Jump to content

iNSPiRE
 Share

Recommended Posts

Sou um nabo completo no que toca a sistemas Home Cinema e estava a pensar em comprar um assim relativamente barato (máximo 300€).

Inicialmente era só para comprar um leitor BluRay. A única coisa que tenho até agora é um LCD.

No entanto, após dar uma vista d'olhos na Pixmania, reparei que há Home Cinemas com BluRay bastante acessíveis.

O meu problema é que nem sei para onde me virar.

Tendo em conta que hoje em dia deve haver um mundo de alternativas, gostava de saber por experiências pessoais o que acham melhor.

O que eu procuro:

- sistema de som 5.1 se possível

- leitor BluRay que leia tb DVDs e, se possível, XviD/DivX e também releases 720p MKV, e se possível também x264 (apesar desta última ser mais complicada, creio)

Não faço ideia do que devo procurar num leitor BluRay, não estou a par das possibilidades em termos de leitura/compatibilidade de formatos, etc.

O objectivo é copiar um filme qualquer que tenha no PC para uma pen, cartão de memória, ou disco rígido externo, e depois ligá-lo ao leitor para que ele o leia.

Os formatos são os que já referi em cima: DivX/XviD avi, 720p mkv, e x264 se possível. E obviamente BluRays e DVDs.

Obrigado desde já.

Edited by iNSPiRE
Link to comment
Share on other sites

Suponho que estejas a falar daqueles leitores de sala, correcto?

Pessoalmente não recomendo nada desses aparelhos. São pequenos, silenciosos e gastam pouca energia, são as grandes vantagens, mas mais tarde ou mais cedo vão deixar de ser actualizados pelos fabricantes e depois sai um codec novo e deixas de puder ver os filmes que queres. Claro que pode haver actualizações oficiais, mas a experiência que tenho disso, deixa sempre muito a desejar e é só uma questão de tempo até o fabricante se fartar de suportar o leitor com futuras actualizações.

Eu e muitos recomendam montar um HTPC à media (e outros provavelmente não o recomendam). Assim consegues ler tudo que quiseres porque é um PC que tens, tendo liberdade total para instalar o que quiseres para ler o que quiseres. As desvantagens é pode não ser tão pequeno, tão silencioso e tão económico como um leitor de sala.

Relativamente ao sistema de som, isso já não será uma questão diferente? Qualquer sistema de som que compres (confesso que pouco percebo disso) podes ligar ao leitor Blu-Ray de sala ou ao HTPC (qualquer motherboard que compres deve ter as ligações digitais suficientes). E isso também está incluído nos 300€? Se for leitor de sala + sistema de som, ok, deves conseguir a esse preço. Se fores para o HTPC, muito dificilmente consegues tudo por 300€, devido ao acréscimo que um leitor Blu-Ray tem em comparação com uma leitor de DVD. Mas pode ser que dê, não estou muito a par dos preços do material hoje em dia (compra é os discos antes da PL118 harhar.gif)

Quero ainda acrescentar algo se ponderares a hipótese do HTPC, relativamente ao Blu-Ray pois adquiri um recentemente para o meu HTPC. Se optares por um software como o XBMC, que é muito bom e lê tudo o que existe e não terá problemas de ler nada no futuro. Mas não lê discos Blu-Rays. E eu digo discos porque se ripares os ficheiros de um Blu-Ray para o disco, removendo a protecção dos mesmos, o XBMC lê esses ficheiros sem problemas, perdes é menus e essas tretas (e sinceramente não sei até que ponto dá para escolher o áudio/legendas a ver assim, acredito que dê na mesma, mas nunca experimentei). O que o XBMC "não consegue" fazer é ler os discos com os menus porque o Blu-Ray tem licenças e não há nenhuma biblioteca open-source para ler Blu-Rays, nem deve haver tão cedo. Como tal, o XBMC não lê os discos nem irá ler enquanto o Blu-Ray tiver de ser licenciado.

