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Compra de Seat Leon I 1.4 Usado


Vasco G
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Boas pessoal :)

Andei umas semanas à procura de carro para trocar pelo meu estragadinho Corsa Njoy. Em primeiro lugar devo dizer que foi bastante difícil encontrar carros que cumprissem os requisitos pretendidos: Mais recentes que o meu (2003), um bocadinho maiores em termos de tamanho e com um bocadinho mais de potência (que 1.2 75 cv do Corsa).

Andava mais à procura dum Astra, dum Ibiza 1.4 ou dum Golf mas o que acabei por comprar foi um Leon:

semttulomia.png

semttulo1vz.png

Entretanto já falei com um colega de trabalho que tem um carro destes e estive a ler um pouco sobre ele no fórum da auto-hoje.

Os 75 cavalos neste caso são previsivelmente pouco para o mesmo, provavelmente é lento a desenvolver e arrasta-se um bocado nas subidas, se lhe ligarmos o ar condicionado então provavelmente morre mesmo! Já estive a ler que não vale muito e pena "mexer-lhe" um bocado no sentido de lhe dar mais cavalos, estes motores não gostam de ser mexidos e não ia notar muita diferença.

Do que estive a ler parece que estes carros gastam muito óleo (o meu colega também me disse isto), derivado um problema de fabrico dos segmentos do motor.

O meu colega disse-me também que os injectores entopem muito se andar muito com o carro no trânsito, ele diz-me que o carro precisa de andar muito em estrada.

O que eu pretendo com este tópico é que os entendidos na matéria digam de sua justiça sobre este carro, li também que não consome muito mas claro, desde que não se puxe muito por ele.

Conhecem alguém que tenha ou tenha tido um destes?

O consumo de óleo pode-se tornar problemático? Algum gato escondido com o rabo de fora mais que eu precise de saber?

Desde já obrigado :)

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Tem 75cv? se já achavas que os 75 cv do teu Corsa eram curtos, porque é que compraste um carro maior e mais pesado com essa potência?

O meu pai tem um Toledo dessa geração (praticamente o mesmo carro mas com 3 volumes) mas com o 1.6 gasolina de 105 cv. Até agora não teve qq problemas de motor, apenas os interiores já se encontram muito estragados, devido às famosas borrachas fofinhas que o grupo VAG introduziu nos seus automóveis e que passados pouco anos começaram a descascar deixando um aspecto horrível nos puxadores de portas e consola central.

Gosto do carro, é confortável e espaçoso, este motor é um bocado gastador (8/10l em cidade, consoante sejam percursos mais ou menos longos) apenas acho que o acelerador electronico tem lag a mais, ou seja, enquanto não estamos habituados, não é fácil acertar com o ponto de embraiagem sem fazer muito cagaçal com o motor...

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Tendo em conta o dinheiro disponível (pedir crédito estava fora de questão) e também que tinha de trocar o carro até Maio (mês de matricula) foi o melhor que deu para conseguir, os Golfes ou eram caros ou tinham muitos quilómetros, os Astras idem, os Ibizas há aos pontapés mas é os de 60 cavalos.

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Oh Vasco vou-te ser sincero, não sei quanto deste por ele mas não acho uma boa compra. O motor é curto, o carro é pesado e poupado não é de certeza porque vais ter de elevar as rotações para ele andar. Problemas é "coin-flip", é ter sorte.

Não faço ideia da fiabilidade desse motor, mas se for como o diesel dessa geração tens carro que nunca mais acaba.

Desejo-te muitos e bons quilómetros.

Edited by DG_
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o meu tem 110cvs e acho curto... esse deve ser mais pesado quer-me parecer que se vai arrastar !

É um modelo de Leon muito bonito, mas não sei até que ponto não está sobrevalorizado!

Não sei quanto deste por ele para fazer juízos, portanto, aproveita-o ! Podes sempre levá-lo em Abril ao meeting :P

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Carros de 75 cv nunca mais! Tenho um Peugeot 306 de 2000, 1.4 gasolina com essa "cavalagem" e aquilo morre-me um bocado aqui na subida do Monsanto (vindo da ponte, ao entrar na A5). Já fiz essa viagem com um Fiesta, 1.2 gasolina, mas com 80cv e nota-se bem a diferença...

O Leon que gostava de ter é aquele em que andava nas aulas de condução: ano 2010, 1.6 gasóleo, com 105cv. Boa máquina e não é estupidamente caro. :)

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Obrigado pelos posts construtivos pessoal :)

O orçamento era 5 mil + o meu carro (que só me davam 1500 no máximo em todos os stands onde fui, o carro está muito estragado).

Dentro do orçamento fiz a compra possível, e posso dizer que estou bastante satisfeito com a mesma. Cheguei a ver outros carros, mas ou já estavam vendidos quando lá chegava ou tinham quilómetros a mais. Fui ver dois Astras (1.4 90cv) a um stand na Estrada da Luz, um estava dentro do orçamento mas já tinha 95 mil, o outro tinha 74 mas era demasiado caro.

Depois vi um Golf e um Peugeot 207 (ambos de 90cv) mas de brevemente disponíveis no site passaram a vendidos quando lá cheguei para os ver.

A potência é como digo nem era o mais importante, não sou acelera e ando devagar (tempos houve em que andava sempre a abrir e não tenho saudades :lol: ), o mais importante era mesmo o carro ser maior, ser mais recente (este Leon é de 2005, o Corsa era de 2003), e ter menos quilómetros, este vem com 64 mil quase menos 30 mil do que tem o Corsa.

