Jump to content

Como não pagar taxa de reserva na EasyJet ou Ryanair


iNSPiRE
 Share

Recommended Posts

Achei boa ideia partilhar esta informação, já que, pelo que encontrei no Google, é uma dúvida muito comum e pouco esclarecida.

Para quem já faz com frequência (ou simplesmente de vez em quando) viagens nas lowcost EasyJet ou Ryanair, há-de ter reparado que para finalizar a reserva (online, claro) tem de pagar uma taxa de 10€ ou 16€ consoante o tipo de cartão que tem.

No meu caso, que usei a EasyJet, essa taxa foi de 16€ que é um valor ainda significativo tendo em conta o preço do bilhete (à volta de 10%).

Apesar de haver muita confusão, pelo que li na net, o cartão Webuy da CGD não nos permite esquivar dessa taxa (na EasyJet).

No entanto, o cartão Entropay sim.

Informação acerca do Entropay retirada doutro site:

O Entropay é um cartão virtual que pode ser carregado através de um normal cartão de crédito (ou mesmo MBNet feito com um cartão Multibanco), sendo o custo de 4.95% do valor transferido.

Um exemplo: para pagar uma viagem de 80€ há que carregar/transferir para a conta Entropay esse valor sendo o custo de 3.96€ (80€ x 4.95%). Um valor bem inferior aos 16€ cobrados por reserva na easyJet, ou os 6€ por pessoa/percurso cobrados na Ryanair. Ficamos com 80€ na conta Entropay que podemos utilizar diretamente na compra através do site da própria companhia.

O Entropay é um cartão virtual, não existe fisicamente, mas temos disponíveis todos os elementos necessários para efectuar uma reserva.

O cartão tem um normal número VISA (16 dígitos), o CVV, a data de validade e o nome (devemos colocar o nome: Entropay User)

entropay-card.jpg

No site da easyJet:

- Escolher a viagem pretendida

- No «tipo do cartão» selecionar a opção: Visa Electron

- No «nome do titular conforme se encontra no cartão», escrever: Entropay User

- No «número», copiar os 16 dígitos do cartão (virtual) Entropay

- Colocar a validade (está no cartão Entropay), tipo 07/13.

- No «código de segurança» colocar os 3 números do CVV (disponíveis no cartão Entropay)

- Assinalar que se concorda com os termos e condições

- Clicar no «Reservar Agora»

- ... E temos a reserva feita sem ter que pagar os 16€ de utilização do cartão Visa icon_wink.gif

Como o Entropay cobra 4.95% do valor transferido, este sistema compensa em reservas até 323€, para valores superiores já compensa pagar os 16€ de taxa Visa por reserva.

Quanto mais barato for um bilhete, mas compensa o Entropay !

Exemplo: Lisboa-Madrid em 15 de julho = 23.99€

Com Entropay = 25.18€ (23.99€ x 4.95%)

Sem Entropay = 39.99€ (23.99€ + 16€)

Poupança de 14.81€

No site da Ryanair

A Ryanair cobra 6€ por pessoa/por percurso (12€ por passageiro numa viagem de ida e volta) pela emissão do bilhete, excepto se for escolhida a opçãoMastercard Prepaid.

Aqui a solução para poupar esta taxa é a utilização do cartão EntroPay Plastic.

Ao contrario do "Entropay VISA Virtual", o Entropay Plastic é um cartão físico. Existe tal como um vulgar cartão de crédito que temos na carteira. É encomendado/solicitado no site da Entropay e chega a casa pelo correio.

Uma imagem do cartão:

entropay.jpg

O custo deste cartão é de 7,49€, ou seja, compensa logo ao marcar uma viagem de ida e volta (6€ + 6€ - 7.49€ = ganho de 4.51€). O cartão não tem anuidades ou outras taxas extra.

