Jump to content

Volunia - um motor de busca diferente


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Pronto, os anti-Walt lá estarão a pensar outra vez "Lá vem o gajo mais uma vez com um motor de busca que é diferente mas que no fundo faz a mesma coisa. Ele não sabe que a a gente só utiliza o Google?" trollface.gif

Volunia

Antes de mais uma explicação curta por video.

Promo

Antes de mais. Quem é Massimo Marchiori, o senhor que aparece no 1º video?

Coisas importantes fez este senhor para a WWW como se pode ler no link.

Algumas "coisas" que a Google utiliza neste momento no seu motor de busca.

Volunia

Será este motor de busca igual ou parecido com o que já existe hoje? Massimo Marchiori garante que não.

Existem vários artigos a falar sobre o projeto Volunia na internet, a maior parte deles em italiano mas tb em espanhol.

Em inglês fiz uma busca rápida e não vi nada mas tb deve haver.

Entretanto, inscrevi-me só para experimentar há uns tempos neste novo Volunia e recebi a confirmação que serei um dos power-users a poder experimentar o Volunia em 1ª mão. E tenho mais 6 convites para enviar para quem quiser ou estiver (minimamente) interessado em poder experimentar tb. O Volunia ainda não arrancou mas deve estar para muito breve. Numa primeira fase só para testes.

Facebook

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Lá vens tu mais uma vez com um motor de busca que é diferente mas que no fundo faz a mesma coisa. Tu não sabes que nós só utilizamos o Google?

Pronto, os anti-Walt lá estarão a pensar outra vez "Lá vem o gajo mais uma vez com um motor de busca que é diferente mas que no fundo faz a mesma coisa. Ele não sabe que a a gente só utiliza o Google?" trollface.gif

Sabe. Mas não quer saber disso para nada. :-..

Link to comment
Share on other sites

Lá vens tu mais uma vez com um motor de busca que é diferente mas que no fundo faz a mesma coisa. Tu não sabes que nós só utilizamos o Google?

Pode ser que alguma vez alguém faça realmente algo diferente, e não estou a dizer melhor mas diferente.. algo que não foi visto até hoje e que seja útil.

Se nunca ninguém experimenta ir por caminhos diferentes, estaremos sempre nos mesmos. wink4.gif

De qualquer forma tenho que reconhecer que desconhecia o senhor que está por detrás disto e o tipo tem um bakground que mete algum respeito.

Link to comment
Share on other sites

Walt, estava a brincar.

Faltou o smile, eu não adivinho. Não consigo por enquanto olhar para as palavras (e tb para as letras) e saber automaticamente o que vai na mente de quem escreve. Tu ali estás a "imitar-me". Sem smile. harhar.gif

Acredita que já existiram muitos, imensos mal-entendidos neste FNF porque a malta escreve, quer insinuar uma coisa que não é aquilo que escreve e o usar de um smile ajuda a desbloquear. wink4.gif

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Pois bem, o Volunia já está a funcionar (em fase beta).

Marchiori revela o novo motor de busca Volunia

Aplicação procura conjugar elementos de pesquisa na Internet com informações obtidas nas redes sociais para fornecer os resultados. Permitirá também perceber quem está num site, em simultâneo, e interagir com essa pessoa.

O matemático Massimo Marchiori revelou hoje em Pádua o Volunia, novo motor de busca capaz de conjugar a web 1.0 com a web 2.0, como ilustrou o seus criador. Ou seja trata-se de uma aplicação capaz de conjugar elementos de pesquisa na Internet com informações obtidas nas redes sociais para disponibilizar resultados.

O matemático italiano que criou o algoritmo original do Google, diz que este só fornece os resultados da pesquisa. Mas o Volunia “segue” o utilizador na Internet: a barra do motor permanece no ecrã e procura ajudá-lo a navegar no site, em mapas como se fossem áreas geográficas.

Mas mais interessante do que isso é permitir interagir com outros utilizadores presentes na mesma página. A menos que tenham estado a navegar anonimamente, alguém com o Volunia poderá saber.

O Volunia disponibiliza uma visão diferente sobre cada site através de mapas como se tratasse de uma “área geográfica”. Além disso poderá visualizar o conteúdo do mesmo, organizado em pastas.

O utilizador poderá então assumir o controlo e organizar a hierarquia dos conteúdos sobre os quais tem maior interesse. Uma função especial permitirá fazer buscas dentro do site, tanto sobre conteúdos multimédia, como documentos, e fazer pré-visualização de resultados.

Semântica no horizonte

Para já o Volunia não disponibiliza buscas do tipo semânticas. Mas o plano de evolução tecnológica do projceto prevê isso. O motor de buscas é suportado por um supercomputador instalado em Scandiano, e por servidores localizados na Sardenha. A equipa de engenharia reside inteiramente em Pádua.

Actualmente o motor está em fase beta de desenvolvimento, disponível apenas pessoas seleccionadas para executar testes. Mas Massimo Marchiori conta abrir a aplicação ao público, dentro de algumas semanas. O matemático alerta que a sua capacidade não se equivale, neste momento à do Google, mas será expandida.

computerworld.com.pt

Demo

Basicamente isto permite que uma pessoa ao visitar um site consiga (se quiser, não é obrigada, e até pode navegar em anonimato) conversar em tempo real com pessoas que estejam a visitar o mesmo site, ou a ver a mesma noticia, artigo, etc (utilizadores do Volunia). Além disso organiza todo o conteúdo de qualquer site no que eles chamam de "Mapas geográficos" em que existe uma separação de tipo de ficheiros, para facilitar a busca de quem procura algo, como por exemplo ficheiros multimédia, documentos, etc

Na vertente social o Volunia permite por exemplo que dois amigos estejam no site da Bola a ler o mesmo artigo e a comenta-lo, em tempo real.

Diz quantas pessoas (users Volunia) estão a ver o site no momento ou no caso de na altura não estar ninguém, se o site foi visto recentemente por alguém.

Além de outros pequenos pormenores, igualmente explicados no artigo da computerworld.com.pt

Eu já referi aqui que sou power-user e disponho de convites para quem quiser igualmente experimentar o serviço. Não sei se mais alguém daqui é "power-user", neste momento são cerca de 100.000 em todo o mundo. Se existir algum "power-user" por aqui e se queira "acusar", faça favor. Se quiser experimentar, diga alguma coisa.

Se não quiser experimentar diga na mesma mas se isto não interessa muito, existem de certeza mais tópicos de interesse neste FNF. harhar.gif

wink4.gif

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.