Jump to content

Europa quer facilitar compras na Net


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Europa quer facilitar compras na Net

Por mais estranho que pareça há lojas online belgas que não aceitam cartões de crédito holandeses. Este caso, relatado quarta-feira por um jornalista em Bruxelas, durante uma conferência de imprensa da Comissão Europeia, é um sinal claro que o mercado único é, pelo menos em matéria de comércio eletrónico, puramente virtual.

Mas no ano em que o "mercado único analógico" comemora 20 "primaveras", a comissão está decidida a tornar mais ameno o "inferno" que os consumidores têm de enfrentar quando compram na Net. E assim recuperar o atraso em relação aos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Aprovado ontem pelo colégio de comissários, o "Livro Verde sobre os Pagamentos Eletrónicos ", estará em debate público até 11 de abril.

Redigido por Michel Barnier (Mercado Interno e Serviços) e Joaquín Almunia (Assuntos Económicos e Monetários) este documento pretende abrir a discussão sobre três questões centrais: o reforço da confiança dos consumidores nos pagamentos eletrónicos, a transparência dos custos associados a este tipo de transações e a remoção dos obstáculos ao mercado único digital.

Encomenda cancelada

Durante a conferência de imprensa de apresentação do Livro Verde o comissário Barnier reconheceu, por exemplo que "as entregas dos produtos encomendados são demasiado caras e que não estão adaptadas às necessidades dos consumidores".

O comissário John Dali (Saúde e Consumidores), também presente no encontro com os jornalistas, lembrou que "há encomendas que são canceladas porque os produtos não podem ser entregues ou os meios de pagamentos não são aceites".

"Em tempos difíceis como aqueles que estamos a atravessar, o nosso objetivo é estimular o crescimento do comércio eletrónico quebrando as barreiras ao mercado único digital", afirmou a comissária Neelie Kores, responsável pela agenda digital, também presente na conferência de imprensa.

Atualmente, 40% dos europeus fazem compras online, mas destes apenas um quarto é que o faz para além das fronteiras do seu estado-membro. Apenas 3,5% das transações no mercado europeu de retalho são feitas através da Internet, mas até 2015 os comissários acreditam que será possível duplicar esse valor. O debate está lançado. As diretivas deverão surgir até ao final do ano.

hxxp://aeiou.expresso.pt/europa-quer-facilitar-compras-na-net=f698954

Gostava de saber tambem o que vai acontecer nas alfandegas, mas de qq modo, isto vai "estourar" com a nossa economia que so sobrevive com precos altos nos equipamentos...

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Eu já faço todas as compras pela net. Já o disse aqui e resumo novamente. Já comprei sapatilhas, roupa, comida, jogos, pequenos aparelhos electrónicos, DVD's, livros, etc. Este Natal comprei tudo pela net para oferecer. Algumas até já embrulhadas e prontas a entregar em mão.

O que faço é procurar comprar tudo dentro da União Europeia. Nunca tive problemas de alfandega. Quem se lixa é o nosso comércio, mas quem as taxas que se aplica aqui e a diferença descomunal que há nos preços, é uma estupidez não aproveitar.

A ideia de facilitar mais estas compras, para mim é óptimo. Se bem que acho que já está bastante simplificada e não é preciso mexer mais nisso. Quanto muito podem tirar as restrições que os cartões de débito têm. Porque neste momento só quem tem um cartão de crédito é que tem a vida facilitada e os de débito lixam-se, que é um bocado estúpido, já que se devia incentivar os cartões de débito e nunca os de crédito (mas já se sabe que os bancos ADOOOORAM os créditos com juros a saltar fora das tabelas).

Podem também é facilitar para as transportadoras, para reduzir tempos de entrega ainda mais, mas isso já começa a ser impossível porque já estão perto do que se consegue com envios no dia. Depois é percorrer a distância X-Y.

Link to comment
Share on other sites

Eu já faço todas as compras pela net. Já o disse aqui e resumo novamente. Já comprei sapatilhas, roupa, comida, jogos, pequenos aparelhos electrónicos, DVD's, livros, etc. Este Natal comprei tudo pela net para oferecer. Algumas até já embrulhadas e prontas a entregar em mão.

O que faço é procurar comprar tudo dentro da União Europeia. Nunca tive problemas de alfandega. Quem se lixa é o nosso comércio, mas quem as taxas que se aplica aqui e a diferença descomunal que há nos preços, é uma estupidez não aproveitar.