O produto EntroPay Plastic é um cartão verdadeiro, recarregável e aderente ao circuito Mastercard, pelo que é perfeito para comprar bilhetes Ryanair ao preço mínimo. Pode ler as suas condições aqui: https://www.entropay...ms.schedule.php

Após o registo no site EntroPay, o carregamento do cartão tem de ser feito em duas etapas:

---» 1. Criar um cartão EntroPay Visa Virtual e carregá-lo, por exemplo com MBNet. Atenção: o EntroPay aplica uma taxa do 4.95% nesta primeira fase (o que ainda assim compensa atendendo às taxas pela utilização de cartão de crédito cobradas pelas companhias);

---» 2.Transferir fundos do EntroPay Visa Virtual para o EntroPay Plastic. O valor do depósito mínimo é de 15 euros, sendo o máximo 3750 euros.

Primeiro transferimos o dinheiro do nosso cartão de crédito (ou MBNet) associado à conta para o Entropay Virtual (site) e daqui para o cartão Enpropay Plastic. A operação total tem o custo de 4.95% sobre o dinheiro transferido.

Exemplo: Bilhete 59.98€ + Custo Entropay (59.98€ x 4.95% = 2.96€) = Custo total de 62.94€

No site da Ryanair temos de escolher a opção Mastercard Prepaid, colocar o nosso nome tal como está no cartão Plastic, colocar o número do cartão (16 dígitos), colocar a validade do mesmo e colocar o CVV (disponível nas costas do cartão). De seguida confirmar a viagem ...

Outras alternativas para não pagar essa taxa na Ryanair aqui.

Criei este tópico principalmente pela EasyJet, já que para a Ryanair certos cartões da Caixa Geral funcionam.

Edited by iNSPiRE
Link to comment
Share on other sites

thumbsup.gif

Encontraste alguma coisa a mencionar o site eDreams?

No final também cobram consoante o cartão a utilizar mas não sei se é pelo próprio site ou pelas companhias da tua viagem. Visto que o site procura os preços mais baixos, muitas vezes a companhia de ida não é a mesma de volta e vice-versa.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

O Entropay é um cartão virtual que pode ser carregado através de um normal cartão de crédito (ou mesmo MBNet feito com um cartão Multibanco), sendo o custo de 4.95% do valor transferido.

Um exemplo: para pagar uma viagem de 80€ há que carregar/transferir para a conta Entropay esse valor sendo o custo de 3.96€ (80€ x 4.95%). Um valor bem inferior aos 16€ cobrados por reserva na easyJet, ou os 6€ por pessoa/percurso cobrados na Ryanair. Ficamos com 80€ na conta Entropay que podemos utilizar diretamente na compra através do site da própria companhia.

O problema continua la... apenas estamos a minimizar essa taxa... :(

Link to comment
Share on other sites

É verdade, sim. Mas para a EasyJet, continua a ser o melhor que se arranja. sad.png

Até 323,2323232323232€ ( harhar.gif ), compensa esta alternativa. Mais alto que isso (mas isso numa companhia low-cost já é pouco provável) mais vale pagar os tais 16€ por Cartão Débito+MBnet.

PS: Novamente volto a referir-me à EasyJet, que eu sou da margem sul e não há Ryanair no aeroporto de Lisboa.

Edited by iNSPiRE
Link to comment
Share on other sites

thumbsup.gif

Encontraste alguma coisa a mencionar o site eDreams?

No final também cobram consoante o cartão a utilizar mas não sei se é pelo próprio site ou pelas companhias da tua viagem. Visto que o site procura os preços mais baixos, muitas vezes a companhia de ida não é a mesma de volta e vice-versa.

Se calhar sou só eu mas... esses sites tipo eDreams, rumbo, etc, chegam alguma vez a compensar? É que a ideia com que fico é que acaba sempre por sair mais barato comprar directamente no site da companhia em que se vai voar...

Conheço uma forma infalível de não se pagar taxa de reserva nessas companhias: não viajar nelas trollface.gif

1301367296_1.jpg

Link to comment
Share on other sites

@Hyde e iNSPiRE

Uso-o como forma de pesquisa por voos, principalmente quando não existe voo de ida/regresso da mesma companhia e para não ter que estar a procurar uma a uma. Dá para ter um ideia do mercado colocando por ordem de preços. A visualização é tb mais fácil, para mim.

