Jump to content

Promo EDP-CONTINENTE... EVITAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

EDIT: Cardoso - Não estou a ver como possas verificar agora se foste prejudicado no contador antigo mas...se trocaram sem teres pedido é porque havia merda. Digo eu. Já era dos digitais correto? Só para confirmar. Se tinhas todos os cuidados como dizes e aproveitavas as horas de vazio criteriosamente, uma das formas de ver se tudo estava bem é que os consumos em vazio devem estar aproximadamente iguais ao das cheias (para quem tem bi-horário cheias = ponta + cheias). No mínimo, bastante aproximado e nunca abaixo de 1/3 do consumo total.

Sim, era dos digitais. Tenho contratado 6,90kVA.

O mais irreal neste momento é que, e pasmem-se, não há no site leituras de consumos anteriores à troca do contador!!!!

Ou seja, eles pura e simplesmente tiraram-me tudo o que la estava, passou o contador a zeros, e começou de novo, a única leitura que tenho é datada do mês de Maio:

Data leitura Origem Cheias (kWh) Ponta (kWh) Vazio (kWh)

2012-05-07 2 0 0

LOL!

Fui lá ver agora e tenho:

Vazio = 169 - Ponta = 106 - Cheio = 205

ou seja, esta merda se for como dizes não pode estar bem.

cool.png

Por acaso quando trocaram o meu contador fiquei com as minhas leituras anteriores relativas ao tarifário simples. Mas aí não sei qual das situações é normal mas repor a zeros parece-me procedimento natural.

Vazio = 169

Ponta + Cheia = 311

Estás bastante perto de 1/3 de consumo total, em Vazio. À luz do tarifário bi-horário (prestar atenção ao "trocadilho" genial), com estes valores não admira que estejas a pagar mais do antes pois o consumo em taxa mais barata (em Vazio) é baixo e não chega para compensar o consumo em taxa mais cara (Ponta + Cheia). wink4.gif

Geralmente as minhas leituras situam-se entre 2/5 e 1/2 (um pouco menos) de consumo total, em Vazio.

Pois, mas aí é que a porca torce o rabo.

Repara, no bi-horário que tenho (é aquele que todos os dias é igual), tirando os fins de semana e férias ou doença, à semana nunca está ninguém durante o dia, é certo que tenho o alarme ligado, mas não é isso que me faz subir a conta.

As máquinas trabalham a partir das 22h, os portões automáticos funcionam de manhã quando saímos e à noite quando chegamos, de resto, as tv's e afins estão todas desligadas do piloto (aquelas fichas com botão ON/OFF), as lâmpadas são led's de 3W cada, mas por norma até estão desligados pois não gosto de ver tv com luzes, os putos quando estão no quarto de brincar têm as luzes ligadas é certo, e aí são 50W cada lâmpada, mas isso é ao fim de semana e só quando é inverno, de resto, o que fica ligsado, é o frigo e a arca, e o router...

Não consigo perceber onde é que está o consumo anormal para haver esta diferença.

B)

Link to comment
Share on other sites

@ Cardoso

É certo que eu casas mais pequenas e com menos pessoas é mais fácil controlar ou perceber onde é que está o consumo excessivo, se é que existe.

Se as coisas são como dizes, parece-me elevado mas basta passares o fds em casa a consumir que das 8h até às 22h é consumo na taxa mais cara. Se ao fds se cozinham mais assados e se usa mais o forno elétrico já é visível umas oscilação etc etc etc. Depende muitos dos hábitos de cada agregado familiar como deves compreender.

O simulador da EDP é bastante intuitivo mas creio que faz as contas algo por cima.

http://www.edp.pt/pt...iaeConsumo.aspx

Perde uns minutos e faz a simulação. Não te esqueças de pormenores de simultaneidade de equipamentos e de especificar o número de horas por dia que usas, tipo de lâmpadas etc.

E também tenta perceber se não te compensa o bi-horário SEMANAL e não o DIÁRIO. O SEMANAL começa apenas às 00h00 durante a semana mas dá-te o Domingo inteiro de taxa mais baixa e grande parte de Sábado também. Para agregados que passem muito tempo em casa na maioria dos fds e que não consumam muito entre as 22h e as 00h00 durante a semana, esta modalidade compensa mais.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Olha, olha!!! Oh Archolas, anda cá ver isto! Relembro a minha discussão no tópico Q&A.

Ando a pagar 40€ por mês! Vivo sozinho e só ligo o PC umas 4 horas por dia. Fora isso, só mesmo o frigorífico e a consola. Não tenho cilindro.

