Jump to content

Guardar bateria de portátil - Carregada ou descarregada?


gleal
 Share

Recommended Posts

O título diz tudo, comprei um portátil que vai estar 99% do tempo ligado à corrente (casa e trabalho).

Para não estar sempre a carregar e descarregar a bateria, tirei-a, mas surgiu uma dúvida que nem a internet esclarece pois as opiniões estão divididas por esses forums fora.

E vocês, o que dizem? Guardar a bateria carregada ou descarregada?

Link to comment
Share on other sites

A bateria não tem necessidade de ser retirada.

Agora com a bateria ligada o circuito de energia não vai a bateria por assim dizer e é sempre bom ter a bateria ainda para mais no trabalho porque pode haver alguma falta de energia e a bateria esta lá para esses casos para não perderes algo que não queiras.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro a bateria não precisa ser tirada do e até torna o portátil mais susceptível a picos de corrente e essas coisas porque os circuitos de proteção estão a maior parte das vezes na bateria.

Depois, uma bateria não devia ir muitas vezes aos extremos e devia ser mantida à volta da capacidade de 20% - 80% em uso normal. Se o objectivo for deixar a bateria por prolongados periodos de tempo sem utilização deixá-la com cerca de 50% ou 60% de carga (ou era 40% - 50%... não tenho a certeza aqui :-..).

Alguns portáteis têm uma opção que permite fazer uma parte do descrito acima que é mesmo ligado à corrente não deixar carregar mais que 80%. Alguns samsungs têm e toshibas também acho eu.

Isto tudo depois de andar a ler durante algum tempo sobre estas porcarias da bateria thumbsup.gif .

Eu obviamente não faço nada destas coisas, simplesmente tenho a bateria sempre ligada ao portátil na sua capacidade de 100% e a maior parte das vezes deixo esvaziar até por volta dos 5% - 10% :-..

Link to comment
Share on other sites

Também já me preocupei demasiado com esse tema, hoje em dia já nem ligo.

Resumindo:

- O principal inimigo da bateria é o calor excessivo, quer venha ele do laptop ou da própria bateria ao carregar.

- Não tem mal carregar baterias que nao estejam descarregadas, isso seria prejudicial com as de nikel.

- Por mais cuidados que tenhas, dependendo da qualidade dela, daqui a uns anos está no lixo.

Link to comment
Share on other sites

Também me informei disto quando comprei portátil, o ano passado.

Basicamente, a conclusão a que eu cheguei é que não vale a pena um gajo preocupar-se com isso.

Comigo, bateria sempre no portátil, portátil sempre ligado à corrente. Se precisar de o mover, desligo da corrente e consome bateria.

Quando precisar de o voltar a carregar, volto a ligar à corrente.

Não há paciência para andar preocupado se a bateria está à % ideal para ser removida e para depois ser colocada novamente, e mais não sei o quê.

A verdade é que mais tarde ou mais cedo, a bateria vai c'o boda, e quando esse momento chegar, compra-se outra.

Até esse dia, não vou andar feito parvo a tirar e pôr bateria a toda a hora, a carregar e descarregar, especialmente quando este assunto tem opiniões bastante divididas e é difícil saber ao certo qual é a melhor acção a tomar.

Link to comment
Share on other sites

Anyway os fabricantes fazem os portáteis com uma estimativa de vida de cerca de 2 anos. Se não for a bateria a morrer é o disco ou outra coisa qualquer, e na altura o provável é não se querer investir dinheiro num portátil "velho" e muita gente compra outro... Capitalismo no seu melhor 14.gif

Edited by AnDr3w_RvNgR
Link to comment
Share on other sites

O título diz tudo, comprei um portátil que vai estar 99% do tempo ligado à corrente (casa e trabalho).

Para não estar sempre a carregar e descarregar a bateria, tirei-a, mas surgiu uma dúvida que nem a internet esclarece pois as opiniões estão divididas por esses forums fora.

E vocês, o que dizem? Guardar a bateria carregada ou descarregada?

Deixa a bateria no Portatil, já há uns anitos que qualquer portatil se tiver a bateria cheia, não a carrega, como acontecia nos portáteis antigos. Logo a bateria não vicia. Só para te dar um exemplo, o meu Portatil tem 4 anos, a bateria nunca saiu do sitio e ainda dura mais de 2 horas como durava inicialmente.

