Jump to content

Promo EDP-CONTINENTE... EVITAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Olha, olha!!! Oh Archolas, anda cá ver isto! Relembro a minha discussão no tópico Q&A.

Ando a pagar 40€ por mês! Vivo sozinho e só ligo o PC umas 4 horas por dia. Fora isso, só mesmo o frigorífico e a consola. Não tenho cilindro.

Já comecei a fazer eu as leituras do contador para evitar as estimativas que os gajos fazem. Tenho bi-horário e o contador foi posto novo há 1 ano atrás. Como é que consigo saber se estou a ser afectado pelo mesmo problema??

E qual é a fonte desse texto?

Link to comment
Share on other sites

É ver a hora mas não só.

A data tb é importante pois para quem tem o tarifário bi-horário SEMANAL, os Sábados e os Domingos são taxados de maneira diferente dos restantes dias.

Eu faço sempre as leituras online. Não porque tenha medo das estimativas deles, pois mais tarde isso acerta-se, mas para ter noção dos reais consumos e oscilações.

O meu consumo ronda os 80€ por cada 2 meses e tenho o bi-horário SEMANAL, o qual irei passar para o DIÁRIO mal tenha oportunidade.

Máquinas de lavar ao fds, computador a queimar uns 300Watts umas 4 horas por dia. Micro é raro usar e gás para o resto. Eram aproximadamente esses os meus consumos (um pouco mais altos) aquando do contador analógico e não vi diferença ao passar para este.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Irrita-me tanto quando estas empresas super-poderosas ainda arranjam artimanhas para lucrarem mais. É que não precisam disto para nada, e está completamente ao alcance deles fazer umas promoções, descontar tarifárias, reduzir preços, mas nada disso. Descontar nunca. E depois ainda fazem exactamente o contrário? Pá... Enfim..

Vou verificar isso quando chegar a casa. Obrigado pelo aviso.

Deixo aqui também link para a noticia do Publico, para quem quiser: http://economia.publico.pt/Noticia/perto-de-meio-milhao-de-clientes-lesados-na-tarifa-bihoraria-da-edp-1549937

É ver a hora mas não só.

A data tb é importante pois para quem tem o tarifário bi-horário SEMANAL, os Sábados e os Domingos são taxados de maneira diferente dos restantes dias.

Cardoso - Não estou a ver como possas verificar agora se foste prejudicado no contador antigo mas...se trocaram sem teres pedido é porque havia merda. Digo eu. Já era dos digitais correto?

Eu faço sempre as leituras online. Não porque tenha medo das estimativas deles, pois mais tarde isso acerta-se, mas para ter noção dos reais consumos e oscilações.

O meu consumo ronda os 80€ por cada 2 meses e tenho o bi-horário SEMANAL, o qual irei passar para o DIÁRIO mal tenha oportunidade.

Máquinas de lavar ao fds, computador a queimar uns 300Watts umas 4 horas por dia. Micro é raro usar e gás para o resto. Eram aproximadamente esses os meus consumos (um pouco mais altos) aquando do contador analógico e não vi diferença ao passar para este.

Gastas o mesmo que eu, sensivelmente, mas eu tenho bi-horário diário. Acho um balúrdio.

Link to comment
Share on other sites

EDIT: Cardoso - Não estou a ver como possas verificar agora se foste prejudicado no contador antigo mas...se trocaram sem teres pedido é porque havia merda. Digo eu. Já era dos digitais correto? Só para confirmar. Se tinhas todos os cuidados como dizes e aproveitavas as horas de vazio criteriosamente, uma das formas de ver se tudo estava bem é que os consumos em vazio devem estar aproximadamente iguais ao das cheias (para quem tem bi-horário cheias = ponta + cheias). No mínimo, bastante aproximado e nunca abaixo de 1/3 do consumo total.

@EsCk - Não acho que seja muito elevado. Só em IVA levam-nos o couro cabeludo. wink4.gif E o PC consome bastante.

