Jump to content

Fala correctamente o português, ouvistes?


P4rthen0n
 Share

Recommended Posts

Curtes ouvir as pessoas a falar mal?

Só no norte (e mesmo assim não em todo o lado) é que há pessoas a dizer "gânho" em vez de "gánho".

Aliás, por cá, em nenhum tempo verbal, o 1º A do verbo ganhar não é pronunciado como se tivesse acento.

Link to comment
Share on other sites

Curtes ouvir as pessoas a falar mal?

Só no norte (e mesmo assim não em todo o lado) é que há pessoas a dizer "gânho" em vez de "gánho".

Aliás, por cá, em nenhum tempo verbal, o 1º A do verbo ganhar não é pronunciado como se tivesse acento.

blink.png

Eu digo "gânho" e tenho a certeza que imensa gente da região da grande Lisboa o diz desta forma...

Edited by Sem_Identidade
Link to comment
Share on other sites

Imagina o Vitor Pereira a falar nas flash-interview. "Hoje não conseguimos gânhár, mas bla bla". Ele diz sempre dessa forma.

Tens a certeza que dizes assim? Nunca ouvi ninguém de cá a dizer dessa forma (só mesmo "gánhár"), mas é possível haver quem diga, claro.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Imagina o Vitor Pereira a falar nas flash-interview. "Hoje não conseguimos gânhár, mas bla bla". Ele diz sempre dessa forma.

Tens a certeza que dizes assim? Nunca ouvi ninguém de cá a dizer dessa forma (só mesmo "gánhár"), mas é possível haver quem diga, claro.

Absoluta lol. "Nós devíamos ter "gânho" o jogo". Aliás, eu tenho ideia que nunca ouvi ninguém por aqui usar "gánho" nesta situação.

Link to comment
Share on other sites

Imagina o Vitor Pereira a falar nas flash-interview. "Hoje não conseguimos gânhár, mas bla bla". Ele diz sempre dessa forma.

Tens a certeza que dizes assim? Nunca ouvi ninguém de cá a dizer dessa forma (só mesmo "gánhár"), mas é possível haver quem diga, claro.

Absoluta lol. "Nós devíamos ter "gânho" o jogo". Aliás, eu tenho ideia que nunca ouvi ninguém por aqui usar "gánho" nesta situação.

www.youtube.com/watch?v=3TdcnLuheGs

O Jesus logo no início diz ganhar umas quantas vezes. É assim que sempre ouvi dizer por cá (em qualquer tempo verbal), "gánhár", "gánhámos" etc, e não "gânhár".

eek.gif

Uma coisa tão imperceptível...

Acredita que, pelo menos para mim, não é. Ouvi a música mais 3 ou 4x e neste momento o gânhar já tomou conta da música toda. lol2.gif

Anyway, no youtube o nº de views da música original dispararam completamente graças ao puto do Ídolos. Bela publicidade que os Azeitonas ganharam. thumbsup.gif

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Eu não queria que este tema tão bonito da fonética gramatical se perdesse, mas para não se continuar no off-topic, podia-se criar outra thread e fazer-se uma poll com o selo FNFiano sobre como se devem pronunciar os seguintes termos: "maior" ou "máior", "dezôito ou dezóito", "cúmigo" ou "cómigo" e outros que queiram acrescentar 14.gif

Edited by Sem_Identidade
Link to comment
Share on other sites

Eu não queria que este tema tão bonito da fonética gramatical se perdesse, mas para não se continuar no off-topic, podia-se criar outra thread e fazer-se uma poll com o selo FNFiano sobre como se devem pronunciar os seguintes termos: "maior" ou "máior", "dezôito ou dezóito", "cúmigo" ou "cómigo" e outros que queiram acrescentar 14.gif

Done! 14.gif

É assim que sempre ouvi dizer por cá (em qualquer tempo verbal), "gánhár", "gánhámos" etc, e não "gânhár".