Além disso, sem bateria ficas desprotegido caso falhe a luz, já para não dizer que se houver um pico de tensão, preferes estragar a bateria ou o próprio portátil? Essas protecções costumam estar na bateria wink4.gif

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Resumindo, é voltar a pôr a bateria no portatil e tê-lo sempre ligado à corrente. Se precisar de usar a bateria, é deixar descarregar até começar o aviso para ligar à corrente. É isso?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Resumindo, é voltar a pôr a bateria no portatil e tê-lo sempre ligado à corrente. Se precisar de usar a bateria, é deixar descarregar até começar o aviso para ligar à corrente. É isso?

Nop. Se precisares de usar a bateria, usa... E volta a carregar quando já não precisares, independentemente da bateria que ainda faltar gastar,

Link to comment
Share on other sites

A resposta é simples... quando compras um telefone a bateria vem a zero ou com uma carga minima?

1º se o computador está sempre ligado `corrente por experiência própria da manutenção de muitos portáteis nas escolas, as baterias devem estar fora... senão ao fim de um tempo estão viciadas.

2º a bateria deve ficar com uma carga pra i de 40% depois perderá e quando a ligares estará abaixo disso...não ligues logo à corrente ...deixa ir aos mínimos e depois liga e deixa carregar para além do tempo em que diz que está carregada

esta é a minha opinião... admito que haja outras mas era isso que eu faria

Link to comment
Share on other sites

A bateria do meu portátil também está sempre fora deste quando estou ligado à corrente. Já viciei muitas baterias por fazer o contrário, e já aprendi a lição.E não, não foi há 5 ou 10 anos, foi há pouco tempo.

Link to comment
Share on other sites

A bateria do meu portátil também está sempre fora deste quando estou ligado à corrente. Já viciei muitas baterias por fazer o contrário, e já aprendi a lição.E não, não foi há 5 ou 10 anos, foi há pouco tempo.

Então fazes alguma coisa de mal lol

Tenho dois portáteis, o meu e o da empresa. Ambos sensivelmente com 4 anos, e nenhuma das baterias está viciada e nunca saíram fora do Portátil.

Um dia se tiverem um Pico de tensão, e vos queimar a Board, lembrem-se que se tivesse lá a bateria, o vosso Portátil ainda funcionava.

Mas cada um faz como quer.

Link to comment
Share on other sites

Caso haja um pico de corrente, é o transfromador que vai à vida, não o laptop.

Caso o transformador se passe e faça cc à linha do laptop, a board vai a vida com ou sem bateria.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal aproveito este topico para perguntar-vos uma coisa. A bateria da minha mãe do portátil chega aos 49% de bateria e não carrega mais, há alguma maneira de pô-la a carregar até aos 100%?

Link to comment
Share on other sites

Para portáteis que aquecem muito se calhar o melhor é retirar a bateria se vai tar bastante tempo ligado à corrente. Já tive problemas de bateria viciada com o meu portátil antigo e suspeito que era esse o motivo. Com o atual já vai a caminho do 1 ano (sem nunca tirar a bateria) e ainda aguenta entre 2h30 e 3h.

Link to comment
Share on other sites

A bateria do meu portátil também está sempre fora deste quando estou ligado à corrente. Já viciei muitas baterias por fazer o contrário, e já aprendi a lição.E não, não foi há 5 ou 10 anos, foi há pouco tempo.

Então fazes alguma coisa de mal lol

Tenho dois portáteis, o meu e o da empresa. Ambos sensivelmente com 4 anos, e nenhuma das baterias está viciada e nunca saíram fora do Portátil.

Um dia se tiverem um Pico de tensão, e vos queimar a Board, lembrem-se que se tivesse lá a bateria, o vosso Portátil ainda funcionava.

Mas cada um faz como quer.

Asus A6J comprado em 2006. Sempre com a bateria ligada, em 2010 já só tinha 60% da capacidade original. Em Abril pifou-se o transformador, em Junho pifou-se a Board.

Toshiba E-Escolas comprado em 2009. Sempre com a bateria ligada, hoje dura uns espectaculares 15 minutos.

Isto é daquelas assuntos em que não me interessa minimamente a opinião das outras pessoas, da mesma forma que se comprares um carro de uma determinada marca e tiveres uma má experiência com ele, provavelmente nunca comprarás outro da mesma marca independentemente do que os outros digam.

