Jump to content

Morreu Donna Summer


tiagoalvin
 Share

Recommended Posts

Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de cancro, avança o site norte-americano TMZ. A cantora de 63 anos, uma das referências do disco sound, estava na Florida, EUA, na altura da morte.

De acordo com fontes próximas, Donna Summer encontrava-se a preparar um novo disco e não revelava muitos pormenores acerca do seu estado de saúde, refere ainda o site TMZ.

A cantora norte-americana, vencedora de cinco Grammy, deixa hits como "I Feel Love", "Last Dance", She Works Hard for the Money" ou "Hot Stuff". A sua colaboração com Giorgio Moroder, iniciada nos anos 1970, é frequentemente apontada como uma das mais influentes da história da música de dança.

LaDonna Adrien Gaines nasceu em Massachusetts, a 31 de dezembro de 1948. Filha de pais cristãos, começou por cantar na igreja antes de integrar bandas locais inspiradas pela soul das Supremes ou pelo psicadelismo de Janis Joplin. A experiência musical alargou-se quando a cantora deixou a sua cidade natal, Boston, para viver alguns anos na Alemanha, onde participou em musicais.

O seu primeiro single, "Sally Go 'Round the Roses" (uma cover das Jaynetts), foi editado em 1971 ainda com o seu nome de batismo, Donna Gaines, mas sem grande repercussão. O álbum de estreia, "Lady of the Night", chegaria três anos depois, já com o nome através do qual se notabilizou.

"Love to Love You Baby", single de 1975, assinalou a primeira colaboração com o produtor italiano Giorgio Moroder e gerou alguma controvérsia devido a conotações sexuais - de acordo com a BBC, a canção continha 23 imitações de orgasmos. O tema também foi marcante por ter sido o primeiro hit disco a ter uma versão mais extensa, alargando para mais de 17 minutos os cerca de três minutos da versão editada para as rádios e discotecas (maioritariamente gay).

Embora este single tenha escalado os tops norte-americanos, "I Feel Love", de 1977, ajudou a levar a música de Donna Summer para fora de portas, tendo sido número 1 no top do Reino Unido. Outra parceria com Moroder, o single abriu caminho para uma série de êxitos mas também para um períondo em que a cantora lidou com problemas de ansiedade e depressão.

Na década seguinte, depois de ser considerada por muitos a rainha do disco sound, experimentou géneros como a new wave, o rock ou o reggae. Nos anos 1990, apesar de ter editado algumas canções originais, apostou sobretudo em compilações. O primeiro (e último) álbum de inéditos em 17 anos, "Crayons", chegou aos escaparates em 2008, ainda que sem uma aclamação comparável à dos primeiros.

De acordo com o site TMZ, Donna Summer estaria a preparar o sucessor de "Crayons" enquanto lidava com um cancro, acerca do qual dava poucas informações. A cantora era casada com Bruce Sudano, vocalista dos Brooklyn Dreams, e tinha duas filhas.

Link to comment
Share on other sites

Não conhecia muito bem, mas curto bué essa I Feel Love. Tem ganda beat. Faz-me lembrar uma dos Goldfrapp.

Não sei de qual a dos Goldfrapp estás a falar mas, provavelmente, é uma das muitas que sampla Donna Summer.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.