Pagava mais com o contador analógico e não só não senti o aumento do IVA como consegui pagar um pouco menos ao mudar para o bi-horário.

Verifica se o SEMANAL não te é mais vantajoso.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Outra coisa: POTÊNCIA CONTRATADA

Verifiquem qual é a potência que têm contratada para o vosso contador. Aconselho a realizar uma simulação no site da EDP ou aqui

http://www.erse.pt/p...nts/ERSEkw.html

A diferença não é que seja muita mas quanto maior for a potência contrata, mais pagam por mês. Eu estou no escalão de 5,75 kVA e sinto que posso baixar ainda mais para o de 4,60kVA. Quando cheguei a esta casa o contador estava no escalão de 6,90kVA. O disjuntor não disparou uma única vez até hoje. O importante é não ligar tudo simultaneamente como é óbvio.

Semanal não porque ao fim-de-semana acabo por não passar muito tempo tempo em casa e outros vou ao Porto.

wink4.gif Então terás que passar mais consumo para o horário do vazio.

Para sentires diferença na mudança para o bi-horário, a estimativa era de teres que "migrar" cerca de 18% do consumo fora do vazio para horários do vazio e já estarias a poupar. Se conseguisses migrar mais, melhor ainda.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Vou aproveitar este tópico para deixar o alerta:

Tks. Vou ver isso mal chegue a casa. Ainda ontem estive a falar com o Archie precisamente sobre isso, para ver se ele me indicava uma empresa que fizesse auditoria ao consumo eléctrico pq aqui em minha casa o consumo anda ridículo! Este mes tenho para pagar 170€!!!!!! E e como tu dizes, desde a uns meses para cá a conta subiu me cerca de 90/100€...

Desacerto nas horas

Problema nos contadores lesa 480 mil clientes da EDP

Cerca de 480 mil clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser lesados pela empresa devido a problemas com os contadores, que não funcionam com a hora e/ou datas correctas. O problema é denunciado pela Deco, que estima em três milhões de euros os prejuízos para os consumidores.

A EDP reconhece falhas e garante que o problema está a ser resolvido, segundo o diário Correio da Manhã, que avançou com a notícia nesta terça-feira.

A empresa admite duas causas para estes erros que, pelas suas contas terão afectado 30 mil contadores – mas a estimativa da Deco (Associação de Defesa do Consumidor) aponta para 480 mil clientes prejudicados, que terão pago mais do que deviam porque a hora ou a data dos contadores estavam errados.

Aquele jornal conta que a Deco fez um estudo em Março e em Abril, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes com tarifas bi e tri-horária. A análise aos contadores mostrou desfasamentos face à hora real. Em 12% dos casos excediam a meia hora e em dois casos chegaram mesmo a duas horas.

A Deco calcula que a EDP tenha cobrado indevidamente mais de três milhões de euros e exige agora que os clientes sejam indemnizados e os contadores corrigidos.

A EDP garante que isso já está a acontecer, mas a Deco suspeita que o problema possa afectar ainda mais clientes. Por isso, pede também uma auditoria independente aos contadores, a realizar pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O meu contador foi trocado à coisa de 1 mês, estranhei porque não pedi nada e o técnico que o apanhei a mexer no mesmo sem nada me dizerem disse que eram ordens da empresa, que não via nada de mal mas que tinha ordens para trocar.

Já tinha dito à minha mulher que alguma coisa errada se passava, pago luz a mais, pois temos todos os cuidados necessários, diria mais, até tenho demais, desligo tudo, não deixo pilotos ligados, tenho lâmpadas/leds em todo o lado e a conta da luz disparou para quase 100€ mês faz uns meses (em parte o aumento do iVA é o culpado, mas não todo).

Fui agora lá fora ver o contador e está com a hora correcta, mas por exemplo, o meu vizinho da moradia ao lado tem o horário dele (do contador com mais 30 e tal minutos em cima).

