Jump to content

Igreja Católica perde para todos


Hyde
 Share

Recommended Posts

Igreja Católica perde para todos

A monotonia das missas e a prática obrigatória de ritos afastam os portugueses da Igreja Católica que em 12 anos perdeu cerca de dois milhões de fiéis. No país há mais protestantes/evangélicos e ateus.

O documento que irá ser apresentado amanhã em Fátima, à margem da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), revela que nos últimos 12 anos os católicos diminuíram 7,4%, passando de 86,9% da população para 79,5%.

Citando o documento, o Jornal de Notícias avança na sua edição de hoje que o Norte continua a ser mais católico (44% dos fiéis) assim como as zonas rurais. As novas religiões concentram-se em Lisboa.

Ouvido pelo JN, o sociólogo Moisés Espírito Santo explicou que a "tradição moral" e "fixidez de pensamento" prejudica a Igreja Católica face a outras igrejas que se adaptaram melhor aos tempos modernos.

@DN

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que para mim não é surpresa é o pessoal ser mais católico aqui no Norte. Não quero generalizar mas aqui em cima até conheço muita gente jovem que ainda cumpre certas tradições estranhas, como aquela de não comer carne naquela altura da Páscoa. Lá em baixo nem os meus avós ainda fazem isso --'

Link to comment
Share on other sites

Sou agnóstico e já tinham dado isto ontem. Acho que eram à volta de 2 Milhões os católicos praticantes.

PS - Quem faz sondagem, para ver se o Walt é Muçulmano?

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Sou agnóstico e já tinham dado isto ontem. Acho que eram à volta de 2 Milhões os católicos praticantes.

x2

Tão poucos? Acho que são capazes de ser um pouquito mais.

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

O numero de católicos tem esse valor elevado simplesmente porque ca é tradição baptizar os bebes, e mesmo que nunca tenham metido um pé na Igresa continuam registados como católicos até ao fim da sua vida se nunca forem pedir a terminação.

Esse valor deverá andar antes pelos 20%.

Edited by Pablo Empanada
Link to comment
Share on other sites

Esses 80% deve ser católicos, praticantes e não praticantes...Porque praticantes se calhar nem 20... acho eu.

Vi noutro lado sobre a mesma notícia que cerca de 30 e poucos por cento eram praticantes.

Link to comment
Share on other sites

Segundo os Censos efectuados no ano de 2001, 7.353.548 de pessoas, ou seja cerca de 85% da população portuguesa, identificaram-se como católicos, Mas, segundo um estudo da própria Igreja Católica (também de 2001), dentro destes 7,3 milhões de fiéis, somente 1.933.677 (19% da população total) de católicos realizam a prática dominical católica.

@wikipedia

E isto era em 2001, desde então muita coisa mudou.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que para mim não é surpresa é o pessoal ser mais católico aqui no Norte. Não quero generalizar mas aqui em cima até conheço muita gente jovem que ainda cumpre certas tradições estranhas, como aquela de não comer carne naquela altura da Páscoa. Lá em baixo nem os meus avós ainda fazem isso --'

O "Sul" sempre na vanguarda...ou não...esperemos pela análise do camurso! :-..

Link to comment
Share on other sites

Os mesmos resultados mostram que 31,7% dos portugueses vão à missa pelo menos uma vez por semana. Se se somarem os 14% que dizem que vão à missa pelo menos uma ou duas vezes por mês, o total de portugueses que vão à missa com regularidade é de 45,7%.

Público

O que li foi isto.

Link to comment
Share on other sites

Os mesmos resultados mostram que 31,7% dos portugueses vão à missa pelo menos uma vez por semana. Se se somarem os 14% que dizem que vão à missa pelo menos uma ou duas vezes por mês, o total de portugueses que vão à missa com regularidade é de 45,7%.

Público

O que li foi isto.

Portanto, praticamente um em cada 2 portugueses é católico praticante... Pá, acho MUITO improvável.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que para mim não é surpresa é o pessoal ser mais católico aqui no Norte. Não quero generalizar mas aqui em cima até conheço muita gente jovem que ainda cumpre certas tradições estranhas, como aquela de não comer carne naquela altura da Páscoa. Lá em baixo nem os meus avós ainda fazem isso --'

Mas isso também é ignorância, em lado nenhum diz que não se pode comer carne, o que se deve fazer durante a quaresma é ser mais contido, ou seja, comer refeições mais leves e mais baratas e abdicar um bocado de luxos. Antigamente é que a carne era mais cara que o peixe, logo o pessoal não comia porque até porque era um pequeno luxo, o que agora é ao contrário, logo se quisessem cumprir a tradição não deviam era comer peixe.

Outra coisa, praticante e não praticante não existe, ou se é católico ou não se é, ser católico e não cumprir as suas obrigações como tal, por opção, não existe.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que para mim não é surpresa é o pessoal ser mais católico aqui no Norte. Não quero generalizar mas aqui em cima até conheço muita gente jovem que ainda cumpre certas tradições estranhas, como aquela de não comer carne naquela altura da Páscoa. Lá em baixo nem os meus avós ainda fazem isso --'

Mas isso também é ignorância, em lado nenhum diz que não se pode comer carne, o que se deve fazer durante a quaresma é ser mais contido, ou seja, comer refeições mais leves e mais baratas e abdicar um bocado de luxos. Antigamente é que a carne era mais cara que o peixe, logo o pessoal não comia porque até porque era um pequeno luxo, o que agora é ao contrário, logo se quisessem cumprir a tradição não deviam era comer peixe.

Outra coisa, praticante e não praticante não existe, ou se é católico ou não se é, ser católico e não cumprir as suas obrigações como tal, por opção, não existe.

E quem achar o contrário, está enganado!

Link to comment
Share on other sites

Sou católico, mas muito longe da ideologia da igreja.

Então és cristão e não católico. Certo?

Sim, embora não possa dizer que é ou ou outro.

Digamos que sou cristão com 50% de ascendência de católico.

Acredito na mensagem, não acredito é no mensageiro, que neste caso é a igreja.

Link to comment
Share on other sites

Este foi o que passou na TV

Está a diminuir o número de católicos em Portugal. Já não chegam a 70 por cento os portugueses que confessam professar a religião católica e os praticantes, ou seja, os que vão regularmente à missa ao domingo, ficam pelos 18 por cento.

Mais de três milhões de portugueses são, assim, não católicos, enquanto os católicos praticantes são 1,8 milhões.

Nos últimos onze anos, os católicos diminuiram 7,4 por cento, passando de 86,9 por cento da população para 79,5.

Os dados são de um inquérito realizado pela Universidade Católica em Novembro do ano passado e foram avançados pelo «Correio da Manhã». Vão ser apresentados quarta-feira no terceiro dia da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que arranca esta segunda-feira em Fátima.

O inquérito foi pedido pela Conferência Episcopal. E, apesar de os resultados serem pouco animadores para a Igreja, os bispos já fizeram saber que não pretendem «esconder a realidade».

Duplica o número de pessoas com uma religião que não a católica

Ao contrário da tendência de diminuição de católicos, a percentagem de pessoas com uma religião diferente da católica duplicou (2,7% em 1999 para 5,7%), assim como cresceu o número de pessoas sem qualquer religião (de 8,2% para 14;2%). Este aumento sentiu-se em todas as categorias: os indiferentes passaram de 1,7 para 3,2; os agnósticos de 1,7 para 2,2 e os ateus de 2,7% para 4,1%.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.