Jump to content

Alguém que domine o Adobe After Effects para me dar uma ajudinha?


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Anda por aqui alguém que tenha vasta experiência nisto e que me possa tentar dar uma ajudinha?

Já tentei de tudo e não consigo perceber porque raio isto me está a acontecer...

Resumidamente, tenho um composição de X segundos num layer, seguida de uma imagem de X segundos no layer seguinte e ainda outra composição de X segundos no layer seguinte. Isto é apenas uma simples montagem de imagens com alguns efeitos aplicados. Agora quero mover este conjunto de layers nos 3 eixos e para isso crio um novo "layer" que é uma câmara e basta alterar os valores dos respectivos eixos criando os keyframes necessários.

O problema que estou a ter acontece na passagem do primeiro layer para o segundo. Por algum motivo que me está a escapar, os layers, que sempre estiveram alinhados, deixam de estar quando aplico a animação da câmara; isto no instante de transição de um layer (composição) para o outro (imagem).

Isto pode parecer um bocado confuso por isso fiz um screencast para demonstrar o problema. Por volta do segundo 10 podem ver que a passagem de um layer para o outro não tem problemas (a câmara ainda não está animada) e por volta do segundo 30, existe um problema no alinhamento dos layers (após criar a animação da câmara).

Screencast: http://dl.dropbox.co...1/ae-camera.mp4 (1.49Mb)

Já tentei de tudo e não consigo perceber onde está o problema... Algum expert em After Effects por aí?

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Sim, eu.. As layers estão com o 3D activado?

EDIT: já vi que sim.. Assim à bruta, porque não estou no trabalho e não tenho AE aqui, faz uma pre-comp das layers 2, 3 e 4. Vê se resulta.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Sim, eu.. As layers estão com o 3D activado?

Yep, vê o screencast. Está lá o que fiz...

Sim, só vi depois. Experimenta fazer o que te disse.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

EDIT: já vi que sim.. Assim à bruta, porque não estou no trabalho e não tenho AE aqui, faz uma pre-comp das layers 2, 3 e 4. Vê se resulta.

Foi uma das coisas que já tinha experimentado e não resultou. Também tentei fazer uma pre-comp apenas do layer 3 (pensei que por ser uma imagem e os outros comps que desse chatices) mas também deu igual. Em vez de mover os layers só com a câmara também tentei movê-los só com um null object (definindo os parent dos layers para o null object) e também tentei câmara+null object (parent da câmara sendo o null object). Acho que não me estou a esquecer de nada que tenha tentando. Nada disto funcionou, o problema persiste...

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

E as pre-comps são necessárias?

Se só queres fazer esse movimento de câmera, experimenta ver se o Position é igual a todos. Podes carregar no "P" com as 3 layers seleccionadas que aparece-te a Position dos três. Depois podes dar um click no position de um deles e fazer "control-c" para copiar. Depois seleccionar outra layer e fazer "control-v" para colar os mesmos valores de posição.

Link to comment
Share on other sites

Agora não me dá jeito e a ti também não deve mas assim que puder vou ver se faço uma demo diferente (as imagens neste vídeo são pessoais por isso é que desfoquei :P) com exactamente aquilo que eu fiz, nem mais, nem menos e assim talvez possas perceber melhor desse lado onde está o problema. E escusas de estar tu a montar a cena toda só para tentar perceber o problema.

Se não te importares e quando tiveres tempo claro :)

Link to comment
Share on other sites

Amanhã no trabalho e com o AE à minha frente, posso tentar ver isso melhor. Parece ser coisa simples que o AE está a atrofiar. Com câmeras e layers 3D é muito fácil haver confusões.. Pre-comps não ajudam também.

Link to comment
Share on other sites

E as pre-comps são necessárias?

Eu acho que sim, que são necessárias devido aos efeito de tempo aplicado... Mas eu posso descrever o que quero fazer, pode ser que haja uma solução melhor.

Se ainda não deu para perceber, estou a fazer um timelapse. Tirei uma série de fotos e juntei-as no After Effects, uma em cada frame. Estou a fazer isto no After Effects porque quero fazer mais montagens para além de um simples timelapse. Como não tirei fotos suficientes, quis aplicar um efeito de tempo (Timewarp), duplicando o tempo que toda a animação demora; utilizando o método Frame Mix.

Se isto fosse uma única comp, o problema provavelmente não existia. Mas eu quero fazer um freeze ao timelapse por uns segundos num dado frame. E a única maneira que vi para fazer isto foi dividir aquilo em 3 layers como se vê no vídeo. No final, queria animar todos estes layers para dar alguma dinâmica ao timelapse, movendo de uma ponta da foto à outra.

No fundo é isto.

Se só queres fazer esse movimento de câmera, experimenta ver se o Position é igual a todos. Podes carregar no "P" com as 3 layers seleccionadas que aparece-te a Position dos três. Depois podes dar um click no position de um deles e fazer "control-c" para copiar. Depois seleccionar outra layer e fazer "control-v" para colar os mesmos valores de posição.

Sim, é igual em todos. Porque aquilo que estou a alterar é apenas a posição da câmara (e para efeitos de teste, só mexo no Z), todos os outros layers, a posição nunca muda. Por isso é que isto me faz confusão porquê que não funciona :/

Link to comment
Share on other sites

Ok, então afinal é mais complicado do que parecia e pode haver um montão de coisas que podem estar a causar esse erro, com os efeitos que estás a usar.

Já resolvi o problema.

Eu tinha a opção 'Collapse Transformations' activa para todos os layers porque isso resolvia-me outro problema que tinha (a comp tinha uma resolução inferior às imagens que estavam lá dentro e a comp cortava essas imagens). A comp principal tem a resolução desejada e as outras comps têm a mesma resolução das imagens. Assim já posso movimentar essas comps com a câmara sem problemas, desactivando a tal opção que não precisava dela para nada e só me estava a causar problemas.

Não sei se me expliquei direito mas para explicar melhor tinha de entrar em muito detalhe e fazer um mega-post, não vale a pena, já está resolvido.

Obrigado na mesma.

Link to comment
Share on other sites

Ok, então afinal é mais complicado do que parecia e pode haver um montão de coisas que podem estar a causar esse erro, com os efeitos que estás a usar.

Já resolvi o problema.

Eu tinha a opção 'Collapse Transformations' activa para todos os layers porque isso resolvia-me outro problema que tinha (a comp tinha uma resolução inferior às imagens que estavam lá dentro e a comp cortava essas imagens). A comp principal tem a resolução desejada e as outras comps têm a mesma resolução das imagens. Assim já posso movimentar essas comps com a câmara sem problemas, desactivando a tal opção que não precisava dela para nada e só me estava a causar problemas.

Não sei se me expliquei direito mas para explicar melhor tinha de entrar em muito detalhe e fazer um mega-post, não vale a pena, já está resolvido.

Obrigado na mesma.

Sim, eu reparei que tinhas a opção do "keep effects in pre-comp" activa, da´ter-te dito o que pus a bold. É que esse botão não mantém apenas os efeitos na pre-comp, mas também os blending modes e alphas.. Quantas e quantas voltas já não dei por causa disso. Daí que às vezes seja melhor evitar criar as pre-comps. Mas isso é o meu método de trabalho. Tenho um colega que faz pre-comps atrás de pre-comps.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.