Jump to content

África Race 2012


Vasco G
 Share

Recommended Posts

“AFRICA RACE – 2012”

Terceira vitória de Elisabete Jacinto (MAN)

Bom começo de ano para Elisabete Jacinto (MAN) que averbou a terceira vitória, entre os camiões, no “Africa Race”.

Num Sector Selectivo com 376 km, a piloto portuguesa ganhou 6.20 ao checo Tomas Tomecek (Tatra), reduziu a sua desvantagem, em relação ao comandante dos “pesos pesados” para 37.02 e manteve o quinto lugar na classificação conjunta automóveis/camiões.

No final da etapa, Elisabete Jacinto reconhecia que «a etapa correu sem grandes percalços e o ponto alto foi quando apanhámos o Tatra, ao fim de 50 quilómetros. Andámos outros tantos atrás dele, até que conseguimos apanhar uma pista paralela e ganhar alguma vantagem, mas depois tivemos de fazer corta-mato para regressar à pista correcta, mas correu tudo bem».

A piloto portuguesa acrescentou ainda que «as pistas eram de um modo geral rápidas, mas havia algumas mais estreitas que são boas para os carros, mas que nos obrigam, nos camiões, a colocar um dos rodados fora da pista, o que contribui para termos de andar mais devagar».

Nos automóveis, o francês Jean-Louis Schlesser (Schlesser) voltou a ser o mais rápido no Sector Selectivo e aumentou para 9.37 a vantagem sobre o seu compatriota Regis Delahaye.

Nas motos, a Yamaha, por intermédio do francês Andre Lenoble, conseguiu interromper o domínio que a KTM tem exercido e “saltou” de nono para sexto, com o italiano Oscar Polli (KTM), que não foi além do nono tempo no Sector Selectivo, a conservar o comando, mas a ver o francês Norbert Dubois (KTM) reduzir para 7.28 a diferença de tempo que os separa, com o terceiro, o francês Xavier Moreau (KTM) a estar já a mais de um hora do comandanteAmanhã, a caravana cumpre a derradeira etapa em Marrocos, que a vai levar de As Sakn a Dahkla, localidade situada junto ao Oceano Atlântico, onde chegará, depois de um Sector Selectivo de 376 km, a que se segue uma ligação de mais 348 km.

Renascença

:Portugal:

Link to comment
Share on other sites

Elisabete Jacinto com melhor resultado de sempre na África Eco Race

Por ABOLA

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto conseguiu o melhor resultado de sempre no rali África Eco Race 2012, ao terminar o todo-o-terreno na segunda posição da classificação dos camiões e na quarta da geral.

No final da prova, Elisabete Jacinto, aos comandos de um MAN TGS, mostrou-se satisfeita com a sua prestação. «Estou muito satisfeita com tudo o que consegui alcançar neste África Eco Race no plano desportivo e acima de tudo por a equipa ter mostrado que atingiu um excelente patamar competitivo», disse à chegada a Nouakchott, capital da Mauritânia.

Nos camiões, Elisabete Jacinto, acompanhada dos portugueses José Marques e Marco Cochinho, só foi batida pelo checo Tomas Tomecek, em Tatra, segundo da geral, logo atrás do francês Jean Louis Schlesser, num protótipo Schlesser, que venceu a competição.

:Portugal:

Link to comment
Share on other sites

Elisabete Jacinto, acompanhada dos portugueses José Marques e Marco Cochinho, aos comandos de um MAN TGS, alcançou esta tarde mais um brilhante resultado na sua já longa carreira desportiva, ao terminar no 2º lugar entre os camiões e na 4ª posição da classificação geral conjunta auto/camião do Africa Eco Race 2012.

Elisabete%20Jacinto%20no%20Africa%20Eco%20Race_03.jpg

Na etapa em que foi o primeiro concorrente auto/camião a partir para a pista, depois da notável vitória absoluta conquistada na especial anterior, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal voltou a ser hoje vítima duma zona de areia muito mole onde o seu MAN TGS se enterrou e do qual demorou quase uma hora a sair. Mesmo assim a classificação geral não se alterou já que a piloto recuperou parte do tempo perdido até ao final da etapa, que contava com algumas pistas bastante rápidas onde a piloto portuguesa já mostrou estar particularmente à vontade.

“Estou muito satisfeita com tudo o que consegui alcançar neste Africa Eco Race, no plano desportivo e acima de tudo por a equipa ter mostrado que atingiu um excelente patamar competitivo. Na navegação, na condução e na mecânica, a equipa esteve muito bem e só nos resta agora rever alguns aspectos, perfeitamente identificados e que implicam alterar profundamente algumas componentes estruturais do nosso MAN TGS, para podermos ambicionar ir ainda mais longe”, referiu Elisabete Jacinto à chegada a Nouakchott, capital da Mauritânia, onde terminou o 8º sector selectivo do rali.

A caravana do Africa Eco Race seguiu depois para Kebemar, já no Senegal, onde está instalado o derradeiro bivouac da prova. Amanhã, terá lugar a ligação para Dakar e uma especial cronometrada em volta do mítico Lac Rose, que já não conta para a classificação final da prova, mas que permite a participação de todos aqueles que, por algum motivo, foram forçados a abandonar a corrida, mas têm as suas máquinas ainda operacionais.

@ptradical

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.