Já comecei a fazer eu as leituras do contador para evitar as estimativas que os gajos fazem. Tenho bi-horário e o contador foi posto novo há 1 ano atrás. Como é que consigo saber se estou a ser afectado pelo mesmo problema??

E qual é a fonte desse texto?

Porra, pagas mesmo muito.

Aqui em casa são 3 pessoas, sendo que duas delas estão quase todo o dia em casa.

A nível de aparelhos eléctricos, a máquina de lavar trabalha quase todos os dias, 1 frigorífico, 1 microondas, ferro de passar, 2 tv's (uma delas k trabalha 16 ou 18 horas por dia), portátil, etc.

Não costumamos passar dos 35 euros e tenho tarifa simples.

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que há muito buzz de muita gente que diz que quando instalaram o novo contador digital passaram a pagar mais.

Mesmo aqueles que não mudaram de tarifário e permaneceram no simples.

Se é verdade ou não...

Tb há o ponto de vista que os antigos contadores estavam a contar a menos e que os novos é que são fidedignos. :unsure:

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Pois, eu sei. É um ultraje.

Uma coisa que ando a notar é que em residências recentes, a conta da electricidade é muito díspar de residências mais antigas. Já em casa dos meus pais, onde moram 3 pessoas mais uma tempo inteiro em casa, a conta de electricidade é irrisória, comparada com a minha.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

Forno é a gás. Mas consigo ter máquina de lavar a roupa, computador (que mama 600W) e xbox ligada. Se ligo um aquecedor eléctrico é que vai o quadro abaixo.

Só aconteceu 2 vezes e foi na altura do Inverno.

Ele não tem cara de quem usa forno elétrico e muito menos máquina de lavar. 14.gif

Tenho cara de quê então? harhar.gif

É preciso responder à última pergunta? 14.gif

Por acaso também acho que pagas muito. Moro 2 ou 3 ruas mais acima que tu e pago menos 10€ por mês e ainda tenho mais potência contratada. Mas tenho tarifa simples, nada de bi-horários. Cá para mim tens alguma fuga lool

Link to comment
Share on other sites

Desde que tenho o contador digital, Dezembro 2011, apenas em 2 meses consumi menos kWh por mês do que quando tinha o contador antigo. Mas não implica que seja do contador pois, por outro lado, a maioria dos meses até agora foi em estação de Inverno => aquecedores => > consumo. Nas duas últimas faturas já notei uma descida acentuada.

Tenho o bi-horário desde Dezembro de 2011. Neste momento, o meu consumo está a:

Vazio = 715 kWh

Fora do Vazio = 829 kWh

Com os números anteriores em tarifa bi-horária:

715 kWh * 0,0833€ = 59,5595 €

829 kWh * 0,1551€ = 128,5779 €

Total = 188,1374

Com os mesmos consumos em tarifa simples:

1544 * 0,1393€ = 215,0792

Poupança de 27€ nos 6 meses de maior consumo. E mais a poupança de ter reduzido a potência contratada.

Parece pouco mas os meus consumos são baixos. Em agregados familiares maiores, com consumos mais elevados, a poupança será proporcional. Isto se tivermos atenção aos horários! Não esquecer também do aumento do IVA.

Tudo isto ajuda a que se pense que se está a consumir mais, o que na maioria das vezes não será verdade.

Já agora deixo aqui a tabela de preços dos diferentes escalões das potências contratadas:

edpb.png

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Seis meses depois de ter sido comprada pelos chineses, a EDP já usa contadores martelados

A nova gestão chinesa da EDP já se faz sentir, com a notícia de meio milhão de contadores martelados. Não se sabe se a companhia já usava contadores martelados antes de ter sido vendida aos chineses, mas se já usava, então terá sido esse o interesse deles.

Recorde-se que com estes contadores martelados, muitos portugueses estiveram feitos parvos à espera da hora mais barata para ligar a máquina da roupa e da loiça, mas continuavam a pagar a tarifa com o preço da hora de ponta.

Em comunicado emitido esta manhã, a EDP garante que não há qualquer problema com os contadores, estavam apenas no fuso da China. Contactado pelo Imprensa Falsa, António Mexia explicou: «Quando a EDP foi comprada pelos chineses, nós achámos por bem pôr a companhia toda no fuso da China, porque assim os novos donos podiam controlar tudo de lá, sem andar aqui sempre atrás de mim a ver o que eu ando a fazer.»

:lol:

Link to comment
Share on other sites

EDP substitui todos os contadores com erros até ao final de junho

A EDP Distribuição, a empresa do grupo EDP responsável pela distribuição de eletricidade à casa das pessoas, garantiu hoje que os contadores dos clientes com tarifas bi e tri-horárias em que foram detectadas anomalias vão ser substituídos até ao final do mês de junho.