Agora quero é estar preparado para os gatos escondidos como rabo de fora que todos os carros têm. Por exemplo:

Quando comprei um Clio de 97 eles traziam um problema de fábrica que ao fim de muita quilometragem quentes iam-se abaixo e só voltavam a pegar depois de arrefecerem. O arranjo não foi caro mas ainda moeu um bocado.

Este Corsa que tinha começou também com a quilometragem a ter vários problemas, os sectores das mudanças marados, para o fim a 1ª e a 2ª às vezes já nem entravam de todo, para além disto sempre aqueceu mais do que devia, via a água, via o óleo estava sempre tudo ok, ia à revisão tudo ok mas o que é certo é que o ponteiro subia às vezes aos ¾. Era um problema na bomba de água que nunca ninguém descobriu até que estourou de vez.

Para além disto tudo tinha problemas eléctricos, a luz do óleo era frequente acender e piscar tipo uma luz flurescente fundida dum hospital.

É um modelo de Leon muito bonito.

Podes sempre levá-lo em Abril ao meeting harhar.gif

Também concordo, gosto muito :)

Meeting é que já não deve dar, fiquei falido mas vamos ver :)

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Mete BMC-CDA nisso e ganhas meia-dúzia de cavalos pelo menos.

Tenho um Ibiza 16v 100cv que no banco acusava 106 e quando meti a BMC acusou imediatamente 114. 75cv é claramente pouco para um carro desse segmento. Vais ter que te conformar com isso uma vez que fizeste a compra.

Em relação a problemas, zero no meu.. Temos o mesmo bloco e o meu aguentou com corte às 7.000rpm+ e injecção de gasolina alterada. De motor nunca se queixou e anda esticado. Problemas de óleo já vi e ouvi mas nunca presenciei, sinceramente. Cada vez mais acho um bocado de mito. É um excelente bloco DOHC. Pena teres pouca potência, mas analisa a hiótese de meteres uma BMC nisso. Podes ver como fica no meu, no tópico do "mostra o teu bólide".

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Melhor investimento de sempre.. Depois também poupas em mudanças de filtros de caixa que não precisas de fazer.

Basta uma manutençãozita de 10.000 em 10.000 kms para limpar o filtro interior da admissão.

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Obrigado pela dica EsCk :y:

Estou realmente a pensar ir a uma oficina que conheço ao pé de mim que faz esse tipo de coisas pedir um orçamento, mas só o vou fazer provavelmente depois de passar o ano de garantia que o stand me dá.

A oficina em questão chama-se JC Motorsport e foi lá que montei o auto rádio no Corsa.

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Já agora aproveito o tópico para fazer uma pergunta aos entendidos.

Vou trocar o meu carro por um seat leon, focus ou por um astra GTC tudo com 1.4 os ultimos modelos, assim que adquirir o veiculo quero meter a gás. mas queria também aumentar a potencia do carro como de carros percebo 0, o que me aconselham a fazer no caso de adquirir um destes modelos.

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Para o Leon 1.4Tsi com 125cv podes meter repro e bmc, 178cv é o que o meu marcou no banco com isto. Mas havendo dinheiro só o céu é o limite...

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Nunca fiz nenhuma repro mas alterações significativas de binário/cv sem que tal signifique outras alterações de componentes (motor e não só), deixam-me de pé atrás. Daí não ter avançado ainda com essa hipótese no meu carro (tem motor 1.5dci 105cv - as alterações que já vi seriam no sentido de passar de 105cv -> 125/130cv no máx).

Por outro lado, meter GPL não é sinónimo de fim de garantia? Creio que sim e nesse caso, ponderaria fazer a alteração apenas após esta terminar.

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Nunca fiz nenhuma repro mas alterações significativas de binário/cv sem que tal signifique outras alterações de componentes (motor e não só), deixam-me de pé atrás. Daí não ter avançado ainda com essa hipótese no meu carro (tem motor 1.5dci 105cv - as alterações que já vi seriam no sentido de passar de 105cv -> 125/130cv no máx).

Por outro lado, meter GPL não é sinónimo de fim de garantia? Creio que sim e nesse caso, ponderaria fazer a alteração apenas após esta terminar.

Perca de garantia do stand? o de quem instalou o gpl?

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Avisa quando o turbo partir, DG 14.gif 178 nesse bloco, com turbo de origem,... arriscas pouco..

Para já tem 178, espero que com os novos injectores, turbo e ic passe bem os 200cv's. Até agora zero problemas mas também é pouco utilizado. Para o dia a dia é smart fumarento. 14.gif

Vasco se o carro é mesmo para ficar eu só mudava 2 coisas no exterior. Para-choques e ponteira do cupra, simples e muito bonito.

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Nunca fiz nenhuma repro mas alterações significativas de binário/cv sem que tal signifique outras alterações de componentes (motor e não só), deixam-me de pé atrás. Daí não ter avançado ainda com essa hipótese no meu carro (tem motor 1.5dci 105cv - as alterações que já vi seriam no sentido de passar de 105cv -> 125/130cv no máx).

Esse é o patamar mínimo sem gastar muito dinheiro que consegues obter (+-300/400€) e sem quaisquer alterações extra. A partir dai começa o problema da embraiagem ter de ser reforçada/modificada por causa do aumento do binário, do aumento dos tamanho dos injectores, do aumento da capacidade do turbo/intercooler...

Por outro lado, meter GPL não é sinónimo de fim de garantia? Creio que sim e nesse caso, ponderaria fazer a alteração apenas após esta terminar.

Podes sempre procurar um carro já com GPL de origem (Fiat ou Chevrolet).

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