A ideia de facilitar mais estas compras, para mim é óptimo. Se bem que acho que já está bastante simplificada e não é preciso mexer mais nisso. Quanto muito podem tirar as restrições que os cartões de débito têm. Porque neste momento só quem tem um cartão de crédito é que tem a vida facilitada e os de débito lixam-se, que é um bocado estúpido, já que se devia incentivar os cartões de débito e nunca os de crédito (mas já se sabe que os bancos ADOOOORAM os créditos com juros a saltar fora das tabelas).

Podem também é facilitar para as transportadoras, para reduzir tempos de entrega ainda mais, mas isso já começa a ser impossível porque já estão perto do que se consegue com envios no dia. Depois é percorrer a distância X-Y.

X2 até a parte das prendas de Natal :D. Nunca tive um Natal tão tranquilo.

Link to comment
Share on other sites

Tou-me a cagar para o comércio local.

Um gajo aqui julga que é só abrir portas e começar a vender ao preço que bem entende. É a mentalidade de merceeiro da aldeia, quando se esquece que há milhares de alternativas ao cubículo onde ele vende as coisinhas dele, alternativas essas que não só são melhores mas que têm mais variedade. Por exemplo, faz algum sentido um gajo ter uma loja onde vende TVs a um preço mega inflaccionado quando sabe que há wortens, mediamarkts, kuantokustas, amazons, ebays, etc, etc, etc?! É um gajo que está claramente à espera que os patos bravos da vizinhança lá caiam sem perceber naa do que vão comprar e que caiam na esparrela. Depois queixam-se que não vendem! Pois, se calhar os patos bravos acabam mesmo por ser eles... Estou a mencionar este exemplo por ser um conhecido que fechou portas e que estava aberto há décadas.

Não me venham com os impostos porque há alguns (bons) comerciantes portugueses que já se aperceberam da maneira como o jogo tem de ser jogado e são mais realistas nos preços que afixam.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Tenho de aprender a criar uma conta na mbnet. Queria mandar vir a camisola do sporting pelo site soccer triads

No Multibanco, em Serviços, tens lá uma opção chamada MBNet. Escolhes uma pass e sai um talão com o username. Quando quiseres fazer uma compra, fazes login no site e crias o cartão. Done.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Com Mbnet e Paypal não ha desculpa para pagar anuidades em Cartões de credito, so de quem gosta de sacar o Visa Gold ou Platina po status no restaurante

É, foi para isso mesmo que aderi a um cartão de crédito.. pó status no restaurante. Lol.

Concordo com tudo o que o Esck disse menos na parte do cartão de crédito. Eu tenho cartão de débito e nunca deixei de fazer nenhuma compra on-line por causa dele (MBNet).

Mas tens que concordar que o processo é mais simples com o cartão de crédito. Cortas logo o intermediário do MBnet e ainda evitas ter que controlar o teu web-banking por causa de valores mais altos que queres usar para o MBnet e eventuais chatices com Paypal por causa dos múltiplos cartões temporários. E se bem me recordo, também já tive stresses a usar um cartão do MBnet para pagar uma viagem de avião pelo site da TAP.

Link to comment
Share on other sites

Com Mbnet e Paypal não ha desculpa para pagar anuidades em Cartões de credito, so de quem gosta de sacar o Visa Gold ou Platina po status no restaurante

É, foi para isso mesmo que aderi a um cartão de crédito.. pó status no restaurante. Lol.

lol tava a fazer uma "semi piada", mas de qq forma so tens CC para fazer compras na net por que queres, com a maravilha do Mbnet não precisas, alem do mais o paypal e aceite como forma de pagamento em cada vez mais sitios.

De momento so vejo vantagem de ter CC para quem viaja muito para o estrangeiro

Link to comment
Share on other sites

Tou-me a cagar para o comércio local.

Um gajo aqui julga que é só abrir portas e começar a vender ao preço que bem entende. É a mentalidade de merceeiro da aldeia, quando se esquece que há milhares de alternativas ao cubículo onde ele vende as coisinhas dele, alternativas essas que não só são melhores mas que têm mais variedade. Por exemplo, faz algum sentido um gajo ter uma loja onde vende TVs a um preço mega inflaccionado quando sabe que há wortens, mediamarkts, kuantokustas, amazons, ebays, etc, etc, etc?! É um gajo que está claramente à espera que os patos bravos da vizinhança lá caiam sem perceber naa do que vão comprar e que caiam na esparrela. Depois queixam-se que não vendem! Pois, se calhar os patos bravos acabam mesmo por ser eles... Estou a mencionar este exemplo por ser um conhecido que fechou portas e que estava aberto há décadas.

Não me venham com os impostos porque há alguns (bons) comerciantes portugueses que já se aperceberam da maneira como o jogo tem de ser jogado e são mais realistas nos preços que afixam.