"A EDP Distribuição tem em curso um programa de correcção das anomalias detectadas que espera concluir até final do corrente mês de Junho", pode ler-se num comunicado que diz ainda que a empresa "assumirá as responsabilidades e os prejuízos daí resultantes", ou seja, procederá à devolução do dinheiro cobrado indevidamente.

Contudo, a EDP diz ainda estar à espera que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) defina qual o valor a devolver para depois avisar os clientes em questão.

A elétrica repara ainda no mesmo documento que, neste momento, estão a ser substituídos os 30 mil contadores em que foram detectadas anomalias, descartando totalmente que sejam 480 mil contadores com erros como avançado pela DECO esta semana.

"Em nenhum momento estiveram em causa anomalias em 480 mil clientes, como referido pela DECO com base numa avaliação cuja metodologia e representatividade da amostra desconhecemos", pode ler-se no documento.

De acordo com o mesmo comunicado foram ainda encontrados erros em mais 40 mil contadores mas que, neste caso, se tratavam de anomalias que prejudicavam a empresa e beneficiavam os clientes.

"Nestes casos a EDP Distribuição assumirá essa perda (...) nada exigindo relativamente aos clientes eventualmente beneficiados", pode ler-se no comunicado, onde a empresa faz questão de frisar que os equipamentos instalados têm "relógios de classe de exactidão conforme os mais exigentes standards internacionais".

Ou seja, vou ligar com eles mas presumo já que o meu é um dos que tinha erro dado que eles vieram trocar.

B)

Link to comment
Share on other sites

Também não encontro o raio do comunicado.. <_<

Acho piada eles dizerem que encontraram 70 mil contadores com falhas, sendo que desses "apenas" 30 mil clientes foram prejudicados, os restantes 40 mil foi a EDP que foi prejudicada... coitadinhos... <_<

Link to comment
Share on other sites

Mas não é igualmente viável a EDP ser prejudicada por causa disso? Não estou por dentro do assunto, mas se era uma questão de horários e datas, tanto pode ser um como outro. Depende da hora/data e de quando o consumo é efectuado.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma para mandar vir com a EDP;

Agora que comecei a fazer leituras e enviar à EDP para não levar com as estimativas estapafúrdia deles, vou agora a submeter uma leitura e diz-me que tenho valores fora dos parâmetros previstos e não me deixa submeter. Fiz o telefonema para lá, e no sistema automático de atendimento também deu erro.

Ao falar com um assistente, ela lá me registou os valores à mão. Desculpou-se a dizer que o erro era porque o sistema deles desenvolve estimativas dentro de um padrão de comportamento para aqueles que não fazem leituras periódicas. E quando se começa a fazer, o sistema assume o padrão das estimativas na mesma e daí surgem os erros pela discrepância. Lol.

Parece que ao fazer leituras, chateia o sistema de estimativa deles e pronto.. é chato.. conta menos e tal.. dá erro porque o valor é mais baixo do que o sistema esperava e tal.. Pá.

Também abordei a questão da polémica dos contadores e dizem que o meu não deve ser um dos que foi prejudicado. Hmm.. vou pensar no teu caso.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Sim, porque seria de todo estapafúrdio alguém pensar: "bem, no próximo mês não me apetece pagar tanto de electricidade, deixa-me aldrabar a leitura e comunicar um valor bem mais baixo"

Claro, a EDP ter um sistema implementado que disponha de uma gama de valores minimamente credível é realmente muito estranho...

Link to comment
Share on other sites

Claro...

Porque num mês de férias se a casa ficar vazia, por exemplo, o consumo não é perto de zero oh Archie... rolleyes.gif

Mau era se o sistema não me deixasse colocar o meu consumo num mês de férias. E belo sistema esse que impede que ele coloque as leituras online mas ao telefone já aceita...afinal ele pode aldrabar na mesma se quiser!

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Epá... esse argumento Archie, desculpa mas é uma bocado estapafúrdio, então eu vou de férias, obviamente que gasto muito menos electricidade e o "sistema" não me deixa colocar uma leitura que "ele" acha que não é verdadeira? Ridículo.

Link to comment
Share on other sites

Oh EsCk os gajos fazem leituras de 3 em 3 meses. Portanto se pagares mais num mês vais pagar menos no mês do acerto e vice-versa. Se for conta fixa é que é ao ano, mas isso é outra história.

Ah, e interessa mandar leituras certas (ou bem acima do valor real 14.gif ) é quando a electricidade está para subir.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.