Jump to content

À procura das sete melhores praias de Portugal


Vasco G
 Share

Recommended Posts

À procura das sete melhores praias de Portugal

Escolher a praia ideal para os melhores banhos de sol e de mar vai ser mais fácil quando a 7 de Setembro forem anunciadas as “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Para já, há 327 praias candidatas. Os portugueses vão poder votar nas sete melhores.

Qzc0CsnQtAD7Bi1fFUaSKEfs_.jpg Praia do Burgau, no Algarve, foi uma das praias com Bandeira Azul o ano passado Imagem: LUSA

O Algarve é a região com maior número de candidaturas, com 77 praias candidatas. Segue-se Lisboa e Setúbal com 52 candidaturas, Beira Litoral com 47, o Alentejo com 35. Estremadura e Ribatejo têm 33 praias a concurso, Entre Douro e Minho 25, Beira Interior tem 23, Açores tem 20, Madeira tem 10 e Trás-os-Montes e Alto Douro tem 5 candidatas.

A maioria das candidaturas foram apresentadas por 64 Municípios de todo o país e as restantes foram apresentadas por outras entidades públicas e privadas. Por categorias, o maior número de candidaturas regista-se nas Praias Urbanas com 73 candidatas.

A votação pública vai decorrer por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook

As categorias de Praias de Dunas e Praias de Arribas registam 53 candidatas cada, seguindo-se as Praias de Rios com 43, as Praias Selvagens com 41, as Praias de Uso Desportivo com 33 e as Praias de Albufeiras e Lagoas com 31 candidatas.

Nesta fase, as 327 candidaturas têm que ser validadas pelo Conselho Científico, composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território; Marinha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Protecção da Natureza; Quercus; e SOS – Salvem o Surf.

Organizadas em 7 categorias, as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.

Na final, só 21 praias vão disputar o estatuto de “praia maravilha”

Esta semana, um painel de 70 Especialistas vai analisar a lista longa de nomeados e eleger as 70 praias pré-finalistas, tendo em conta os seguintes 7 critérios: Beleza da praia; Qualidade da água e Limpeza da praia; Estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados; Serviços prestados aos utentes da praia; Espaços públicos de qualidade; Preservação da Identidade Local; e as Condições naturais para a prática desportiva.

A lista de 70 praias pré-finalistas é conhecida a 27 de Fevereiro. Posteriormente um painel de 21 personalidades vai selecionar apenas 21 Finalistas para votação pública. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as “7 Maravilhas – Praias de Portugal” serão reveladas em direto na RTP1 a 8 de Setembro de 2012.

http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/a-procura-das-sete-melhores-prai_2268.html

A melhor praia é a da Consolação, Freguesia da Atouguia da Baleia Concelho de Peniche sleep.png

Edited by Perks
Fixed link
Link to comment
Share on other sites

lol

ontopic, a zona/localidade com as mais belas praias tem um nome: Aljezur.

Sigam pela estrada nacional e virem numa qualquer, Arrifana, Odeceixe, Amoreira, Monte Clérigo, Bordeira, Amado.

Todas diferentes, todas especiais.

Edited by gleal
Link to comment
Share on other sites

E depois das praias, vamos eleger o quê?

Já começa a chatear ter 7 maravilhas de tudo e mais alguma coisa.

As 7 maravilhas do mulherio Tuga trollface.gif

Lamento, mas já vens tarde com a sugestão.

ao que parece está mesmo a decorrer uma eleição semelhante, mas só para mulheres do norte.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.