Jump to content

Cancelamento de compra por causa de taxas


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Boas

Ontem à noite fiz uma encomenda de um produto num site chinês mas só depois é que lembrei das taxas da alfandega para produtos fora da U.E.

Vou cancelar a compra porque além do preço do produto ainda deveria ter que acrescentar IVA a 23% e sabe-se lá mais alguma coisa, o que não me compensa.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1) O site em questão é o asiapads.com e gostaria de saber se basta enviar para eles um e-mail (é a forma de contato direto que eles têm no site) a explicacar a situação, dando o nº de ordem da encomenda e o nº de encomenda do Pay-Pal (iria ser pago por Pay-Pal) e pedindo para cancelar ou tenho que fazer algo extra no site do Pay-Pal?

2) Vou assim fazer a compra no site ebay.co.uk

O problema é que mesmo por lá o produto que eu quero comprar ou vem da China ou de Hong Kong. Mas sendo a compra feita no site britânico do ebay mesmo que o produto venha da Ásia não vou pagar qualquer taxa, certo?

Desculpem lá mas é a primeira vez que faço compras de algo que vem fora da U.E.

Obrigado

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

1- Podes contacta-los e esperar que eles resolvam a situação pelo o melhor, ou podes fazer logo chargeback pelo PayPal, mas isso é porco.

2- Mesmo que compres do ebay, se disser que vem da china, vais pagar taxas alfandegarias. Até podia ser um site PT, se vier da china, não te safas.

Friso só que o processo de pagares taxas é algo aleatório (sendo que encomendas de maior valor ou em tamanho chame mais há atenção). No entanto acho que agora eles andam a agarrar em muito mais encomendas do que antigamente.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Então mas, o produto vem da Ásia para o Reino Unido (para o ebay) e só depois é enviado para cá. Ora, mas o Reino Unido faz parte da U.E.

É mesmo garantido que não safo de taxas? Já compraste ou alguém comprou algo no ebay.co.uk ou num site europeu qualquer e teve de pagar taxas aduaneiras pelo produto ser proveniente da Ásia?

Link to comment
Share on other sites

O produto vem da Ásia para o eBay no Reino Unido? Lol.

A encomenda é despachada da origem para o teu destino. Não anda a passear pelo mundo. E mesmo que faça escalas, o que interessa é a origem.

Eu já comprei coisas com origem em Hong Kong, mas eram sem grande valor e dimensões, como cabos e pequenos acessórios para telemóvel, portanto nunca tive esse azar.

Link to comment
Share on other sites

Se diz lá que vem da China é porque nem para no Reino Unido é apenas um gajo que está a anunciar no ebay do Reino Unido assim como tu tens possibilidade de tal e moras em Portugal. Já comprei muita coisa no ebay.co.uk, mas tudo o que comprei tinha como proveniência Reino Unido. Já comprei muita coisa vinda da China também, mas nesse caso tudo com valores até cerca de 30€

Link to comment
Share on other sites

Se diz lá que vem da China é porque nem para no Reino Unido é apenas um gajo que está a anunciar no ebay do Reino Unido assim como tu tens possibilidade de tal e moras em Portugal. Já comprei muita coisa no ebay.co.uk, mas tudo o que comprei tinha como proveniência Reino Unido. Já comprei muita coisa vinda da China também, mas nesse caso tudo com valores até cerca de 30€

Pois, esta compra tem o valor de 83€. Entretanto estive a pesquisar e se entretanto não cancelar a encomenda vou ter de pagar um acréscimo de cerca de 30% do produto (mais ou menos) o que acrescenta cerca de 25€. 83€ + 25€ = 108€

Os portes da China são de borla nesta encomenda que fiz (dizia free shipping) mas não sei se vai acrescentar alguma coisa ainda mais pelos portes.

Espero estar a fazer as contas com valores (mais ou menos) certos.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Não pagas taxas sobre os portes. As taxas é sobre o produto em si a ser importado! Existem tabelas tendo em conta o tipo de produto, volume e afins... Mas é sempre complicado prever com exactidão os valores a pagar de taxas. Mas conheço quem já tenha importado artigos de grande volume, tipo carenagens para motas, hardtops para carros e afins e efectivamente as taxas nunca ultrapassaram os 30% do custo do produto.

Link to comment
Share on other sites

Eles devem ter uma email de suporte onde podes esclarecer isso.

Têm, o meu problema é eu ter a certeza que é cancelado para poder efectuar a encomenda noutro sitio, poupando dinheiro.

Na pior das hipóteses recebo as duas encomendas o que me apenas vai dar-me mais trabalho para devolver uma delas.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Nesta altura, penso que deve ter havido instruções, as isenções que têm passado são mínimas, até numa calculadora já se paga ;)

As taxas têm uma componente fixa de despesas dos CTT de apresentação à alfandega e uma componente variável que é o IVA.

caso eles não tenham como aferir o valor do produto, pedem-te uma cópia da factura ou do recibo de pagamento (o do paypal serve) e taxam o IVA sobre o valor pago (compras + portes)

Link to comment
Share on other sites

O meu problema tb é que o raio dos chineses estão em férias neste momento (Happy New Year Holidays), começaram ontem e só regressam dia 29 de Janeiro. Está a info no site que a loja está encerrada durante esse período.

