Jump to content

Lojas Americanas em Lisboa e Porto


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Liberty. O novo supermercado americano de Lisboa

Já não precisa de comprar uma mala extra se for aos EUA. Muito menos de chatear os seus amigos a pedir M&Ms de manteiga de amendoim. A nova loja de S. Sebastião, em Lisboa, tem 950 produtos americanos

Pedro Teixeira garante que o sabor da Coca-Cola que é importada dos Estados Unidos é diferente do sabor da que se costuma vender em Portugal. É menos doce e o gás também é diferente, mais fino... só mesmo a saborear uma e outra se distingue, diz o açoriano de 49 anos. Para fazer o teste já não tem de se meter num avião e pagar mil euros para chegar ao outro lado do Atlântico. Basta ir ao Largo de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, e procurar a loja Liberty American Store, no espaço onde antes funcionava uma loja chinesa.

A Liberty, um espaçoso supermercado com produtos norte-americanos, abriu há pouco mais de um mês e já recebe excursões de maníacos por M&Ms de manteiga de amendoim. É um dos produtos mais vendidos, confessa Pedro Teixeira, um dos sócios, que é obrigado a repor o stock todas as semanas. Na loja também há M&Ms de menta, coco, pretzel e amêndoa, que desaparecem das prateleiras em pouco tempo. Em breve chegarão os de framboesa e chocolate negro, que também prometem arrastar uma legião de fãs. Hoje, se viesse à loja, ainda havia de manteiga de amendoim, diz Pedro, mas nem sempre é assim, ainda estamos a ajustar o stock.

A ideia de importar produtos dos Estados Unidos surgiu em 1992 e é um negócio de família. Pedro e os seus três irmãos, de São Miguel, viveram e estudaram em Albany, Nova Iorque. Começámos a mandar produtos para os Açores que não existiam cá, como Pringles, Chips Ahoy, bolos rápidos, pipocas de micro-ondas, chocolates e rebuçados americanos, recorda. Há muitos emigrantes açorianos nos Estados Unidos e há a base da Terceira. O pessoal conhece muitos produtos americanos. No início vendiam apenas para o hipermercado Solmar, em São Miguel. A partir daí é que decidimos expandir a distribuição para toda a ilha e para as oito restantes, e criámos um armazém.

Em 2005 abriam a primeira loja Liberty na Ribeira Grande (em São Miguel). Seguiu-se uma em Ponta Delgada (também em São Miguel), outra na Terceira (que entretanto fechou) e outra em Santa Maria. Estamos a pensar abrir mais uma, agora no Porto, adianta Pedro.

Ter uma loja em Lisboa já era um objectivo antigo. Sempre quisemos ir para o Continente. Já tentámos outras vezes, mas agora é que estamos a ressentir-nos aqui um pouco e decidimos ir para outro mercado, para ver o resultado.

Por enquanto já se percebeu que há produtos que desaparecem facilmente. Além dos M&Ms, há cereais como os Lucky Charms e os Reeses Peanut Butter Puffs, que por serem tão raros rondam os 14 euros. Um sucesso são também os molhos de barbecue da Jack Daniels. Talvez por existir um hambúrguer no Hard Rock Café que usa o mesmo molho, suspeita Pedro. O refrigerante que se vende mais é o Dr. Pepper, a 69 cêntimos a lata, um dos mais populares nos Estados Unidos, embora o sabor seja estranho. A receita é uma mistura de 23 sabores e o mais acentuado é o de cereja, diz Pedro.

Tudo o que tenha a ver com manteiga de amendoim é, segundo o sócio, uma loucura de vendas. Há chocolates Butterfinger, latas de sopa Campbells, popularizadas mundialmente por Andy Warhol, e panquecas da Aunt Jemima.

No entanto, Pedro diz que os lisboetas ainda não se adaptaram ao tamanho XXL de alguns produtos. Tive de mandar quatro paletes para os Açores. As pessoas acham o tamanho exagerado. No fim do ano planeiam abrir outra loja em Lisboa, no Parque das Nações.

Liberty American Store, Largo de São Sebastião da Pedreira, 9D, Lisboa. De segunda a sábado, das 9h00 às 19h00.

Link to comment
Share on other sites

Eu quando fui fiquei chocado com o tamanho de basicamente tudo: caixas de cereais de 2Kg, M&Ms XXL, packs de reboçados ao quilo, etc.

Outras coisas engraçadas que lá vi: Nesquik de morango, Snickers brancos e negros e caixas enormes de pickles 14.gif.

Ah e Pringles de sabor a pizza deve ser interessante...

A única coisa com preço decente que talvez lá vá gastar dinheiro será a comprar daqueles noodles instantâneos já que ainda haviam alguns que queria provar.

Edited by AnDr3w_RvNgR
Link to comment
Share on other sites

A minha Maria quando foi a NY há um mês, trouxe-me um saco gigante de m&m's.

Confesso que não gostei dos de menta, os de côco pouco ou nada sabem, e que os ditos normais (de amendoim) vendidos cá são bem melhores que os americanos.

Link to comment
Share on other sites

Na altura que abriram cá ainda fui lá umas vezes por curiosidade, realmente é tudo em doses massivas, champô ao litro, chocolates ao kilo, etc..

Não sei se cheguei a fazer um comparativo de alguns preços/quantidade a ver se compensava, mas acho que no fim ficavam preços semelhantes.

Vale mais pela curiosidade dos produtos diferentes.

Link to comment
Share on other sites

Vamos marcar um meeting FNF lá, visto haver tantos interessados! :lol:

De caminho, passamos pelo Marquês e comemos no Great American Disaster! :P

Btw, também encontrei isto: http://www.ayur.com.pt

Também é em Lisboa, na Av. Visconde de Valmor, 34A, mas com a diferença que não tem só produtos americanos e com a vantagem de se poder comprar online. :)

Link to comment
Share on other sites

Estive lá hoje e acabei por comprar umas Budweiser e umas Coca Colas, andava lá muita gente e quando perguntei se estavam a pensar abrir mais lojas, responderam logo que sim, o que após apenas 1 mês de loja aberta dá a entender que o negocio vai muito bem.

Falaram aqui do American Disaster, sinceramente digo-vos para experimentarem este: http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteTheFifties.

Bom tópico Joke

cumps

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.