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Renault ZOE


gleal
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A Renault apresentou oficialmente o seu ZOE em Genebra, o primeiro modelo da marca movido totalmente a eletricidade e que tem uma autonomia a rondar os 200 quilómetros.

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O Salão de Genebra foi o palco escolhido para a apresentação internacional do ZOE: o primeiro modelo 100% elétrico da marca francesa a ser produzido em grande escala. Com um comprimento ligeiramente superior aos quatro metros, 1,73m de largura e 1,568m de altura, o ZOE tem uma dimensão muito semelhante à de um Clio, por exemplo, mas foi concebido de raiz para ser um automóvel totalmente elétrico e foi também o responsável pelo registo de 60 novas patentes por parte da Renault.

Uma delas é o carregador Chameleon, que permite que o ZOE seja carregado em qualquer altura, independentemente do nível de carga da bateria e num tempo que pode variar entre 30 minutos e nove horas. O motor do ZOE tem uma potência máxima de 65kW (88cv), um binário de 220Nm e consegue alcançar os 135 km/h de velocidade máxima.

Outra das novidades é o Renault R-Link, uma espécie de tablet multimédia que fica integrado no tablier no ZOE e que permite controlar sistemas como o de navegação ou som, mas também a ligação a dispositivos externos ou mesmo à internet, com possibilidade de carregamento de novas aplicações.

rzoe02.jpg

Com um desenho muito semelhante ao de um utilitário, o ZOE estreia também a nova imagem da Renault, o que deixa antever diversas semelhanças na próxima geração do Clio. O primeiro modelo totalmente elétrico da marca francesa deverá chegar ao mercado nacional ainda este ano e o seu preço base é de 21.750 euros. No entanto, é ainda necessário acrescentar uma prestação mensal de 79 euros, referente ao aluguer da bateria.

LOL?

80€ dá para um depósito de gasolina, que às vezes chega-me a durar mais de um mês.

Isto a juntar aos quase 22k€ do investimento inicial, fazem-me pensar que a compra deste carro elétrico não faz qq sentido.

Edited by gleal
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Desde que eles troquem a bateria quando esta já estiver no seu fim de vida...

Entre os 79€ mensais e ter que dar 10k € quando a bateria vai à vida, a roubalheira vai dar ao mesmo.

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Quanto é que será o IUC destes modelos? É que depende tudo das compensações, mas pagar 950€/ano pela bateria... é um pouco puxado para o uso que se dá.

E supondo que se faz 200km em cada carregamento, somando ao custo da energia, não compensa em nada :s

Cumpz

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Este, se não fosse a mensalidade da bateria até fazia algum sentido. 22k - os 5k de apoio que o estado dá (ainda dá, certo?).

17k€ é um preço razoável para um citadino eléctrico. Eu era gajo para o ter como 2º carro para uso diário, deixava o golf apenas para as férias e passeios ao fim de semana.

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Mesmo assim não sei se seria bom negócio. Será que a maior parte das pessoas que anda com um citadino/utilitário gasta mais do que 80€ por mês em combustível?

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Sim, mas vai dar ao mesmo, eram sempre 80€ que se gastariam, quer fosse em combustível ou no aluguer da bateria (mesmo se já incluisse os carregamentos). Onde é que está a poupança?

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Nem pensei muito bem nisso, mas falaram ali que uma bateria nova é 10 mil euros. E teoricamente um carro elétrico também menos manutenção (ou mais barata). Nem estou a defender a ideia, só falei mais nisso porque as pessoas às vezes esquecem-se que a eletricidade também se paga.

E eu gasto o dobro disso por mês em gasóleo. Automaticamente vi poupança no que falei.

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Tão, 80 euros é um depósito. Faço perto de 30 por dia e vou a Leiria quase todos os fim de semana. Mas agora tenho feito carpooling pó trabalho e devo gastar pouco mais de um depósito por mês. Ainda não fiz bem as contas.

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Nesse caso então este carro pode compensar. Pensei que só quem fazia muita auto-estrada diariamente, e nesse caso um utilitário eléctrico não é o mais adequado, é que gastava muito mais que isso (80€) em combustível.

Edited by gleal
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Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL.

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Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL.

GPL é bom se não morares num prédio ou raramente fores a shoppings. De resto são 5 estrelas.

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Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL.

GPL é bom se não morares num prédio ou raramente fores a shoppings. De resto são 5 estrelas.

Éu moro num prédio e GPL era bom para mim... não percebi essa... nem toda a gente tem garagem para meter carro :P

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