Jump to content

Fumar à porta de bares, cafés e restaurantes deve ser proibido


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Fumar à porta de bares, cafés e restaurantes deve ser proibido, indica estudo

A proibição de fumar deve estender-se às áreas circundantes de bares, restaurantes, cafés e discotecas, indica o maior estudo realizado em Portugal sobre o impacto da lei do tabaco no setor da restauração e similares.

oiMOrf0QVIcKD1JD3Jjo6ck_.jpgApenas 15% dos restaurantes optaram pela permissão de fumo ou pela criação de zonas para fumadores

De acordo com o jornal Público, uma investigação coordenada pela Faculdade de Medicina de Lisboa e financiada pela Direção Geral de Saúde apontou para a necessidade de tornar a legislação do tabaco ainda mais restritiva, acabando com as exceções.

Para Fátima Reis, a coordenadora da equipa de investigação citada pelo Público, o simples facto de alguém fumar do lado de fora de um bar, café, restaurante ou discoteca, aumenta o nível de exposição ao fumo de quem está no interior.

Ainda não é possível verificar todos os dados do estudo, que ainda não foi publicado, no entanto, Fátima Reis adiantou ao Público alguns números. Através da investigação concluiu-se que, no momento da visita aos locais livres de fumo, em 26% dos casos havia pessoas a fumar a cerca de um metro de distância da porta e foi observada entrada de fumo no estabelecimento.

O estudo foi feito com base numa amostra de 806 estabelecimentos dos concelhos onde se localizam as capitais de distrito do continente e onde foi possível concluir que em mais de um quarto daqueles lugares (26,2%) ainda é possível fumar. É também precisamente nesses locais que se verifica o maior incumprimento da lei.

Dos estabelecimentos cujos proprietários optaram pela permissão de fumo ou pela criação de zonas para fumadores, destacam-se as discotecas, bares e pubs (com 70%), seguidos de cafés e pastelarias (30%) e, por fim, restaurantes (15%)

A investigação concluiu ainda que só em 40% dos espaços com zonas de fumo existe algum tipo de ventilação em funcionamento, em 25% dos mesmos espaços havia pessoas a fumar fora da área delimitada e em mais de 30% cheirava a tabaco em todo o estabelecimento.

noticias.sapo.pt

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Por mim não tem problema nenhum fumarem à porta dos cafés, bares e restaurantes. Só não concordo que se fume dentro destes espaços. Tenham ou não tenham as placas de local de fumadores ou não. É que em todos os sitios onde eu vou, que tem zona de fumadores e não fumadores, o cheiro a tabaco continua a circular em todo o sitio. Ou seja, continuamos a ser fumadores passivos.

Se os locais têm o material, mas não os usam, mais vale proibir de se fumar em espaços fechados.

É que parecendo que não, estar num ambiente relaxado com amigos, e estar constantemente a levar com o fumo e o tabaco dos outros, chateia ...

Link to comment
Share on other sites

No Parque Nascente por exemplo, na restauração, tem a zona dos fumadores e não fumadores. O fumo do lado dos fumadores, passa para o lado dos não fumadores.

Cafés, bares e esse tipo de sitios, por acaso nem me importo muito que haja fumadores. Prefiro que não haja como é óbvio, mas nem me importo.

Agora o que me irrita profundamente, é estar a comer, e ao mesmo tempo a levar com fumo.

Link to comment
Share on other sites

Era o que faltava, agora não se pode fumar à porta!

Neste momento acabei de almoçar e estou à porta do restaurante a fumar um cigarro, incomodo alguém?

Tens de perguntar a quem está dentro do restaurante, não a nós. harhar.gif

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Para mim.

Dentro dos estabelecimentos, espaços fechados: proibição total sem exceções de merda como as que temos e onde menos de metade cumprem.

Fora dos estabelecimentos, espaços fechados: permitido, claro.

Nem tenho dúvidas.

Claro que neste estudo o que é mais polémico é o que faz o título da notícia.

E além disso é uma conclusão que é óbvia para todos nós, fumar à porta afeta sempre comparando com uma situação onde não existem fumadores à porta, acho que isso é lógico e não necessário estudo. Mas é de tal maneira residual e com pouco ou nenhum impacto para quem está lá dentro que não é preciso exagerar.

Preocupem-se antes em impedir de uma vez por todas o ato de fumar dentro de espaços fechados.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Era o que faltava, agora não se pode fumar à porta!

Neste momento acabei de almoçar e estou à porta do restaurante a fumar um cigarro, incomodo alguém?

Depende se a porta está aberta, e de como está o vento

:trollface:

Dentro dos estabelecimentos, espaços fechados: proibição total sem exceções de merda como as que temos e onde menos de metade cumprem.

Fora dos estabelecimentos, espaços fechados: permitido.

Tudo dito! :y:

Link to comment
Share on other sites

Eu já ouvi dizer que eles iam apertar ainda mais este ano com esta história da proibição de não se fumar em recintos fechados.

O que eu acho piada, e não estou a falar para ninguém daqui em especial, é poder haver pessoas que suba o que o tabaco subir, haja as proibições que houver, não pensam sequer em pôr em causa o seu vicio e largarem o tabaco de vez. Já agora tb cortem na alimentação para o dinheiro ir direitinho para o vicio. sleep.png

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Nos estabelecimentos com as duas zonas realmente tenho visto alguns casos em que a coisa não funciona muito bem, e quando funciona é mais à custa da logística do espaço do que de ventilações e afins. Mas essa de à porta dos restaurante, por amor de deus, não há necessidade de ser pragmático.