Isto.. Chegou ao ridiculo de eu ver um plasma na espanha que custava menos 1500€ que na fnac e era o modelo do ano passado...

Escusado será dizer que comprei pela net o plasma até com portes incluídos por menos umas boas centenas.

Comprar em portugal jamé.

Edited by WormMeteor
Link to comment
Share on other sites

Tou-me a cagar para o comércio local.

Um gajo aqui julga que é só abrir portas e começar a vender ao preço que bem entende. É a mentalidade de merceeiro da aldeia, quando se esquece que há milhares de alternativas ao cubículo onde ele vende as coisinhas dele, alternativas essas que não só são melhores mas que têm mais variedade. Por exemplo, faz algum sentido um gajo ter uma loja onde vende TVs a um preço mega inflaccionado quando sabe que há wortens, mediamarkts, kuantokustas, amazons, ebays, etc, etc, etc?! É um gajo que está claramente à espera que os patos bravos da vizinhança lá caiam sem perceber naa do que vão comprar e que caiam na esparrela. Depois queixam-se que não vendem! Pois, se calhar os patos bravos acabam mesmo por ser eles... Estou a mencionar este exemplo por ser um conhecido que fechou portas e que estava aberto há décadas.

Não me venham com os impostos porque há alguns (bons) comerciantes portugueses que já se aperceberam da maneira como o jogo tem de ser jogado e são mais realistas nos preços que afixam.

Infelizmente não é assim tão simples, mas percebo onde queres chegar.

Como estamos a falar de TV´s, mesmo assim ainda existem umas quantas lojas pequenas a fazer melhores preços que wortens e mediamarkets.

É que quem tem capacidade para comprar em grande quantidade e consequentemente têm melhores preços de compra são as wortens e mediamarkets. E mesmo assim ainda vendem mais caro que algumas lojas de comércio de rua.

Claro que depois tens aquelas lojas espanholas da net que compram também em muita quantidade e vendem ainda mais barato.

Mas esses especializaram-se só em vendas pela net, sem grande loja física de suporte

Link to comment
Share on other sites

Eu já faço todas as compras pela net. Já o disse aqui e resumo novamente. Já comprei sapatilhas, roupa, comida, jogos, pequenos aparelhos electrónicos, DVD's, livros, etc. Este Natal comprei tudo pela net para oferecer. Algumas até já embrulhadas e prontas a entregar em mão.

Onde compras as sapatilhas a ver se tem o que procuro a preços em conta.

Link to comment
Share on other sites

Eu já faço todas as compras pela net. Já o disse aqui e resumo novamente. Já comprei sapatilhas, roupa, comida, jogos, pequenos aparelhos electrónicos, DVD's, livros, etc. Este Natal comprei tudo pela net para oferecer. Algumas até já embrulhadas e prontas a entregar em mão.

Onde compras as sapatilhas a ver se tem o que procuro a preços em conta.

Vê na amazon.co.uk e no ebay.co.uk

Já comprei em ambos altas pechinchas. Nem sempre têm exactamente o que procuras. Outras vezes até têm e é só ir à loja da esquina experimentar o número para encomendar pela net. Este verão comprei dois pares de sandálias GEOX para a Maria. Cá um par, em saldos, onde mesmo assim o número dela já não havia, custava 60 €. Os dois pares (esse e outro que ela entretanto escolheu) ficaram em 55 libras (portes incluidos)

EDIT: Por norma escolho a amazaon, se bem que em lojas do ebay também se encontram boas malhas.

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Falam em plasmas (e outros aparelhos) de milhares de Euros que mandam vir de Espanha e Uk mas existe um problema, e a garantia? Se algo der o berro têm de enviar de novo para onde compraram? Tambem a garantia do que vem de fora é só 1 ano não é(em vez dos 2 anos por cá)?

Depois, por cá, passado 1 mês + 1 dia se o produto que mandaram para a garantia não tiver regressado devolvem o dinheiro (ou subtituem por um igual ou semelhante), agora se for numa loja lá fora é um pincel....

Acho que não se deve abusar muito do que se manda vir lá de fora.

Por outro lado, tambem não se pode querer comparar um comerciante de esquina com as Worten's, um comerciante que compre a um importador meia duzia de tv´s nunca consegue comprar ao mesmo preço que compram as Worten's que em muitos casos compram directamente ás fabricas. Quanto à margem de lucro, acreditem, as Wortens MUITAS VEZES têm margem bem maiores que as dos comerciantes tradicionais, mesmo vendendo mais barato.... No comercio o segredo está na compra... E salarios miseráveis dos funcionários...