Link to comment
Share on other sites

Há uma bateria especifica para cada modelo de portatil? Ou há baterias que funcionam em varios modelos de portateis?

A bateria do meu portátil também está sempre fora deste quando estou ligado à corrente. Já viciei muitas baterias por fazer o contrário, e já aprendi a lição.E não, não foi há 5 ou 10 anos, foi há pouco tempo.

Então fazes alguma coisa de mal lol

Tenho dois portáteis, o meu e o da empresa. Ambos sensivelmente com 4 anos, e nenhuma das baterias está viciada e nunca saíram fora do Portátil.

Um dia se tiverem um Pico de tensão, e vos queimar a Board, lembrem-se que se tivesse lá a bateria, o vosso Portátil ainda funcionava.

Mas cada um faz como quer.

Asus A6J comprado em 2006. Sempre com a bateria ligada, em 2010 já só tinha 60% da capacidade original. Em Abril pifou-se o transformador, em Junho pifou-se a Board.

Toshiba E-Escolas comprado em 2009. Sempre com a bateria ligada, hoje dura uns espectaculares 15 minutos.

Isto é daquelas assuntos em que não me interessa minimamente a opinião das outras pessoas, da mesma forma que se comprares um carro de uma determinada marca e tiveres uma má experiência com ele, provavelmente nunca comprarás outro da mesma marca independentemente do que os outros digam.

Só compro portáteis da HP. Só posso falar desses e não tenho queixas nenhumas.

Os outros portáteis da empresa, que também são HP, ninguém se queixa de bateria viciada, e as baterias tão todas nos portáteis.

E já agora, já me aconteceu a luz ir abaixo, e o que me safou foi a bateria do Portatil ;)

Link to comment
Share on other sites

Este é um daqueles assuntos que não adianta andar aqui a discutir porque cada um tem a sua opinião e não quer, nem vai, dar ouvidos à opinião dos outros. Conseguem sempre arranjar argumentos para a hipótese A ou hipótese B.

Pessoalmente nunca tiro, nunca tirei, nunca hei-de tirar, a bateria dos meus portáteis, excepto se, por algum motivo, estiver muito quente devido ao uso intensivo ou algum programa que esteja a puxar muito pela máquina.

Link to comment
Share on other sites

A bateria do meu portátil também está sempre fora deste quando estou ligado à corrente. Já viciei muitas baterias por fazer o contrário, e já aprendi a lição.E não, não foi há 5 ou 10 anos, foi há pouco tempo.

Então fazes alguma coisa de mal lol

Tenho dois portáteis, o meu e o da empresa. Ambos sensivelmente com 4 anos, e nenhuma das baterias está viciada e nunca saíram fora do Portátil.

Um dia se tiverem um Pico de tensão, e vos queimar a Board, lembrem-se que se tivesse lá a bateria, o vosso Portátil ainda funcionava.

Mas cada um faz como quer.

Asus A6J comprado em 2006. Sempre com a bateria ligada, em 2010 já só tinha 60% da capacidade original. Em Abril pifou-se o transformador, em Junho pifou-se a Board.

Toshiba E-Escolas comprado em 2009. Sempre com a bateria ligada, hoje dura uns espectaculares 15 minutos.

Isto é daquelas assuntos em que não me interessa minimamente a opinião das outras pessoas, da mesma forma que se comprares um carro de uma determinada marca e tiveres uma má experiência com ele, provavelmente nunca comprarás outro da mesma marca independentemente do que os outros digam.

Mas oh figos, de 2009 até 2012 são 3 anos. As baterias dos portateis com uso leve têm uma vida de 2 anos. Não me parece que as tuas tenham algo de errado.

Link to comment
Share on other sites

Este é um daqueles assuntos que não adianta andar aqui a discutir porque cada um tem a sua opinião e não quer, nem vai, dar ouvidos à opinião dos outros. Conseguem sempre arranjar argumentos para a hipótese A ou hipótese B.

Pessoalmente nunca tiro, nunca tirei, nunca hei-de tirar, a bateria dos meus portáteis, excepto se, por algum motivo, estiver muito quente devido ao uso intensivo ou algum programa que esteja a puxar muito pela máquina.

Tb para tirar a bateria de um mac vês-te fdd :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.