Estejam atentos, eu agora não sei muito bem como é que posso ver se fui "burlado" durante o tempo que tive o outro contador, mas isto só vem provar que dos gajos da EDP andam a roubar à descarada sem grandes duvidas.

B)

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

Forno é a gás. Mas consigo ter máquina de lavar a roupa, computador (que mama 600W) e xbox ligada. Se ligo um aquecedor eléctrico é que vai o quadro abaixo.

Só aconteceu 2 vezes e foi na altura do Inverno.

Ele não tem cara de quem usa forno elétrico e muito menos máquina de lavar. 14.gif

Tenho cara de quê então? :P

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

Forno é a gás. Mas consigo ter máquina de lavar a roupa, computador (que mama 600W) e xbox ligada. Se ligo um aquecedor eléctrico é que vai o quadro abaixo.

Só aconteceu 2 vezes e foi na altura do Inverno.

Bate certo e ainda ficas com ligeira margem. wink4.gif

Para teres isso tudo (aquecedor elétrico 2000W incluído) o consumo já deve estar no limiar dos 4.60/5.75 (inclui iluminação economizadora 20W e televisão LCD/convencional)

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

A mim basta-me ter um termo ventilador ligado mais a maquina de lavar para a luz ir abaixo e tenho praí 10,75 contratado de potência...

:(

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

A mim basta-me ter um termo ventilador ligado mais a maquina de lavar para a luz ir abaixo e tenho praí 10,75 contratado de potência...

sad.png

Potências dos equipamentos? 2000w para o termoventilador e 2500/3000w para a máquina de lavar? (e as eficiências dos mesmos?)

Alguma coisa está mal...tens a certeza que não tens mais nada ligado?

Contador e disjuntores recentes?

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 3,45 e chega perfeitamente.

Consegues ter forno, ferro e maquina lavar ligada?

A mim basta-me ter um termo ventilador ligado mais a maquina de lavar para a luz ir abaixo e tenho praí 10,75 contratado de potência...

sad.png

Potências dos equipamentos? 2000w para o termoventilador e 2500/3000w para a máquina de lavar? (e as eficiências dos mesmos?)

Alguma coisa está mal...tens a certeza que não tens mais nada ligado?

Contador e disjuntores recentes?

Restaurei a minha casa recentemente e levou disjuntores novo e toda a cablagem... e mesmo assim o meu contador vai vária vezes abaixo!

Por exemplo, se ligar o forno eletrico não posso ligar a maquina de lavar loica ou a maquina de Lavar roupa u mesmo o termoventilador!

A minha instalação está embruxada!

Edited by Blu3Rog3rs
Link to comment
Share on other sites

Isso tem a ver com a potência contratada. Precisas, possivelmente, de mais.

Quanto ao problema dos contadores, não pode ser erro de quem os instala? Por acaso nem sei se a EDP sub-contrata os instaladores, mas é possível. E, pelo que li, a EDP está a indeminizar os valores cobrados a mais, logo, onde está a crise?

Link to comment
Share on other sites

EDIT: Cardoso - Não estou a ver como possas verificar agora se foste prejudicado no contador antigo mas...se trocaram sem teres pedido é porque havia merda. Digo eu. Já era dos digitais correto? Só para confirmar. Se tinhas todos os cuidados como dizes e aproveitavas as horas de vazio criteriosamente, uma das formas de ver se tudo estava bem é que os consumos em vazio devem estar aproximadamente iguais ao das cheias (para quem tem bi-horário cheias = ponta + cheias). No mínimo, bastante aproximado e nunca abaixo de 1/3 do consumo total.

Sim, era dos digitais. Tenho contratado 6,90kVA.

O mais irreal neste momento é que, e pasmem-se, não há no site leituras de consumos anteriores à troca do contador!!!!