A maneira que eu tenho a correr isto no meu HTPC é com recurso ao PowerDVD. Tenho o XBMC configurado a lançar automaticamente o PowerDVD se inserir um disco Blu-Ray, portanto o trabalho é mínimo após a configuração inicial do PowerDVD. Tenho o comando configurado para os 2 e é só usar normalmente como se fosse um leitor de sala. Confesso que todo este sistema não é tão robusto como seria um leitor de sala fabricado com o único propósito de ler filmes, mas faz o seu trabalho e permite-me ver filmes em discos Blu-Ray sem problemas. Mas no futuro pode vir a ser melhor (e acho que o hardware do meu HTPC também já está um pouco desactualizado para o processamento que o Blu-Ray requer, mas lê sem problemas, tirando o ocasional break), é tudo uma questão de software que está sempre a evoluir enquanto que o um leitor de sala, pouca evolução tem nesse departamento.

Desculpa lá o testamento se um HTPC está fora de questão para ti. Foi só uma sugestão e espero que esta informação te seja útil. Quanto mais não seja para realmente decidires que não queres optar pelo método HTPC caso ficasses com dúvidas 14.gif

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Não, não, fizeste bem em ter-me falado disso.

Não é que esteja fora de questão, é isso mesmo que eu quero: opções. :P

Mas como mencionaste, um HTPC é coisa para ficar mais cara, certo?

Um HTPC decente que leia tudo o que eu quero é bicho para ficar em quanto mais ou menos? (BluRay incluído, claro)

Link to comment
Share on other sites

E partilhas da mesma opinião que o Nazgulled? (que um HTPC, por exemplo, é melhor opção que um leitor BluRay?)

Pelo que vejo, os BluRay também conseguem ler qualquer formato que interesse a qualquer um hoje em dia.

Link to comment
Share on other sites

E partilhas da mesma opinião que o Nazgulled? (que um HTPC, por exemplo, é melhor opção que um leitor BluRay?)

Pelo que vejo, os BluRay também conseguem ler qualquer formato que interesse a qualquer um hoje em dia.

Sim, acho que um HTPC é melhor opção, sai-te é mais cara a brincadeira!

Link to comment
Share on other sites

Tudo depende do hardware que escolheres, da caixa que comprares... O meu, na altura (foi há coisa de 2 ou 3 anos, não me lembro) ficou-me exactamente por volta dos 300€ sem fonte, tinha uma para aqui arrumada e sem leitor/gravador de DVD, também já tinha. No fundo o que comprei foi: motherboard (com gráfica e som onboard), CPU, RAM, 1 HDD 500Gb (tinha outro de 250Gb) e uma caixa Antec (própria para HTPC com comando) e acho que foi isto. O Blu-Ray comprei muito recentemente e ficou-me à volta de 80€, mas foi gravador. Só leitor, fica por volta dos 50€, talvez consigas arranjar a 40€, não muito menos do que isso.

Mas se o teu limite é mesmo 300€ (ou pouco mais) não sei se vais conseguir. Assumindo que gastas à volta de 100€ para o sistema de som, 200€, não sei chegam para o HTPC. Mas mais uma vez, não faço ideia do material que se vende hoje em dia para montar um HTPC e os preços que estão. Mas se estiverem caros para não dar para comprar as duas coisas, porque não investes em uma coisa de cada vez?

É a tais coisa... Comprar tudo novo, caso não se tenha nada antigo para remediar (nem que seja temporariamente), ainda fica um bocado caro em comparação com outras soluções. Mas lá está, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Eu optava por HTPC, nem que tivesse que esperar mais uns meses e juntar mais uns trocos. Mas é só a minha opinião.

Não estou minimamente arrependido. Só tenho pena que não seja tão pequeno como um leitor de sala é (mas hoje em dia consegue-se montar sistemas mais pequenos que o meu, com NVIDIA ION por exemplo). E no meu caso também é barulhento, mas isso é porque ainda não me apeteceu gastar dinheiro numa fonte silenciosa, ainda estou a usar a velha e barulhenta que para aqui tinha quando montei o HTPC.

Link to comment
Share on other sites

Não, não, fizeste bem em ter-me falado disso.

Não é que esteja fora de questão, é isso mesmo que eu quero: opções. :P

Mas como mencionaste, um HTPC é coisa para ficar mais cara, certo?

Um HTPC decente que leia tudo o que eu quero é bicho para ficar em quanto mais ou menos? (BluRay incluído, claro)

Consegues pelos 300.