Exactamente! Eu digo assim. smile.png

Btw, antes que digam que o título está incorrecto... eu sei que está. A ideia foi tirada daqui:

Link to comment
Share on other sites

Quando vi um quote para a página do Ídolos sem nada lá já tava a imaginar que a conversa tinha ido para uma de tenis vs. sapatilhas e tinham apagado os posts. :-..

"Gánhar"? Eu sempre ouvi "gânhar" unsure.png

O infinitivo digo gánhar tal como a maior parte da conjugação do verbo. Mas a primeira pessoa do singular pelo menos digo gânho.

Dammit P4, agora puseste-me a pensar nisto. :P Outra que me chamaram à atenção e agora reparo sempre é palavras como "vermelho" e "joelho", eu pronuncio "vermêlho" e "joêlho" e cá em baixo dizem "vermalho" e "joalho" com o "e" mais anasalado.

Link to comment
Share on other sites

Quando vi um quote para a página do Ídolos sem nada lá já tava a imaginar que a conversa tinha ido para uma de tenis vs. sapatilhas e tinham apagado os posts. 14.gif

"Gánhar"? Eu sempre ouvi "gânhar" unsure.png

O infinitivo digo gánhar tal como a maior parte da conjugação do verbo. Mas a primeira pessoa do singular pelo menos digo gânho.

Dammit P4, agora puseste-me a pensar nisto. harhar.gif Outra que me chamaram à atenção e agora reparo sempre é palavras como "vermelho" e "joelho", eu pronuncio "vermêlho" e "joêlho" e cá em baixo dizem "vermalho" e "joalho" com o "e" mais anasalado.

Em baixo dizem "encarnado". trollface.gif

Quanto à discussão que o P4 iniciou, sinceramente não me revejo e não acho que haja representatividade e distinção Norte/Sul, até porque já aqui um ou outro user do Sul escreveu que tb diz dessa forma.

O QUE HÁ mesmo em grande escala no Norte e muita gente o diz erradamente, não sei porquê, se por razões de sotaque ou outra coisa qq, é trocar o Passado a 1ª pessoa do plural.

Dizer "ganhamos/lutamos" quando na realidade querem dizer o Passado "ganhÁmos/lutÁmos". Isso acontece imensas vezes no pessoal do Norte. E isto sim é um erro grave e que não pode ser desculpado com sotaques.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

wtf?!?! Que tópico é este? lool

Agora ter sotaque é falar português incorrecto? A situação que estão a discutir aqui é simplesmente uma questão de entoação. Não tem nada a ver com gramática errada.

Menos, por favor.

Link to comment
Share on other sites

Dammit P4, agora puseste-me a pensar nisto. harhar.gif Outra que me chamaram à atenção e agora reparo sempre é palavras como "vermelho" e "joelho", eu pronuncio "vermêlho" e "joêlho" e cá em baixo dizem "vermalho" e "joalho" com o "e" mais anasalado.

harhar.gif

Aqui é sempre dito dessa 2ª forma. "E" seguido de "lho" é dito mais a parecer "â". Fica "vermâlho", "coâlho", "joâlho".

Mas por exemplo pessoal de Coimbra não perdoa nessas palavras. Dizem mesmo "coelho", "joelho" e "vermelho".

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Quando vi um quote para a página do Ídolos sem nada lá já tava a imaginar que a conversa tinha ido para uma de tenis vs. sapatilhas e tinham apagado os posts. 14.gif

"Gánhar"? Eu sempre ouvi "gânhar" unsure.png

O infinitivo digo gánhar tal como a maior parte da conjugação do verbo. Mas a primeira pessoa do singular pelo menos digo gânho.

Exactamente como eu :y:

Link to comment
Share on other sites

Podíamos aproveitar esta thread para ensinar à comunidade FNF a diferença entre Perca e Perda. Não passa semana sem que alguém fale em pescaria pelas razões erradas...

Link to comment
Share on other sites

Esta gente não dorme e depois põe-se (ou será póe-se? 14.gif) a criar tópicos a horas em que o discernimento jã (ou será já?) não é o melhor... trollface.gif

Esta gente (no caso, eu) faz turnos nocturnos. Daí a hora "estranha" de criação do tópico. ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.