, também consegues o mesmo serviço.

3º: Não tires o disco (ridículo); faz uma cópia de segurança das tuas coisas para 1 disco externo e apaga o que é teu.

4º: Se essa situação não for normal no teu portátil, ou seja, se apenas "agora" é que começou a aquecer em demasia, a hipótese do cooler também não tem nexo porque apenas vai "disfarçar" o problema, vais acomodar-te, a garantia vai acabar e depois queixas-te. Se está na garantia, contacta a HP; pagaste, portanto, tens direito a isso.

Portugal: http://www8.hp.com/p...hp/contact.html

Holanda: http://www8.hp.com/n...hp/contact.html

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

@Rev,

Intel Core i7 720QM 1.6Ghz

@CMC,

Típico porque acontece bastante em portáteis :lol: Não vou usufruir da garantia aqui na Holanda porque estou numa cidadela e não sei quanto tempo demorará a entrega e isso... e cá em casa preciso de algo com que me entreter :P

Quanto a copias de segurança e isso... Isso é restaurar as configs de fábrica e está feito. Estou mais que habituado a fazer isso.

Já que és vendedor... Qual a probabilidade de receber o mesmo portátil ao mandar para a garantia? É que... cheira-me que ele não vai estar em boas condições para um futuro (com tanto sobreaquecimento... já passou horas a 80graus!)

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

@CMC,

Típico porque acontece bastante em portáteis lol2.gif Não vou usufruir da garantia aqui na Holanda porque estou numa cidadela e não sei quanto tempo demorará a entrega e isso... e cá em casa preciso de algo com que me entreter harhar.gif

Quanto a copias de segurança e isso... Isso é restaurar as configs de fábrica e está feito. Estou mais que habituado a fazer isso.

Já que és vendedor... Qual a probabilidade de receber o mesmo portátil ao mandar para a garantia? É que... cheira-me que ele não vai estar em boas condições para um futuro (com tanto sobreaquecimento... já passou horas a 80graus!)

Cumpz

Como acontece em alguns modelos de outras marcas. Aliás, tens 1 exemplo desses na minha signature.

Mas falas na mesma com a assistência e perguntas, tendo em conta os "sintomas" se te podem dar uma estimativa do tempo de reparação; diz que te faz muita falta para o trabalho. Quanto à tua outra questão, conta com o mesmo portátil. lol2.gif O facto de já ter passado muitas horas a temperaturas elevadas, penso que não será entrave, afinal de contas, está na garantia.

Sim, podes fazer o restauro antes de enviares, apesar de achar que não vale a pena te preocupares com isso; o importante é mesmo guardar as tuas coisas e apagares.

Link to comment
Share on other sites

@Rev,

Intel Core i7 720QM 1.6Ghz

@CMC,

Típico porque acontece bastante em portáteis lol2.gif Não vou usufruir da garantia aqui na Holanda porque estou numa cidadela e não sei quanto tempo demorará a entrega e isso... e cá em casa preciso de algo com que me entreter harhar.gif

Quanto a copias de segurança e isso... Isso é restaurar as configs de fábrica e está feito. Estou mais que habituado a fazer isso.

Já que és vendedor... Qual a probabilidade de receber o mesmo portátil ao mandar para a garantia? É que... cheira-me que ele não vai estar em boas condições para um futuro (com tanto sobreaquecimento... já passou horas a 80graus!)

Cumpz

Descobri um software que é capaz de fazer undervolt ao Core I7. Pelo que percebi as primeiras versões dele até foram feitas prepositadamente devido ao RMClock não suportar os novos CPU's.

ThrottleStop 4.0


http://forum.notebookreview.com/dell-xps-studio-xps/639159-throttlestop-4-0-a.html
[/CODE]

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos pelo nome acho que esse software faz o contrário REV.

Throttle é o CPU fazer downclock/downvoltage para poupares no consumo de calor e bateria. Se esse programa faz STOP a isso, estás a fazer o contrário do que se pretende.

E tem razão de ser, se um laptop for mal instalado ao nível do ACPI pode usar um mau throttling e estar sempre a 50% de performance, mesmo com os perfis de Max Performance.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos pelo nome acho que esse software faz o contrário REV.

Throttle é o CPU fazer downclock/downvoltage para poupares no consumo de calor e bateria. Se esse programa faz STOP a isso, estás a fazer o contrário do que se pretende.

E tem razão de ser, se um laptop for mal instalado ao nível do ACPI pode usar um mau throttling e estar sempre a 50% de performance, mesmo com os perfis de Max Performance.

O Software permite fazer undervolt, basta ir ao site ;)

Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me de acrecentar uma cena :lol: Lembrei-me agora com a vossa conversa do throttle e undervolt.

Quando meto o portatil em modo poupança energia e estando em corrente!! o som começa a ficar marado também. Ou seja... :dumb: não percebo a causa deste problema, que é similar ao de temperatura a mais.

