gleal Posted March 10, 2012 Share Posted March 10, 2012 (edited) A Renault apresentou oficialmente o seu ZOE em Genebra, o primeiro modelo da marca movido totalmente a eletricidade e que tem uma autonomia a rondar os 200 quilómetros. O Salão de Genebra foi o palco escolhido para a apresentação internacional do ZOE: o primeiro modelo 100% elétrico da marca francesa a ser produzido em grande escala. Com um comprimento ligeiramente superior aos quatro metros, 1,73m de largura e 1,568m de altura, o ZOE tem uma dimensão muito semelhante à de um Clio, por exemplo, mas foi concebido de raiz para ser um automóvel totalmente elétrico e foi também o responsável pelo registo de 60 novas patentes por parte da Renault. Uma delas é o carregador Chameleon, que permite que o ZOE seja carregado em qualquer altura, independentemente do nível de carga da bateria e num tempo que pode variar entre 30 minutos e nove horas. O motor do ZOE tem uma potência máxima de 65kW (88cv), um binário de 220Nm e consegue alcançar os 135 km/h de velocidade máxima. Outra das novidades é o Renault R-Link, uma espécie de tablet multimédia que fica integrado no tablier no ZOE e que permite controlar sistemas como o de navegação ou som, mas também a ligação a dispositivos externos ou mesmo à internet, com possibilidade de carregamento de novas aplicações. Com um desenho muito semelhante ao de um utilitário, o ZOE estreia também a nova imagem da Renault, o que deixa antever diversas semelhanças na próxima geração do Clio. O primeiro modelo totalmente elétrico da marca francesa deverá chegar ao mercado nacional ainda este ano e o seu preço base é de 21.750 euros. No entanto, é ainda necessário acrescentar uma prestação mensal de 79 euros, referente ao aluguer da bateria. LOL? 80€ dá para um depósito de gasolina, que às vezes chega-me a durar mais de um mês. Isto a juntar aos quase 22k€ do investimento inicial, fazem-me pensar que a compra deste carro elétrico não faz qq sentido. Edited March 10, 2012 by gleal Link to comment Share on other sites More sharing options...
JP-- Posted March 10, 2012 Share Posted March 10, 2012 Desde que eles troquem a bateria quando esta já estiver no seu fim de vida... Entre os 79€ mensais e ter que dar 10k € quando a bateria vai à vida, a roubalheira vai dar ao mesmo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted March 10, 2012 Share Posted March 10, 2012 O que acontece se não pagar a mensalidade após comprar o carro? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco G Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 Não é muito bonito mas há mais feios, será que alguma vez o vamos ver a circular? Link to comment Share on other sites More sharing options...
cRaZyzMaN Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 O que acontece se não pagar a mensalidade após comprar o carro? ahahaha activam um super tracking device e explode o carro Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 Muiiiiito longe do que deve ser o carro eléctrico ideal. Só mesmo a Tesla é que anda lá perto. Este Zoe é ridículo. Mais valia terem deixado fora do mercado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elf Eyes Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 Quanto é que será o IUC destes modelos? É que depende tudo das compensações, mas pagar 950€/ano pela bateria... é um pouco puxado para o uso que se dá. E supondo que se faz 200km em cada carregamento, somando ao custo da energia, não compensa em nada :s Cumpz Link to comment Share on other sites More sharing options...
DG Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 E falavam mal do smart eléctrico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
DAGC Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 Carros eléctricos são todos uma comédia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted March 11, 2012 Author Share Posted March 11, 2012 Este, se não fosse a mensalidade da bateria até fazia algum sentido. 22k - os 5k de apoio que o estado dá (ainda dá, certo?). 17k€ é um preço razoável para um citadino eléctrico. Eu era gajo para o ter como 2º carro para uso diário, deixava o golf apenas para as férias e passeios ao fim de semana. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kopien Posted March 11, 2012 Share Posted March 11, 2012 Lentamente estão a reduzir de preço. Os primeiros Imev e Ion´s custam 35000 Euros. Ainda não estão no preço certo, mas hão-de lá chegar. E este também não é feio como muitos outros. Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Se esses 79 euros já incluíssem os carregamentos de um mês não era mau negócio. :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted March 12, 2012 Author Share Posted March 12, 2012 Mesmo assim não sei se seria bom negócio. Será que a maior parte das pessoas que anda com um citadino/utilitário gasta mais do que 80€ por mês em combustível? Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Oh mas estaria também incluído o valor do tal aluguer da bateria. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted March 12, 2012 Author Share Posted March 12, 2012 Sim, mas vai dar ao mesmo, eram sempre 80€ que se gastariam, quer fosse em combustível ou no aluguer da bateria (mesmo se já incluisse os carregamentos). Onde é que está a poupança? Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Nem pensei muito bem nisso, mas falaram ali que uma bateria nova é 10 mil euros. E teoricamente um carro elétrico também menos manutenção (ou mais barata). Nem estou a defender a ideia, só falei mais nisso porque as pessoas às vezes esquecem-se que a eletricidade também se paga. E eu gasto o dobro disso por mês em gasóleo. Automaticamente vi poupança no que falei. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted March 12, 2012 Author Share Posted March 12, 2012 Gastas o dobro disso? Chiça... Fazes quantos km por dia? Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Tão, 80 euros é um depósito. Faço perto de 30 por dia e vou a Leiria quase todos os fim de semana. Mas agora tenho feito carpooling pó trabalho e devo gastar pouco mais de um depósito por mês. Ainda não fiz bem as contas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gleal Posted March 12, 2012 Author Share Posted March 12, 2012 (edited) Nesse caso então este carro pode compensar. Pensei que só quem fazia muita auto-estrada diariamente, e nesse caso um utilitário eléctrico não é o mais adequado, é que gastava muito mais que isso (80€) em combustível. Edited March 12, 2012 by gleal Link to comment Share on other sites More sharing options...
DG Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 A bateria dura 2 anos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DG Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL. GPL é bom se não morares num prédio ou raramente fores a shoppings. De resto são 5 estrelas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DAGC Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Faço a ic19 no sentido de Sintra, é como se fosse auto-estrada. A autonomia destes carros não me convence. Acho que ainda não há nenhuma boa alternativa a um carro a diesel para mim. Só se for GPL. GPL é bom se não morares num prédio ou raramente fores a shoppings. De resto são 5 estrelas. Éu moro num prédio e GPL era bom para mim... não percebi essa... nem toda a gente tem garagem para meter carro :P 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-static Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Pois, não tenho garagem cá mas tar limitado a não poder deixá-lo num parque subterrâneo tá fora de questão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
GODfromage Posted March 12, 2012 Share Posted March 12, 2012 Enqt portugal for o único país da europa que não permite estacionamento de veículos a GPL em parques fechados, o uso do mesmo continuará muito limitado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now