Se calhar vou usar a tática porco e cancelo já o Pay-Pal. Não vou esperar tanto tempo. Como é que isso se faz illusi0n?

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Já me aconteceu foi mandar vir coisas da UE e eventualmente acabar por vir da China. Mas nessas situações penso que passa mesmo pelo país que tá referenciado como origem e logo não há problema de parar na alfândega.

Link to comment
Share on other sites

Acabei por fazer nova encomenda no dealextreme.com

É idêntico áquilo que eu ia comprar mas em vez de 83€ pago 73€.

Essa diferença de 10€ vai acabar por compensar naquilo que depois terei de pagar à alfândega.

Não deve fugir muito de 73€ x 30% = 22€

Os portes da compra no dealextreme.com foram grátis.

Entretanto o mail para o asianpads.com a pedir o cancelamento foi enviado (e recebido, recebi confirmação automática).

Espero que não surjam mais problemas daí.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Até 41€ não pagam taxas alfandegarias estive lá a semana passada e foi o que me informaram

Pois, isto ultrapassa. Eu vou pagar. A minha duvida agora é eu saber quando é que isso chega à alfandega e se sou de alguma forma avisado que tenho que ir buscar aquilo que encomendei a Lx.

Link to comment
Share on other sites

Então não fazes a encomenda num lado para não pagares taxas e vais fazer no site do vizinho onde vais acabar por pagar quase a mesma coisa :facepalm: ?

Ah, e outro aviso que provavelmente já vem tarde. O Dealextreme tem um armazém próprio no Reino Unido e outro nos States. Isto significa que se encomendares especificamente do do Reino Unido, não pagas Taxas de Alfândega porque a encomenda é enviada a partir de lá.

Para finalizar, se compraste um tablet, prepara-te para ficares arrependido porque este tipo de gadgets dos chineses nunca vale um tremoço. Há cá threads no FNF a falar disso mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Então não fazes a encomenda num lado para não pagares taxas e vais fazer no site do vizinho onde vais acabar por pagar quase a mesma coisa facepalm.gif ?

Ah, e outro aviso que provavelmente já vem tarde. O Dealextreme tem um armazém próprio no Reino Unido e outro nos States. Isto significa que se encomendares especificamente do do Reino Unido, não pagas Taxas de Alfândega porque a encomenda é enviada a partir de lá.

Para finalizar, se compraste um tablet, prepara-te para ficares arrependido porque este tipo de gadgets dos chineses nunca vale um tremoço. Há cá threads no FNF a falar disso mesmo.

Já googlei e vai dar sempre ao mesmo site: dealextreme.com

O site uk da dealextreme tem link especifico?

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem, eu entro na página da UK store da dealextreme.com

Mas ao pesquisar os produtos supostamente dentro da dealextreme.com uk vou ter exatamente ás mesmas páginas de antes (com o preço em dólares) e com o anúncio das férias dos chineses.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Querias que te aparecesse o preço em quê? Ienes ou pesetas?

Nem parece teu Walt, fazes sempre o trabalho de casa todinho e geralmente não precisas de orientação neste tipo de coisas mas hoje tás a atirar tudo ao lado. No site do armazém do UK tens lá 271 artigos, artigos esses que podes mandar vir do reino unido e evitar a taxa de alfândega. Se o artigo que queres não tiver isto na descrição:

For Western Europe shipping address ONLY. This item will be dispatched from our UK warehouse to a Western Europe address with free shipping.

Então é porque não é enviado do Reino Unido. Férias chinesas e moeda não têm nada a ver com isto, até porque na página inicial tens logo um aviso para isto:

Hong Kong warehouse will be out of service from January 21st to January 27th HKT. International warehouses will remain open to process existing orders but orders placed after January 21th will be processed after January 27th.

Edited by Figos
Link to comment
Share on other sites

Querias que te aparecesse o preço em quê? Ienes ou pesetas?

Nem parece teu Walt, fazes sempre o trabalho de casa todinho e geralmente não precisas de orientação neste tipo de coisas mas hoje tás a atirar tudo ao lado. No site do armazém do UK tens lá 271 artigos, artigos esses que podes mandar vir do reino unido e evitar a taxa de alfândega. Se o artigo que queres não tiver isto na descrição:

For Western Europe shipping address ONLY. This item will be dispatched from our UK warehouse to a Western Europe address with free shipping.

Então é porque não é enviado do Reino Unido. Férias chinesas e moeda não têm nada a ver com isto, até porque na página inicial tens logo um aviso para isto:

Hong Kong warehouse will be out of service from January 21st to January 27th HKT. International warehouses will remain open to process existing orders but orders placed after January 21th will be processed after January 27th.

Já que estamos na store UK que fosse em libras (pelo menos para destoar da página de Hong Kong e não confundir) mas tudo bem, já me deste uma ajuda. :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.