@Rev, vou dar uma experimentação e ver se pelo menos reduz 10 graus :x

@CMC, é preciso ter azar! Se ele ficasse todo queimado, aposto que qualquer garantia tentava mandar o mesmo xD (já ouvi casos que o portatil foi quase todo reconstruído peça a peça :lol:)

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

1º: quando dizes "típico" estás a referir-te ao teu portátil em particular? É que o pessoal tem a mania de dizer que os HP aquecem muito, etc, porque acontecia, principalmente, nos que saíram há 1 e 2 anos, mas agora não é assim. (Sim, estou a defender a HP porque sou vendedor dessa marca e tenho 1 dv6-6190sp e estou bastante satisfeito)

2º: Já experimentaste contactar a HP para ver se na Holanda o vão buscar a tua casa e o levam para reparar? Em Portugal fazem isso e, penso que mesmo tendo sido comprado cá e estares a viver na Holanda, também consegues o mesmo serviço.

3º: Não tires o disco (ridículo); faz uma cópia de segurança das tuas coisas para 1 disco externo e apaga o que é teu.

4º: Se essa situação não for normal no teu portátil, ou seja, se apenas "agora" é que começou a aquecer em demasia, a hipótese do cooler também não tem nexo porque apenas vai "disfarçar" o problema, vais acomodar-te, a garantia vai acabar e depois queixas-te. Se está na garantia, contacta a HP; pagaste, portanto, tens direito a isso.

Portugal: http://www8.hp.com/p...hp/contact.html

Holanda: http://www8.hp.com/n...hp/contact.html

És promotor HP? De que loja?

Link to comment
Share on other sites

1º: quando dizes "típico" estás a referir-te ao teu portátil em particular? É que o pessoal tem a mania de dizer que os HP aquecem muito, etc, porque acontecia, principalmente, nos que saíram há 1 e 2 anos, mas agora não é assim. (Sim, estou a defender a HP porque sou vendedor dessa marca e tenho 1 dv6-6190sp e estou bastante satisfeito)

2º: Já experimentaste contactar a HP para ver se na Holanda o vão buscar a tua casa e o levam para reparar? Em Portugal fazem isso e, penso que mesmo tendo sido comprado cá e estares a viver na Holanda, também consegues o mesmo serviço.

3º: Não tires o disco (ridículo); faz uma cópia de segurança das tuas coisas para 1 disco externo e apaga o que é teu.

4º: Se essa situação não for normal no teu portátil, ou seja, se apenas "agora" é que começou a aquecer em demasia, a hipótese do cooler também não tem nexo porque apenas vai "disfarçar" o problema, vais acomodar-te, a garantia vai acabar e depois queixas-te. Se está na garantia, contacta a HP; pagaste, portanto, tens direito a isso.

Portugal: http://www8.hp.com/p...hp/contact.html

Holanda: http://www8.hp.com/n...hp/contact.html

És promotor HP? De que loja?

Vobis, NorteShopping

Link to comment
Share on other sites

És da crew do Norte harhar.gif Sendo assim não sei quem és. Mas mesmo assim, FNF delivers once more, com 2 colegas de trabalho sem saberem! Bechosen a representar.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

És da crew do Norte harhar.gif Sendo assim não sei quem és. Mas mesmo assim, FNF deliveres once more, com 2 colegas de trabalho sem saberem! Bechosen a representar.

Sim, a melhor! harhar.gif Eu represento a HP, não a BeChosen, assim como não representava a (merda da) Uniellert. Os clientes quando vão à loja vêem HP e não quem está por trás. harhar.gif

Link to comment
Share on other sites

Mas não era apenas a Bechosen que tratava dos promotores HP? Não sabia disso.

Estás mesmo a trabalhar para a HP, é isso?

Edit: Esquece já percebi o que querias dizer. Eu sou IPG no Vasco da Gama, mas já fui PSG no Rio Sul.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Mas não era apenas a Bechosen que tratava dos promotores HP? Não sabia disso.

Estás mesmo a trabalhar para a HP, é isso?

Edit: Esquece já percebi o que querias dizer. Eu sou IPG no Vasco da Gama, mas já fui PSG no Rio Sul.

Antes era a (merda da) Uniellert. Muitos de nós (promotores e merchandisers) ficamos 2 meses sem receber; e o mais engraçado é que na última formação antes disso, o dono da empresa apareceu com 1 carro (agora não me lembro da marca) novinho em folha... Depois (Setembro de 2009) é que veio a BeChosen.

Bem, acabou-se o offtopic, que já está demasiado longo. harhar.gif

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Pessoal, novo problema detectado hoje xD. Bateria foi aos 6%, la desligou o PC como via de segurança. Agora não quer carregar, ou então está a carregar aos soluços e fica com o aviso "bateria conectada, não está a carregar"

Isto vai de mal a pior não? :lol:

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.