Link to comment
Share on other sites

Comprei este da LG no Natal: Link 479€ na radiopopular.

Só tenho isto a dizer, impecável. Podes ligar o ipod ao homecinema, podes ver filmes em .mkv com audio em DTS através de um disco rígido, podes ouvir música, ver filmes blu-ray, ouvir rádio, ir à net por wireless (browser). Qualidade de som, simplesmente manda a casa abaixo... acho que fui claro :)

Link to comment
Share on other sites

Não, não, fizeste bem em ter-me falado disso.

Não é que esteja fora de questão, é isso mesmo que eu quero: opções. harhar.gif

Mas como mencionaste, um HTPC é coisa para ficar mais cara, certo?

Um HTPC decente que leia tudo o que eu quero é bicho para ficar em quanto mais ou menos? (BluRay incluído, claro)

Consegues pelos 300.

Se for preciso comprar tudo mais leitor Blu-Ray mais sistema de som, não sei se consegue. E não é comprar o material mais foleiro/barato só para não passar a marca dos 300€. Para isso não vale a pena...

Link to comment
Share on other sites

Não, não, fizeste bem em ter-me falado disso.

Não é que esteja fora de questão, é isso mesmo que eu quero: opções. harhar.gif

Mas como mencionaste, um HTPC é coisa para ficar mais cara, certo?

Um HTPC decente que leia tudo o que eu quero é bicho para ficar em quanto mais ou menos? (BluRay incluído, claro)

Consegues pelos 300.

Se for preciso comprar tudo mais leitor Blu-Ray mais sistema de som, não sei se consegue. E não é comprar o material mais foleiro/barato só para não passar a marca dos 300€. Para isso não vale a pena...

Falei apenas no HTPC + Blu Ray.

Para sistema de som é preciso investir mais.

Link to comment
Share on other sites

Comprei este da LG no Natal: Link 479€ na radiopopular.

Só tenho isto a dizer, impecável. Podes ligar o ipod ao homecinema, podes ver filmes em .mkv com audio em DTS através de um disco rígido, podes ouvir música, ver filmes blu-ray, ouvir rádio, ir à net por wireless (browser). Qualidade de som, simplesmente manda a casa abaixo... acho que fui claro smile.png

Pois, é mais para aí que estou virado. sinceramente. wink4.gif

Obrigado a todos pelas sugestões.

Quanto ao sistema, ainda me estou a decidir. LG, Samsung, Sony, ou outra?

Depois de ler muita coisa, estou inclinado para o Sony BDV-E380.

Das reviews que li, muita gente se queixa de problemas de sync de som nos sistemas Samsung, por isso prefiro não arriscar.

Entre este e os Samsung que o GsmCyber (obrigado wink4.gif ), a diferença de preço não é muita.

Parece-vos boa opção? Na pixmania está a 359€. Conhecem onde é capaz de haver mais barato? Nem que seja em Espanha ou assim.

Edited by iNSPiRE
Link to comment
Share on other sites

Eu conheço o E380 e não tenho razões de queixa dele, nem as tive de clientes, não te o recomendei porque eu conheço é os preços nas lojas físicas, que normalmente rondam os 449€. Mas sim, é melhor opção que qualquer LG ou Samsung a rondar os mesmos preços.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado. A Pixmania não tem loja física? Era capaz de jurar que foi lá que comprei um leitor MP3 Creative que tive.

Ou na própria Pixmania ou nalgum "distribuidor" deles.

Quanto ao sistema, creio que vou para esse, se conseguir. ;)

Obrigado a todos pelas sugestões.

Link to comment
Share on other sites

Também lê AVIs e MKVs, por isso não vejo problema.

Falta saber se esses sistemas lêm MKV 1080P em condições ;)

É melhor informares-te sobre isso também. Tal como o suporte total de legendas.

Uma coisa é certa, deves ter um sistema de navegação por pastas. Nada como um HTPC :-..

Link to comment
Share on other sites

Também lê AVIs e MKVs, por isso não vejo problema.

Mas tencionas usar blurays ? É que assim n vale apena comprares esses packs porque mais metade do valor vai para o aparelho e as colunas são de plástico, serve pa fazer barulho com explosões mas com orquestras tipo inception ou senhorio dos anais fica meh.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.