Ou seja, eles pura e simplesmente tiraram-me tudo o que la estava, passou o contador a zeros, e começou de novo, a única leitura que tenho é datada do mês de Maio:

Data leitura Origem Cheias (kWh) Ponta (kWh) Vazio (kWh)

2012-05-07 2 0 0

LOL!

Fui lá ver agora e tenho:

Vazio = 169 - Ponta = 106 - Cheio = 205

ou seja, esta merda se for como dizes não pode estar bem.

cool.png

Link to comment
Share on other sites

Isso tem a ver com a potência contratada. Precisas, possivelmente, de mais.

Quanto ao problema dos contadores, não pode ser erro de quem os instala? Por acaso nem sei se a EDP sub-contrata os instaladores, mas é possível. E, pelo que li, a EDP está a indeminizar os valores cobrados a mais, logo, onde está a crise?

O Blu3 tem 10,35 kVA. Precisa de mais? Se é como ele diz, não me parece.

Forno elétrico + Máquina lavar roupa 40º/louça = 6000w já muito por cima. 10,35 kVA chegaria na boa. Raios, 5,75kVA chega que eu já experimentei em minha casa. E ainda deve dar para uns extras como TV, lâmpadas economizadoras e PC.

A não ser que tenha mais equipamentos em simultaneidade que não tenha dito aqui. Mega - dildos etc 14.gif

Ou então algum dos equipamentos em mau funcionamento e a consumir muito mais do que o normal ou com eficiência energética nos ZZZ---...

Blu3, não esquecer que tb tens frigo em simultâneo e não sei se tens arca congeladora etc etc. Mesmo assim, 10,35kVA isso devia chegar e bem!

EDIT: Cardoso - Não estou a ver como possas verificar agora se foste prejudicado no contador antigo mas...se trocaram sem teres pedido é porque havia merda. Digo eu. Já era dos digitais correto? Só para confirmar. Se tinhas todos os cuidados como dizes e aproveitavas as horas de vazio criteriosamente, uma das formas de ver se tudo estava bem é que os consumos em vazio devem estar aproximadamente iguais ao das cheias (para quem tem bi-horário cheias = ponta + cheias). No mínimo, bastante aproximado e nunca abaixo de 1/3 do consumo total.

Sim, era dos digitais. Tenho contratado 6,90kVA.

O mais irreal neste momento é que, e pasmem-se, não há no site leituras de consumos anteriores à troca do contador!!!!

Ou seja, eles pura e simplesmente tiraram-me tudo o que la estava, passou o contador a zeros, e começou de novo, a única leitura que tenho é datada do mês de Maio:

Data leitura Origem Cheias (kWh) Ponta (kWh) Vazio (kWh)

2012-05-07 2 0 0

LOL!

Fui lá ver agora e tenho:

Vazio = 169 - Ponta = 106 - Cheio = 205

ou seja, esta merda se for como dizes não pode estar bem.

cool.png

Por acaso quando trocaram o meu contador fiquei com as minhas leituras anteriores relativas ao tarifário simples. Mas aí não sei qual das situações é normal mas repor a zeros parece-me procedimento natural.

Vazio = 169

Ponta + Cheia = 311

Estás bastante perto de 1/3 de consumo total, em Vazio. À luz do tarifário bi-horário (prestar atenção ao "trocadilho" genial), com estes valores não admira que estejas a pagar mais do antes pois o consumo em taxa mais barata (em Vazio) é baixo e não chega para compensar o consumo em taxa mais cara (Ponta + Cheia). wink4.gif

Geralmente as minhas leituras situam-se entre 2/5 e 1/2 (um pouco menos) de consumo total, em Vazio.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Ele disse que deve ter...não disse que tinha. Pode estar enganado. E pode ter o aquecimento da água por termoacumulador, por exemplo. Um depósito de 80 litros pode ter 1500/1200W. E pode ter placa eléctrica. E pode ter...e pode ter... Isso só ele sabe :P

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.