Este tipo de coisas resolve-se tão bem e é de fácil compreensão para toda a gente, não sei qual é a necessidade de estigmatizar..

Link to comment
Share on other sites

O Kinado já disse tudo.. É uma estupidez não terem imposto a lei a sério tal como é uma estupidez meterem-se a inventar novas regras de proibir de fumar à porta.

Senso comum para que te quero.

Link to comment
Share on other sites

Andam muito reocupados com isto vejo salões de jogos, cafés, mercearias, supermercados do outro lado das ruas das escolas por exemplo quando é proibido e andam preocupados se um gajo está na rua a fumar um cigarro :facepalm:

O mais preocupante é andarem a subir a merdas das taxas moderadores e afins para as DGS's andarem a patrocinar estudos de treta

Link to comment
Share on other sites

Sou fumador mas por mim podem proibir o fumo em todos os recintos fechados, agora à porta entra na parte da estupidez, em ruas que é café porta sim porta não com restaurantes pelo meio havia de ser bonito.

Já agora tb podia proibir as lareiras que ontem era uma fumarada na minha rua que n se podia, qq dia ainda apanho cancro à pala disso...

Link to comment
Share on other sites

Dentro dos estabelecimentos, espaços fechados: proibição total sem exceções de merda como as que temos e onde menos de metade cumprem.

Fora dos estabelecimentos, espaços fechados: permitido, claro.

Tudo dito.

Link to comment
Share on other sites

No Parque Nascente por exemplo, na restauração, tem a zona dos fumadores e não fumadores. O fumo do lado dos fumadores, passa para o lado dos não fumadores.

Cafés, bares e esse tipo de sitios, por acaso nem me importo muito que haja fumadores. Prefiro que não haja como é óbvio, mas nem me importo.

Agora o que me irrita profundamente, é estar a comer, e ao mesmo tempo a levar com fumo.

Agora as duas zonas são de não fumadores. A feira lá ao lado estava a queixar-se do fumo...

Isto de não se poder fumar as portas é a estupidez total. Mais vale ser logo proibido em todo o lado então.

Edited by DG_
Link to comment
Share on other sites

Estudo aconselha proibição de fumar após coito interrompido

Quando o Governo se prepara para restringir ainda mais a lei do tabaco, um estudo da Faculdade de Medicina de Lisboa, patrocinado pela Direcção-Geral de Saúde, concluiu que devia ser proibido fumar em Portugal, não apenas dentro dos cafés, bares e restaurantes, mas também à porta desses estabelecimentos.

Para além disso, o estudo concluiu que devia ser proibido fumar não apenas depois do sexo, "quando o coisinho está dentro do pipi", mas também depois do coito interrompido, "quando o pirilau ficou à porta da passaroca". Segundo a Faculdade de Medicina de Lisboa e a Direcção-Geral de Saúde, mesmo os portugueses que emigram para Angola deviam ser proibidos de fumar, pois "ainda estão relativamente próximos das tascas do Bairro Alto". Os estudantes portugueses consideram a medida razoável e não se importam de fumar charros ligeiramente ao lado dos portões das escolas, pois é aí, de qualquer maneira, que compram o haxixe aos traficantes. Quanto ao famoso chef Olivier, está em total acordo que os seus clientes não possam fumar à porta dos seus restaurantes, uma vez que, assim como assim, dificilmente conseguiriam arrombá-la após ser fechada pela ASAE.

Link to comment
Share on other sites

Era o que faltava, agora não se pode fumar à porta!

Neste momento acabei de almoçar e estou à porta do restaurante a fumar um cigarro, incomodo alguém?

Se fosse à vizinha de cima, mandava-te com um balde de água em cima.

Problem? trollface.gif

Mais a sério, locais fechados sem excepção (fica toda a gente a ganhar), em espaços abertos parece-me que não incomodam ninguém, logo andamos a perder tempo com estas coisas, até parece que não temos problemas mais graves para resolver. dry.png

Link to comment
Share on other sites

Estudo aconselha proibição de fumar após coito interrompido

Quando o Governo se prepara para restringir ainda mais a lei do tabaco, um estudo da Faculdade de Medicina de Lisboa, patrocinado pela Direcção-Geral de Saúde, concluiu que devia ser proibido fumar em Portugal, não apenas dentro dos cafés, bares e restaurantes, mas também à porta desses estabelecimentos.

Para além disso, o estudo concluiu que devia ser proibido fumar não apenas depois do sexo, "quando o coisinho está dentro do pipi", mas também depois do coito interrompido, "quando o pirilau ficou à porta da passaroca". Segundo a Faculdade de Medicina de Lisboa e a Direcção-Geral de Saúde, mesmo os portugueses que emigram para Angola deviam ser proibidos de fumar, pois "ainda estão relativamente próximos das tascas do Bairro Alto". Os estudantes portugueses consideram a medida razoável e não se importam de fumar charros ligeiramente ao lado dos portões das escolas, pois é aí, de qualquer maneira, que compram o haxixe aos traficantes. Quanto ao famoso chef Olivier, está em total acordo que os seus clientes não possam fumar à porta dos seus restaurantes, uma vez que, assim como assim, dificilmente conseguiriam arrombá-la após ser fechada pela ASAE.

Cada vez acho menos piada a esse Inimigo Público e derivados.. E dentro da piada que tentam fazer, ainda mandam a bacorada (não-propositada muito possivelmente) de que o coito interrompido é "quando o pirilau ficou à porta da passaroca".

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.