Jump to content

Nintendo fecha 2011 com prejuízos


EsCk
 Share

Recommended Posts

Numa altura em que os smartphones e os tablets funcionam para muitos utilizadores como plataformas de jogos, a empresa nipónica de videojogos Nintendo apresentou nesta quinta-feira o seu relatório anual, que veio confirmar a derrapagem nos resultados. A criadora do “Super Mário” fechou o ano de 2011 pela primeira vez com prejuízos que ascenderam aos 43.200 milhões de ienes, cerca de 402 milhões de euros.

“O mercado de jogos de consola está a deteriorar-se globalmente, visto que os telemóveis e as aplicações de jogos estão a permitir aos jogadores esporádicos jogarem mais facilmente do que acontecia com as consolas” disse Stuart Miles, CEO PocketLint.com, citado pela BBC.

No início de Janeiro, a Nintendo já tinha avançado que registou prejuízos de 48.350 milhões de ienes (476 milhões de euros) nos últimos nove meses de 2011, que contrastam com lucros de 77.600 milhões de ienes conseguidos em 2010, refere também a edição online da BBC. Resultados negativos que em muito se devem às fracas vendas conquistadas pela consola de jogos da empresa, a Wii.

Em Janeiro, a empresa, com sede em Quioto, admitiu ainda que o cenário iria piorar até Março, quando acaba oficialmente o ano fiscal, e avançou com possíveis perdas de 65 milhões de ienes (o triplo do que chegou a projectar anteriormente). Porém, o resultado hoje divulgado não foi tão negativo como a pior previsão anunciada.

Numa altura em que os smartphones e os tablets funcionam para muitos utilizadores como plataformas de jogos, com esta dura concorrência a empresa tem registado vendas fracas do mais recente modelo da sua consola portátil – a Nintendo3DS, que permite jogar em 3D sem necessidade de óculos –, cujo preço foi reduzido em 40% em meados do ano passado, para tentar impulsionar as vendas.

A tempo da próxima época natalícia será lançada a consola Wii U, um híbrido de consola doméstica e portátil – que pretende relançar a posição da empresa, a par com uma nova versão 2D do jogo “Super Mario” já em Agosto. Uma das possibilidades é que a Wii U seja lançada na Expo de jogos E3, em Los Angeles, em Junho deste ano.

A Wii U foi apresentada em meados do ano passado e pretende introduzir um novo conceito de jogo. O ponto central do novo aparelho é o comando, que está equipado com um ecrã no centro e tem um aspecto semelhante ao de uma consola portátil. Permite ao utilizador alternar entre a televisão e o ecrã do comando – e, como os dois podem funcionar em paralelo, os criadores de jogos têm a possibilidade de desenvolver títulos que aproveitem o facto de haver dois ecrãs disponíveis.

A contribuir para os maus resultados está também um iene forte face ao euro e ao dólar, as divisas em que a Nintendo tem a maior parte dos fundos.

@Publico

E esta, hein?

Link to comment
Share on other sites

Já há algum tempo que se fala que o poder a que estão a chegar os telemóveis e os tablets podem levar à desgraça das consolas caseiras e portáteis.

É preciso urgentemente um boom qualitativo nas consolas para voltar a chamar a malta.

Link to comment
Share on other sites

Já há algum tempo que se fala que o poder a que estão a chegar os telemóveis e os tablets podem levar à desgraça das consolas caseiras e portáteis.

É preciso urgentemente um boom qualitativo nas consolas para voltar a chamar a malta.

A Microsoft e a Sony não se queixaram.

Em parte sim, mas acho que não é só totalmente isso.

Podia era resultar numa antecipação da próxima geração das consolas. Se calhar, ~10 anos por geração já é puxado.

Link to comment
Share on other sites

A Nintendo bem tenta aumentar a experiência de jogo e sinceramente conseguiu-o com a Wii (tenho-a e ainda jogo bastante). No entanto, há sempre algo que mete o grande público de pé atrás. Ou são os gráficos, ou é a reputação de consola direccionada para o pessoal mais novo.

Mas vamos ver... Já apresentaram a WiiU (é assim certo?) e veremos no que dá.

Link to comment
Share on other sites

Já há algum tempo que se fala que o poder a que estão a chegar os telemóveis e os tablets podem levar à desgraça das consolas caseiras e portáteis.

É preciso urgentemente um boom qualitativo nas consolas para voltar a chamar a malta.

Uma consola como a PS3 deu prejuizo quando saiu, custava mais do que o preço de venda. Se a Sony lançar agora uma consola por 500€ que dê prejuizo, pode ser complicado para eles.

Uma consola com hardware de topo, traria jogos a 1080p com algumas novidades gráficas e mais jogos em 3D.

Edited by ghost_matrix
Link to comment
Share on other sites

A Sony não volta a lançar uma consola de 500€. Esse foi um dos erros que os fez perder a corrida contra a Xbox e a Wii. Para além de que a Xbox nem sequer vende no Japão...

Quanto à Nintendo, enquanto o catálogo da 3DS não melhorar e a Wii U não sair, não há grandes motivos para investir nas consolas deles.

Link to comment
Share on other sites

Penso que esta tendência é para piorar...

O que está a dar é joguitos nos telemóveis e tablets.

Para além da conveniência que proporcionam e cada vez com mais poder, a vida das consolas (principalmente portáteis) no futuro não me parece que vá melhorar.

Para inverter esta tendência as consolas têm de introduzir qualquer coisa de muito diferenciador.

Link to comment
Share on other sites

Não precisam. As vendas de jogos nas consolas nunca foram tão grandes como são agora. Nem a indústria facturou tanto como factura nos dias que correm. São mercados que podem perfeitamente coexistir.

Link to comment
Share on other sites

Não precisam. As vendas de jogos nas consolas nunca foram tão grandes como são agora. Nem a indústria facturou tanto como factura nos dias que correm. São mercados que podem perfeitamente coexistir.

As consolas "caseiras" tão a aseguradas já as portateis e outra historia

De acordo com os dois..

Aliás, os lucros da Nintendo em 2010 chegam para cobrir este prejuízo sem dificuldade.

Em relação aos jogos em tablets e smartphones, é coisa que não me convence e é mais de modas, como foi o Angry Birds. Nunca será produto suficiente para fazer crescer uma powerhouse. As grandes produções destinam-se às consolas, tal como as grandes produções de Hollywood destinam-se ao cinema e não às televisões.

Acho que essa barreira não deve ser quebrada na nossa geração. Até pode surgir hardware que possibilite isso, mas a mentalidade e disponibilidade das pessoas não. Pelo menos, falando por mim, não me interessa nada em ter uma consola de jogos portátil. Quero é ter a minha consola em casa, que é onde posso jogar à vontade e tenho tempo e comodidade.

Mais ontopic, estou curioso como será o fecho deste ano para a Nintendo. Eles já avisaram que até Março continuam nos negativos, e assim vão ter que se aguentar até sair a WiiU. E mesmo quando isso acontecer já estamos perto do fecho do ano. Nem sequer sabemos se a WiiU vai ter muito sucesso ou não. Claro que no Japão esperam-se vendas altas, mas e mercado externo? Terá o mesmo sucesso da Wii? Tenho dúvidas, mas vamos ver. Posso não apreciar muito a Nintendo, mas acho que tem muito valor e ficamos todos a perder se fracassar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.