Jump to content

Navio Cruzeiro Costa Concordia Naufraga


EsCk
 Share

Recommended Posts

Um navio cruzeiro gigantesco, ao estilo do Titanic, náufragou esta Sexta-Feira. Só vi agora no Público.

O navio:

Costa_Concordia.jpg

Durante o naufrágio:

2180309-3945-rec.jpg

Dados a reter:

"290 metros de comprimento por 38 de largura.

Para manobrar e manter este gigante dos mares eram necessários não menos de 1068 tripulantes, o que o tornava numa cidade flutuante com capacidade para acolher até 3780 passageiros. Repartiam-se por 1500 cabines, 505 com varanda privada, a que se juntavam 70 luxuosas suites."

O navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou sexta-feira à noite, era a jóia da coroa da empresa proprietária, que fez deste palácio flutuante, com um comprimento equivalente a três campos de futebol, um templo consagrado ao divertimento e ao bem-estar

Como o Titanic na sua época, o Concordia acumulava superlativos. Navio almirante da frota Costa desde o seu lançamento, em 2006, obra dos estaleiros navais italianos Fincantieri, era o maior navio jamais construído no país: 290 metros de comprimento por 38 de largura.

Para manobrar e manter este gigante dos mares eram necessários não menos de 1068 tripulantes, o que o tornava numa cidade flutuante com capacidade para acolher até 3780 passageiros. Repartiam-se por 1500 cabines, 505 com varanda privada, a que se juntavam 70 luxuosas suites.

Para alimentar este pequeno mundo, havia cinco restaurantes, três deles no muito exclusivo Club Concordia, em que as mesas só estavam disponíveis sob reserva e a clientela visada era de gama alta.

Para aperitivos e digestivos, o passageiro escolhia entre treze bares com nomes evocativos da sua especialidade, de “Cognac e charuto” a “Café e chocolate”.

Mas era sobretudo pelos serviços destinados a proporcionar bem-estar que o Concordia se distinguia desde que começou a operar: cinco jacuzzis, três piscinas, duas delas com tecto móvel de cobertura de vidro, recinto desportivo multi-actividades, circuito de jogging a céu aberto...

Cereja em cima do bolo: o Samsara Spa, apresentado oficialmente como maior centro de manutenção da forma a bordo de um navio. Este espaço de mais de 6000 metros quadrados distribuídos por dois andares permitia ao passageiro uma verdadeira “cura” durante a viagem. Visando os adeptos da manutenção da forma, 50 cabines tinham acesso directo a este clube exclusivo. No interior, o embaraço era a escolha: sala de desporto, espaço para terapia pelo banho, sauna, solário...

Uma vez recuperados, os passageiros podiam dirigir-se ao teatro de três andares, ao casino ou à discoteca onde se organizavam noites temáticas. Em alternativa, o Concordia oferecia acesso à Internet e uma biblioteca. Os viciados em compras podiam dedicar-se ao seu passatempo favorito em dezenas de lojas.

Os que ainda assim não se sentissem felizes podiam refugiar-se frente ao simulador automóvel Grand Prix, ou ver um filme em ecrã gigante.

No plano técnico, o navio estava equipado com dois motores com uma potência equivalente a 21 MW, que lhe permitiam alcançar uma velocidade máxima de 23,2 nós [um nó corresponde a 1852 metros hora]. A uma velocidade de cruzeiro de 19,6 nós, tinha autonomia para dez a 14 dias.

Um navio de cruzeiro italiano com mais de 4 mil pessoas, entre as quais 11 portugueses, encalhou ontem à noite ao largo da costa ocidental da Itália, junto da pequena ilha de Giglio, arquipélago da Toscânia, distrito de Grosseto, província da Toscânia. Morreram três pessoas e há cerca de 40 que ainda não responderam à chamada das autoridades.

A embarcação tinha estado atracada no porto da localidade de Civitavecchia e dirigia-se para o porto de Savona, no norte da Itália. A ilha de Giglio fica a 27 quilómetros da costa italiana.

Um casal de portugueses residente na Suíça sofreu ferimentos ligeiros, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. De acordo com a mesma fonte, não há informação de qualquer vítima mortal portuguesa e a embaixada de Portugal em Roma tem estado a acompanhar a situação desde manhã.