Geralmente o preço fica ela por ela visto que o eDreams tem um desconto e alguma vezes não cobra taxas de cartão. Nessas vezes usei MBnet com mastercard/visa e deu na boa, sem taxas.

Outra coisa são os seguros que julgo serem ligeiramente mais baratos na eDreams do que na companhia. Mas para cada viagem costumo comparar em ambos os locais.

EDIT:

Pela eDreams mais barato 2 € do que pelo site da Transavia.

Os mesmo voos.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Pa, para procurar voos, sem dúvida o skyscanner. O skyscanner apresenta os resultados de todas as companhias aéreas e pesquisa ele próprio em sites tipo o edreams.

E realmente o edreams tem o tal desconto, mas depois cobrar taxas que os sites das companhias não cobram.

Quanto a esse voo na transavia, visualizaste mesmo o preço final que eles apresentam ou apenas o preço inicial que eles mostram? Já agora diz aí a data e destino desse voo para dar uma vista de olhos.

Link to comment
Share on other sites

Pa, para procurar voos, sem dúvida o skyscanner. O skyscanner apresenta os resultados de todas as companhias aéreas e pesquisa ele próprio em sites tipo o edreams.

E realmente o edreams tem o tal desconto, mas depois cobrar taxas que os sites das companhias não cobram.

Quanto a esse voo na transavia, visualizaste mesmo o preço final que eles apresentam ou apenas o preço inicial que eles mostram? Já agora diz aí a data e destino desse voo para dar uma vista de olhos.

Duvido que o skyscanner pesquise no edreams já que o edreams tem o seu próprio motor de pesquisa. Mas sinceramente não tenho a certeza.

Visualizei o preço no final, o preço mesmo antes de comprar claro, de um voo ao calhas. wink4.gif

Ida

Porto - Paris RLY

04 de Fevereiro

07:50

Regresso

Paris RLY - Porto

15 Fevereiro

06:35

Ambos na Transavia e com 1 bagagem de porão até 15kg. (7€)

Vê lá isso e diz coisas para ver se tb vi tudo bem.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Fiz essa mesma pesquisa no edreams e no site da transavia. Por acaso digo-te já que normalmente da-me logo à partida no preço total do edreams um valor superior ao que me dá no site mesmo da companhia, no entanto, se eu estiver correcto, neste voo continua a compensar comprar no site da transavia. Basicamente dão-me estes valores:

Edreams

A seguir indicamos os detalhes do valor final a ser cobrado em seu cartão de crédito.

Preço dos bilhetes*

79,00 €

Preço para despachar a bagagem (1 mala)**

0,00 €

Encargo adicional do cartão de crédito

0,00 €

O preço inclui as promoções

Desconto eDreams

-7,00 €

Custos de serviços: 7,00 € (por passageiro e por trajecto)

*Taxas e Custos incluídos

** Estes valores serão debitados pela Companhia Aérea

Transavia:

total cost of this booking

€ 92.00 including € 46.20 taxes and surcharges including € 14.00 hold luggage 1 adult(s)

No edreams dá 79€ no entanto diz que "** Estes valores serão debitados pela Companhia Aérea" logo tens que adicionar os 14€ da bagagem de porão de ida e volta a esses tais 79€ e por isso dá 93€ contra os 92€ do site da companhia. Agora se o site da companhia ainda cobrar uma outra taxa dependendo do cartão com que se pague como na easyjet e ryanair, então aí compensará comprar no edreams.

Link to comment
Share on other sites

Estranho, já voei na Transavia e realmente foram-me cobrados esses 7 € da bagagem, foi só viagem de volta, mas já estava incluído no preço final que a eDreams mencionava... unsure.png

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Lá vou eu desenterrar isto...

Seja como for, devo viajar brevemente. Estes cartões continuam actuais ou entretanto saiu mais alguma coisa para não pagar taxa, especialmente na Ryanair?

Existia um Cartão Ryanair que não pagas taxa... Sei disto porque um conhecido meu pagou-me as viagens e ficou o check-in online sem taxa.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.