Jump to content

Organização Territorial


GsmCyber
 Share

Recommended Posts

Boas,

O título pode enganar um bocado, mas o que eu queria saber era como é que o pessoal que já fez censos se organizava no terreno, de maneira a varrer a pé as ruas todas sem deixar nenhuma para trás. Andavam com um mapa atrás e riscavam rua a rua?

A nível de software para telemóvel, há alguma coisa do género? Que escolhendo uma área num mapa o programa me escolha a melhor rota para varrer essa mesma área, começando e acabando no mesmo sítio? Eu sei que computacionalmente é dos maiores desafios que existem, mas acho que soluções óptimas são relativamente fáceis de implementar.

Qualquer tipo de ajuda/método para me ajudar a organizar no terreno é bem vinda.

Link to comment
Share on other sites

O que falas parece-me ser uma coisa deste género:

http://pt.wikipedia....ixeiro_viajante

Se quiseres resolver à mão:

crias os "custos de movimento" entre cada rua

fazes todas as permutações possíveis de caminhos, envolvendo todas as ruas

o custo de um caminho é a soma dos custos: (rua1 -> rua2) + (rua2 -> rua3) + etc...

vês qual dos caminhos tem menor custo total

Não é de certeza a solução mais rápida mas encontras o caminho mais curto, penso eu.

Link to comment
Share on other sites

O que falas parece-me ser uma coisa deste género:

http://pt.wikipedia....ixeiro_viajante

Se quiseres resolver à mão:

crias os "custos de movimento" entre cada rua

fazes todas as permutações possíveis de caminhos, envolvendo todas as ruas

o custo de um caminho é a soma dos custos: (rua1 -> rua2) + (rua2 -> rua3) + etc...

vês qual dos caminhos tem menor custo total

Não é de certeza a solução mais rápida mas encontras o caminho mais curto, penso eu.

É +/- isso tens que entrar tb com o factor tempo, isto é, tempo que tens para fazer uma determinada zona, e o que demoras/ ou demoram e se sobram horas e ha zonas com excesso, o ideial será um processo iterativo em que entras em consideracao com zonas tempo e custos.

( tou a indicar te a metodologia que é usada em sistemas de gestão de recolha de lixo, que é o que eu conheço melhor)

Link to comment
Share on other sites

Boas,

O título pode enganar um bocado, mas o que eu queria saber era como é que o pessoal que já fez censos se organizava no terreno, de maneira a varrer a pé as ruas todas sem deixar nenhuma para trás. Andavam com um mapa atrás e riscavam rua a rua?

A nível de software para telemóvel, há alguma coisa do género? Que escolhendo uma área num mapa o programa me escolha a melhor rota para varrer essa mesma área, começando e acabando no mesmo sítio? Eu sei que computacionalmente é dos maiores desafios que existem, mas acho que soluções óptimas são relativamente fáceis de implementar.

Qualquer tipo de ajuda/método para me ajudar a organizar no terreno é bem vinda.

Eu já fiz sondagens para o CESOP da UCP e usavamos o "passo" para cobrir o maior terreno possível. Em localidades mais pequenas definiam o passo como 2, outras maiores como 5 ou mais, com ajuda de um mapa ou GPS.

Ou seja, ia a uma porta, tocava. Atendiam e respondia, passava 2 portas à frente e tocava na próxima, para o caso do passo ser 2.

Isto no terreno. Em termos informáticos não sei como faziam, mas depois faziam cruzamento de dados. Fazer porta a porta é impraticável. Imagina que chegas a um prédio de 6 andares, com 6 apartamentos em cada andar. Ficas ali o dia inteiro e só cobres um endereço.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.