As três pessoas cuja morte já foi confirmada pelas autoridades locais são dois turistas franceses e um membro da tripulação peruano, avança a agência italiana Ansa. Os corpos foram transportados para a morgue de Orbetello, localidade da costa toscana, e as autoridades já autorizaram as autópsias. No total, foram contabilizados ainda cerca de 40 feridos, entre os quais dois em estado grave.

Equipas de salvamento correram para o navio, que não chegou a afundar completamente, ficando virado, uma parte fora de água, uma parte dentro. Algumas pessoas saltaram para fora do barco e tentaram nadar até à costa, que estava a algumas centenas de metros. Cerca de outras 50 pessoas ficaram encurraladas no navio, mas foram salvas por helicópteros.

Na base de dados do armador do cruzeiro Costa Concordia ainda faltam cerca de 70 pessoas que não responderam à chamada, mas o autarca local, Giuseppe Linari, disse que estas podem ainda estar na ilha de Giglio, que integra o arquipélago da Toscânia, na costa ocidental de Itália.

Do total de 4234 passageiros e membros da tripulação, incluindo 52 crianças dos zero aos seis anos, "encontramos até ao momento 4165, o que dá uma diferenca de cerca de 70 pessoas, mas estamos à procura delas praticamente porta a porta na ilha de Giglio", disse Linari.

Junto ao navio cruzeiro, cerca de 40 homens participavam nas buscas com helicópteros e barcos, mas o navio estava tão inclinado que não era possível usar estes barcos. Uma equipa de mergulhadores entrou no navio a fim de verificar se havia pessoas dentro. “Não podemos excluir a possibilidade de haver mais mortos. É difícil porque o barco era enorme”, disse o porta-voz dos serviços de emergência, Luca Cari, acrescentando que os três desaparecidos estariam, provavelmente, mortos. Os corpos dos três mortos confirmados tinham já sido retirados da água.

Tudo começou à hora do jantar. “Estávamos sentados a comer quando ouvimos este barulho. Penso que atingimos uma rocha. Houve pânico, mesas viradas, copos a voar por todo o lado”, contou uma passageira, Maria Parmegiano Alfonsi, à estação de televisão Sky Italia.

O Conselho Europeu de Cruzeiros divulgou uma lista de números de telefone através dos quais os familiares dos passageiros ou tripulantes do Costa Concordia podem obter informações. Para Portugal o número é +34914185951

http://www.publico.p...-italia-1529054

http://www.publico.p...utuante-1529130

O tamanho do navio assusta. Saliento o número de mortos reduzido, apesar de poder aumentar com a quantidade de desaparecidos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não e este , este ja tinha visto ha uns meses é durante uma tempestade !!!

Mas olha que a noticia que eu li foi precisamente com esse video.

Pode ser. não digo que não. smile.png

Mas este vídeo já anda pelo YT há anos. wink4.gif

Passou ao lado de quem escreveu a noticia... eu também não fazia ideia, apesar de agora que falam nisso acho que me lembro do video noutra ocasião...

Link to comment
Share on other sites

Como é que um navio com aquele calado passa aquela distancia da costa?!

costa_concordia_2.jpg

pelas notícias que têm dado o comandante ao aperceber-se do que iria acontecer tentou aproximar o máximo possível da praia para que fosse possível resgatar a tripulação.

B)

Link to comment
Share on other sites

Porque eu lembro-me de o ver há já bastante tempo.

Ahahahaha

Se relacionaram com este incidente, grandes nabos.

Já agora prova-me que esse video já anda no YT há anos

Abril de 2011.

9 September 2010

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

LOL..

Tem piada que quando mostraram ontem o video na tv (não me lembro que canal estava a ver), ele me pareceu muito familiar. Até comentei com a minha mulher que alguem se devia ter enganado.

Link to comment
Share on other sites

Ahahahaha

Se relacionaram com este incidente, grandes nabos.

Já agora prova-me que esse video já anda no YT há anos

n me digas q n fizeram o trabalho de casa na SicN 14.gif

Se vem numa agencia de noticias, achas que é de duvidar???

Sempre!

A nossa competência sempre acima da dos outros. coffee1.gif

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.