Link to comment
Share on other sites

Olha eu falo por mim, tudo o que é equipamento compro online por ficar mais barato. Nunca tive problemas com os equipamentos, até.. que um dia um deles se estragou e teve que ir para reparação. Foram 3 meses para cá e para lá a enviar pelos correios e muita paciência perdida.

Aprendi muita coisa, desde já, que nós como consumidores estamos muito mal protegidos e temos muitos poucos direitos. E caso entrem no mesmo filme em que eu entrei, só mesmo com muita paciência, muito mail escrito, muita carta escrita, muitas denuncias e reclamações feitas é que somos ouvidos. Fiquei claramente com a sensação que por ser um cliente individual, em vez de uma grande empresa como a Worten, TMN, Vodafone, etc, que a marca em questão pode dar-se ao luxo de levar o caso ao extremo, para não me reparar o produto.

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

No caso da worten e afins eles assumem a perda numa fase inicial com a devolução e troca do equipamento e depois vão pedir reembolso ao fabricante.

No teu caso, se fosse grande empresa retalhista tinha mais peso no arranjo do equipamento pois o fabricante não quer levantar grandes ondas com um grande cliente seu e portanto não deve complicar em grande parte dos casos.

Nisso tenho de dizer que eles normalmente não costumam falhar.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Mas o ebay tem coisas novas (sim, sou noob no k toca a ebay).

O queijinho... és tão querido quando és ingénuo assim. O eBay (ou Amazon ou outra casa virtual qualquer), não só tem coisas recentes como tem coisas que nem se vende cá ou muito dificilmente.

A coisa mais recente foi uma embalagem de Toffee Crisps que ofereci à minha irmã, que já há anos se queixava que nunca mais encontrou esses chocolates em nenhuma loja e no Amazon.co.uk há à venda.

Link to comment
Share on other sites

Falam em plasmas (e outros aparelhos) de milhares de Euros que mandam vir de Espanha e Uk mas existe um problema, e a garantia? Se algo der o berro têm de enviar de novo para onde compraram? Tambem a garantia do que vem de fora é só 1 ano não é(em vez dos 2 anos por cá)?

Depois, por cá, passado 1 mês + 1 dia se o produto que mandaram para a garantia não tiver regressado devolvem o dinheiro (ou subtituem por um igual ou semelhante), agora se for numa loja lá fora é um pincel....

Acho que não se deve abusar muito do que se manda vir lá de fora.

Por outro lado, tambem não se pode querer comparar um comerciante de esquina com as Worten's, um comerciante que compre a um importador meia duzia de tv´s nunca consegue comprar ao mesmo preço que compram as Worten's que em muitos casos compram directamente ás fabricas. Quanto à margem de lucro, acreditem, as Wortens MUITAS VEZES têm margem bem maiores que as dos comerciantes tradicionais, mesmo vendendo mais barato.... No comercio o segredo está na compra... E salarios miseráveis dos funcionários...

Se o aparelho avariar só precisas de ligar para a assistencia da marca em questao e eles vêm buscar o aparelho, ou vais leva-lo a um revendedor autorizado, porque a garantia do mesmo é universal.

Link to comment
Share on other sites

Mas o ebay tem coisas novas (sim, sou noob no k toca a ebay).

O queijinho... és tão querido quando és ingénuo assim. O eBay (ou Amazon ou outra casa virtual qualquer), não só tem coisas recentes como tem coisas que nem se vende cá ou muito dificilmente.

A coisa mais recente foi uma embalagem de Toffee Crisps que ofereci à minha irmã, que já há anos se queixava que nunca mais encontrou esses chocolates em nenhuma loja e no Amazon.co.uk há à venda.

já à minha pergunta anterior não respondeste. Calçado só na amazon uk ou compras em outros lados?

Link to comment
Share on other sites

Sim Queijo, arranjas, eu por exemplo o calçado que uso para trabalhar vem todo de Londres via ebay, e como já comprei vários pares, agora tenho o contacto da empresa e a ultima vez encomendei 3 pares directamente e ficaram-me a 20€ já com portes. Cá cada par custa cerca de 100€, lol

B)

Link to comment
Share on other sites

Sim Queijo, arranjas, eu por exemplo o calçado que uso para trabalhar vem todo de Londres via ebay, e como já comprei vários pares, agora tenho o contacto da empresa e a ultima vez encomendei 3 pares directamente e ficaram-me a 20€ já com portes. Cá cada par custa cerca de 100€, lol

cool.png

:eek:

Ganda negócio. :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.